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Profissionais autônomos e ou mesmo os empregados que recebem por comissão, no entanto, ainda não percebem os efeitos da nova regulamentação e aguardam que a lei se consolide para alcançar os objetivos propostos, entre direitos trabalhistas, garantias jurídicas e mais segurança nas estradas.


Em vigor há quase dois meses, as mudanças estabelecidas na nova lei dos caminhoneiros, envolvendo principalmente novas regras na jornada de trabalho, ainda não são unanimidade entre os trabalhadores. Os caminhoneiros que são empregados em transportadoras estão entre os beneficiados. Profissionais autônomos e ou mesmo os empregados que recebem por comissão, no entanto, ainda não percebem os efeitos da nova regulamentação e aguardam que a lei se consolide para alcançar os objetivos propostos, entre direitos trabalhistas, garantias jurídicas e mais segurança nas estradas.

As alterações na lei aumentaram de quatro para cinco horas e meia o tempo máximo de direção contínua. Após esse período, o motorista deverá cumprir ao menos 30 minutos de descanso. A jornada diária, de oito horas, poderá ser estendida para até 12 horas, sendo duas extras e outras duas que devem estar previstas em acordo coletivo. Entre uma jornada e outra, ficou estabelecido um tempo de descanso de 11 horas, sendo que oito precisam ser cumpridas de forma consecutiva e as outras três, fracionadas ou não, tiradas no mesmo dia.


Outra novidade é que o tempo de espera, tanto para carga quanto para descarga, foi excluído do período de jornada de trabalho, e será indenizado em 30% do salário-base. No entanto, quando a demora for acima de duas horas e o local de parada oferecer as condições mínimas, a espera será tida como tempo de repouso. O novo regramento favorece melhor controle pelas empresas, mas ainda depende de os motoristas anotarem corretamente as informações no diário de bordo. O registro dos horários já era obrigatório, mas agora as anotações passam a ser responsabilidade exclusiva dos caminhoneiros.

Por outro lado, o poder público ficou com o compromisso de ampliar, em até cinco anos, os espaços de paradas nas rodovias. Antes, os caminhoneiros eram obrigados a parar a cada quatro horas, mas a falta de pontos seguros nas estradas inviabilizava o cumprimento. Até o fim do ano, a primeira relação de trechos já deve ser disponibilizada pelo governo. Devido aos prazos de adequação, nos primeiros seis meses de vigor da lei, a fiscalização das medidas terá apenas caráter orientativo, sem risco de penalidades.
FONTE: Notícias do Dia Online

LEI DO CAMINHONEIRO - MUDANÇA NA LEGISLAÇÃO DIVIDE OPINIÕES ENTRE CAMINHONEIROS

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Evento itinerante começou em junho e vai até agosto percorre praças de todo o País levando excelentes oportunidades de negócio


A Caravana Vou de Scania chegou esta semana a Porto Velho (RO) e Goiânia (GO). A ação, que vai até agosto, percorre diversas cidades simultaneamente para mostrar aos clientes todos os diferenciais das linhas de produtos e serviços da marca. As próximas duas etapas serão realizadas de 6 a 10 de julho no Ceasa de Brasília, e de 14 a 17 de julho no Parque Anauá, em Roraima.

Em Porto Velho, uma das equipes da caravana está no Porto Velho Shopping, com organização da Casa Scania Rovema, até o dia 3 de julho. O outro time receberá os visitantes no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO), sob o comando da Casa Scania Varella GO, até quinta-feira, 2.

Durante a ação, transportadores e autônomos podem conhecer as melhores soluções da marca para veículos Rodoviários, Semipesados e Serviços, alternativas financeiras em Seguros, bem como as vantagens do Consórcio Scania. Além disso, os interessados podem fazer um test drive com um Streamline R 440 ou dirigir um semipesado P 310 8×2. O evento é aberto ao público.

Até 7 de agosto, a Caravana Vou de Scania vai passar pelos Estados do Paraná, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Paraíba e Ceará. A caravana conta com o apoio da rede de concessionárias da marca, do Scania Banco, Seguros Scania, Consórcio Scania, Noma e outros parceiros.  

Serviço

Caravana Vou de Scania

Data: 30 de junho a 3 de julho

Porto Velho Shopping – Rio Madeira, 3288 – Bairro Flodoaldo Pontes Pinto – Porto Velho, Rondônia– telefone: (69) 3218-8038

Horário:9h às 22h

Data: 30 de junho a 2 de julho

Centro Cultural Oscar Niemeyer – Avenida Deputado Jamel Cecílio, 4490, Lote 1 – Setor Fazenda Gameleira – Goiânia, Goiás – telefone: (62) 3201-4901

Horário: 8h30 às 17h30

Fonte: Scania

Caravana Vou de Scania estreia participação em Porto Velho e Goiânia

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A ferramenta pode ser utilizada em casos de acidentes sem nenhuma pessoa ferida ou morta, com até cinco veículos envolvidos e que não tenham provocado danos ao meio ambiente ou ao patrimônio público.


Os usuários que transitam pelos mais de 70 mil quilômetros de rodovias federais sob a responsabilidade da PRF podem agora registrar a ocorrência de acidentes sem vítimas diretamente pela internet.

A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF/MJ), que passou a oferecer o serviço em todo o Brasil a partir desta segunda-feira (29).

Através do endereço www.prf.gov.br/acidente, o usuário envolvido em acidente sem vítimas obtém uma declaração eletrônica de acidente de trânsito (e-DAT), que substitui o boletim que vinha sendo elaborado pessoalmente pelos policiais rodoviários federais.

A ferramenta pode ser utilizada em casos de acidentes sem nenhuma pessoa ferida ou morta, com até cinco veículos envolvidos e que não tenham provocado danos ao meio ambiente ou ao patrimônio público.

Ocorrências que envolvam vazamento de produtos perigosos ou veículos oficiais não podem ser registradas através do novo sistema. O mesmo acontece nos casos de colisões em que há algum crime relacionado, como embriaguez, por exemplo.

Gratuita, a e-DAT será emitida em até cinco dias úteis, após validação da PRF. Cada envolvido pode fazer sua própria declaração. Se houver acordo entre as partes, pode ser feito um único documento com os dados de todos os envolvidos.

A declaração eletrônica é um documento reconhecido pelos demais órgãos e pelas seguradoras de veículos.

Com a e-DAT, a PRF passa a priorizar o atendimento de acidentes graves ou que comprometam a segurança, além das atividades preventivas de fiscalização de trânsito e de combate a crimes.

Sem essa ferramenta, boa parte do trabalho dos policiais rodoviários federais se concentrava no atendimento de acidentes sem vítimas e com pequenos danos materiais.

O que fazer em caso de acidente

Em caso de acidentes sem vítimas, conforme o artigo 178 do Código de Trânsito, os envolvidos devem retirar os veículos da rodovia, para garantir a segurança e a fluidez do tráfego.

Devem também anotar o local (BR, quilômetro e sentido), a data e o horário da ocorrência. Fotografar os veículos e os danos, coletar dados dos demais envolvidos e listar eventuais testemunhas também estão entre as medidas recomendadas pela PRF.

O prazo máximo para se acessar o endereço www.prf.gov.br/acidente e fazer a declaração eletrônica do acidente é de 60 dias.

No caso de acidente com vítimas, os envolvidos devem providenciar socorro médico aos feridos e acionar a polícia. Em rodovias federais, o telefone a ser utilizado é o 191.

É imprescindível sinalizar imediatamente o local, com o uso do triângulo a uma distância de pelo menos 30 metros, para evitar novos acidentes.

Apenas nos casos de acidente com vítima o local deve ser preservado, para facilitar os trabalhos de policiais e peritos.

Fonte:

PRF disponibiliza serviço via internet para registro de acidentes sem vítimas

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O caminhão havia sido furtado em Rolim de Moura e foi encontrado pela PM em Vilhena.




Na manhã deste sábado, 27, a Polícia Militar de Vilhena recuperou na Avenida Perimetral no bairro Moisés de Freitas um caminhão produto de um furto.

Segundo informações colhidas pela reportagem, o motorista do caminhão que reside na cidade de Rolim de Moura percebeu logo cedo que o veículo Mercedes Benz L-2638 placa JZB-4966 de Rolim de Moura havia sido foi furtado, assim, imediatamente acionou o seguro para bloquear dito veículo.

