PUBLICIDADE
Por voltas da 23:00 horas deste domingo um caminhão que trafegava pela BR-429, sentido São Miguel do Guaporé- Seringueiras capotou próximo a entrada de Seringueiras.
O caminhão estava carregado de toras de madeira do tipo bandarra e ao aproximar-se do laticínio o condutor perdeu o controle da direção devidos problemas mecânicos e saiu da pista, descendo a ribanceira vindo a tombar.
O motorista identificado por Marcos Coit de Oliveira e o caroneiro Agnaldo Santos da Silva pularam do caminhão antes do tombamento do mesmo, evitando serem esmagados pelas madeiras.
Os policiais militares Lourival e Estevão que atenderam a ocorrência socorreram as duas vitimas ao hospital local. Devido às condições físicas e psicológicas das vitimas, as mesmas não souberam informar com detalhes sobre o acidente. Só conseguiam lembrar os nomes e que eram moradores do município de São Miguel do Guaporé.






Fonte: Giro Central 
Fotos: Giro Central 

Caminhão carregado de toras tomba próximo a Seringueiras

Saiba Mais

O veículo, que leva 5 horas para ser recarregado, comporta até 80 passageiros, sendo 29 sentados, 50 em pé e um cadeirante


O primeiro ônibus 100% elétrico começa a rodar hoje pelas ruas da cidade. O modelo ficará em testes durante um mês – podendo se estender por mais um –, na linha 249 (Água Santa–Carioca), da empresa Rodoviária A. Matias, que faz um trajeto de 35 km. O veículo tem autonomia para rodar 250 km e fará cinco viagens por dia: três pela manhã e mais duas à tarde. À noite, ele vai para a garagem, onde foi  instalado um sistema para recarregar as baterias, processo que leva cinco horas.

“É um veículo com emissão zero de poluentes, energia limpa e carregado na tomada. Estamos em fase de testes aqui e queremos ver a adaptação dele ao nosso trânsito, ao nosso clima, a duração das viagens, a frequência... Com essa experiência, é que vamos ver a possibilidade de expansão desses modelos. O futuro dessa  tecnologia é muito promissor e entendemos que ela pode ser uma alternativa para o transporte do Rio”, explicou o presidente da Fetranspor (Federação das Empresas de Passageiros do Estado do Rio), Lélis  Teixeira.

O ônibus usa baterias de fosfato de ferro, considerada a mais limpa e segura, porque são recicláveis e à prova de fogo. Os motores elétricos ficam embutidos nas rodas do eixo traseiro e, como  não têm combustão, o resultado são veículos bem silenciosos.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, o ônibus vai levar comodidade e conforto aos passageiros, além de  ver sustentável. Caso o teste seja bem sucedido, a expectativa é viabilizá-lo comercialmente: “Se a avaliação for boa, o que precisaremos é de capacidade industrial e a viabilidade econômica do projeto se materializar, porque não é viável se for importado. Mas já existe a disponibilidade do fabricante [a empresa chinesa BYD] de instalar uma fábrica no Brasil, com apoio e incentivo dos governos, e aí sim podemos sonhar em ter esse veículo em larga escala no sistema de transportes do Rio”.

O modelo que vai rodar em fase de teste não tem ar-condicionado, mas, caso venha a ser fabricado para o Rio, todos virão com o equipamento de fábrica.


Fonte: Band Notícias 

Ônibus 100% elétrico entra em teste hoje

Saiba Mais

Os inadimplentes ficam também negativados e, assim, têm dificuldades, por exemplo, para realizar financiamentos e empréstimos.


