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O Portal Na Estrada RO da continuidade a reportagem sobre a atual situação de algumas ruas e avenidas da cidade de Rolim de Moura,  ontem quinta - feira (27) mostramos a situação da Rua Barão do Melgaço e  da Avenida Aracaju no centro que esta tomada por buracos,  hoje sexta - feira (28)  visitamos outros pontos do centro da cidade que também estão cheio de buracos e panelas espalhadas pelo asfalto.

Na Rua Jaguaribe com as Avenidas Fortaleza e Florianópolis esta bastante complicado passar por aqui seja de moto, carro, caminhão e até mesmo a pé, há inúmeros buracos e muita água escorrendo pela pista. As ultimas chuvas acabaram piorando este trecho que já não estava em boas condições de uso. Este problema se arrasta por muito tempo e nada é feito para solucionar o caso. O bueiro da galeria da Avenida Fortaleza ficou bastante danificando após as duas ultimas enchentes que ocorreram na cidade.  

Observamos que alguns quintais das proximidades nesta época do ano tem um grande acumulo de água que acabam ficando alagados, sem ter para onde  escorrer essa água, a mesma acaba sendo jogada na rua, aumentando assim a umidade sobre a camada asfáltica.

O empresário do ramo de vendas de veículos, Mauro (Popular Braquiara) disse ao Portal Na Estrada RO “que durante o período chuvoso forma - se praticamente um correjo de frente de sua empresa, o mesmo disse que vem pedindo para executivo municipal que faça algo para a melhoria do local". O empresário também reclamou da quantidade de buracos que há nas ruas da cidade.
Há outros locais no centro que também estão cheios de buracos dificultando o trânsito de Rolim de Moura. Na próxima reportagem vamos mostrar a situação das vias que da acesso aos bairros da cidade, o chamado anel viário que esta precário.

Em conversa por telefone com o Secretario de Obras municipal o senhor Marcelo, o mesmo informou que dentro dos próximos será feito o recapeamento e o tapa - buracos em boa parte das ruas e avenidas de Rolim de Moura.

Nota

O Portal Na Estrada RO  informa aos seus internautas que não possui nenhum vinculo politico com nenhum Partido Politico ou Autoridade Politica, e também não queremos denigri a imagem de nenhuma Autoridade Politica,  é que apenas cumprimos o  dever de informar a população e mostrar  a verdadeira realidade sobre os fatos e acontecimentos da região.  

Veja as imagens desta matéria 

Rua Jaguaribe centro de Rolim de Moura

Avenida Florianópolis com a Jaguaribe  centro de Rolim de Moura

Avenida Florianópolis com a Jaguaribe  centro de Rolim de Moura

Rua Jaguaribe  centro de Rolim de Moura

Rua Jaguaribe  centro de Rolim de Moura

Rua Jaguaribe  centro de Rolim de Moura

Cruzamento da Avenida Fortaleza com a Rua Jaguaribe

Cruzamento da Avenida Fortaleza com a Rua Jaguaribe


Cruzamento da Avenida Fortaleza com a Rua Jaguaribe

Texto E Fotos: Welton Silva / Redação Portal na Estrada RO








Ruas de Rolim de Moura Estão em Péssimo Estado 02

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O grave acidente aconteceu por volta de 19h15min horas da noite dessa quinta-feira (27), na BR-429 a 20 km da cidade de São Miguel do Guaporé. O motorista da caminhonete Fiat Estrada placa NCR 3997 identificado pelo nome de Júlio Cesar morador da cidade de Ji-Paraná, trafegava pela BR-429 sentido a São Miguel, quando bateu violentamente contra 03 vacas que estavam no meio da pista.

Com o forte impacto, os três animais morreram,  a picape percorreu cerca de 100 metros na BR 429 arrastando um dos animais.

Apesar da gravidade do acidente o motorista aparentemente teve ferimentos  leves e reclamava de dores no corpo, sendo  socorrido por uma equipe do Hospital Municipal de São Miguel do Guaporé  para receber atendimento médico e realizar exames para constatar o seu real quadro clinico.  A Polícia Militar estive no local e colheram informações a fim de localizar o proprietário dos animais.




Fonte: Saomiguelinfoco

ANIMAIS SOLTO NA PISTA CAUSA GRAVE ACIDENTE NA BR - 429 EM SÃO MIGUEL

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Única via terrestre de acesso ao Acre foi bloqueada pelo Dnit, nesta quinta.
Antes de bloqueio total, caminhões conseguiam passar pela BR.