Ao ser acionada, a seguradora informou que o veículo estava na cidade de Vilhena, encontrando-se exatamente no bairro Moisés de Freitas.

Assim, a Polícia Militar foi acionada para ir até o local, encontrando o veículo. Os militares localizaram o veículo com a chave na ignição. O caminhão foi recolhido e levado à Delegacia de Polícia Civil, em Vilhena.

Fonte: Do Folha de Vilhena

Caminhão furtado em Rolim de Moura é recuperado em Vilhena

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Confira o nome  dos ganhadores dos prêmios da quinta edição da Promoção Meu Sonho Tá 94. O sorteio foi realizado neste domingo (28) na comunidade São Cristóvão em Rolim de Moura.

RELAÇÃO DOS GANHADORES DA PROMOÇÃO
“MEU SONHO TÁ NA 94”
SORTEIO 28 DE JUNHO 2015

1º PÊMIO – (01 FORNO ELÉTRICO 42 LITROS – PHILCO)
JANDIRA COELHO DO NASCIMENTO –MIGRANTINÓPOLIS

2° PRÊMIO – (01 FRITADEIRA AIR FRYER F-400- FORD)
SILVANA MOREIRA BARROS GONÇALVES – ROLIM DE MOURA

3° PRÊMIIO – (01 MICRO-ONDDAS 30L – LG)
JOÃO DA SILVA SOARES – ROLIM DE MOURA

4º PRÊMIO – (01 FOGÃO COOKTOP 4 BOCAS – ESMALTEC)
ROBERTO SAGRILLO – ROLIM DE MOURA

5º PRÊMIO – (01 MINI SYSTEM 440W RMS – LG)
ROSENI PEREIRA – ROLIM DE MOURA

6º PRÊMIO – (01 TV 42” LED FULL HD – LG)
VALMIR A. DA SILVA – CACOAL

7º PRÊMIO – (01 AUTOMÓVEL VW UP! 1.0 4P 2015, VERMELHO COM AR-CONDICIONADO)
JUVANILDO SOARES CARDOSO – ROLIM DE MOURA


Da Redação Na Estrada RO com informações da assessoria de imprensa da Radio Liberdade FM 94.5

Veja a lista com nome dos ganhadores dos prêmios da Promoção Meu Sonho Tá 94

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Cancelamento ocorreu, pois o cantor se recupera de uma cirurgia no coração.Apresentação foi substituída por show da dupla Marcos Paulo e Marcelo.



O show do cantor sertanejo Milionário na 17° Exposição Agropecuária de Cacoal (RO) foi cancelado pela organização. De acordo com a Associação Rural de Cacoal (Arca), no lugar do artista se apresentarão a dupla Marcos Paulo e Marcelo, que fará uma homenagem a Milionário e José Rico. Mesmo com o show cancelado, Milionário deve ir à feira para assistir a esta apresentação, mas não poderá cantar devido ao procedimento cirúrgico no qual foi submetido recentemente.

Segundo Wilson Rocha, assessor de comunicação da Arca, o show de Marcos Paulo e Marcelo está marcado para o dia 14 de agosto. Uma grande estrutura de palco será montada para a apresentação. “Assim como o público, a direção da Arca também ficou preocupada com o destino do show, em razão dos dois acontecimentos trágicos. Primeiro a morte de José Rico e agora a cirurgia de Milionário, porém, a produção do cantor nos garantiu que o show ‘Milionário e José Rico Eternamente’, permanecerá na grade de programação”, diz.


Sobre o novo formato do show, Wilson diz que a promessa é de uma apresentação mais emocionante. “Na primeira roupagem após a morte de José Rico, responsável pela primeira voz da dupla, o cantor Milionário tinha a necessidade da utilização de playback. Agora, com a presença de Marcelo, que é filho do José Rico, o show será todo ao vivo e exclusivamente com músicas de Milionário e José Rico”, garante.

Ainda de acordo com a diretoria da Arca, outras duplas sertanejas poderão participar do show de tributo a José Rico. O cantor sertanejo Milionário passou por uma cirurgia no coração neste mês de junho e passa bem. Devido ao procedimento médico, o artista precisará ficar 70 dias de repouso.

Fonte: G1 RO

Show de Milionário é cancelado na Exposição Agropecuária de Cacoal

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A inspeção periódica destes ítens colabora para a segurança do estradeiro, mantendo o sistema de freios eficientes e prontos para qualquer situação.


Imagine que você está dirigindo, quando na hora de frear o caminhão o pedal não dá conta e você precisa pisar mais fundo que o normal para parar. Este pode ser o primeiro sintoma de um problema nas lonas e pastilhas de freio do seu bruto.

A inspeção periódica destes ítens colabora para a segurança do estradeiro, mantendo o sistema de freios eficientes e prontos para qualquer situação. Além do desgaste natural ou o uso de peças que não são genuínas podem causar o aquecimento dos componentes, prejudicando a frenagem e provocando acidentes. As peças paralelas também podem apresentar folgas (por não serem projetadas perfeitamente para o caminhão).

Na hora da revisão das lonas e pastilhas, fique atento também nas buchas e tambores de freio – se houver trincas, corrosão ou riscos nessas peças, haverá redução da vida útil dos demais componentes, além de diminuir a eficiência da frenagem. E, é claro, dê preferência pelas peças genuínas, ampliando a durabilidade e segurança do seu cargueiro.

Fonte: Volvo

DICAS DE MANUTENÇÃO - Revisão de lonas e pastilhas de freio garante a sua segurança

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O sorteio final da quinta Edição da Promoção Meu Sonho Tá Na 94, ocorre neste domingo (28) as 16h no barracão de eventos da Comunidade São Cristóvão em Rolim de Moura. 


Foto: Divulgação Radio Liberdade FM
A campanha que teve inicio no mês de fevereiro de 2015 com duração de cinco meses e com a premiação de um carro zero Km,sendo um UP 04 portas com ar condicionado e mais oito super prêmios sera finalizada neste domingo quando ocorre o sorteio final da promoção.

A campanha Meu Sonho Tá Na 94 é realizada há cinco anos pela Rádio Educativa Liberdade FM de Rolim de Moura que em parceria com o comercio local promove esta espetacular promoção que visa fortalecer o economia da região e ainda há realização do seu sonho de ter o carro zero km, que é o sonho de milhares de pessoas. O sistema de sorteio é via cupom.

No ano de 2015 a Rádio Educativa Liberdade FM 94.5 de Rolim de Moura completa nove anos no ar com sua programação que leva alegria a milhares de lares do estado de Rondônia, é para comemorar o sucesso que tem na região realiza desde o ano de 2011 a campanha Meu Sonho Tá Na 94.

O sorteio ocorre neste domingo (28) as 16h no barracão de eventos da Comunidade São Cristóvão que fica localizada na Avenida Macapá em Rolim de Moura. Haverá transmissão ao vivo pela Rádio Liberdade FM 94.5.

As festividades tem inicio as 11h da manhã com grandioso almoço e acompanhado de churrasco, moda de viola ao vivo, é em seguida ocorre o sorteio de um Up zero Km e 06 super prêmios.

Da Redação Portal Na Estrada RO

SORTEIO DE CARRO ZERO KM DA PROMOÇÃO MEU SONHO TÁ NA 94 OCORRE NESTE DOMINGO, NA COMUNIDADE SÃO CRISTOVÃO

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Rolim de Moura ganha nova Empresa no setor de Peças e Oficina para motos.WM Motos Garantia Absoluta. 




Amigo Motoqueiro Inaugura dia 29 de junho em Rolim de Moura WM Motos! A sua mais nova loja de peças, pneus, acessórios e uma ampla e moderna oficina multi - marcas para melhor cuidar de sua moto.
Venham participar da inauguração da WM Motos é neste dia 29 de junho, e aproveitar nossos preços de inauguração.  “WM Motos - Garantia Absoluta” na Avenida Vinte Cinco de Agosto, 6199 (Meia, um, nove, nove) próximo a Forti – Gás.


Da Redação Na Estrada RO

PUBLICIDADE - WM MOTOS INAUGURA NESTA SEGUNDA - FEIRA 29 DE JUNHO, EM ROLIM DE MOURA

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Viajar de ônibus ficará mais caro a partir da 0h do dia 1º/7/2015 quando passará a valer os novos valores.


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União de hoje (26/6), a Resolução nº 4.765 que autoriza o reajuste de 7,708% sobre a tarifa dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Os novos valores entram em vigor a partir da 0h do dia 1º/7/2015.

