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Aliar desempenho, rentabilidade e economia é o grande desafio do profissional que utiliza o caminhão no seu cotidiano. Para ter bons resultados, há uma série de itens que devem ser observados no momento de comprar ou trocar seu veículo de carga.

Abaixo, algumas dicas:

Escolha o caminhão mais adequado para o tipo de trabalho que você irá realizar levando em consideração a carga, a potência do motor, número de marchas e o consumo de combustível;
Procure um bom concessionário e converse com colegas antes de fechar negócio e adquirir um novo caminhão;


Por mais que utilizar um motor potente seja prazeroso, nunca exceda o limite de velocidade estipulado. Uma maior velocidade se traduz em mais riscos de acidente e aumento no consumo do combustível, além de emitir mais gases poluentes na atmosfera;

Observe o que o conta-giros do motor informa. Quando o veículo atinge a faixa verde mostrada pelo equipamento, isso quer dizer que o torque do motor e o consumo estão em equilíbrio;

No momento de abastecer, sempre desconfie do diesel vendido a um preço muito abaixo do praticado pela maioria dos postos. Há grande risco do óleo estar “batizado”, o que vai aumentar o consumo e a poluição;

Mantenha os pneus na calibragem ideal, pois, quando murchos, eles aumentam o consumo de diesel e se deterioram com maior rapidez; assim como, quando muito cheios, aumentam os riscos de corte.

Estas e outras dicas de economia, segurança e ecologia ao dirigir você pode encontrar em uma cartilha produzida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) clicando aqui.

Dicas de economia no cotidiano dos caminhoneiros

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O post de hoje é endereçado especialmente aos caminhoneiros profissionais, que permanecem mais tempo na estrada do que em suas casas, dirigir é uma ação executada naturalmente, mas, mesmo com toda experiência de volante, existem aqueles que dão pouca atenção à maneira correta de sentar, de conduzir o veículo.


Consequentemente não percebem o quanto esta atitude pode comprometer a saúde e a sua segurança. 

Confira abaixo sete dicas para uma boa condução:

1º Dirigir com os braços e pernas ligeiramente dobrados, para diminuir as chances de lesões;

2º Apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus;

3º Ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do ocupante, de preferência na altura dos olhos;

4º Manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículo e evitar apoiar os pés nos pedais quando não os estiver usando também são medidas que ajudam os motoristas a manterem uma boa postura e a não colocar em risco sua saúde física enquanto dirigem;

5º Segurar o volante com as duas mãos, na posição dos ponteiros do relógio marcando 9 horas e 15 minutos, para que seja possível enxergar o painel e acessar os comandos do veículo;

6º O cinto de segurança deve se ajustar se firmemente passar sobre o peito. Nunca sobre o pescoço;

7º O motorista deve se posicionar de modo que veja bem as informações do painel, através do qual pode verificar sempre o funcionamento de itens importantes.

Estas medidas simples também contribuem para um trânsito com menos acidentes.

Fonte: O Carreteiro

Gostou das dicas ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário em nosso blog.

Saúde do caminhoneiro: dicas para uma boa condução

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A seguir relacionamos para você algumas curiosidades e recomendações sobre o setor de transporte.

Cair na estrada requer cuidados e atenção. Por isso selecionamos dicas para os caminhoneiros de primeira viagem, que também são úteis para lembrar aos motoristas com anos de profissão, os principais cuidados na hora de trabalhar.


Recomendações da Polícia Rodoviária Federal

- Verifique se os documentos do veículo e do motorista estão em ordem; 
- Faça uma inspeção preventiva no veículo, antes de iniciar a viagem; 
- Não ingerir bebidas alcoólicas; 
- Se a jornada é longa, não coma alimentos de difícil digestão, a fim de evitar sono. 
- Use sempre o cinto de segurança; 
- Não carregue excesso de peso de carga; 
- Não trafegue pelo acostamento que é reservado para emergências; 
- Sob chuva e nevoeiro mantenha acesas as luzes externas do veículo; 
- Observe a distância de segurança em relação aos demais veículos. 

