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Relatórios confirmaram de o transporte de cana era realizado em volume muito superior aos patamares legais  

 Por Estadão Conteúdo
O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou nesta terça-feira (29/9), que cinco grupos sucroalcooleiros do noroeste de São Paulo, área atendida pela Procuradoria do Trabalho em Araçatuba, foram processadas na Justiça do Trabalho por casos de excesso de carga no transporte de cana-de-açúcar.

 Três liminares já foram concedidas nos processos contra as usinas Da Mata, de Valparaíso; Revati, pertencente ao Grupo Renuka, de Brejo Alegre; e Diana Destilaria de Álcool Nova Avanhandava, de Avanhandava.

Além disso, acrescenta o MPT, também são rés a Raízen Energia (unidades Destivale, Benálcool, Univalem, Mundial e Gasa) e o grupo formado pelas usinas Santa Adélia e Pioneiros Bioenergia.
O Judiciário ainda não se manifestou acerca dos pedidos feitos em caráter liminar nesses processos. De acordo com o MPT, a investigação do segmento teve início a partir de denúncias sobre o aumento da "prática ilícita" por todas as empresas do ramo. "Os relatórios de pesagem requisitados pela Procuradoria, relativos a períodos predeterminados da safra 2013/14, confirmaram as suspeitas de que o transporte de cana é realizado em volume muito superior aos patamares de peso legalmente estabelecidos", acrescenta o ministério.

A partir daí foi instaurado o "Projeto de Combate ao Transporte de Carga em Sobrepeso no Setor Sucrolacooleiro", culminando em uma audiência coletiva com a presença das usinas que possuem operações no noroeste de São Paulo.

Foi proposta a todas a assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), mas algumas empresas se recusaram, dentre elas as cinco que são alvo de ação civil pública. Para o MPT, o objetivo de todas as ações "é garantir a segurança dos motoristas e também da população, que fica sujeita a graves acidentes nas rodovias".

Segundo estatísticas da Polícia Rodoviária Estadual divulgadas pelo próprio MPT, por dia cerca de 200 caminhões de cana trafegam pelas rodovias da região de Araçatuba, Andradina e Penápolis.
A Diana Destilaria informou que ainda não foi notificada oficialmente e que desconhece a ação. Já a Raízen disse que "trabalha constantemente no aprimoramento das atividades de seus motoristas com treinamentos".
"A segurança está entre as prioridades da companhia, que analisará as informações divulgadas pelo Ministério Público do Trabalho", destacou a joint venture entre Shell e Cosan. A Usina Da Mata não retornou até a publicação deste texto. Em relação à Revati e ao grupo formado por Santa Adélia e Pioneiros Bioenergia, não localizou nenhum porta-voz para comentários.

Fonte: Revista Globo Rural

Usinas são processadas por excesso de carga em caminhões

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Aumento para a gasolina foi de 6% e para o diesel, de 4%.
Novos valores entram em vigor a partir das 0h desta quarta-feira (30).

 A Petrobras informou nesta terça-feira (29) que realizou reajustes nos preços de venda da gasolina e do diesel nas refinarias. O aumento anunciado para a gasolina foi de 6% e para o diesel, de 4%. Segundo a empresa, os novos valores entram em vigor a partir das 0h desta quarta-feira (30).

A alta nas refinarias deve resultar em aumento para o consumidor. O percentual, no entanto, não é necessariamente o mesmo: o valor do combustível nas bombas depende de determinação dos postos.
A empresa, endividada em dólar, já vinha sendo pressionada pelo câmbio alto nos últimos meses. Em 2015, o dólar acumula alta de 52% sobre o real.

 Aumentos anteriores
Em novembro de 2014, a Petrobras já havia aumentado o preço de venda nas refinarias da gasolina e do diesel, com altas de 3% e 5%, respectivamente. Em janeiro de 2015, a tributação incidente sobre a gasolina e o diesel também foi elevada, conforme o decreto presidencial 8.395, publicado no "Diário Oficial da União".
O aumento foi repassado ao consumidor pelos postos de gasolina. De acordo com o Fisco, o impacto do aumento seria de R$ 0,22 por litro para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. Porém, o aumento variou em postos diferentes.
Em agosto, a Petrobras anunciou também aumento do preço do gás de cozinha - o gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado em botijões de até 13 kg (GLP P-13). A alta média anunciada foi de 15%.