Os reajustes são realizados anualmente, conforme determina a Resolução nº 1627/2006. O acréscimo autorizado corresponde à correção dos insumos necessários à preservação do equilíbrio econômico-financeiro da prestação dos serviços.

Fonte: ANTT



ANTT autoriza reajuste das passagens de ônibus interestaduais e internacional

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Governo diz que obra é prioritária e deve ser concluída ainda este ano. Anel viário pode tirar mais de um mil veículos pesados da BR-364.

Foto: Reprodução G1 RO
As obras de pavimentação do anel viário de Ji-Paraná(RO), cidade localizada a 374 quilômetros de Porto Velho, foram retomadas nesta quinta-feira (25) após o Governo do Estado de Rondônia determinar que o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) rompesse contrato com a empresa responsável pela obra. O rompimento ocorreu devido ao não cumprimento de cláusulas contratuais, segundo o governo.

De acordo com o secretário regional de governo, Romildo Pereira, o DER tocará a obra com recursos próprios. “Não sabemos ainda quanto será empregado, mas com certeza a obra custará menos agora que utilizaremos maquinário e verba do próprio governo estadual. Espera-se que até o final do ano a pavimentação esteja concluída”, afirma o secretário. A pavimentação do anel viário, que mede 13,5 quilômetros, foi iniciada em 2013 e passou por várias paralisações até o DER assumir a obra.
Estima-se que, com a obra concluída, mais de mil veículos pesados sairão do fluxo urbano da BR-364 diariamente. “Esse é o principal objetivo do anel viário: desafogar o trânsito na cidade. O anel viário tem papel importantíssimo para o desafogamento do tráfego no perímetro urbano de Ji-Paraná”, concluiu Pereira.

Fonte: G1 RO

DER assume a pavimentação do anel viário de Ji-Paraná, RO

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Foi aprovado em 1ª votação na sessão plenária desta quarta-feira (24) o Projeto de Lei 93/2015, do Poder Executivo, que trata sobre a redução na alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do óleo diesel.


Foto: Arquivo Portal Na Estrada RO 

A redução, caso aprovada pelos deputados, passará a vigorar a partir de 1º de julho. Até 31 de dezembro de 2015, o preço do diesel estará sujeito à nova incidência de ICMS, com alíquota de 12%. Atualmente, o índice é de 17%.

ICMS REDUZIDO

O projeto tem validade de seis meses. Durante este período, o Governo Estadual irá monitorar para avaliar se, na prática, a redução da alíquota refletirá no aumento do consumo do diesel e em benefícios para representantes do setor produtivo, de transporte, revendedores e caminhoneiros.
A expectativa é de que a redução da alíquota, aliada a queda no preço médio praticado nas bombas dos postos de combustíveis incremente as vendas do diesel em 40%.

Conforme dado apontado pela Secretaria de Estado de Fazenda, com a concessão do benefício, o Estado deixará de arrecadar entre R$ 4 milhões e R$ 7 milhões. No entanto, para o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniências de Mato Grosso do Sul (Sinpetro), Gelson Pavoni, com o aumento no consumo será possível recuperar esse valor em aproximadamente 120 dias.

FONTE: Correio do Estado

REDUÇÃO DO ICMS DO DIESEL APROVADO EM 1ª VOTAÇÃO

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Índice que ficou marcado com 500 mortes no trânsito e grande congestionamento nos hospitais e unidades de emergência do Estado.


Com uma frota de 814.400 veículos, Rondônia começou uma grande ofensiva para frear o índice de acidentes no trânsito, que registrou em 2014 pelo menos 12.649 ocorrências com vítimas, índice que ficou marcado com 500 mortes no trânsito e grande congestionamento nos hospitais e unidades de emergência do Estado.

Para explicar esse fenômeno, autoridades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) afirmam que o crescimento populacional do Estado teve importância relevante no aumento desse índice. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rondônia saiu de um patamar populacional de 1.535.625 habitantes em 2010 para 1.748.531 habitantes em 2014. Já a frota, que era de 560.220 veículos passou para 830.605 veículos até abril de 2015, o que não justifica, mas explica as ocorrências que têm similaridade com o restante do País.

Nesse ponto, há um aspecto a considerar, visto que embora se constate elevado índice de acidentes em 2014 (12.649 ocorrências) esse número, por estranho que possa parecer, é inferior ao das ocorrências de 2011, que registrou um total de 14.705 acidentes. Nesse mesmo período, em Porto Velho foram registrados 7.260 acidentes em 2011 contra 4.026 acidentes em 2014, indicando uma redução do índice da ordem 44,54%, segundo dados da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar.

De acordo com os dados do Detran-RO, em 2014 houve 11.856 acidentes envolvendo motocicletas e 500 pessoas morreram. Só em Porto Velho foram a óbito 75 pessoas acidentadas, número inferior aos 116 acidentes fatais registrados em 2010 na Capital.

A explicação para essa situação, que mesmo com o aumento dos números da frota reduziu consideravelmente as ocorrências, está na execução de um projeto de política pública para o trânsito, detalhado com o aprimoramento e aparelhamento da fiscalização da PM, com investimentos oficiais para melhoria das vias, da sinalização e educação para o trânsito, com campanhas na mídia e nas próprias vias públicas, em especial aquelas de maior fluxo.

Outro dado estatística do Detran-RO, que merece ser observado para entender a dinâmica do trânsito de Rondônia, é que, com exceção do município de Porto Velho, há mais motocicletas do que automóveis em todo o Estado. Segundo as estatísticas de 2014 do Detran-RO, são 247.754 automóveis e 438.198 motocicletas (não estão incluídos os números da frota de ônibus, caminhões e similares).

Importante esclarecer ainda, que em 2014, só Porto Velho registrou 2.527 acidentes automobilísticos com vítimas, e nada menos que 3.432 acidentes com motocicletas também com vítimas, dados que revelam uma situação preocupante, que tem levado os órgãos do governo estadual ao planejamento de várias ações para enfrentar o problema.

DEMANDA NA SAÚDE

O Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, que apresentou esses números, é o serviço de saúde de referência em Porto Velho para atendimento da demanda gerada pelos acidentes de trânsito local e de todo o Estado (alta complexidade). Seus índices são diferentes dos apresentados pelo Detran-RO e pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da PM, o que é explicado por diversos fatores, incluindo o acidente com veículo ou condutor irregular, que foge do flagrante para não ser apreendido, mas com a consequente entrada do paciente acidentado no hospital.

Para se ter ideia, os registros de 2014 do hospital apresentam números estarrecedores, ainda com a ressalva de que muitos acidentes não passam pela instituição. Foram 631 acidentes automobilísticos com vítimas e 4.697 acidentes com motocicletas com vítimas. O universo dos acidentes com motocicletas é extraordinariamente superior ao número de acidente envolvendo os automóveis. Muitos acidentes (os de baixa complexidade, como as escoriações) são direcionados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), não constando, por conseguinte, nas estatísticas do hospital.

Fonte: Decom Rondônia

TRÂNSITO - Motocicletas provocaram mais de 3,4 mil acidentes em Porto Velho

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Uso do cinto no banco traseiro pode salvar vidas. Não usar o cinto de segurança é uma infração grave, sujeita a multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de motorista. 


Um grave acidente de carro ocorrido nesta madrugada (24) causou a morte do cantor e compositor sertanejo Cristiano Araújo, de 29 anos, e de sua namorada, Allana de Moraes, de 19 anos. Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal, existe a possibilidade de que eles não estivessem usando cinto de segurança, já que ambos foram arremessados para fora do veículo.

O cantor e a namorada viajavam no banco traseiro. Os dois ocupantes dos bancos dianteiros, o empresário Victor Leonardo e o segurança Ronaldo Ribeiro, que dirigia o Land Rover, tiveram apenas ferimentos leves, aumentando as suspeitas de que eles estivessem sem cinto atrás. O SUV em que estavam saiu da pista e capotou por volta das 3h da manhã em uma rodovia no sul de Goiás.

Vale lembrar que o uso do cinto é obrigatório no Brasil para todos os ocupantes do veículo, sendo responsabilidade do condutor garantir que todos estejam com o equipamento de segurança antes de colocar o carro em movimento. Contudo, uma pesquisa divulgada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) no início do ano apontou que 53% dos passageiros no banco traseiro não fazem uso do dispositivo.