Rodovia tomada pela água do Rio Madeira (Foto: Sérgio Vale/Secom Acre)


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Rondônia e Acre decidiu no início da noite desta quinta-feira (27) a total interrupção do fluxo de veículos na BR-364 na altura do quilômetro 800, próximo a ponte sobre o Rio Jacy-Paraná, no distrito de mesmo nome. O estado do Acre está isolado por via terrestre. A medida foi tomada após uma vistoria realizada pelo chefe do órgão, Antônio Gurgel do Amaral. O prefeito de Porto Velho decretou, nesta quinta, estado de calamidade pública devido ao nível do Rio Madeira, que chegou a cota de 18,60 metros, segundo a Defesa Civil. Mais de 2 mil famílias foram atingidas pelas cheia. O nível já ultrapassou o registro de 1997, de 17,52 metros, quando ocorreu a maior cheia do Madeira.
O tráfego encontra-se interrompido nos dois sentidos para todos os tipos de veículos por causa da forte correnteza no local. Técnicos do Dnit, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal estão permanentemente na região. Uma nova avaliação sobre as condições de tráfego será feita nas primeiras horas desta sexta-feira (28) segundo o Dnit.
Fonte: Do G1 RO 

Cheia histórica em RO interrompe tráfego na BR-364 e AC fica isolado

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A Associação dos Motociclistas de Santa Luzia (Associação Agropecuária e Esportiva - AGROES) esteve reunida nesta quarta 26, na câmara de vereadores de Santa Luzia D’oeste/RO, discutindo sobre a realização de campeonato de Terracros a ser realizado ainda neste ano de 2014. A programação envolve municípios como Alto Alegre, São Felipe e há expectativa da participação dos organizadores do município de Rolim de Moura.


Na reunião a participação de organizadores dos Municípios de Alto Alegre, Rolim de Moura e Santa Luzia iniciaram as programações para realizar os eventos. Não há ainda datas definidas, mas os organizadores já tem parcerias para realizar os eventos, o presidente da Associação em Santa Luzia Sinval Gonçalves, salientou que: “não é só o município de Santa Luzia, que está carente de uma associação organizada juridicamente para atender a comunidade esportiva, mas já é a realidade de outros municípios semelhantes ao nosso, onde esporte cultura e lazer precisa de uma atenção maior. O povo tem muita vontade de participar e organizar eventos, mas as dificuldades e a burocracia atrapalha o andamento das organizações, quando a associação iniciou em 2010, teve  êxito em realizar  vário eventos e nossa meta é dar continuidade aos projetos.

Sinval salientou ainda que a região tem atletas e competidores que representam o nosso município e há casos de representatividades fora do Estado, mas a falta de apoio acabam por desanimar esses competidores. A Associação tem representatividade jurídica para isso, e pode receber investimento público, particular e pode realizar parcerias.

Outros temas afloraram durante a reunião, houve sugestões de atividades e propostas de projetos em segmentos culturais que carece de atenção, o presidente deixou claro que está aberto a sugestões e projetos que visam a melhoria do desporto sobre rodas bem como outras modalidades esportivas e culturais; que a Associação vai trabalhar em sintonia com empresários, esportistas e poder público para realiza-los, que dessa harmonia possamos beneficiar quem gosta  de participar e expectar o esporte e eventos.

Fonte: RondõniaNews

Santa Luzia - Associação programa campeonato de motociclismo

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Conforme a Aprosoja/MT, 500 mil toneladas podem ser perdidas. Estimativa se refere aos hectares que passaram do ponto ideal 

A cada dia que passa o clima vai impondo mais perdas à sojicultura mato-grossense. Os prejuízos diretos dentro das lavouras podem chegar a 500 mil toneladas, segundo revelou ontem a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT). Em reais, seriam aproximadamente R$ 430 milhões que deixariam de circular na economia local. A entidade estimou este volume considerando as áreas que não puderam ser colhidas, no momento certo, nas últimas semanas em razão da intensidade das precipitações. 

E as perdas podem ser multiplicadas, como adverte o diretor técnico da Aprosoja/MT, Nery Ribas. Devido ao atraso na retirada dos grãos do campo, os produtores podem perder tanto na qualidade da soja, como em ocasião da logística caótica das estradas e filas para entregar as cargas. “As áreas que não foram colhidas podem resultar, num primeiro momento, em grãos com menos qualidade, ou seja, mais umidade e ardidos. Num segundo momento, o acumulado de áreas prontas para a colheita gera um volume diário maior de grãos para serem entregues às empresas, causando filas e trânsito pelas estradas que foram danificadas ainda mais pelas chuvas”, explica Nery. 
Conforme a Aprosoja/MT, em Mato Grosso, 501,27 mil hectares deixaram de ser colhidos no tempo ideal, entre 14 a 21 de fevereiro. Segundo levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 487 mil toneladas seriam perdidas numa situação extrema, considerando uma perda média de 30% da área referida. 
Considerando a situação extrema com 30% nas perdas, a queda na produtividade seria de 1,8%, derrubando a média estadual para 53,02 sacas por hectare e a produção para 26,39 milhões de toneladas, ao invés das 26,88 milhões previstas para o Estado. Os prejuízos financeiros atingiriam R$ 438 milhões. 