A arrecadação de multas decorrentes das infrações dos serviços de transporte rodoviário de cargas e de passageiros sofreu acréscimo superior a 100% nos três últimos anos. A evolução da arrecadação demonstra um aumento anual progressivo. Em 2014, somente nos dois primeiros meses, o incremento foi de 35% (R$ 10,9 milhões), quando comparado ao mesmo período de 2013 (R$ 8,1 milhões).
A maior efetividade na arrecadação deve-se à incorporação, a partir de 2012, de novos procedimentos ao processamento de autos de infração e à cobrança de multas, medidas que tornaram mais ágeis as fases de instrução e notificação. “Queremos coibir infrações, e a penalização por multas é um meio para disciplinarmos o setor. Porém, de nada adianta aplicarmos multas sem a garantia de que serão pagas”, reforça Carlos Nascimento, diretor da ANTT.
Para tanto, foram criados núcleos de trabalho para atividades específicas com o objetivo de acelerar a tramitação dos processos. Os prazos dos processos passíveis de cobrança são cumpridos com rigor e, para reduzir o volume de recursos pendentes de análise, a gerência responsável destacou uma equipe para acompanhamento dos processos até a sua conclusão.
Um convênio firmado com serviços de proteção ao crédito possibilitou negativar o transportador em débito com a ANTT. Isso impõe uma série de restrições aos inadimplentes, como dificuldades para realizar financiamentos e empréstimos.
Além disso, foi criado o Núcleo de Atendimento ao Infrator/Usuário, que atende de imediato as solicitações de emissão de boletos de pagamento, soluciona dúvidas e presta orientação aos transportadores fiscalizados. “O esforço da ANTT é para educar os transportadores a reduzir a quantidade de multas. Mas, para isso, temos que garantir a efetividade da penalidade com o pagamento do que é devido”, comenta o Gerente de Processamento de Autos de Infração, Eduardo Marra.
O impacto dessas mudanças é nítido quando se compara os anos. Em 2011, foram arrecadados cerca de R$ 28,8 milhões. No ano seguinte, o volume de arrecadação foi em torno de R$ 60,5 milhões. Em 2013, foi para R$ 64,9 milhões. As principais infrações cometidas pelos transportadores referem-se a excesso de peso, irregularidades no transporte de cargas e irregularidades cometidas por empresas de ônibus do transporte interestadual de passageiros.
Com informações da ANTT


Ana Rita Gondim
Agência CNT de Notícias

Cobrança de multas a transportadores infratores bate recorde na ANTT

Saiba Mais

O acidente de trânsito envolvendo duas motos ocorreu nesta segunda-feira (30) no cruzamento da Avenida Florianópolis com Rua Rio Madeira no Centro de Rolim de Moura.

De acordo com informações, o acidente aconteceu após a condutora de uma das motos avançar a preferencial.

Uma mulher, ficou ferida e foi socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal por uma guarnição do Corpo de Bombeiros. De acordo com os bombeiros, este é o segundo acidente ocorrido neste cruzamento somente nesta segunda-feira.

A Polícia Militar e a Polícia Civil também se fez presente no local para realizar pericia.



Da Redação com informações e foto do Alerta Rolim 

Trânsito: Mulher fica ferida em acidente com moto

Saiba Mais

As fortes chuvas que caíram  no fim de semana na região do Cone Sul deixou parte das cidades de Pimenta Bueno, Cacoal e o distrito de Riozinho alagadas. Ruas e avenidas foram invadidas pela águas da chuva, rios e corgos transbordaram, casas e comércios tomados pelas águas da cheia. Moradores desabrigados, famílias que perderam seus moveis e objetos a situação e crítica na região. Na BR - 364  e na RO - 383 a água chegou passar por cima da pista. Rondônia vive um dos piores momentos da historia são mais de 06 cidades e distritos em situação de risco devido as fortes chuvas que cai no Estado, cidades como Porto - velho, Nova Mamoré, Guajará Mirim estão há mais de 40 dias sofrendo com forte cheia que atinge o Estado.

Veja as imagens da enchente do Cone Sul
Imagens de Pimenta Bueno







Veja as imagens da cheia em Cacoal e Riozinho




Da Redação
Fotos: Cacoal News / Du Pessoa

Chuvas alaga as cidades de Pimenta Bueno Cacoal e Riozinho: Veja as imagens da cheia