Viagem

- Procurar saber qual é o melhor caminho para chegar ao seu destino e que cuidados tomar dependendo do tipo de carga que está transportando. 
- Planejar paradas para abastecer, comer e dormir também ajudam a tranqüilizar a viagem; 
- Saber se a cidade para onde vai acontecem muitos roubos de caminhões e cargas; 
- Quando chegar à cidade, procurar saber qual o melhor caminho para se chegar ao local da descarga. 
- É importante ter em mãos telefones do embarcador e do destinatário da carga e da família. 

Checagem do Caminhão e Carga

- Verificar sistemas de freio, elétrico, de ar, pressão do óleo, dos pneus e abastecer. 
- Verificar se os documentos pessoais do caminhão e da carga estão em ordem, para evitar problemas com a polícia rodoviária e a fiscalização das rodovias. 
- Verificar arrumação da carga, altura, cordas, lona, lacre etc. 

Seu Caminhão

- Evite deixar o veículo aberto ou a chave no contato; 
- Nunca deixe os documentos ou objeto de valor expostos dentro do veículo; 
- Quando estacionar o seu caminhão, evite os acostamentos, salvo em emergências; 
- Procure estacionar seu caminhão em locais apropriado e bem iluminados;
- Ao receber sinal de estranhos, não pare e nem dê carona; 
- Instale sistema de alarme e segurança. Faça seguro total (roubo, incêndio); 
- Seja discreto evite comentários sobre sua carga e itinerário. 
- Se possível, instale sistema de alarme e segurança; 
- Faça seguro total (roubo, incêndio); 
- Caso seja abordado por assaltantes armados, não reaja. 

Dicas para caminhoneiros de primeira viagem

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Preço: (Sem Pontuação) R$ 225.000
Área: Rondonia, Porto Velho
Fabricante/Modelo: MB axo 2540
Ano2009
Kilometragem: 0 km

Descrição:

Vendo este lindo conjunto cavalo e carreta. MB AXO 2540 completão ano 2008/2009. Carreta Bitrem Guerra ano 2004 capacidade para 45 mil litros com serpentina. O conjunto está impecável é só pegar e trabalhar. Ambos com documentação tdo em dias e revisados.(69) 99530443 (vivo) 

MB AXO 2540 + BITREN TANQUE R$ 225.000

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Preço: (Sem Pontuação) R$ 155.000
Área: Rondonia, Porto Velho
Fabricante/Modelo: Mercedes Bens
Ano: 2006
Kilometragem: 165 km

Descrição:

VENDO ESTE CAMINHÃO MERCEDES BENS 1318E ANO 2006, COM O EQUIPAMENTO COMBOIO (melosa) DA GASCOM COM CAPACIDADE PARA 5000LTS DE COMBUSTIVEL, 1000LTS DÁGUA, COMPRESSOR DE AR, GRACHEIRA, JATO DÁGUA, PISTOLA DE ABASTECIMENTO, MAIS UMA PROPULSSORA, ARMARIOS. TODO REVISADO PRONTO PRA TRABALHAR.
69 9953 0443 ( VIVO) 9239 8178 ( CLARO )

CAMINHÃO COMBOIO R$ 155.000

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Preço: R$ 85.000
Área: Rondonia, Pimenta Bueno
Fabricante/Modelo: Volkswagen 16.170
Ano: 1999
Kilometragem: 0 km

Descrição:

Volkswagen VOLKS 16.170 1999 69-81352341 TIM 
ACEITO TROCAS

Volkswagen VOLKS 16.170 R$ 85.000

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Motorista, respeite a vida no trânsito

Chega de Violência: Se dirigir não beba!

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Embora seja tido por muitos como corriqueiro, o consumo de drogas para manter o motorista por mais tempo ao volante pode provocar danos irreversíveis à saúde do usuário e até leva-lo à morte

É cada vez mais comum flagrantes de motoristas de caminhão consumindo drogas, principalmente as anfetaminas - popularmente conhecidas como rebites, e que faz o cérebro trabalhar mais depressa causando a impressão de diminuição da fadiga. A principal justificativa é de poder passar mais tempo ao volante sem fazer paradas para descanso, ignorando, porém, que o consumo pode causar danos irreversíveis na saúde e até levar o usuário à morte.