Num cenário mais moderado, seriam 5% de perdas, ou seja, haveria uma queda de produtividade de 0,3%, com média de 53,84 sacas por hectare e uma produção de 26,79 milhões de toneladas, resultando em um prejuízo financeiro de R$ 73,14 milhões. 
A projeção feita pelo Imea foi baseada no potencial de colheita e no número real colhido, assim foi possível uma tabela de sensibilidade, que varia entre de 5% e 30% de possíveis perdas na área que não pôde ser colhida. “Este levantamento é uma fotografia de perdas possíveis em razão dessas chuvas concentradas, ou seja, só vale para estes 501 mil hectares que não puderam ser retirados do campo”, explica o analista de grãos do Imea, Angelo Ozelame.

COLHEITA – Entre os dias 14 e 21 deste mês, foram colhidos, em Mato Grosso, 903,31 mil hectares, uma média de 129,05 mil hectares por dia. No entanto, poderiam ter sido colhidos 1,4 milhão de hectares, de acordo com a quantidade de soja pronta para ser retirada do solo e do potencial do maquinário que o produtor detém. 

CHUVAS - As chuvas entre os dias 14 a 24 de fevereiro têm um acúmulo maior comparando com a série histórica em todos os municípios avaliados. Sinop recebeu um volume de chuvas 99% maior, Sorriso 24% maior, Campo Novo do Parecis, 33% e Diamantino, 58%, segundo dados da Somar Meteorologia, com elaboração do Imea. 

Desde a última segunda-feira, com a melhora do tempo, foi possível colher em algumas regiões, assim a colheita deve avançar ainda mais sobre os 8,3 milhões de hectares plantados com soja nesta safra 2013/2014, no Estado. Apesar da semana de atrasos, a evolução dos trabalhos de extração dos grãos ainda está à frente dos últimos anos. O tempo no momento é o fator determinante para retirada da soja das lavouras e será decisiva para a margem de renda do sojicultor mato-grossense. 

Fonte: Diário Cuiabá 

Soja Em MT Pode Ter Perda De R$ 400 Milhões A Menos

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Pela primeira vez, a modalidade RDC/Contratação Integrada eletrônica será pelo menor preço


O DNIT publicou, nesta quarta-feira (26/02), o edital de licitação para elaboração dos projetos básico e executivo e a execução das obras de adequação de capacidade da BR-381/MG, incluindo duplicação, melhoramentos e ampliação de capacidade dos lotes 4,5 e 8A. Pela primeira vez, o edital de licitação pelo Regime Diferenciado de Contratação – RDC, no regime de Contratação Integrada, na forma eletrônica, terá como critério de julgamento o “Menor Preço”. A abertura das propostas está prevista para o dia 15 de abril, às 10 horas, por meio da rede mundial de computadores.
     O presidente da Comissão de Licitação e Coordenador Geral de Cadastro e Licitação do DNIT, Arthur Lima, destaca que a opção pelo critério “Menor Preço” visa contratar obras de excelente qualidade em um curto espaço de tempo, aliando um avançado sistema de informática à necessidade de melhoria da infraestrutura do país. Até então, o critério utilizado era “Técnica e Preço”. No seu entendimento, a qualidade da obra está garantida em virtude dos critérios de habilitação propostos no edital, combinados com a exigência de Seguro correspondente a 30% do valor da obra. Com este modelo adotado pelo DNIT, caso a empreiteira abandone a obra, a seguradora torna-se responsável por concluir o empreendimento ou garantir a indenização no valor estipulado.
     Durante o processo licitatório anterior, as propostas para os lotes 4, 5 e 8A superaram os preços estimados pela Administração. O lote de obra nº 4, neste edital denominado lote 1, corresponde ao trecho de 18,8 quilômetros localizado entre Ribeirão Prainha e o entroncamento Acesso Sul de Nova Era. O lote 5, neste edital denominado lote 2, compreende o trecho de 20,7 quilômetros localizados entre o Acesso a Nova Era e João Monlevade. O lote 8A, agora denominado lote 3, compreende o trecho de 18 quilômetros localizado desde o entroncamento com a MG-435 (Caeté) e o entroncamento com a MG-020.
     Conforme previsto no edital, as empresas interessadas deverão se credenciar previamente no sistema eletrônico do ComprasNet, o portal de compras do Governo Federal. A expectativa do DNIT é concluir a licitação 40 dias após a abertura das propostas.
Clique aqui para acessar o edital.
Acessória DNIT  

Publicado edital de licitação das obras na BR-381

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Com o excesso de chuvas nos últimos meses, boa parte das ruas está tomada por buracos pelo visto o problema não terá solução rápida.

A situação em que se encontram as ruas de Rolim de Moura está cada vez pior, na grande maioria o que se pode observar são, além de inúmeros buracos, ás vezes verdadeiras crateras o que dificulta a trafegabilidade de veículos. As consequências são pneus cortados, rodas amassadas, suspensões danificadas e muito prejuízo no bolso.