Saiba Mais


A Coordenação Executiva do Forum Nacional em Defesa da Lei 12.619/12, a chamada Lei do Descanso dos motoristas profissionais, decidiu na sexta-feira, dia 28, que não vai tolerar modificações na Lei pelo Congresso. Também não vai aceitar a passividade e conivência do Governo, que parece ter ouvidos apenas para os grupos econômicos mal intencionados.
A posição será divulgada na terça-feira com a Carta a Sociedade, distribuída no Congresso Nacional e assinada por várias entidades que representam os caminhoneiros, dentre elas a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de São Paulo e Paraná, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos e a União Nacional dos Caminhoneiros.
A decisão é um basta após inúmeras negociações com Governo e parlamentares que representam setores gananciosos do agronegócio e das embarcadoras, detentoras das cargas. Depois de inúmeras sugestões de alterações e aperfeiçoamentos, as entidades do Fórum em Defesa da Lei 12.619/12, chegaram a conclusão que usaram a boa fé dos trabalhadores e as negociações como cortina de fumaça para revogar a Lei na calada da noite.
Para isso, poderosos grupos econômicos, colocaram sua tropa de choque no Parlamento tentando revogar a lei e contam com apoio de forças do próprio Governo, que não querem perder o apoio do agronegócio nas eleições.
Os trabalhadores batizaram esse deputados de “Bancada da Morte “ pois caso consigam seu intento vão contribuir para a morte de milhares de brasileiros que circulam nas rodovias, na sua maioria motoristas e passageiros de automóvel, pois quando o caminhão colide muitas vezes provoca a morte de terceiros que nada tem a ver com o setor de transportes.
A Lei 12.619/12 representou a libertação dos escravos-motoristas que não tinham limite de jornada, nem tempo de descanso. Pelo sistema que vigorava antes de junho de 2012, um motorista poderia dirigir 40h sem parar e nenhuma autoridade poderia impedi-lo. Isso levou muitos motoristas a usarem drogas para aguentar jornadas absurdas. Felizmente não é a maioria mas acaba criando um concorrência desleal, entre motoristas que se recusam a usar o chamado rebite e não aceitam viagens absurdas com aqueles que por desespero ou irresponsabilidade aceitam viagens que sabem somente serão cumpridas com excesso de velocidade e sem descanso.
Pela Lei 12.691/12, os motoristas empregados devem respeitar a jornada de 8h, admitindo-se o prolongamento por até 2h extras. Tornou-se obrigatório o descanso de 11h entre jornadas, mesmo que ainda em condições precárias, pois a maioria dos caminhoneiros brasileiros dorme na cabine inóspita de um caminhão, sofrendo com o calor ou frio, insetos, riscos de assalto.
Além disso, a Lei 12.619/12 estabelece que o motorista deve descansar 30 min a cada 4h de direção, podendo fracionar esse tempo, por exemplo, parando 15 min a cada 2h de direção, como recomendam os médicos, para recuperar reflexos e condição de dirigir com segurança. Além disso, a lei estabelece que os motoristas tem direito a 1h de parada para refeição. São conquistas comuns aos demais trabalhadores e que contribuem para garantir a segurança de todos os usuários das rodovias.
O defensores da Lei 12.619/12 estavam dispostos a negociar mas perceberam que as sugestões de mudanças visam praticamente legalizar a escravidão a que são submetidos os motoristas profissionais. Retiram conquistas tantos dos motoristas empregados quanto autônomos. Querem legalizar a exploração em prol dos interesses mesquinhos.
Na avaliação dos membros do Forum, ninguém pode alegar que não houve discussão suficiente do tema pois a Lei 12.619/12 é fruto de vários projetos de regulamentação da profissão de motoristas e limites de tempo de direção que foram debatidos por 16 anos no Congresso. Depois de votada e aprovada em plenário foi sancionada pela presidenta Dilma.
Os caminhoneiros pedem o apoio á sociedade para que não sejam obrigados a fazer uma greve e sua pauta de revindicações é muito simples, querem que a Lei seja preservada e, depois de dois anos, aperfeiçoada, se for o caso e exigem que o Governo faça cumprir a lei na sua plenitude. Em junho ela completa dois anos que está em vigor.
Na greve anterior, promovida para atender os interesses dos grupos econômicos, os supostos líderes de caminhoneiros anunciavam que a Lei 12.619/12 causaria o caos no setor de transportes, o que nunca ocorreu. O movimento não representava os trabalhadores mas conseguiu, de forma truculenta, bloquear alguns pontos de rodovias importantes dando a falsa impressão á sociedade de que era um movimentos dos caminhoneiros.
A maioria dos motoristas desconhecia os objetivos da Lei 12.619/12 e foram iludidos por grupos mal intencionados. O fracasso da greve e a normalização do transporte no Brasil, depois da Lei 12.619/12 vem contribuindo para a redução de acidentes nas estradas.
A eventual falta de opção de locais de parada com segurança e conforto necessário, em alguns trechos, é fruto de um sistema perverso em que o motorista ou autônomo ganha tão pouco pelo frete que não consegue pagar por um estacionamento seguro e serviços que necessita nas rodovias.
O motorista de caminhão brasileiro não quer nada de graça o que ele precisa é ser remunerado por seu trabalho ou frete de forma digna para que possa dispor de um mínimo de conforto e segurança nas viagens.
Nesse sentido, o SOS Estradas está solidário aos caminhoneiros brasileiros. E sugere que a sociedade fique atenta ao que está acontecendo. É preciso que os parlamentares que não respeitam a vida e querem manter os caminhoneiros em condições análogas a de escravos sejam condenados na urna e enterrados politicamente com sua ganância.
Ao mesmo tempo, a sociedade como consumidora precisa valorizar as empresas que trabalham respeitando a Lei 12.619/12, que fazem o transporte socialmente responsável. Precisamos ter pelos motoristas profissionais o mesmo respeito que exigimos ao meio ambiente e valorizar as empresas que respeitam a lei e provam que é possível ter lucro respeitando o ser humano.
Garantir condições dignas aos motoristas profissionais e remuneração compatível com a importância do seu trabalho é interesse de toda a sociedade. Não adianta querer julgar e chamar de assassino o caminhoneiro que mata vários passageiros num automóvel. Existem os irresponsáveis, como em qualquer coletividade, mas a maioria é vítima da fadiga, da escravidão a que são submetidos.
Imagine trabalhar semanas longe da família e dormir pouco e dentro de uma cabine minúscula todos os dias? Viajar diariamente, transportando dezenas de toneladas pelas estradas precárias do Brasil? Perder as datas importantes, o aniversário da esposa, a apresentação na escola do filho. Estar distante quando a mãe ou pai está doente? Viver pressionado para entregar o mais rápido possível, com hora determinada de chegada e risco de perder parte da sua remuneração quando não consegue cumprir horário pela precariedade das estradas?
O produto que chega nas prateleiras das lojas, nas gôndolas dos supermercados brasileiros, na maioria dos casos, vem manchado de sangue da vida dos que ficaram na pista. E os caminhoneiros, ao anunciarem a possível greve, estão dando mais um grito de socorro, pedindo a sociedade, “Não me deixem matar nem morrer”.
O papel da sociedade é apoiar que a lei seja mantida e aplicada. É só isso que eles pedem. E caso os abutres do parlamento a revoguem quando os caminhoneiros cruzarem os braços será em defesa da preservação da vida de todos que circulam nas rodovias. Será uma greve sem precedentes na história, sem revindicações econômicas apenas humanas.
Não se trata de um movimento para atender os interesses dos caminhoneiros mas em prol de todos que circulam nas estradas. É isso que é fundamental entender.
Basta de Escravidão sobre Rodas.