Fonte: Do G1

Petrobras anuncia reajuste da gasolina e do diesel nas refinarias

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 Aprovação no exame concede certificado, um dos itens necessários para obter o RNTRC

Interessados em obter o RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) já podem se inscrever para realizar a Prova TAC (Transportador Autônomo de Cargas), disponibilizada pelo SEST SENAT. A aprovação no exame é uma das exigências da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para conceder o registro.

Em julho deste ano, a Agência publicou a Resolução 4.799/2015, estabelecendo os novos procedimentos para inscrição e manutenção do RNTRC. Conforme as normas, o transportador autônomo de cargas deve ser aprovado em exame de conhecimento ou ter ao menos três anos de experiência na atividade. Assim, se o interessado responder ao teste e obtiver pelo menos 60% da pontuação máxima, receberá a certificação e poderá apresentá-la aos postos da ANTT. 

Para se inscrever, o interessado deve acessar o site ead.sestsenat.org.br e clicar na aba "Provas". “Após realizar o conjunto de passos necessários para efetivar a inscrição, o candidato faz o agendamento on-line da data e horário desejados para responder ao exame, na unidade mais próxima a ele. A prova tem duração máxima de 2h30min e é realizada nas unidades SEST SENAT participantes. O certificado estará disponível automaticamente para o candidato após a aprovação", explica a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT, Katiane Batista.

A inscrição é gratuita para os contribuintes do SEST SENAT. Os não contribuintes devem pagar uma taxa de R$ 50,00 no ato de realização do teste.

Quem quiser se preparar melhor para o exame, pode fazer o curso específico TAC, oferecido gratuitamente e na modalidade a distância pelo SEST SENAT. A diretora-executiva nacional da instituição, Nicole Goulart, diz que a oferta da capacitação e da prova, além de atender às regras da ANTT, é uma “resposta à demanda do setor de disponibilização de cursos para auxiliar na inserção de motoristas profissionais autônomos no transporte rodoviário de cargas”.

Para saber mais sobre a prova, clique aqui.

Para realizar o curso, clique aqui.

Exigências para obter o RNTRC

Conforme a Resolução 4.799/2015 da ANTT, para obter o RNTRC, os transportadores autônomos de cargas devem preencher os seguintes requisitos:

- possuir CPF ativo
- possuir documento oficial de identidade
- ter sido aprovado em curso específico* ou ter ao menos três anos de experiência comprovada na atividade
- estar em dia com sua contribuição sindical
- ser proprietário, coproprietário ou arrendatário de até três veículos automotores de carga categoria “aluguel” na forma regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito)


Fonte: Agência CNT de Notícias

TRANSPORTE DE CARGAS: SEST SENAT já oferece prova para certificar transportadores autônomos de carga

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O caminhão havia sido roubado em Ji - Paraná e foi encontrado na manhã de hoje em Alvorada do Oeste.


O caminhão boiadeiro que havia sido roubado no final da tarde da segunda - feira (28) na região de Ji - Paraná, foi encontrado na manhã desta terça-feira próximo ao cemitério da cidade de Alvorada do Oeste.

A julieta que acompanhava o caminhão foi encontrada na Serra da Onça em São Miguel do Guapore . A carga de gado que estava no caminhão foi extraviada.

O motorista do caminhão foi feito refém e tempo depois acabou sendo liberado. 

Veja abaixo a matéria do roubo do caminhão


O caminhão roubado é um Mercedes Bens 2428 de cor branca, carroceria julieta, placas NCC - 5538 e NCD - 2307 de Rolim de Moura. A carga de gado que estava sendo transportada também foi levada.  O roubo aconteceu no final da tarde desta segunda - feira (28), na região de Nova Colina em Ji - Paraná - RO.  
O caminhão foi visto pela ultima vez entre as cidades de Urupa e Teixeiropolis. Quem tiver informações sobre a localização entrar em contato com a Policia Federal 191 e Policia Militar  190 mais próxima. 

Da Redação Na Estrada RO 

Caminhão boiadeiro que havia sido roubado em Ji - Paraná é encontrado em Alvorada do Oeste

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  O tráfego  na ponte deve ser liberado nos próximos dias. A ponte liga o município de Machadinho do Oeste ao Estado do Mato Grosso. 