Peso pode aumentar 35 vezes em acidente

Que ele é obrigatório, a maioria dos brasileiros já sabe. O que muitos ainda não sabem é da sua capacidade de salvar vidas. Em um acidente, os passageiros são projetados para a frente com o peso consideravelmente aumentado, podendo pesar até 35 vezes mais. Segundo o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), em uma batida a 50 km/h, um adolescente de 50 kg é arremessado sobre os bancos dianteiros com um peso de aproximadamente 1,25 tonelada. Imagine essa proporção para um adulto de 70 kg em uma colisão na estrada a 120 km/h. Além dos danos para quem está atrás, existe ainda risco de ferimentos graves também para quem vai na frente, que pode ser esmagado contra o cinto de segurança, o painel ou o volante.

Ainda de acordo com a pesquisa da Artesp, de 2012 até outubro de 2014, 69,4% dos ocupantes que viajavam no banco traseiro e morreram em acidentes em rodovias estavam sem o cinto. No banco dianteiro, as vítimas fatais sem cinto são 38,4%. Já entre os motoristas o índice é de 50,1%.

Pensando em reverter esse quadro, a entidade está fazendo uma campanha por todo o Estado com um simulador de impacto. O equipamento passa às pessoas a sensação que teriam – e a força que sentiriam - em um acidente a 5 km/h. O simulador já passou por 26 municípios de São Paulo.

Não usar o cinto de segurança é uma infração grave, sujeita a multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de motorista. Em uma época em que os carros estão cada vez mais equipados, com cintos de três pontos para todos os ocupantes, sistema isofix para cadeiras infantis, até oito airbags e sistemas modernos anticolisão, toda a tecnologia perde a sua utilidade se as pessoas não fizeram bom uso dela. Ou nem usarem.

A Artesp informou que as autuações feitas pela Polícia Militar Rodoviária em decorrência da falta de uso do cinto de segurança vem crescendo no Estado de São Paulo. Foram emitidas 99.520 multas por esse motivo entre abril e dezembro de 2012, subindo para 125.072 em 2013 e para 179.916 de janeiro a outubro de 2014.

Fonte: Icarros

Acidente com cantor sertanejo reacende discussão sobre cinto no banco traseiro

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Os motoristas que desejam tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E não precisam se submeter ao teste até o final de 2015.


Diferente do que se esperava, o exame toxicológico para caminhoneiros e motoristas de veículos pesados foi adiado mais uma vez. Prevista para ser colocada em prática em janeiro de 2014, a medida acaba de sofrer o quarto adiamento. Devido ao atraso, os motoristas que desejam tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E não precisam se submeter ao teste até o final de 2015.

Futuramente, os testes deverão ser feitos no momento da expedição da carteira de motorista e a cada cinco anos, quando ocorrer a renovação. De acordo com o Contran, a coleta de fios de cabelo, pelos ou unha já podem identificar se o motorista usou drogas nos três meses anteriores ao exame.

Após receber o resultado, uma clínica credenciada pelo Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, será emitido um laudo médico de aptidão do motorista. No documento estará documentada qual substância o motorista utilizou. De acordo com o Denatran, os próximos meses serão de estudos em conjunto com o Ministério da Saúde, onde serão definidos os requisitos que serão exigidos para os laboratórios que irão realizar os exames.

Fonte: Blog Iveco

Exame toxicológico ainda não é obrigatório para renovação da CNH

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A indústria automotiva espera uma definição até o final de 2015 sobre o projeto de renovação de frota de caminhões.


O primeiro vice-presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, afirmou, nesta quarta-feira, que a indústria automotiva espera uma definição até o final de 2015 sobre o projeto de renovação de frota de caminhões entregue pela entidade ao governo no ano passado. O projeto consistiria, em uma etapa ainda experimental, na retirada de 500 veículos com mais 30 anos de uso para serem reciclados. O proprietário do caminhão receberia um bônus da recicladora que seria utilizado no pagamento de 20% do valor de um outro caminhão.

Como o caminhão a ser comprado não deve ser um veículo novo, o bônus seria utilizado novamente pela loja para a aquisição de outro caminhão, também mais novo que o vendido ao caminhoneiro, e assim, sucessivamente, até que esse valor de desconto chegasse às concessionárias na venda de um veículo novo, quando seria transformado em abatimento de impostos. "É um projeto que prevê cunho ambiental, já que tira caminhões de mais de 30 anos de uso e ainda de segurança, pois se os caminhões correspondem a 5% da frota, são responsáveis por 25% dos acidentes", explicou Megale, que também é diretor da Volkswagen.

Já a renovação de veículos leves ainda não chegou a ser transformada em projeto. O presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, disse que há espaço para que haja uma renovação de frota de carros no País, mas defendeu que um possível projeto seja sustentável e de longo prazo. "Se for um programa de período curto, trazendo as compras de amanhã para hoje, não haveria uma sustentabilidade no volume de vendas", disse Powels.

FONTE: Diário de Pernambuco

ANFAVEA: SETOR ESPERA DEFINIÇÃO SOBRE RENOVAÇÃO DE FROTA DE CAMINHÕES

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Seja empresário, autônomo ou motorista, todos sabem que encarar o trecho não é uma atividade barata. Cada decisão pode representar uma economia ou uma despesa a mais no seu bolso.  


 Por isso é importante ficar atento a pequenos detalhes que, no fim do mês, podem fazer muita diferença:

- Abastecer no posto mais barato nem sempre é vantagem. Dê preferência aos postos de combustíveis de confiança, onde você sabe que vai encontrar diesel de qualidade e que não irá prejudicar o funcionamento do seu cargueiro.

- Planejar a rota antes de partir é importante para ver qual a distância a ser rodada, o tempo que você vai levar e quanto terá que abastecer. Sair sem planejamento pode resultar em gastos desnecessários (como escolher um caminho mais longo quando estiver no trecho).

- Para o estradeiro que percorre longas distâncias, existem gastos fixos (como as refeições) e gastos esporádicos (como cafezinho depois do almoço, lanches, etc.). Por isso é importante anotar as despesas extra para ter conhecimento de onde o seu dinheiro está sendo aplicado.

- Conferir os pneus antes de partir também é importante. Quando estão bem calibrados, o seu desgaste é menor e o consumo de combustível também é reduzido.

- A peça paralela pode ser mais barata que a genuína. No entanto, as peças genuínas, além de durarem mais, não prejudicam o funcionamento da parte mecânica do cargueiro.

- Ao parar em algum lugar, peça a senha da rede Wi-fi. Lugares com conexão podem auxiliar o contato com a família, e o que é melhor: custo zero.

Fonte: Volvo

DIA A DIA NA ESTRADA - Amigo Caminhoneiro economize um pouco a cada dia

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A Ford expõe caminhões da linha Cargo. Além do modelo leve Cargo 1119, também podem ser vistos no estande o pesado Cargo 2429 e o extrapesado Cargo 2842. 


A Ford participa da 17ª Transposul, uma das principais feiras de transporte e logística do Brasil, com a exposição de caminhões da linha Cargo. Além do modelo leve Cargo 1119, também podem ser vistos no estande o pesado Cargo 2429 e o extrapesado Cargo 2842, indicados para diferentes tipos de aplicações.

“Estamos com uma boa expectativa para a Transposul, pois se trata de uma das maiores feiras direcionadas a empresários do setor de transporte e logística do País. Decidimos investir em um estande de alto nível, mostrando nossos principais produtos e serviços. Temos também uma equipe especializada em negócios e a presença de executivos da Ford para atendimento aos visitantes”, diz Flávio Costa, supervisor de Marketing da Ford Caminhões.
Este ano, até maio, a Ford foi líder do mercado de caminhões nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 22,8% de participação ¬– um ganho e 4,2 pontos percentuais comparado ao ano de 2014. A marca liderou também o segmento de caminhões leves, com 31,3% de participação. “Com a chegada do Cargo 1119 e o retorno do F-4000, ganhamos 4,7 pontos percentuais de participação no segmento comparado a 2013, quando existia somente o Cargo 816”, afirma Costa.

Promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), a feira reúne grandes empresas da cadeia logística de todo o País. “O ano de 2015 tem sido desafiador para toda a indústria, mas a Ford Caminhões tem ganhado participação de mercado, graças à qualidade de nossos produtos e à parceria e confiança dos clientes. Na feira, estamos dando continuidade à oferta das melhores condições para o mercado de transporte e logística”, completa Flávio.