Fonte: Portal Estradas / Rodolfo Rizzoto do SOS Estradas.  

GREVE DOS CAMINHONEIROS DEVERÁ TER INÍCIO ANTES DA COPA

Saiba Mais


Mesmo arriscando a própria vida, os moradores do distrito de Novo Plano estão enfrentando um via crúsis para poder atravessar a única estrada que dá acesso às demais localidades de Chupinguaia.
A estrada, localizada na chamada “Rodovia do Álcool”, está inundada devido às fortes chuvas caídas na região nas últimas horas.
Nesta quinta-feira, 27, a situação acabou por obrigar o prefeito Vanderlei Palhari (PMDB) a decretar situação de emergência no município.
Como pode-se constatar nas imagens desta matéria, feitas na manhã desta sexta-feira, 28, um ônibus cheio de passageiros tenta atravessar a estrada. Até uma viatura da Polícia Militar tenta se aventurar. As fortes chuvas acabaram por destruir pontes na área rural. Além de Novo Plano, o distrito de Boa Esperança também está praticamente isolado em decorrências das torrenciais chuvas.
As aulas estão suspensas e a situação é de alerta no município.

































Texto: Extra de Rondônia
Informações: Luiz Henrique
Fotos: Assessoria – Zulmiro

EXCLUSIVO: moradores arriscam a vida para atravessar estrada alagada em Chupinguaia

Saiba Mais


Em dias de chuva, a atenção ao dirigir deve ser redobrada. A água atrapalha a visão do motorista, cria reflexos no vidro e diminui a aderência dos pneus. No início das chuvas é ainda mais perigoso, porque a água se mistura com os resíduos no asfalto e deixa a pista escorregadia. De acordo com o diretor de educação no trânsito do Departamento de Trânsito (Detran), Marcelo Granja, o número de pequenas colisões aumenta 30% no período chuvoso. “Isso acontece por diversos fatores: os motoristas não mantêm distância, a pista fica escorregadia, a visibilidade diminui, entre outros”, diz.