 A construção da ponte de concreto com 90 metros de extensão no rio Machadinho, na RO-205 (MA-28), ligando o município de Machadinho do Oeste ao Estado do Mato Grosso, está em fase final. Na sexta-feira (25) foram concluídos os trabalhos de instalação das vigas no último vão da ponte.


Pela programação, nesta terça-feira (29) será executada a concretagem da sobrelaje do último vão da plataforma de concreto na qual o Governo de Rondônia investe mais de R$ 2,5 milhões para eliminar uma ponte velha de madeira, que constantemente apresenta problemas e deixa inúmeras comunidades isoladas.
A empresa responsável pela obra informou ao Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), que até o final da próxima sexta-feira fará a liberação do trânsito sobre a ponte de concreto, e interditará a atual ponte de madeira.

O diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, explicou que a empresa precisa isolar a ponte de madeira para iniciar a construção das alas de contensão do aterro. Ao mesmo tempo, conforme Caetano, serão construídos os guarda-corpos (proteção lateral) da ponte. “Já chegamos  a 95% da obra. Logo o governador Confúcio Moura poderá inaugurar a ponte que liga a região de Machadinho do Oeste ao Estado do Mato Grosso”, afirmou.

IMPORTÂNCIA
Darci Konzen trabalha com a produção de leite e depende diretamente da ponte no rio Machadinho para vender sua produção. Ele atenta que a situação dele é igual à de centenas de produtores de leite na região e também dos grandes produtores de grãos e das madeireiras instalada no Mato Grosso, que transportam suas cargas para Machadinho. “A base da economia depende dessa ponte que vai resolver nossos problemas”, destacou Konzen.

Há cerca de 30 dias a ponte de madeira foi danificada por vândalos, deixando parte da população de Machadinho por 15 dias sem acesso à cidade e vice-versa. Demildo Aparecido é proprietário de uma embarcação (voadeira) e durante esse período ele trabalhou como voluntário fazendo o transporte de populares. “Passava o dia fazendo baldeação dos moradores, principalmente de alunos e professores. Eu fazia o transporte gratuito, mas algumas pessoas cobravam R$ 10 pela travessia”, comentou.

O sitiante Gregório Siqueira Matheus disse que chegou a pagar pela travessia porque não podia ficar aguardando muito tempo pela embarcação de Demildo Aparecido. “Eu moro em Machadinho, mas todos os dias eu precisava ir trabalhar no sítio para produzir e poder pagar minhas contas e sustentar minha família. Pagava R$ 10 na ida e R$ 10 na volta. A inauguração dessa ponte é o sonho da população”, declarou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Foto: Nilson Nascimento 

Instalação das vigas na ponte de concreto na rodovia ligando Machadinho a Mato Grosso é concluída

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 As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro, próximo.



O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos do Estado de Rondônia (DER) abriu Processo Seletivo para a contratação de 30 estagiários. As vagas são para estudantes do ensino superior, regularmente matriculados nas redes de ensino pública ou privada.

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro, próximo. As provas serão realizadas no dia 5 de outubro, em local a ser divulgado pela empresa contratada para a realização do Processo Seletivo.

As vagas são para os setores de administração, arquitetura e urbanismo, biologia, direito, ciências contábeis, sistema de informação, gestão ambiental, engenharia civil, engenharia florestal e engenharia elétrica, para atuação nos municípios de Porto Velho e Cacoal.


Confira as vagas:
Localidade Vaga/Aplicação Prova Cursos Ampla Concorrência PNE
Porto Velho Administração 4 -
Arquitetura e Urbanismo 3 -
Biologia 1 -
Direito 4 -
Ciências Contábeis 4 -
Sistemas de Informação 4 -
Gestão Ambiental 1 -
Engenharia Civil 6 1
Engenharia Florestal 1 -
Engenharia Elétrica 1 -
Cacoal Engenharia Civil 1 -
Biologia 1 -
  Subtotal 29 1
  TOTAL 30








Fonte: Secom - Governo de Rondônia








































                               


































             

DER abre processo seletivo para contratação de 30 estagiários

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O caminhão roubado é um Mercedes Bens 2428 de cor branca, carroceria julieta, placas NCC - 5538 e NCD - 2307 de Rolim de Moura. A carga de gado que estava sendo transportada também foi levada.  O roubo aconteceu no final da tarde desta segunda - feira (28), na região de Nova Colina em Ji - Paraná - RO.  
O caminhão foi visto pela ultima vez entre as cidades de Urupa e Teixeiropolis. Quem tiver informações sobre a localização entrar em contato com a Policia Federal 191 e Policia Militar  190 mais próxima. 
 