Cargo 1119
O Cargo 1119, com peso bruto total de 10.510 kg, oferece a maior potência e capacidade de carga em sua faixa de peso. Destinado a aplicações urbanas e rodoviárias de curta distância, ele dá ao transportador a possibilidade de otimizar a operação da frota de acordo com seu perfil de carga.
O modelo foi desenvolvido pela engenharia da Ford, marca líder no segmento de caminhões leves no Brasil, unindo um trem de força potente e econômico e cabine confortável.


Cargo 2429 6x2
Com peso bruto total de 23 toneladas e tração 6x2, o Cargo 2429 é um caminhão que oferece muitas vantagens no transporte de médias e longas distâncias. Seu motor Cummins de 6 cilindros, com 290 cv, garante força e economia para aplicações como transporte de carga seca, baú isotérmico, baú de alumínio e frigorífico, entre outras. 


A cabine leito moderna e confortável, com suspensão, e o câmbio de seis marchas sincronizadas são outros fatores que contribuem para o conforto e a produtividade do trucado da Ford.

Novo Cargo 2842
O Cargo 2842, com tração 6x2 e peso bruto total combinado de 56 toneladas, se destaca pelo desempenho e relação custo-benefício na categoria. Além do motor forte e econômico, de 420 cv, é equipado com transmissão automatizada, freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e controle automático de tração (ASR).


A cabine ampla e ergonômica, com suspensão, tem uma das maiores camas do mercado. Coluna de direção com ajuste pneumático, banco com suspensão, ar-condicionado e vidros elétricos são outros itens de série para aumentar o conforto e produtividade das frotas.

Fonte: Imprensa Ford 
Fotos: Divulgação Ford 

CAMINHÕES - FORD EXPÕE CAMINHÕES CARGO NA TRANSPOSUL

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Motorista profissional de caminhões ou ônibus seja convocado pelo Detran para fazer curso preventivo de reciclagem.    


O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou o destaque do PTB à Medida Provisória 673/15 e manteve a exigência de que o motorista profissional de caminhões ou ônibus seja convocado pelo Detran para fazer curso preventivo de reciclagem para evitar que tenha a carteira de motorista suspensa por acúmulo de pontos devido a infrações de trânsito.

Os deputados já aprovaram o relatório do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) para a MP, que dispensa de licenciamento e de emplacamento máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras, retroescavadeiras e pulverizadores).

Também foi votada e rejeitada emenda do deputado Rubens Bueno (PPS-PR) que pretendia atribuir aos fabricantes de máquinas agrícolas a responsabilidade pelo cadastro das máquinas agrícolas.

Fonte:Agência Câmara Notícias

Plenário mantém em MP exigência de curso de reciclagem para caminhoneiros

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Entre outros pontos, texto aprovado também aumenta as penalidades de trânsito de algumas infrações. 


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) a Medida Provisória 673/15, que isenta do licenciamento e do emplacamento as máquinas agrícolas e veículos usados para puxar essas máquinas. A matéria foi aprovada na forma do relatório da comissão mista, elaborado pelo deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA). O texto precisa ser votado ainda no Senado.

A diferença entre o texto da comissão e o da MP original é quanto ao licenciamento e emplacamento. A MP original previa a necessidade de licenciamento se essas máquinas e veículos transitassem em vias públicas, como quando são deslocados entre partes diferentes de uma fazenda por meio de uma rodovia, por exemplo.

De acordo com o texto aprovado, essas máquinas e veículos deverão ter um registro providenciado sem custos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acessível ao sistema nacional de trânsito.

A nova exigência de registro valerá apenas para os maquinários produzidos a partir de 1º de janeiro de 2016.

Possíveis vetos
Segundo o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), o Executivo tem um acordo com a Frente Parlamentar da Agropecuária para sancionar os itens relativos ao registro de máquinas agrícolas, mas não tem compromisso de sanção para todos os demais itens acrescentados pela comissão mista.

“A depender das negociações que serão feitas a partir de amanhã [quarta-feira], o governo analisará a possibilidade de sancionar outros temas incluídos pela comissão mista”, afirmou o líder do governo.

Para esta quarta-feira (24), está marcada a votação do último projeto de lei do ajuste fiscal, o PL 863/15, que aumenta alíquotas incidentes sobre a receita bruta de 56 setores da economia beneficiados com a desoneração da folha de pagamentos.

Sem DPVAT
Outra novidade no texto aprovado da MP é o fim do seguro obrigatório (DPVAT) para os tratores e demais máquinas agrícolas. O texto deixa explícito que ficarão sem cobertura as pessoas que sofram danos em acidentes causados por esses veículos.

Penalidades mais graves
O texto aprovado aumenta as penalidades de trânsito de algumas infrações. Transitar na faixa ou via de trânsito exclusivo para transporte público coletivo de passageiros passa de infração leve para gravíssima, com apreensão do veículo.

O transporte pirata será considerado infração gravíssima com suspensão do direito de dirigir. Atualmente, a infração é média, com apreensão do veículo.

Já o ato de dirigir o veículo e, ao mesmo tempo, realizar a cobrança de tarifa, será considerado infração média. Essa infração não existe no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Curso de reciclagem
Para o motorista habilitado nas categorias C, D ou E com 14 pontos na carteira por infrações de trânsito, o projeto determina ao Detran a sua convocação para participar de curso preventivo de reciclagem.

Depois de concluído o curso, os pontos das infrações anteriores serão zerados. O motorista não poderá ser novamente convocado antes de um ano.

As empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público terão o direito de ser informadas dos pontos atribuídos aos motoristas contratados por elas.

Horário de trabalho
Na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43), o texto aprovado inclui dispositivo para estender a jornada máxima de 12 horas do motorista profissional aos operadores de veículos destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou de trabalhos de construção ou pavimentação, além dos operadores de tratores e colheitadeiras.

A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), disse que a ampliação da carga horária desses trabalhadores será prejudicial. “Essa extensão da carga horária é contra a segurança, contra a vida”, declarou.

Já o vice-líder do DEM deputado Onyx Lorenzoni (RS) disse que a agricultura, por suas especificidades, merece flexibilidade. “A agricultura tem momentos especiais, tem hora que tem de se fazer a colheita. O que se pretende é estender a jornada de trabalho, pagando hora extra”, afirmou.

Outros pontos
Confira outros pontos do texto aprovado:

- retira a competência dos municípios quanto ao registro e licenciamento de bicicletas elétricas (ciclomotores);

- permite a entrega de comprovante de transferência de propriedade de veículos automotores aos Detrans por meio eletrônico;

- diminui de 2 anos para seis meses de habilitação na categoria B e de 1 ano para três meses na categoria C o tempo mínimo exigido para aqueles que querem se habilitar às categorias D e E;

- prorroga de março de 2015 para dezembro de 2015 o prazo para renegociação de dívidas vencidas ou a vencer em operações com Cédula de Produto Rural (CPR) na modalidade formação de estoque no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos;

- acaba com a exigência de o veículo de carga novo transitar embarcado até o município de destino antes do registro e licenciamento;

- permite o uso de sistema eletrônico para registrar a reforma ou desmonte de veículos.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Câmara aprova MP que dispensa emplacamento de máquinas agrícolas

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Cantor sofreu um acidente na BR-153, em Morrinhos, nesta madrugada. Namorada dele também não resistiu e morreu; outros dois ficaram feridos.



O cantor goiano Cristiano Araújo, de 29 anos, e a namorada dele, Allana Coelho Pinto de Moraes, de 19, morreram na manhã desta quarta-feira (24) após um acidente de carro na BR-153, no km 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás. O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), para onde ele foi transferido, e a assessoria de imprensa do sertanejo confirmaram a informação às 8h30.

A morte de Allana foi confirmada por um dos empresários do cantor, Antônio Pereira dos Santos. "O corpo dela foi levado ao IML [Instituto Médico Legal] de Morrinhos, e os familiares foram ao local para a liberação", disse ao G1.

Eles serão velados juntos. O velório vai ocorrer nesta quarta-feira no Palácio da Música, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, e será aberto ao público.
O acidente

Segundo o Corpo de Bombeiros, o sertanejo voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado, por volta das 3h30, quando o veículo em que ele estava, um Range Rover, saiu da pista e capotou.
O cantor chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal de Morrinhos (veja vídeo abaixo). Depois, foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel até a capital, Goiânia. Em seguida, foi de helicóptero até o Hugo. Apesar dos esforços para socorrê-lo, Cristiano não resistiu aos ferimentos.