O  Detran alerta que a falta de atenção está vinculada às colisões. “A atenção está diretamente ligada à visibilidade. O condutor tem a rotina da via seca. Quando começa a chuva, ele não pensa que precisa de mais tempo para fazer uma parada”, lembra.
Carro
É fundamental observar as condiçõs do veículo. Segundo ele, o primeiro ponto é a revisão nos freios. “Se tiver uma roda freando mais que a outra, há risco de o carro rodar”, explicou o instrutor de direção Marcelo Mazzaro. Se os pneus estiverem carecas, eles ficam mais escorregadios.
Também é necessário observar as paletas do limpador do parabrisa. “Na seca, elas ressecam e não têm boa aderência para limpar o vidro”, ressaltou. Mazzaro informou ainda que o ar-condicionado deve estar em ótimas condições. “Se não tiver ar-condicionado, a pessoa deve andar com uma flanela”. Além disso, as luzes do carro devem estar funcionando corretamente.
Direção na chuva

Sobre o trânsito, a primeira dica é manter distância do carro da frente. “A distância deve ser de, no mínimo, 10 metros. O carro com freio ABS tem mais condições de parar. Mas o que não tem precisa de espaço para situações de risco”, observa Mazzaro.
Outra dica é sobre a velocidade. “Se a via é de 60km/h, a pessoa deve andar a 50km/h. Sempre diminuir a velocidade de 10 a 20%, porque a velocidade vale para pista seca”, alerta.
Outro problema é a aquaplanagem, que ocorre quando se forma uma lâmina de água na pista, deixando-a escorregadia. “A pessoa não deve de maneira nenhuma pisar no freio. É só tirar o pé do acelerador que, quando sair da água, o carro volta ao controle”, diz o instrutor.
Mazzaro alerta ainda para o risco ao passar em locais onde a água esteja com altura de 10 a 20 centímetros. “A pessoa deve passar bem devagar nessas situações ou então esperar a chuva parar. Essa água pode parar o sistema elétrico, dar um curto-circuito, e o carro para na hora”, afirmou. “Na dúvida se passa ou não, encoste o carro, espere alguns minutos e passe com segurança. Principalmente se tiver criança ou idoso dentro do carro”, informa.
A última dica é não andar ao lado de ônibus e caminhões. “Quando eles jogam água no vidro, tem gente que leva se assusta e, por causa da pouca visibilidade, acaba descontrolando o veículo”, completa.

Educação em primeiro lugar

Todos os anos o Detran faz campanhas no DF no período de chuvas. Segundo o diretor de educação no trânsito do Detran, Marcelo Granja, a média é de duas a três campanhas por semana. “Fazemos abordagens nos postos de gasolina. Assim fica mais fácil fazer uma verificação do carro e conversar com o motorista”, alega. Há também campanhas nas escolas.
O auxiliar contábil Douglas Damázio, 24 anos, capotou na estrada. “Começou a chover fraco. A pista estava molhada. Perdi o controle em uma curva. Fiquei patinando até subir no barranco capotando e voltar para a pista capotando”, contou. Douglas disse que, de acordo com a perícia, o que aconteceu foi aquaplanagem.
O conselheiro tutelar Kleiton Guimarães, 31 anos, também já levou um susto. “Uma vez quase caí numa ribanceira, próximo ao Conic. A pista estava escorregadia e eu não consegui frear. Achei que eu ia morrer”, conta.

Vejas dez dicas importantes para se usar em dias de chuva

1) Checar pneus e limpadores de para-brisa – A revisão sistemática das condições veiculares e a checagem antecipada de aspectos básicos como freios, fluidos, iluminação, paletas do limpador do para-brisa e pneus é vital para a segurança. Não insista em usar seu veículo se ele apresentar algum problema mecânico ou elétrico, mesmo que pareça simples. Dê atenção especial ao estado dos pneus em tempos de chuva, pois além de uma perda natural de tração, seu desgaste excessivo comprometerá a dirigibilidade.