Da Redação Na Estrada RO




CAMINHÃO BOIADEIRO CARREGADO COM GADO É ROUBADO NA REGIÃO DE JI - PARANÁ

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 Multa pode chegar a quase R$ 1.000,00 e o condutor ainda perde sete pontos na CNH


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagra constantemente veículos transitando ou estacionados nos acostamentos das rodovias. Esse tipo de atitude pode gerar riscos para todos os usuários da via. Alguns condutores não têm consciência dos transtornos e perigos que esse comportamento pode gerar.
No Brasil, em feriados ou datas festivas, as rodovias têm um fluxo intenso de veículos que se deslocam em direção ao Interior e ao Litoral, acabando por vezes gerando lentidão e até congestionamentos. Alguns condutores mais apressados insistem em transitar ou ultrapassar pelos acostamentos. Além de desrespeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podem gerar transtornos.

Os acostamentos devem ser utilizados somente em casos de emergência ou para problemas mecânicos. O veículo tem de estar devidamente sinalizado, mantendo ligado o pisca-alerta. Muitos veículos de emergência têm dificuldade ao transitarem por conta da conduta de determinados motoristas.
Quando o acostamento é utilizado de maneira irregular acaba gerando perigo para os ocupantes do veículo e demais usuários da via, que em caso de emergência não terão para onde desviar nem aonde parar, além do risco de atropelamento de pedestres que eventualmente estejam se utilizando desta faixa.

Veículos de emergência como ambulâncias, bombeiros ou viaturas policiais podem estar transportando pessoas com risco de morte, socorrendo alguém que foi envolvido em acidente ou que esteja enfermo; situações que necessitam de agilidade na locomoção e, certamente, a obstrução do acostamento pode prejudicar o atendimento numa situação em que cada segundo é essencial.

Quando o condutor se depara com o trânsito parado, o certo é parar na pista de rolamento, pois quando o veículo fica parado no acostamento, mesmo que seja parte dele, pode causar transtornos.
O veículo flagrado trafegando pelo acostamento é autuado por infração gravíssima que corresponde a R$ 574,00 e em caso de ultrapassagem pelo acostamento o valor da multa é de R$ 957,00, podendo chegar a R$ 1.915,00, caso ocorra reincidência dentro do período de até de doze meses. Em ambos os casos o condutor perde 7 pontos na CNH.

Com o objetivo de reduzir o número de acidentes, mortos e feridos nas rodovias federais de todo o País, a PRF trabalha diuturnamente na fiscalização de trânsito e também realiza ações educativas com o fim de prevenir e coibir ações desse tipo.

As informações são do Núcleo de Comunicação Social PRF SP
Fonte: O Carreteiro 

SEGURANÇA: PRF alerta sobre o perigo de transitar ou estacionar no acostamento de rodovias

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 Desde 2008, mais de oito mil pessoas com menos de 10 anos morreram ou ficaram inválidas em acidentes envolvendo motocicletas 

Entre setembro de 2008 e setembro deste ano, 8,5 mil crianças com menos de 10 anos morreram ou ficaram inválidas em acidentes envolvendo motocicletas. O levantamento foi divulgado pela Seguradora Líder, administradora do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), na Semana do Trânsito (que vai de 18 a 25 de setembro). Do total, foram 439 óbitos. Outros 8,1 mil meninos e meninas tiveram lesões permanentes, que provocaram a invalidez.

O crescimento de casos foi expressivo. Segundo o levantamento, de setembro de 2008 a agosto de 2009, foram pagas 342 indenizações nessas modalidades de cobertura para crianças menores de 10 anos. Cinco anos depois, o número foi sete vezes maior: foram 2,6 mil, de setembro de 2013 a agosto de 2014.   