Pesquisa realizada pela faculdade de medicina da USP mostrou que parte dos carreteiros que passam por São Paulo consomem drogas como anfetamina, cocaína e maconha. Durante as operações de saúde promovidas pela Polícia Rodoviária Federal, entre o final de 2008 e 2011, foram coletadas urina de 1.009 motoristas e nas amostras de 90 (8,9%) havia resíduo das drogas. A maior presença era de anfetamina, estimulante do sistema nervoso central, que faz o cérebro trabalhar mais depressa.

Entre os efeitos provocados pelo consumo do rebite estão dilatação das pupilas e dos brônquios, dor de cabeça, tontura, aumento de batimento cardíaco e de pressão arterial, AVC fatal, nariz e boca ressecados, perda de peso, desnutrição, ansiedade, problemas gástricos, inquietação motora, sensações de pânico, lesões irreversíveis no cérebro, visão desfocada, confusão de pensamento etc.

Após consumir a droga de modo exagerado o usuário pode ficar irritado, mais agressivo e com depressão, desorientação e descoordenação e ter delírios persecutórios (achar que os outros estão tramando contra ele). Além disso, esses medicamentos podem causar dependência depois da segunda caixa, com danos irreversíveis à saúde. É importante ressaltar que as anfetaminas são medicamentos com "tarja preta" e só podem ser vendidos sob prescrição médica e retenção da receita. (DG)

Apressando a Morte

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Conab prevê produção de 196,6 milhões de toneladas neste ano

Com a nova projeção da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) que prevê safra recorde de grãos neste ano, o Porto de Paranaguá divulgou estar se preparando para garantir tranquilidade no escoamento pelos terminais paranaenses. Além de atenção e controle do fluxo de caminhões nas vias de acesso, o monitoramento também está no mar, sobre a quantidade de navios que já começam a se posicionar para receber a soja, a partir deste mês.


De acordo com o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, durante todo o ano de 2013, o Porto de Paranaguá recebeu mais de 388 mil caminhões, carregados de grãos - soja, milho e farelo. A quantidade de veículos é quase 10% maior que a registrada em 2012.

“Mesmo tendo aumentado o fluxo de caminhões nas rodovias de acesso ao Porto de Paranaguá e, consequentemente, nas vias internas que levam aos terminais, durante todo o ano de 2013 conseguimos manter o controle e a organização aos quais nos propusemos no início do ano. Em 2014, com a safra que se aproxima, queremos, além de continuar mantendo o trânsito ordenado, manter a cidade mais limpa”, afirma.

Foto: Appa

Paranaguá se prepara para receber caminhões

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Em rotas curtas, combustível pode representar entre 15 e 20% da operação

O Decope (Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC&Logística) realizou um levantamento para prever o impacto do reajuste de preço dos combustíveis, que entrou em vigor no dia 30 de novembro, no custo operacional dos caminhões.


A análise levou em conta o aumento de 7% na bomba, pois, segundo Neuto Gonçalves dos Reis, diretor técnico da NTC&Logística, o reajuste de 8% é válido apenas para o preço da refinaria e nem todo o aumento chegará às bombas. O cálculo considerou o consumo de combustível de um caminhão trator 4x2 tracionando carreta furgão de três eixos, com capacidade para 26,2 toneladas de carga.

“A previsão é que o custo tenha um aumento médio de 2,05% (distâncias de 800 km), mas o número pode variar para mais ou para menos de acordo com a distância percorrida pelo veículo”, explica Neuto. Para quilometragens longas (2,4 mil km), o aumento pode chegar a 2,24%.

Ainda de acordo com o estudo, o custo do caminhão pesado poderá sofrer um impacto de 0,73% quando o trajeto for de 50 km, 1,83% em um trajeto médio de 400 km e 2,30% quando o trajeto for muito longo. Deve-se levar em consideração que estes valores foram baseados em carga lotação e, dependendo da operação, a representatividade do combustível varia de 15% a 40%. 

Em operações urbanas ou rotas curtas, o combustível pode representar entre 15 e 20% do custo de operação.  Já em uma operação rodoviária, por exemplo, do agronegócio, onde são utilizados veículos pesados que percorrem grandes distâncias, o peso do combustível pode subir para 40% ou mais.

Diesel: Alta impactará em até 2,3% no custo do Frete

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