2) Usar farol baixo sempre aceso – Crie o hábito de acender o farol baixo, mesmo em plena luz do dia. Com isso seu veículo fica mais visível. Quando você liga os faróis, luzes vermelhas também se acenderão na parte traseira do veículo, e elas, em caso de chuva, são de extrema importância para evitar colisões.

3) Mais atenção com a travessia de pedestres – É corriqueiro as pessoas correrem sob chuva, atravessando ou andando à margem de pistas de rolamento, avenidas e ruas sem os devidos cuidados. Para evitar atropelamentos uma boa dica é dirigir preventivamente, com extrema atenção e velocidade moderada, sobretudo, em locais nos quais há sinais visíveis da possibilidade de travessia de pedestres.

4) Manter distância entre veículos em movimento – Sob chuva a manutenção de uma distância segura entre veículos em movimento torna-se ainda mais importante. Colar seu veículo a poucos metros do que trafega à sua frente é um grande perigo. Tal distância deve permitir que o motorista veja ao longe, garantindo-lhe tempo hábil para que adote os procedimentos que se fizerem necessários enquanto dirige.

5) Manter o controle do veículo – Há um fenômeno conhecido como aquaplanagem, quando o veículo desloca-se sobre a água, reduzindo ou eliminando o contato direto com a via. Nesses casos, resta ao motorista não mudar a aceleração e dirigir em linha reta o máximo possível, não movimentando bruscamente o volante ou guidão, na tentativa de retomar o controle do veículo. Espere sair da aquaplanagem para efetuar quaisquer correções de trajetória ou velocidade.

6) Evitar vias inundadas – Vias inundadas devem ser evitadas, pois podem esconder obstáculos, além de nem sempre permitirem estimar adequadamente a profundidade da água. Motoristas de veículos pequenos costumam observar a passagem dos maiores para avaliar as condições de trafegabilidade – esse critério é perigoso, considerando as diferentes características dos veículos. O excesso de água pode reduzir o desempenho do sistema de freios, causar a parada do motor e até danificá-lo.

7) Parar quando não houver visibilidade – Boa visibilidade é requisito de segurança. Se a chuva estiver muito forte, encoste seu veículo em um estacionamento, em outro lugar seguro ou até no acostamento, mas jamais pare sobre a via. Uma vez parado corretamente, deixe seu veículo visível, ligando seu pisca alerta enquanto aguarda a chuva diminuir ou passar. Algumas pessoas, em situações de pânico, saem de seus veículos, colocando-se em extremo risco e ignorando o fato de que, muito provavelmente, não serão vistas por outros motoristas nessas situações. Mantenha a calma e avalie suas atitudes com prudência.

8) Desembaçar os vidros – Se o para-brisa embaçar, tente diminuir a temperatura interna do veículo. Ligue o ar condicionado ou o ventilador e, se o veículo não dispuser desses recursos, deixe os vidros com uma pequena abertura para que o ar circule. Esfregar as mãos sobre o vidro geralmente não resolve o problema. É mais aconselhável limpar o para-brisa, internamente, com um jornal ou pano desengordurado.

9) Cuidados específicos para veículos de duas rodas – Com as chuvas, a dirigibilidade dos veículos de duas rodas torna-se mais difícil. Portanto, considerando a fragilidade desse tipo de transporte, a dica principal é a prudência e o respeito às regras de trânsito. Evitar trafegar pelos cantos pode evitar sustos com água empoçada. Manter-se com farol e lanternas acesos e no centro da via, sobretudo no período noturno, melhora a visibilidade das motocicletas, que podem ficar ocultas entre os pingos de chuva, quando vistos por janelas laterais ou retrovisores.

10) Só ultrapassar com segurança – Ultrapassagens indevidas e avanços de sinal dão causa a muitos acidentes graves. Sob chuva, não havendo redução na velocidade normal de tráfego, o tempo de frenagem é maior e o motorista não conseguirá “segurar o veículo” como imaginou. Desse modo, se a ultrapassagem é uma manobra que sempre exige muita atenção do condutor, sob chuva ela deve ser evitada e só realizada quando necessárias e seguras.

Fonte: Defesa Civil

Muita calma nessa hora: Dirigir na chuva requer cuidados especiais

Saiba Mais

O acidente aconteceu por volta das 19h30, deste domingo (30), no trecho conhecido como “Curva do Jotão”, que fica na BR 364, entre os municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici, cerca de 15 km de Ji-Paraná.