Os dados mais recentes (de agosto de 2014 a agosto de 2015) também chamam a atenção. Em um ano, foram pagas 1,2 mil indenizações referentes a morte ou invalidez envolvendo o público mirim. Mas a Seguradora Líder alerta que o número ainda pode ser maior, já que o prazo legal para pedir a indenização do DPVAT é de três anos a partir da data da ocorrência.

Conforme a empresa, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por imprudência dos adultos e por graves infrações da lei. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diz que é proibido transportar, em motocicletas, crianças com menos de 7 anos. Mas, em 60% dos casos, as vítimas estavam nessa faixa etária, ou seja, tinham de 0 a 7 anos. Essa atitude é infração gravíssima, passível de multa e da suspensão do direito de dirigir.

As regiões Norte e Nordeste apresentam o maior número de casos. Juntas, as frotas de motocicletas equivalem a 36% da nacional. Mas respondem por 73% das indenizações pagas pelo DPVAT.

A Seguradora Líder alerta que, para ser transportada em motocicletas, a criança precisa ter a idade mínima exigida por lei; o capacete não pode ficar frouxo; e a criança deve estar de calça, tênis, jaqueta – peças essenciais para proteger o corpo de escoriações leves. Outro material que aumenta a segurança é o colete Anjo da Guarda, que prende a criança na cintura do condutor, evitando quedas por distrações, sonolência ou solavancos.

Para saber mais sobre o Seguro DPVAT, clique aqui.
Fonte: Agência CNT de Notícias

TRÂNSITO: ​Casos de morte e invalidez de crianças por acidentes com moto crescem 7 vezes

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Scania Semipesado conquista a Frutas Primalta como parceiro ideal para manter a qualidade de entrega de produtos sempre bonitos e fresquinhos



Mais de 200 produtos, dos mais variados sabores e cores, transportados direto do campo em todo o Brasil até a Central de Abastecimento de Santa Catarina, localizada no município de São José. Esse é o dia a dia da Frutas Primalta, empresa com 27 anos de atuação, segundo o sócio-diretor Francisco Prim, atribuídos ao comprometimento da empresa com a qualidade dos produtos que entrega.

“Somos o maior transportador do Ceasa e conquistamos a confiança de nossos clientes de modo que atualmente, 90% deles sequer checam a mercadoria na entrega, porque sabe que compramos dos melhores produtores e transportamos com o cuidado para diminuir perdas. E é para manter tudo isso que estamos investindo cada vez mais no Semipesados da Scania”, conta Francisco, que divide o comando da Primalta com o irmão José Jair Prim e o cunhado Altair Kichner.

Atualmente são nove caminhões P310, um P 250, além de um R 440 Streamline, que rodam, em média, 2.300 quilômetros pelo sul e sudeste, já que o transporte para as demais regiões é terceirizado. Francisco afirma que foi conquistado pelos diferenciais de tecnologia e conforto empregados nas soluções Scania. “O P 310 é um caminhão muito econômico e com a maciez da suspensão pneumática quase não há movimentação das caixas durante o transporte. Depois que passamos a trabalhar com Scania, há clientes que não querem mais receber mercadoria transportada em veículo de outra marca, por isso estamos renovando a nossa frota com Scania”.

Anderson Aleomar Werlich é motorista na empresa há 11 anos e desde dezembro passado trabalha com o P 310. Para ele, o Scania é um caminhão 100%: “O câmbio automático, posição de dirigir, freio, tudo é bom. É o único Semipesado que tem estrutura boa para receber quarto eixo, mesmo andando com 20 toneladas.”

As revisões de garantia e demais serviços de oficina dos veículos são realizados pela Casa Scania Battistella de Biguaçu (SC) e elogiados pelo empresário, assim como o atendimento de vendas de veículos. “Foi o vendedor que nos procurou e trouxe uma solução realmente beneficiaria o nosso negócio. Aceitamos e estamos satisfeitos”, destaca o diretor, informando que está nos planos da empresa adquirir mais dois P 310 até o final do ano.

Fonte: Scania 

Sabores do campo: Scania Semipesado e Frutas Primalta parceiros no transporte de frutas

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A segunda maior empresa do mundo em transporte marítimo, a Mediterranean Sphipping Company (MSC), opera há um mês a rota a partir de Porto Velho, que conecta Rondônia com os principais portos do planeta. 