Além do cantor e da namorada, outras duas pessoas estavam no carro – um dos empresários, Vitor Leonardo, e o motorista de Cristiano. Segundo os bombeiros, eles sofreram ferimentos leves e também foram encaminhados a um hospital na capital. 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as causas do acidente ainda são apuradas. “Fizemos um levantamento no veículo, que é do ano de 2015, e ele estava em perfeitas condições. A suspeita inicial é que o motorista tenha dormido ao volante, mas tudo isso ainda é devidamente apurado”, afirmou o inspetor Newton Moraes.


Segundo o empresário Antônio Pereira dos Santos, o cantor costumava viajar com um motorista particular para que "pudesse dormir após o show e não precisasse dirigir". Ele ressaltou, ainda, que o condutor "é experiente e acostumado a guiar de madrugada".

A Polícia Civil já instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente. De acordo com o delegado Fabiano Henrique Jacomelis, responsável pelo caso, o motorista que conduzia o veículo, Ronaldo Miranda, 40, passou pelo teste do bafômetro, que não apontou consumo de bebidas alcoólicas.
“Já sabemos que o acidente aconteceu depois que ele perdeu o controle da direção. Agora estamos apurando se ele dormiu ao volante ou se houve algum outro fato que o levou a sair da pista e, consequentemente, capotar”, explicou o delegado ao G1.



Shows
Na última terça-feira (23), o cantor publicou em sua página no Instagram uma mensagem dizendo que estava partindo da Bahia, ao lado na namorada, com destino a Itumbiara. Após o acidente, muitos fãs comentaram na imagem sobre o ocorrido e mandaram mensagens de solidariedade ao cantor.

O próximo show de Cristiano Araújo estava marcado para acontecer na noite desta quarta-feira em Caruaru, em Pernambuco. No sábado (27), ele se apresentaria na Praia de Iracema, em Fortaleza, no Ceará.

Trajetória

O goiano foi "cantor por natureza" já que a música está há quatro gerações na sua família, desde seus bisavós, avós, pais e tios. Segundo o perfil de seu site oficial, aos 6 anos ele ganhou seu primeiro violão, no qual fez seus primeiros acordes, e aos 9, começou a se apresentar em público. 

Aos 10 anos, fez sua primeira composição e aos 13, gravou seu primeiro CD com cinco músicas. Continuou com sua carreira solo até os 17 anos, quando resolveu cantar em duplas, em um período que durou cerca de seis anos.

Em 2010, resolveu seguir de fato carreira solo, preparando a gravação de CD e DVD com participações de vários artistas. Em janeiro de 2011, o projeto foi concretizado, com a ajuda de grandes cantores e amigos, como Jorge (da dupla Jorge e Mateus), Gusttavo Lima, Humberto e Ronaldo, entre outros. Foi aí que ele estourou em 2011, com a música "Efeitos", gravada com o também sertanejo Jorge, da dupla Jorge e Matheus.

Fonte: G1 

Cantor Cristiano Araújo morre após acidente de carro na BR - 153 em GO, diz hospital

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Durante a Semana de Enfrentamento serão realizadas campanhas de mobilização social, participação na operação Lei Seca e pit stop com orientações preventivas sobre drogas.




A Superintendência Estadual de Promoção da Paz ( Sepaz) e as Secretarias Estaduais de Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc) esperam reunir, desta segunda-feira até o próximo sábado (22 a 27), mais de mil pessoas no seminário que faz parte da programação da Semana de Enfrentamento ao Uso de Álcool e Outras Drogas. O evento acontece no auditório da Unopar, em Porto Velho, com a presença de especialistas em prevenção, tratamento e recuperação da dependência química, entre eles os psiquiatras, Ronaldo Laranjeiras, Gustavo Teixeira e Thiago Fidalgo.

A Semana de Enfrentamento ao Uso de Álcool e Outras Drogas tem por objetivo  envolver educadores, representantes de associações de pais, acadêmicos e profissionais da rede de assistência à saúde e social para a prevenção à dependência química.



Kits de materiais que estão sendo distribuídos aos participantes que se inscreveram através do site oficial do governo de Rondônia: www.rondonia.ro.gov.br foram montados na sexta-feira pelas equipes da Sepaz e do Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas).

Durante a Semana de Enfrentamento serão realizadas campanhas de mobilização social, participação na operação Lei Seca e pit stop com orientações preventivas sobre drogas. O encerramento das atividades será na praça Aluísio Ferreira.

Fonte: Decom - Governo de Rondônia

PREVENÇÃO E COMBATE - Rondônia realiza Semana de Enfrentamento à Dependência Química

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A apresentação acontece no dia 14 de agosto na Exposição Agropecuária de Cacoal.


A Associação Rural de Cacoal, a Arca, confirmou neste sábado, 20, que o show de Milionário e José Rico Eternamente, será mantido na grade de shows da Expoac, Exposição Agropecuária de Cacoal, segundo a organização, o show vai ser um tributo dupla, e já tem a presença confirmada dos sertanejos Marcos Paulo e Marcelo, filhos de Milionário e José Rico. Outras duplas devem ser contratadas para atração, os empresários garantiram a presença de Milionário no dia, porém não poderá cantar.

Os empresários garantiram a presença de Milionário no dia do show, porém ele não vai poder cantar por recomendações médicas. O escritório informou a Arca que virá uma grande estrutura de palco para apresentação. “Fizemos uma reunião e ficou garantido que o show Milionário e José Rico Eternamente permanecerá na grade de programação da Expoac, a Arca em respeito a história desta dupla, que marcou a música brasileira, manterá o contrato e vai realizar este emocionante tributo. Além de Marcos Paulo e Marcelo, estamos fechando com outras duplas também conhecidas nacionalmente”, destaca Silvio Masiero, Presidente da Arca.

Na última segunda-feira, 15, o cantor Milionário foi submetido a uma cirurgia do coração, o sertanejo deixou a UTI na quarta-feira, 17, e por recomendações médicas ficará 70 dias em repouso, sem poder cantar. A ideia do escritório do cantor em manter a agenda de shows com a dupla Marcos Paulo e Marcelo é pela relação de pai e filho que os sertanejos tiveram com Milionário e José Rico. Nas apresentações pelo Brasil, a dupla relembra grandes sucessos dos “Gargantas de Ouro”.

O show em Tributo a Milionário e José Rico será no dia 14 de agosto na Expoac em Cacoal, para mais informações a organização disponibilizou um site com toda a programação da festa, o www.expoac.com.br .

Milionário fez dupla com o cantor José Rico, que morreu vítima de uma parada cardíaca, em março deste ano. O sertanejo foi internado com complicações no coração, rins e joelho, e não resistiu.  A dupla iniciou nos anos 70 e se tornou uma das mais importantes da música sertaneja. Entre os sucessos mais conhecidos estão "Estrada da vida", "Amor dividido" e "O tropeiro", "A carta" e "Viver a vida".

Texto:Maycon Pavin

Fonte: Rolnews

Cacoal:Expoac mantém contrato e realizará show em tributo a Milionário e José Rico

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A proposta é promover inspeção rápida e detalhada para detectar eventuais ameaças escondidas, como drogas, explosivos e contrabandos em veículos de carga e conteiners. 

Carregamento de soja no cais flutuante do porto de Porto Velho - Foto - Rafaela Schuindt
O governador Confúcio Moura autorizou a Diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), que administra o porto de Porto Velho, a iniciar tratativas com vista a adquirir um Sistema de Inspeção em Pórtico (raios-X). A proposta é promover inspeção rápida e detalhada para detectar eventuais ameaças escondidas, como drogas, explosivos e contrabandos em veículos de carga e conteiners.

O equipamento que a Soph pretende adquirir providencia a triagem minuciosa da carga, proporcionando às empresas que exportam e importam pelo porto público imagens radioscópicas com riqueza de detalhes do seu conteúdo. “Trata-se de um sistema de alto custo, mas de um investimento necessário, imprescindível não apenas às questões da área de segurança, mas também, para atender às exigências dos órgãos de controle e otimizar a administração do porto”, disse Leudo Buriti, presidente da Soph.

O equipamento pretendido e as estruturas necessárias para a sua instalação totalizam um investimento inicialmente estimado em R$ 7,5 milhões. A Diretoria da Soph já se reuniu com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil, deputado federal Marcos Rogério, que garantiu empenhar-se juntamente com os demais membros da bancada federal de Rondônia, com vistas a garantir recursos que viabilizem o projeto. A meta é viabilizar o aparelho de raios-X até o final de 2016.