O Portal Na Estrada RO vai mostrar a partir desta quinta – feira (27) aos seus internautas vários pontos da cidade que estão em completo abandono. Começamos nossa reportagem pela Rua Barão do Melgaço no Centro da cidade onde há uma grande concentração de lojas e empresas, em conversa com alguns comerciantes das proximidades logo vem às reclamações da quantidade de buracos que se formou por ali. Os motoristas que passam pelo local também se queixam pela dificuldade que tem para passar com seus veículos, é preciso reduzir a velocidade e fazer um zig e zag para conseguir passar nesta rua.

Outro ponto crítico é na Avenida Aracaju também no centro, há vários buracos espalhados por esta avenida, próximo ao ponto dos motos – taxistas a um enorme buraco que toma conta da metade da pista complicando a passagem de carros e motos.  

Tentamos contato com o Secretario de Obras municipal, porém não conseguimos falar com o mesmo, para saber se há alguma projeção para solucionar este problema que se arrasta pelas ruas e avenidas de Rolim de Moura.


Rua Barão de Melgaço centro de Rolim de Moura

Avenida Aracaju centro de Rolim de Moura


Avenida Aracaju centro de Rolim de Moura

Rua Barão de Melgaço centro de Rolim de Moura

Rua Barão de Melgaço centro de Rolim de Moura


Texto E Fotos: Welton Silva / Redação Portal na Estrada RO



Ruas de Rolim de Moura Estão em Péssimo Estado

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Nacionalização do Actros tem sido um sucesso e o modelo extrapesado da Mercedes-Benz está cada vez mais verde e amarelo. Em um primeiro momento, elementos como o quadro do caminhão, sistema de exaustão e rodas passaram a ser produzidos em território brasileiro, na planta de Juiz de Fora (MG).
Já na segunda fase do programa, o foco foi itens que aumentam a economia e que proporcionam conforto ao condutor, como suspensão a ar, bancos pneumáticos e vários outros destaques. Com a atual nacionalização do Actros 2646 6×4, para aplicações rodoviárias, já é possível financiá-lo com até 80% das condições do BNDES Finame

Fonte: Blog Mercedes
Actros ganha versão Nacionalizada





Nacionalização do Actros ganha campanha especial

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Tanto faz como você opera o seu caminhão, o importante é não ultrapassar seis meses longe da concessionária



Ao adquirir um caminhão novo, e passada a euforia inicial, é necessário ao motorista acompanhar o plano de prevenção proposto pelas concessionárias, que geralmente indica de quantos em quantos quilômetros deve ser feita a revisão. É a mesma preocupação que leva as pessoas ao médico anualmente, para fazer um check-up e verificar se está tudo bem com o organismo. Como o veículo está sujeito ao desgaste constante, é fundamental manter os olhos no odômetro e agir preventivamente.
O tempo entre uma manutenção e outra varia de acordo com o tipo de operação do caminhão. Dividido entre muito severo, severo, misto e rodoviário, o uso se diferencia de acordo com as distâncias que percorrem, em determinada quantidade de tempo. "É importante que o frotista saiba qual o tipo de interação que os seus veiculos operam. Se rodam curtas distâncias, todos os dias, precisam de mais revisões frequentes; se são operações em trechos maiores, o tempo de vida dos componentes é maior, então pode passar nas revendas com menor frequência", assegura Volney Macchini, supervisor de suporte a frotistas da MAN Latin America.
Os veículos usados em operações rodoviárias cumprem longas distâncias e, por este motivo, componentes importantes como filtro de óleo, óleo lubrificante, filtro de combustível e óleo diferencial ganhem tempo de vida, o que faz com que suas revisões sejam previstas para ocorrer a cada 30 mil quilômetros. Quando o caminhão opera de forma mais severa, ou seja, urbana ou diariamente, ele percorre cerca de 2 mil quilômetros por mês, o que é considerado pouco. Menos gastos, seus elementos precisam ser trocados num intervalo menor de tempo, e as revisões, por isso, costumam ser marcadas a cada 15 mil quilômetros dirigidos.
Caso o veículo opere de modo muito severo e faça trajetos curtos diariamente, dentro da cidade, o recomendado é que a revisão ocorra a cada 7,5 mil quilômetros. Em manobras mistas, onde o motorista viaja tanto dentro da cidade, cumprindo pequenos trajetos, quanto em viagens para municípios vizinhos, é possível que no livreto que o comprador recebe no momento da compra, seja indicado realizar a revisão a cada 20 mil quilômetros.
Para Macchini, quanto maior a disciplina do frotista ou caminhoneiro em fazer as revisões periódicas, maior a chance de não haver problemas futuros, pois eventuais quebras nos componentes do caminhão são minimizadas. Ao seguir o plano preventivo da concessionária escolhida, é feito um check-list no caminhão, em que são verificados os sistemas de freio, embreagem e elétrico, o que ajuda a detectar pequenos ou futuros problemas nesses processos da frota. Esperar algumas horas para estar com o caminhão em ordem, geralmente, vale a pena.
Uma dica que o supervisor de suporte a frotistas dá é que as revisões sejam agendadas junto às concessionárias. "Assim, o cliente terá seu horário marcado. Se simplesmente desejar a manutenção para o mesmo dia, fica sujeito à disponibilidade da loja", avisa. Estar sempre atento à quilometragem, para saber quando é o momento ideal de realizar o check-up no veículo, é outra valiosa sugestão que Macchini acrescenta. Seis meses é o tempo limite para o caminhão ficar sem visitar a concessionária. "Se passar um intervalo maior de seis meses, o veículo certamente terá problemas pela frente, ficará na estrada. Essa é a recomendação", garante.
Por mais que os valores a cada consulta sejam salgados, vale a pena pagar de R$ 600 a R$ 2,5 mil para ter em dia e em ordem sua condução. Os valores variam de marca para marca, porém, uma coisa é certa: assim como os planos de saúde, conforme a idade do veículo avança, o custo de cada revisão aumenta. E check-lists mais frequentes também são necessários. Porque as máquinas, assim como nós, também desgastam. E envelhecem.
Cartola - Agência de Conteúdo