As operações realizadas superaram todas as expectativas em razão do potencial produtivo do estado, conforme revelaram membros da diretoria na audiência que tiveram nessa quinta-feira (24) com o governador Confúcio Moura.

A MSC é especializada no transporte de contêineres, possui 475 navios e 200 portos. A infraestrutura possibilita alcançar cinco mil locais em todo o mundo. Toda esta experiência está, agora, focada nas importações e exportações através da hidrovia do Madeira.

Segundo o presidente da MSC no Brasil, Elber Alves Justo, as operações pelo rio Madeira se justificam pela redução do custo do frete e de tempo em relação ao porto de Santos (SP), por exemplo.
A empresa vislumbra na nova rota atender com vantagens Rondônia, Amazonas e Sul do Mato Grosso. A hidrovia do Madeira é vista como estratégica também para os países mais próximos.
Pela hidrovia devem passar madeira, grãos, pescado e carne bovina, entre outros, para mercados como a Europa e Ásia. Por essa via, o frete é mais barato e o tempo é reduzido, segundo o secretário estadual da Agricultura, Evandro Padovani. A madeira produzida em Ariquemes, que é utilizada como dormentes, e atende à malha ferroviária da Inglaterra, também poderá chegar ao seu destino através dos contêineres.
Padovani participou recentemente de negociações com autoridades bolivianas da região do Beni, na fronteira com o Brasil, e destacou que a rota da MSC vai favorecer as operações que os vizinhos pretendem realizar através do rio Madeira.

FERROVIA
Além de elogiar a iniciativa da empresa de transportes, o governador Confúcio Moura manifestou que esta rota pode estabelecer, num formato diferenciado, a exportação de borracha que a Bolívia pretendeu realizar através da Ferrovia Madeira-Mamoré. A estrada de ferro funcionou por algumas décadas e acabou desativada por se tornar inviável economicamente. Ele comentou: “As expectativas comerciais renascem desta vez com outros propósitos”.

Segundo o governador, o estado aproveitará melhor o momento aumentando a produção de alimento. Ele anunciou que o assoreamento do rio Madeira, preocupação dos empreendedores, será objeto de conversação com o governador do Amazonas, José Melo, outro beneficiado com as operações do transporte de cargas. Conforme Confúcio, a conjuntura atual não é favorável para esperar por ajuda do governo Federal para a dragagem do rio e as soluções locais são mais objetivas.
Gilberto Maciel, diretor da empresa SC, que é a operadora da MSC na região, explicou que as operações iniciaram há um mês, com projeção de 80 contêineres por mês. “As expetativas foram superadas e conseguimos alcançar este volume por semana. É um resultado surpreendente”, comemorou.
Para Rubens Nascimento, superintendente de Desenvolvimento de Rondônia, o empreendimento iniciado pela MSC é resultado de prospecção que apontaram vantagens na utilização de Porto Velho como base logística para o transporte de cargas em contêineres. Ele prevê que outras empresas também passarão a utilizar esta rota, que se apresenta como a mais promissora para o País, uma vez que está mais próxima do canal do Panamá, e de lá pode chegar mais rápido aos demais mercados. “As discussões sobre a construção da ponte interligando Brasil e Bolívia farão parte deste novo cenário”, acrescentou.
Também participaram da audiência, o diretor de Comércio Internacional da MSC, Laurent Van Der Voo; o vice-presidente da empresa no Brasil, Elmer Alves Justo; o diretor Comercial no Brasil, Rui Lourenço; e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho.

 Fonte: Secom - Governo de Rondônia
 Fotos: Ésio Mendes e Daiane Mendonça

TRANSPORTE FLUVIAL: Hidrovia do Madeira coloca Rondônia na rota de grandes transportadoras

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 ANTT publicou planilha que irá ajudar o caminhoneiro a simular os custos dos serviços de frete.

Foto: Welton Silva / Portal Na Estrada RO

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, ontem (23/9), em seu site, planilha que possibilita a simulação dos custos da operação dos serviços de transporte rodoviário remunerado de cargas por conta de terceiros. A ação é resultado dos estudos realizados pelo grupo de trabalho coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério dos Transportes, em atendimento às demandas dos caminhoneiros.