De acordo com o motorista da carreta Bi-trem, Sebastião Justina, que reside em Vilhena, seguia na BR sentido Porto Velho, quando, ao fazer a curva, se deparou com um veículo Fiat Uno realizando uma ultrapassagem em um ônibus. Para não bater de frente com o carro, o motorista jogou sua carreta para o acostamento, capotando logo em seguida.

Depois que a carreta parou com as rodas para cima, o motorista, que saiu ileso, correu para a pista no intuito de ver a placa do veículo causador do acidente, mas não conseguiu êxito.

Aquele trecho da BR 364 não está asfaltado e acidentes estão sendo constantes naquela região.






Matéria:comando190.com.br/FLS

Para não bater de frente com carro de passeio, motorista capota carreta na BR 364

Saiba Mais

A ponte sobre o rio Pimenta em Chupinguaia, no sul de Rondônia, está com a estrutura comprometida após fortes chuvas na região. 

Mesmo com o perigo, moradores se aventuram e estão arriscando a vida passando pela ponte completamente danificada. 


Fonte; Portal Rul 
Fotos: Portal Rul 

Após forte chuvas, ponte entorta e fica com estrutura comprometida em Chupinguaia

Saiba Mais



Dores musculares, tensão e desconforto são reclamações recorrentes de quem permanece muito tempo na mesma posição, como os caminhoneiros. Habituados a longas jornadas sem desgrudar do volante, os motoristas sofrem com os males trazidos pela sequência de horas em uma posição desfavorável, situação agravada pelo sedentarismo comum a muitos deles.

Para amenizar esses sintomas só há uma receita: mexer o corpo, como mostram as sugestões de especialistas que alertam para a necessidade de encontrar uma brecha na rotina para cuidar da saúde. Veja as dicas:

Paradas regulares
"O recomendado é parar a cada duas horas", decreta a médica de tráfego do Departamento de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Ana Maria Kerr Szymanski. Em um local seguro, o caminhoneiro deve largar o volante e esticar as pernas. Uma caminhada, mesmo que seja de um lado para outro, repetidas vezes, ajuda a prevenir trombose nos membros inferiores. Mas nem sempre isso é possível. O professor de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), Marcos Valério Nascimento, lembra que o curto prazo para entregar a carga muitas vezes se torna um impedimento. "As empresas que buscam qualidade para seus motoristas devem planificar esse cronograma de paradas", opina.

Alongamento
Alongar é fundamental. Caminhoneiros que vivem na estrada dificilmente têm disponibilidade para fazer trabalhos específicos de reforço muscular. Para compensar, alongar braços, pernas, pescoço e costas ajuda a aliviar a tensão, fortalecer o corpo e aumentar a circulação. "Praticar um esporte que goste nas horas livres também pode ser uma alternativa", lembra a médica.

Postura
A postura ao dirigir pode contribuir para a diminuição das dores - ou o contrário. Nascimento ensina que o encosto da poltrona deve ter uma inclinação entre 110 e 120 graus, para repousar confortavelmente todo o corpo. "Coluna totalmente reta não traz benefícios", frisa. Manter as pernas a um mínimo de 90 graus também é importante para não comprometer a circulação. Também é preciso regular volante e poltrona conforme a altura dos ombros. Hoje em dia, os caminhões trazem várias opções de regulagem, o que facilita o ajuste.

Ajuda profissional
Quem dirige há muito tempo já sofre com dores musculares e, algumas vezes, com doenças osteomusculares. Nesse caso, um aquecimento leve (como caminhada) deve anteceder os alongamentos, para evitar novas lesões. Além disso, buscar orientação profissional também é importante. Para Nascimento, um trabalho físico especializado com fisioterapeuta pode tornar a rotina de trabalho mais prazerosa e resultar na diminuição da ingestão de analgésicos e anti-inflamatórios - a que os caminhoneiros recorrem com frequência para aliviar as dores.

Prevenção
Mesmo quem não sente nenhum desconforto ou quem começou na profissão há pouco tempo deve cuidar da preparação física. O professor indica que exercícios de fortalecimento e alongamento evitam o surgimento de dores lombares e tornam o corpo mais resistente. "As pessoas estão adoecendo muito precocemente. O ideal é trabalhar com prevenção", afirma Nascimento.