Com informações do Decom - Governo de Rondônia

Porto de Porto Velho deverá adquirir aparelho de raios-X para facilitar inspeção de cargas

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A “Tag Siniav”tem como objetivo a prevenção, fiscalização e a repressão ao furto e roubo de veículos e de cargas no país.


Foi prorrogado para 1º de janeiro de 2016, o início do Emplacamento Eletrônico – Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV) para que veículos nacionais e importados possam ter instalada a “Tag Siniav”. O adiamento foi decidido na reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na tarde desta quarta-feira, dia 17 e tem como objetivo a prevenção, fiscalização e a repressão ao furto e roubo de veículos e de cargas no país.

O sistema consiste na identificação de veículos por radiofrequência, por meio de dispositivo de identificação eletrônico instalado no veículo, antenas leitoras, centrais de processamento e sistemas informatizados de monitoramento. A instalação da “tag Siniav” na frota nacional obedecerá a um cronograma com início em 1º de janeiro de 2016.

Fonte: Guia Trc

Prorrogado para 1º de janeiro de 2016, o prazo para implantação do tag automotivo

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Café, laranja e cana-de-açúcar estão entre as culturas citadas pelo Ministério do Trabalho como determinantes para o resultado.


A agropecuária foi exceção no resultado dos empregos formais em maio. É o que mostra o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho. Único com saldo positivo no mês passado, o setor gerou 28,362 mil vagas, com 109,638 mil admissões e 81,276 demissões. O número é 1,83% maior que o registrado em abril deste ano.

“A elevação, decorrente, em parte, da presença de fatores sazonais, foi proveniente principalmente do desempenho positivo das atividades ligadas ao Cultivo de Café (+16.820 postos), às Atividades de apoio à Agricultura (+4.478 postos), às de Cultivo de Laranja (+4.026 postos) e às de Cultivo da Cana-de-açúcar (+4.000 postos)”, diz o relatório do Ministério.

Na comparação com maio do ano passado, quando foram gerados 44,105 mil vagas, houve uma queda de 35,69%. Foi a primeira vez que o setor criou menos de 30 mil empregos em um mês de maio desde 1999, quando as admissões superaram as demissões em 19,360 mil. Desde então, o melhor resultado tinha sido o de maio de 2004, com diferença positiva em 86,459 mil empregos. Desde 1992, série histórica divulgada pelo Ministério do Trabalho, o melhor resultado para o mês é o de maio de 2004, com 86,859 mil vagas.

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a agropecuária gerou 35,589 mil vagas formais. Foram 465,812 mil admissões e 430,223 demissões. O saldo é 2,3% maior que o do mesmo período no ano passado, mas o menor desde 2002. A marca anterior era a de 2013, com a criação de 53,595 mil vagas. Nos 12 meses encerrados em maio, o setor mais demitiu que admitiu, com saldo negativo de 39,002 mil vagas (1,094 milhão de admissões e 1,113 milhão de demissões).

Resultado geral
Considerando todos os setores analisados pelo Ministério do Trabalho, o Brasil teve um saldo negativo de 115,599 mil vagas formais de trabalho no mês de maio. Foram 8,265 milhões de admissões e 8,509 demissões. No acumulado do ano, a queda no emprego foi de 243,948 mil postos de trabalho e, nos últimos doze meses, ocorreu a redução de 452,835 mil.

Apesar do resultado negativo, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, acredita em recuperação do nível de emprego formal no segundo semestre. “O FGTS já desembolsou R$ 20 bilhões, neste primeiro semestre, para o setor da habitação e saneamento básico. Esse recurso vai ajudar a recuperar os empregos na construção civil, que deve gerar mais de 1 milhão de novos postos ainda em 2015”, comentou, de acordo com o divulgado pela instituição.

Fonte: Globo Rural
Foto: Reprodução Ed. Globo

ECONOMIA - Exceção, agropecuária tem saldo positivo de empregos formais em maio

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Essa é a segunda paralisação da fábrica da Ford no ABC apenas neste mês


A Ford vai suspender a partir de segunda-feira, até o fim do mês, a produção de caminhões na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Cerca de 800 operários serão dispensados nesse período, com desconto do tempo parado no banco de horas.

Na sexta-feira da semana que vem, a produção de carros, feita no mesmo complexo industrial, também será interrompida. O objetivo com essas medidas é ajustar a produção à demanda.
Entre janeiro e maio, os emplacamentos de carros e caminhões no país caíram, respectivamente, 20% e 42,4%. No caso da Ford, as vendas de automóveis e utilitários leves recuaram 5,9% no período, apesar dos bons resultados da marca com a nova geração do compacto Ka, quarto carro de passeio mais vendido no Brasil. Já o volume de caminhões da Ford acumulou queda de 15% até maio.

Essa é a segunda paralisação da fábrica da Ford no ABC apenas neste mês, já que a montadora já tinha desativado as linhas durante toda a semana do feriado de Corpus Christi.
Em Camaçari (BA), onde produz o novo Ka e o utilitário esportivo EcoSport, a produção também vai parar de segunda a quarta-feira, mas nesse caso em virtude do Dia de São João (24 de junho), feriado todos os anos prolongado na fábrica baiana. Os dias parados em Camaçari serão compensados.

FONTE: Valor Econômico

FORD SUSPENDE PRODUÇÃO DE CAMINHÕES NO ABC PELA SEGUNDA VEZ NO MÊS

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A finalidade é beneficiar os caminhoneiros, já que a expectativa é de que haja um barateamento do combustível.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) isentar o óleo diesel da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). O texto foi votado como uma emenda à medida provisória que reajusta a tabela do Imposto de Renda.

O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), criticou a proposta e chegou a pedir que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), impedisse a votação por se tratar de matéria que não tem relação com o teor da MP. Cunha, porém, disse que regimentalmente não poderia atender à solicitação do petista.

Conforme os parlamentares que defenderam conceder isenção ao óleo diesel, a finalidade é beneficiar os caminhoneiros, já que a expectativa é de que haja um barateamento do combustível.
“Temos visto, em todo o Brasil, o movimento dos caminhoneiros que lutam por melhores condições de trabalho e têm dentre seus principais pontos de reivindicação a redução do custo do combustível, sendo que se estima que a retirada do PIS e da COFINS pode ensejar uma economia de R$ 0,22 (vinte e dois centavos de real) no preço por litro de combustível, o que poderia gerar uma economia de R$ 2,2 mil no custo mensal da categoria”, dizem os deputados Valdir Collato, Alceu Moreira e Osmar Terra na justificativa da emenda.

Deputados petistas alertaram que o trecho deverá ser vetado pela presidente Dilma Rousseff já que significaria menos arrecadação de dinheiro em impostos. A emenda aprovada não especifica o valor da renúncia de receitas - diz que caberá ao Executivo estimar o montante.

FONTE: G1

TRANSPORTES - CÂMARA APROVA ISENTAR ÓLEO DIESEL DE PIS-COFINS

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O Contran (Conselho Nacional de Transporte) determinou que veículos escolares deverão fornecer cadeirinha para crianças de até 7 anos e meio. 


Será publicada nos próximos dias, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que obriga os veículos de transporte escolar a utilizarem dispositivo de retenção (cadeirinha de bebê) para crianças de até 7 anos e meio. A obrigatoriedade foi decidida na reunião do CONTRAN nesta quarta-feira (17).

Conforme a legislação, crianças de até 1 ano devem ser transportadas no “bebê-conforto”, entre 1 e 4 anos de idade, em cadeirinhas com encosto e cinto próprio. Os assentos de elevação que utilizam cinto de segurança que ficam na altura do pescoço da criança, devem ser usado para menores de 4 a 7 anos e meio.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Ministério das Cidades

Transporte escolar terá que fornecer cadeirinha para crianças de até 7 anos e meio

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Brasil é um dos 25 países do mundo que estabeleceram a tolerância zero para consumo de bebida alcóolica por motoristas



Após o endurecimento da Lei Seca, em 2012, o percentual de adultos que admitem beber e dirigir nas capitais do país teve queda de 16%, segundo dados do Vigitel 2014. No último ano, 5,9% dos brasileiros dizem ainda manter o hábito de conduzir veículos motorizados após o consumo de qualquer quantidade de álcool – o que indica uma queda em relação a 2012, quando 7% dos entrevistados referiram cometer a infração. Os homens (10,7%) assumem mais os riscos da dupla álcool e direção do que as mulheres (1,7%). Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE) se destacam como as capitais com o menor percentual de entrevistados que referiu dirigir depois de beber (3%), enquanto Florianópolis (SC) e Palmas tiveram a maior proporção (14%) (11%), respectivamente.