Idealizada com base na Resolução ANTT nº 4.810/2015, que estabelece metodologia e publica parâmetros de referência para cálculo dos custos de frete, a planilha tem o objetivo de contribuir para que o transportador tenha um melhor entendimento da estrutura de custos envolvidos na execução do transporte rodoviário de cargas. Vale lembrar que o documento foi pensado para operações de transporte de carga lotação – quando uma única carga ocupa a capacidade máxima do caminhão –   e não assume o lucro do transportador ou outras despesas indiretas incidentes na operação.

Por se tratar da primeira versão, sugestões de aprimoramento poderão ser encaminhadas para a Ouvidoria da ANTT pelo telefone 166 ou pelo e-mail ouvidoria@antt.gov.br. Também é possível enviar sugestões por meio da aba Fale Conosco do site da Agência.
Clique aqui para consultar a planilha.

Fonte: ANTT 

TRANSPORTE RODOVIÁRIO: ANTT publica planilha de custos de frete

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 As vitimas do grave acidente eram alunos do curso para agente penitenciário, que acontece na capital.

O grave acidente na BR-364, envolveu um caminhão com madeira e um Pálio, na tarde desta quinta-feira. O veículo pequeno levava cinco alunos do curso para agente penitenciário, que está sendo realizado na Capital.

O motorista bateu de frente logo no fim da pista duplicada da rodovia federal. O carro pequeno tem placa de Vilhena, NDA-1360, e supõe-se que os alunos seguiam para essa cidade.

De acordo com o condutor do caminhão, Raimundo Nonato de Lima, o motorista do Pálio invadiu a pista contraria e a colisão foi inevitável. Com o impacto, ficou preso às ferragens.

Por volta das 18h40min, a Polícia Rodoviária Federal PRF) identificou as três vítimas fatais do grave acidente. Os mortos são Antonio Procopio de Oliveira e Souza, que era o motorista e residia em Vilhena, Messias Pereira da Silva (Cerejeiras) e Thyago Correia Barreto (Porto Velho), alunos do curso de formação para agente penitenciário. Outra vítima é José Carlos Alves da Silva (Vilhena), socorrido ao Pronto Socorro João Paulo II. José Beralda Barbosa (Ji-Paraná), também foi socorrido com vida.




Fonte: Rondoniagora 

TRÊS ALUNOS DO CURSO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO MORREM EM GRAVE ACIDENTE NA BR - 364, EM CANDEIAS

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Só no ano de 2014, os acidentes nas rodovias federais somaram R$ 12 bilhões em custos sociais. O documento foi divulgado nesta quarta-feira (23), em Brasília 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF/MJ) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou o estudo dos custos sociais associados aos acidentes de trânsito. A Diretora-Geral da PRF, Maria Alice Nascimento, participou da abertura do evento e demonstrou que o trabalho da PRF contribuiu com a queda estimada na tendência dos custos sociais em quase R$ 7 bilhões nos últimos quatro anos.

De acordo com a diretora, o relatório reforça o trabalho que a PRF desenvolveu nos últimos anos. Para ela, os números demonstram a importância do planejamento. “Para chegar a esse resultado nós tínhamos que ter referenciais, informações e diagnósticos para realizar os levantamentos técnicos. Assim nós pudemos atuar de forma efetiva em ações de trânsito para cumprir com nossa missão principal que é a redução dos índices de mortes nas rodovias federais”, explica Maria Alice.

Custo social 
Além dos traumas causados às vítimas e familiares, os acidentes de trânsito representam altos custos monetários para a sociedade. Só no ano passado, o Ipea calculou em R$ 40 bilhões o custo social com acidentes no País.

Considerando que no ano de 2014 os acidentes nas rodovias federais somaram R$ 12 bilhões, é possível perceber que a redução da letalidade dos acidentes representa uma enorme possibilidade de ganho social.
O resultado da pesquisa aponta que um acidente fatal gera um custo médio de R$ 647 mil, enquanto o acidente com vítima gera um custo de R$ 90 mil. Os acidentes sem vítimas ficam em R$ 23 mil. A análise dos custos sociais mostra a importância das ações que têm por objetivo reduzir os índices de letalidade no trânsito.