Evite problemas na estrada realizando as revisões no tempo certo

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Mergulhadores amarram cabo de aço na estrutura que sustenta a plataforma.
Soph espera operar cargas de soja no cais a partir de quinta-feira, 27.


Após interditar o cais flutuante na terça-feira (25), o Porto Organizado de Porto Velhodecidiu tentar resolver, nesta quarta-feira (26), o problema de falta de segurança provocada pela cheia histórica do Rio Madeira, que já alcança a marca de 18,58 metros, mais de um metro do que o registrado última maior cheia, em 1997. Cabos de aço estão sendo amarrados à estrutura que sustenta a plataforma do cais, segundo a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia(Soph), que tem expectativa de voltar a operar na plataforma na quinta-feira (27). Se acontecer a reativação, os carregamentos de soja serão transportados pelo cais.
O trabalho foi realizado em ritmo acelerado. Cinco mergulhadores de Manaus têm a missão de  amarrar os cabos de aço de 1,5 polegada da proa do cais ao dolf, um pilar que fica a mais de 20 metros de profundidade no Rio Madeira. Um trabalho que exige bastante dos profissionais. A correnteza do rio, que antes da cheia era de quatro nós, agora está em nove, o equivalente a 17 quilômetros por hora e a visibilidade é zero.
Para que o terminal volte a operar, a Hermasa precisa atender algumas exigências de segurança do Porto, como por exemplo, manter ligado initerruptamente um rebocador que dará sustentação a plataforma flutuante. O rebocador, segundo a Soph, tem capacidade para suportar até 40 mil toneladas, o cais tem cerca de 2 mil. Pedro Albuquerque, engenheiro mecânico especialista em sistemas portuários, foi quem planejou todo o porto da capital, há 30 anos. Ele também veio do Amazonas para coordenar os trabalhos que devem reativar a plataforma no porto.
As atividades no terminal flutuante do Porto foram suspensas nessa terça-feira (25), porque a água do Rio Madeira encobriu a parte que dá acesso a plataforma, oferecendo risco a estrutura. Com os reforços, a Soph espera terminal deverá voltar a operar nesta quinta feira, mas somente soja. Os demais produtos continuarão neste outro terminal que também fica no porto e está recebendo cinco vezes mais carga doque movimentava antes da cheia do madeira.
Fonte: Do G1 RO

Após parar operação com grãos, Porto de Porto Velho tenta reativar cais

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Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas, sendo uma em estado grave, após o tombamento de uma carreta na noite dessa terça-feira em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo. Três jovens voltavam da escola por volta de 21h30 quando foram atingidos pela carreta, que transportava 20 toneladas de sorvete, de acordo com informações da rádio CBN. Do trio atingido, duas mulheres morreram e o marido de uma delas ficou gravemente ferido.
O tenente Thiago Belucci, do Corpo dos Bombeiros, afirmou que o motorista estava consciente quando foi socorrido e que teria afirmado que perdeu o controle do veículo em uma curva. Ele foi socorrido e liberado em seguida. A Polícia Civil disse que o motorista foi autorizado a voltar para casa e ainda não prestou depoimento. Agora pela manhã, dezenas de moradores aproveitaram que a carreta ficou tombada na via e, com auxílio até de um machado, arrombaram o baú do veículo e saquearam a carga de sorvetes, segundo informações do jornal Bom Dia SP.

Fonte: Terra 

Dois morrem após tombamento de carreta na Grande São Paulo

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Cada dia que passa aumenta o número de acidentes de trânsito em Rolim de Moura, é preciso que os condutores tenham mais atenção e cautela, pois é assustador a quantidade de acidentes que ocorrem em Rolim de Moura, durante esta quarta - feira foi registrado três acidentes de trânsito. 

O primeiro acidente de trânsito registrado hoje aconteceu no cruzamento da Avenida Curitiba com Rua Barão de Melgaço no bairro Planalto. Onde uma motocicleta CG e um automóvel Fiat Estrada acabaram se chocando, o condutor da moto foi levado para o Hospital de Rolim de Moura com algumas escoriações. 