Outro indicador importante que já demonstra um possível resultado da aplicação da Lei é a redução, pela primeira vez em dez anos, no número de mortos no trânsito no país. Entre 2012 e 2013, o número de óbitos por vítimas de acidentes de trânsito passou de 44.812 para 42.266, redução de 5,7%. Com isso, a taxa de mortalidade também teve queda de 6,5% em um ano, passando de 22,5 mortos por 100 mil habitantes em 2012 para 21, em 2013.

“É possível observar que a direção veicular após consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica apresentou queda depois da implantação de dispositivos legais e da adoção de uma fiscalização mais rigorosa. No entanto, os jovens do sexo masculino ainda são o grupo mais crítico, principalmente na faixa etária entre 25 e 34 anos”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta. Segundo o Vigitel, o percentual de brasileiros que admite beber e dirigir nesse grupo é de 9,8%, bem acima da média nacional.                                                                                              

Atualmente, o Brasil é um dos 25 países do mundo que estabeleceram a tolerância zero para o consumo de bebida alcóolica por motoristas e um dos 130 que usam o teste do bafômetro como forma de garantia do cumprimento da lei, de acordo com o relatório global da Organização Mundial de Saúde sobre álcool e saúde (Global Status Report on Alcohol and Health 2014).

Desde 2008, na avaliação da OMS, os países têm tido progresso na implantação de leis que estabelecem baixa tolerância para álcool. Nos últimos sete anos, outros 89 países adotaram um limite abaixo de 0,05 gramas por decilitro de álcool presente no sangue dos motoristas – o que significa proteção para 4,5 bilhões de pessoas – cerca de 66% da população mundial.

Segundo a Organização, a aplicação de leis proibitivas se mostra mais eficaz quando são combinadas com medidas de fiscalização realizadas em locais e horários mais prováveis de ocorrer a mistura álcool/direção. Para a entidade, a percepção dos motoristas de que podem ser autuados é a chave para o sucesso da ação.

ROAD SAFETY- Em novembro,o Brasil sedia a“2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados” - evento que deve reunir 1,5 mil participantes de cerca de 150 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), em Brasília (DF). O encontro terá entre os objetivos avaliar o andamento das iniciativas para redução das mortes e lesões ocorridas no trânsito em todo o mundo, estabelecidas pela Década de Ação para a Segurança no Trânsito, que vai de 2011 a 2020.

A meta assumida pelos países é salvar cinco milhões de vidas no planeta até 2020 por meio da adoção, pelos países signatários do pacto, de políticas, programas, ações e legislações que aumentem a segurança nas vias especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas - que correspondem a mais da metade das estatísticas sobre mortes no trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo do Plano Global é que, ao final da Década de Ação, aumente em 50% o número de países com legislações abrangentes acerca do tema.

MORTES NO TRÂNSITO- No Brasil, em 2013, 42.291 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. De acordo com os dados mais recentes da Polícia Rodoviária Federal, em 2014, 508 morreram nas rodovias brasileiras em razão de acidentes nos quais houve envolvimento de motoristas alcoolizados. Em 2015, até abril, as mortes contabilizadas pela PRF com esse tipo de ocorrência já chegam a 146. Outras 1.901 pessoas ficaram feridas gravemente em função da mistura álcool/direção em 2014; em 2015, até abril, já são registrados 552 feridos. Os acidentes ocorridos por influência do álcool registrados vêm caindo. Em 2014 foram 7.391, contra os 7.526 de 2013 e 7.594 em 2012. Em 2015, até abril, são 2.220 acidentes nas estradas ocasionados por uso de bebida alcóolica.

De acordo com as estimativas da OMS, a cada ano 1,2 milhão de pessoas são mortas em todo o mundo e entre 30 e 50 milhões ficam feridas. Os óbitos ocorrem principalmente entre crianças e jovens na faixa etária de cinco a 29 anos, sendo que os jovens do sexo masculino são as principais vítimas. Os custos globais econômicos calculados são de US$ 1,8 trilhão anuais.

LEI SECA – A lei 11.705 de 19 de junho de 2008, conhecida popularmente como Lei Seca, alterou o Código Brasileiro de Trânsito, passando a proibir a condução de veículo automotor, na via pública, estando o condutor com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. Antes, não havia previsão em lei do teor alcoólico necessário para a caracterização do crime, bastando que o motorista estivesse sob a influência de álcool.

Em dezembro de 2012 foi sancionada a lei 12.760, aprovada pelo Congresso Nacional, com nova alteração no Código Brasileiro de Trânsito, que estabeleceu tolerância zero ao álcool e reforçou os instrumentos de fiscalização do cumprimento da Lei Seca: provas testemunhais, vídeos e fotografias passaram a ser aceitos como provas de que um motorista dirige sob efeito de álcool. A lei também aumentou o valor da multa para quem for flagrado embriagado ao volante, de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Se reincidir em menos de um ano, a multa dobra (R$ 3.830,80) e o motorista tem a carteira e os documentos do carro apreendidos.

Fonte: Portal da Saúde

SEGURANÇA NO TRÂNSITO - Com endurecimento da Lei Seca, cai em 16% índice de brasileiros que admitem beber e dirigir

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Motivada a salvar vidas, a companhia coreana instalou uma tecnologia para instalar em caminhões próprios, criando o chamado “Samsung Safety Truck”


Na Argentina, uma pessoa morre em acidente de carro por hora, de acordo com dados apresentados pela Samsung. E a maioria dessas mortes acontece em estradas, quando motoristas tentam realizar ultrapassagem, afirma a empresa. Motivada a salvar vidas, a companhia coreana instalou uma tecnologia para instalar em caminhões próprios, criando o chamado “Samsung Safety Truck” (caminhão de segurança Samsung, em tradução livre).

Trata-se de um veículo de carga equipado com uma câmera na parte frontal, que se conecta a quatro telas instaladas nas portas de trás do caminhão por meio de um sistema sem-fio. Assim, os paineis transmitem em tempo real a motoristas que estejam atrás o que acontece na estrada à frente do caminhão, o que facilita a ultrapassagem.

A câmera dos veículos também possuem tecnologia de visão noturna, para que motoristas atrás do caminhão também possam enxergar o que vem na estrada à noite. Confira abaixo o vídeo de apresentação produzido pela Samsung:


A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa argentina de tecnologia Ingematica. Por enquanto, não foi divulgado se os recursos serão aplicados em outros países onde a Samsung atua.

FONTE: Diário de Pernambuco

VÍDEO: SAMSUNG CRIA CAMINHÕES COM TELAS TRASEIRAS PARA FACILITAR ULTRAPASSAGEM

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O objetivo é discutir e oferecer medidas técnicas para aperfeiçoar o transporte rodoviário de cargas.  


A Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes (MT) publicou a Portaria nº 281, de 16 de junho de 2015, que aprovou o Regimento Interno do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas no âmbito desta pasta.

O fórum tem natureza consultiva e propositiva ao Ministério dos Transportes, não se confundido com as atribuições do Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte.

O seu objetivo é discutir e oferecer medidas técnicas para aperfeiçoar o transporte rodoviário de cargas, que contará com representantes do Ministério dos Transportes, da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), transportadores autônomos, empresas de transportes e embarcadores de cargas.

O colegiado estrutura-se em Plenário, Coordenação, Secretaria-Executiva e Grupos Técnicos.

Dentre as atribuições dos membros, destaca-se: contribuir com suas experiências para alcançar as melhores soluções das demandas submetidas, participar das reuniões e debater as matérias em exame, propor e requerer esclarecimentos para apreciação das matérias, compor grupos técnicos, relatar processos e elaborar notas técnicas, quando designado pelo coordenador.

As reuniões do ocorrerão, ordinariamente, de acordo com o calendário previamente aprovado ou quando convocado, extraordinariamente, por seu coordenador.

Veja a íntegra da Portaria nº 281/2015.

Com informações do Ministério dos Transportes

Fonte: Agência CNT de Notícias

TRANSPORTE DE CARGAS - Portaria aprova regimento sobre melhorias no transporte rodoviário de cargas

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