Fonte: Transporte e Logística

Exercícios e alongamentos ajudam a manter a saúde na estrada

Saiba Mais



Montar um pneu de um veículo de carga não é tão simples quanto parece. A operação deve ser feita com muito cuidado, uma vez que falhas podem resultar em acidentes gravíssimos. Para evitar danos físicos, separamos algumas dicas da Associação Latino Americana de Pneus e Aros (ALAPA) para a montagem e desmontagem de pneumáticos.

Quando começar a montar um pneu, confira se a dimensão dele é igual à dimensão da roda. Limpe bem a roda, para não deixar resíduos de graxa, óleo, pasta de montagem ou áreas oxidadas.

A lubrificação das rodas também é um detalhe que precisa de atenção especial. Para lubrificar os talões, use uma mistura desenvolvida para esta função. Após o pneu estar corretamente alinhado na roda, inicie a inflagem e verifique se o pneumático segue no aro.

Se houver vazamento no pneu, retire o pneu e evite seu uso. O uso de um pneu com problemas estruturais pode causar graves acidentes na estrada. Lembre-se que sempre antes de desmontar o pneumático, você precisa retirar o núcleo da válvula para assegurar que este esteja desinflado. 

Fonte: Brasil Caminhoneiro 

Cuidados para montagem e desmontagem de pneus podem evitar acidentes

Saiba Mais

O motorista que vinha em sentido contrário, ainda tentou desviar do motociclista, mas não conseguiu.

Mais uma pessoa perde a vida de forma trágica na BR 364. Foi em um acidente envolvendo dois veículos, que Wedis de Oliveira Silva, 22 anos morreu, após bater violentamente contra um carro.

Segundo informações prestadas pelo condutor da caminhonete Hilux SW4 de cor branca, ele estaria transitando na BR sentido Ariquemes/Porto Velho, quando no sentido contrário, viu o motociclista invadir a pista contrária, vindo em sua direção. O motorista tentou desviar, mas mesmo assim seu veículo foi colidido na parte lateral dianteira esquerda.

A violência do impacto foi tão grande, que o capacete de Wedis saiu da cabeça, possivelmente pelo fato de não estar afivelado. Ele sofreu várias fraturas e escoriações, tendo morte instantânea. Ambos os veículos ficaram parcialmente destruídos. Wedis era morador do município de Candeias do Jamari - RO.

Após os trabalhos de praxe, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal, em Porto Velho.




Fonte: NewsRondônia

MOTOQUEIRO MORRE APÓS BATER FRONTALMENTE COM CARRO NA BR 364

Saiba Mais

Um carro de passeio e um caminhão baú se envolveram em um acidente no começo da noite deste sábado (29) no entroncamento da BR- 364 com a RO – 479 sentido a Rolim de Moura. 

Segundo as informações, o carro seguia de Cacoal para Presidente Médici já o caminhão fazia o contorno da BR – 364 para a RO – 479 momento em que o motorista do carro acabou colidindo na lateral do caminhão vindo a rodar na pista. O casal que seguia no carro apenas a mulher foi levada para o hospital de Presidente Médici com dores no braço e no peito, já o motorista do carro teve apenas um ferimento no rosto. O motorista do caminhão não ficou ferido. 

A Polícia Militar do distrito de Estrela de Rondônia fez a sinalização do trânsito para evitar outros acidentes. A PRF também esteve presente  para registro da ocorrência. O casal havia saido da cidade de Cerejeiras com destino a Ariquemes.  

Vejas imagens do acidente 










Texto: Welton Silva / Redação Portal Na Estrada RO

Fotos: Locutor Aguinaldo Moreira 

Carro e caminhão se envolvem em acidente no trevo da BR – 364 com a RO - 479

Saiba Mais




Na noite desta sexta - feira, 28, o motorista Joares Lopes que estava desaparecido desde o dia 26/03, retornou para sua casa na cidade de Rolim de Moura.

Segundo familiares Joares Lopes, saiu de casa por volta das 06:00h da ultima quarta-feira(26), e desde então os familiares não tiveram nenhuma notícia dele.


A família não disse os motivos pelo qual Joares estava desaparecido, apenas que o mesmo já esta em casa é esta bem.

Redação Portal Na Estrada RO.


Morador de Rolim de Moura que estava desaparecido retorna para casa

Saiba Mais

PUBLICIDADE

Topo do site