O segundo acidente ocorreu na Avenida São Paulo, no bairro Boa Esperança, e envolveu uma motocicleta CG e um automóvel Gol. No momento da colisão o condutor do gol saía de um estacionamento, o motociclista que seguia pela via acabou batendo na traseira do gol. Os ocupantes da moto foram socorridos até o Hospital municipal de Rolim de Moura

O terceiro acidente aconteceu nos cruzamentos da Rua Tocantins com a Avenida Espirito Santo no Bairro Boa Esperança.  Envolvendo um  veículo Jeep e moto, o condutor da moto teve uma lesão em uma das pernas.

Texto: Welton Silva/ com informações e fotos do Alerta Rolim



























Veja os acidentes de trânsito que ocorreram em Rolim de Moura nesta quarta feira

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A distribuição do gás GLP para as revendas está menor desde a semana passada.

Assim como em outras cidades do Estado de Rondônia, Rolim de Moura e região começou sofrer com a falta do gás de cozinha, a falta do produto nas revendas se dá aos transtornos provocados pela cheia do Rio Madeira, que levaram a desativação do envasamento do produto em Porto – Velho após o pátio de uma Distribuidora ficar tomado pelas as águas. 

Na tarde desta quarta – feira (26) já não se encontrava o produto em alguns depósitos da cidade de Rolim de Moura, pois zeraram todos seus estoques, nos depósitos que ainda resta o produto a venda está sendo limitada. Alguns empresários do ramo estão tentando comprar o gás em outras cidades próximas a Rolim de Moura para suprir a falta e poder atender seus clientes.
Solução para a Falta do gás GLP em Rondônia

A Fogás - Distribuidora de GLP (gás liquefeito de petróleo) informou em nota nesta quarta feira a imprensa que está aguardando a chegada de duas balsas com botijões envasados a partir da unidade de Manaus/AM. A primeira balsa com 29 mil botijões chega nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, em Porto Velho, aliviando assim, as atuais restrições.  



Texto: Welton Silva / Redação Portal Na Estrada RO 

Começa a Faltar Gás GLP em Rolim de Moura e Região

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A Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) suspende a partir de hoje, às 12h, o transporte de soja pelo Porto de Porto Velho. Em plena safra, o terminal vem operando 18 mil toneladas/dia dos grãos – equivalente à carga de 418 carretas – que seguem da Capital de Rondônia para o porto de Itacoatiara, no Amazonas, e o mercado externo. O diretor-presidente da Soph, José Ribamar da Cruz Oliveira, alega que a marca histórica de 18,48 metros, registrada ontem, ameaça a segurança no embarque das balsas, que é feito com um sistema de esteiras no cais flutuante. Já a rampa ro-ro continua operando o transporte de combustível, que foi transferido dos portos privados localizados ao longo da estrada do Belmont. As informações são do diretor administrativo financeiro da Soph, Leudo Buriti. 
Porto de Porto Velho -  Rondônia

Em ofício enviado à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República, Casa Civil do Governo do Estado, Delegacia Fluvial, Hermasa, (empresa responsável pelo transporte de soja) e demais operadores do transporte de grãos, o diretor presidente da Soph explica que a decisão de paralisar “toda e qualquer operação portuária realizada no ponto de atracação do cais flutuante”, deve-se ao grande volume de água do rio Madeira, que aumentou consideravelmente a força da correnteza, chegando a 9,30 nós.
O rio Madeira é tido como um dos mais rápidos do mundo, sendo que a força da correnteza na época da cheia varia em torno de 5 nós.
Fertilizantes e alimentos  também comprometidos
Além do transporte de soja, a falta de segurança de operação no cais flutuante também vai impedir o transporte de fertilizantes que chegam em Porto Velho nas balsas que retornam vazias de Itacoatiara. O transporte de cargas gerais pela rampa ro-ro foi suspensa desde o início dos registros recordes da cota do Madeira, prejudicando o transporte de alimentos e outras mercadorias destinadas a Manaus e municípios localizados ao longo do rio Madeira.
A paralisação do transporte de soja, que deverá provocar sérios prejuízos para a balança comercial do Brasil, produtores de soja do noroeste do Mato Grosso e também de Rondônia e demais integrantes da cadeia de produção do grão, poderia ser evitada se tivessem sido feitos investimentos no Porto de Porto Velho, que há mais de 25 anos opera praticamente com a mesma estrutura.
Fonte: Diário da Amazônia 

Porto suspende transporte de soja em Porto - Velho

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A Polícia Rodoviária Federal e o DNIT, enviaram nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (25), uma equipe de cada órgão para uma última avaliação da enchente no ponto crítico da BR 364, na comunidade Antiga Mutum Paraná. 
 
Segundo o serviço 191 da PRF, essa equipe fará uma rigorosa avaliação do trecho inundado e pode decidir pelo fechamento definitivo da rodovia até que o nível do rio volte a oferecer condições seguras de tráfego.
 
No final da tarde ontem, segundo a PRF, o nível no local atingiu 80 cm, dificultando inclusive a passagem de carros de grande porte. Também hoje, o local será visitado pelos ministros Francisco Teixeira, da Integração e Celso Amorim, da Defesa, além do secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, que farão um sobrevoo acompanhado do governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB).

Fonte: Rodoniagora

Rio atinge 80 cm e PRF vai fechar BR-364 novamente

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Os ministérios dos Transportes e das Cidades lançaram na tarde desta terça-feira (25/02) a campanha publicitária de trânsito “Não seja vítima do álcool. Seu Carnaval não precisa acabar assim”, vinculada ao Carnaval 2014,que inicia esta semana. Esta é mais uma ação agregadora no trabalho permanente do Ministério dos Transportes em operações rodoviárias para a redução de acidentes. A campanha será veiculada em televisão, rádio, internet e nas ruas. Na rede de televisão aberta, a veiculação será realizada a partir de quinta-feira (27/02) a 9 de março.
Com a missão de conscientizar foliões e motoristas sobre sua responsabilidade no trânsito, as peças publicitárias fazem uma analogia entre os elementos alegres dos desfiles de Carnaval – como os carros alegóricos e a comissão de frente – com a trágica realidade dos acidentes e mortes que acontecem nas ruas e estradas brasileiras nessa época festiva. Parte integrante do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada – Um Pacto pela Vida), a campanha é fruto da parceria entre os Ministérios dos Transportes, das Cidades, da Justiça, da Saúde, da Previdência Social, Casa Civil, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de outros órgãos do governo do Distrito Federal.
Acidentes e mortes em números
Desde que o Parada entrou em vigor, o número de acidentes e mortes no trânsito no período de Carnaval vem sendo reduzido. O índice de mortes registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Carnaval 2013 é o menor em dez anos, com 18% menos óbitos em relação ao mesmo período de 2012. Na avaliação da PRF, o resultado é fruto de grandes esforços do governo federal em torno do Pacto, que vem realizando campanhas publicitárias de esclarecimento sobre o perigo de beber e dirigir. Apesar disso, dados da PRF apontam este como o feriado com maior número de mortes nas rodovias federais, ocasionadas, principalmente, por álcool e direção, velocidade, falta de atenção, cansaço e imprudência.
Ações do Ministério dos Transportes
O Ministério dos Transportes atua de forma permanente em operações rodoviárias para a redução de acidentes. O governo federal trabalha de forma conjunta para minimizar a ocorrência de acidentes, aplicando medidas de segurança aos usuários das rodovias – tanto motoristas quanto pedestres. As ações envolvem fiscalização, sinalização e manutenção da malha rodoviária federal. Atualmente, praticamente toda a malha está coberta com contratos de sinalização e manutenção.
No âmbito do Ministério dos Transportes, as ações são desenvolvidas por intermédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Dentre os principais programas, destacam-se:
•        Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV) – consiste no controle da velocidade praticada por usuários nas rodovias federais sob jurisdição do DNIT, por meio da instalação de equipamentos eletrônicos. Atualmente, 1.899 equipamentos estão em operação, sendo 892 barreiras eletrônicas; 869 radares fixos e 138 controladores de avanço de sinal vermelho. O programa abrange toda a malha rodoviária federal do país e tem um investimento previsto de R$ 773 milhões.
•        Programa Nacional de Segurança e Sinalização Rodoviária (BR Legal) – consiste na elaboração de Projeto Básico e Executivo de Engenharia e aplicação e manutenção de dispositivos de segurança e sinalização rodoviária. O investimento total previsto para o BR Legal é de R$ 4,2 bilhões. Ele abrange toda a malha rodoviária federal nos 27 estados e no Distrito Federal, totalizando 114 lotes divididos em quatro etapas:
o        1ª etapa: 12,5 mil quilômetros contratados e com Ordem de Início já emitidas. Abrange os estados de MG, RJ, GO, DF, MT, CE, PE, AC e RO;
o        2ª etapa: 21,2 mil quilômetros licitados e homologados, sendo que destes, 10,7 já possuem a Ordem de Início emitidas. Abrange os estados de MG, ES, GO, MT, MS, CE, PE, SE, MA e PI;
o        3ª etapa: 17,2 mil quilômetros licitados, sendo que 6,7 mil já foram homologados. Abrangem os estados de RS, TO, PR, PB, SP, SC, AL, RN, RS, MG e BA;
o        4ª etapa: 8,6 mil quilômetros a serem licitados, nos estados de BA, PA, AM, RR, PA, AP e MT.
Fonte: transportes.gov.br

Governo federal lança campanha para redução de acidentes no trânsito durante o Carnaval

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O senador Acir Gurgacz (PDT) reforçou nesta terça-feira, 25, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) o pedido para construção imediata da BR-421, no trecho entre Campo Novo de Rondônia a Guajará-Mirim. Este é um antigo pleito da população do Vale do Mamoré que o senador Acir Gurgacz tem reiteradamente encaminhado ao governo federal.
“Hoje, mais de 100 mil pessoas estão isoladas por depender apenas da BR-425, que está alagada”, disse Acir. “Este é o momento de juntarmos as forças políticas de Rondônia para cobrar a imediata construção da BR-421, que além de se tornar uma alternativa rodoviária para o Vale do Mamoré também é uma rota importante para o escoamento da produção agrícola da região Central do Estado para a Bolívia”, frisou Acir.


O pedido foi feito diretamente ao diretor geral do Dnit, general Jorge Fraxe e o diretor executivo do órgão, engenheiro Tarcísio Freitas, que se comprometeram a trabalhar para que o projeto seja viabilizado o mais breve possível.
O principal impasse é o licenciamento ambiental para a construção da rodovia no trecho em que passa por uma unidade de conservação. O Dnit estuda traçados alternativos e um deles é o que está sendo aberto pelo governo do Estado, para servir de ligação emergencial neste período de enchente, na chamada Linha D.

A abertura dessa linha já foi viabilizada por meio de acordo do governo do Estado com o Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, fechado na semana passada. Em uma reunião que ocorreu na tarde da última quinta-feira, 20, em Porto Velho, o governador Confúcio Moura, conseguiu uma autorizou para abertura da BR-421, pela linha D, em caráter de emergencial.
“Queremos agora, aproveitando esse entendimento prévio entre o governo e os ministérios públicos, que a abertura da BR-421 neste trecho seja definitiva e que possamos estudar alternativas de compensação ambiental que devem ser definidas no licenciamento da obra”, frisou Acir.

A abertura da Linha D já esta sendo executada pelo governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Os trabalhos iniciaram nesta segunda-feira, na entrada do Parque Estadual de Guajará-Mirim. O governo do Estado e a prefeitura de Nova Mamoré assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o MPE, se comprometendo em desenvolver ações de monitoramento e fiscalização do parque.
Além disso, o TAC determina que até julho próximo, a Sedam deverá apresentar os estudos técnicos ambientais para conservação da fauna e flora local, além de disponibilizar equipes de fiscais, policiais ambientais e construção de guaritas nas duas entradas do parque, para o monitoramento e controle de acessos.

Fonte: Senado

Acir reforça pedido de construção da 421 entre Campo Novo e Guajará

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Ponte sobre o Rio Canamã foi levada pelas águas 

Um cinegrafista amador que estava em um ônibus que por pouco não foi levado pelas águas, flagrou o exato momento que a ponte sobre o Rio Canamã foi levada pelas águas.  



Dois segundos após o motorista da empresa TUT arriscar e passar pela ponte sentido Colniza a mesma cedeu completamente.  A preocupação já atinge Colniza, que espera nas próximas horas um posicionamento das autoridades sobre as providências que serão tomadas.  A ponte fica cerca de 60 km de Colniza.

Fonte: Juina Agora

Veja o Vídeo que mostra o momento em que ponte Rio Canamã é levada pelas águas no MT

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Alguns estados ainda têm vagas disponíveis. Garanta a sua e faça a sua pré-inscrição!

Nesta sexta-feira (28), terminam as pré-inscrições para o projeto Primeira Habilitação para o Transporte. No entanto, apenas alguns estados têm vagas disponíveis para os interessados participarem do projeto (veja aqui se o seu estado ainda tem vagas abertas).  







A partir da próxima semana, começa outra etapa do projeto, quando as mais de 100 unidades do Sest Senat farão a pré-seleção dos interessados. Posteriormente, sindicatos e empresas do setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros farão a seleção dos candidatos de acordo com os pré-requisitos exigidos.

O projeto, de âmbito nacional, vai fornecer, de maneira gratuita, a primeira habilitação a 50 mil jovens em todo o Brasil para suprir o déficit de profissionais no mercado de trabalho do setor de transporte. Realizado pelo Sest Senat, a iniciativa prevê o custeio de todos os procedimentos necessários para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. 
O projeto prevê também a continuidade da formação desses jovens para atuarem como motoristas profissionais. Para isso, o Sest Senat oferecerá cursos de formação específica tanto para motoristas de ônibus como de caminhão, além de viabilizar a mudança de categoria da CNH (D ou E) dos participantes. O treinamento utilizará simuladores de direção de última geração e estará integrado ao Programa Trainee de Novos Motoristas e ao Programa de Formação de Novos Motoristas. 
Os beneficiários atendidos pelo projeto que não cumprirem as atividades previstas no contrato de adesão deverão ressarcir o valor, conforme as regras previstas no acordo.
Se você é um interessado em participar do projeto, clique aqui para mais informações.
Se você é empresa ou sindicato, clique aqui para mais informações.

Fonte: Agência CNT de Notícias

Pré-inscrições para o projeto Primeira Habilitação para o Transporte terminam na sexta

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