Segundo Maria Alice, o trabalho da PRF contribuiu para redução do número de mortos por acidentes de trânsito nas rodovias federais, gerando uma redução estimada na tendência equivalente à R$ 6,8 bilhões de reais nos últimos quatro anos. “Esse foi um resultado extremamente significativo, pois demonstra que o trabalho com diagnóstico é importante. Utilizando os recursos humanos e as tecnologias em locais estratégicos, conseguimos reduzir o número de mortes no País e quantificar isso é muito importante para nós”, destacou.

Evolução dos custos dos acidentes, da quantidade de acidentes, dos acidentes com mortes, das mortes e dos feridos graves nas rodovias federais brasileiras (2007, 2010 e 2014)
Gráfico Ipea

Políticas Públicas
A publicação do relatório acontece na metade da caminhada da Década de Ações para a Segurança Viária, da Organização das Nações Unidas (ONU) 2011-2020, na qual o Brasil é signatário. O documento discute, ainda, políticas públicas necessárias para redução dos acidentes de trânsito e da mortalidade a eles relacionada, fornecendo diversos subsídios para a discussão do tema que será debatido nos dias 18 e 19 novembro deste ano durante a “2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados”.
Estima-se que a Conferência reunirá cerca de 1.700 participantes, de 150 países, além de membros dos Ministérios da Justiça, Saúde, Cidades, Interior, Transportes, de diversas áreas correlatas à segurança no trânsito e suas delegações, e ainda representantes da sociedade civil dos países participantes.

Crédito do gráfico:Metodologia Ipea/ANTP, com dados da PRF
Fonte: PRF 

TRÂNSITO: PRF e Ipea apresentam relatório sobre custos sociais em acidentes de trânsito

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Quando o condutor alcoolizado ou sob influência de substâncias que alterem sua capacidade psicomotora causar, com o veículo, lesão corporal grave ou gravíssima, a pena será de reclusão de dois a cinco anos. 


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), o Projeto de Lei 5512/13, da deputada Gorete Pereira (PR-CE), na forma do substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), que aumenta de dois a quatro anos para quatro a oito anos a pena de quem praticar homicídio culposo na direção de veículo sob efeito de álcool ou drogas. A matéria será analisada ainda pelo Senado.

O relator na CCJC, deputado Efraim Filho (DEM-PB), ressaltou que esse é um dos grandes temas do Legislativo nesse segundo semestre. “Esse projeto aumenta as penas para evitar a transformação de penas de quatro anos em pagamentos de cesta básica. Matar ao volante estando embriagado levará a pessoa à prisão”, afirmou.

O deputado disse que essa talvez seja a mais relevante medida aprovada pela Câmara dos Deputados no segundo semestre. Para ele, o projeto tem o mérito de punir crimes fatais com penas de reclusão e não mais com penas alternativas. “Quando se coloca que a pena será de no mínimo quatro anos e no máximo oito anos, o sentimento de impunidade vai acabar. Com a mudança, o motorista embriagado que matar alguém vai para a cadeia”, destacou Efraim Filho.

Sequelas
A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) disse que aumentar a pena é um dos mecanismos para haver condutores mais responsáveis. “Já fui enfermeira de cabeceira e sei o que é cuidar de vítimas de acidente e sei ainda das sequelas que ficam para a família”, disse.

De acordo com o texto aprovado, nesse e em outros casos, o juiz poderá determinar a substituição da pena privativa de liberdade pelas restritivas de direito se a pena aplicada for de até quatro anos. Assim, dependendo do juiz, se aplicada a pena mínima ela ainda poderá ser convertida em pena restritiva de direito.
As restritivas de direito podem ser, por exemplo, prestação pecuniária, perda de bens e valores ou prestação de serviço à comunidade.

O projeto prevê que o juiz fixará a pena-base dando atenção especial à culpabilidade do agente e às circunstâncias e consequências do crime.

Índice de álcool

A deputada Gorete Pereira lamentou que um dos pontos de seu projeto original não tenha conseguido apoio na comissão. Para a autora, poderia ser liberado o nível de cinco decigramas de álcool no sangue, acompanhando os países mais desenvolvidos. “Entretanto, apesar da falta desses aperfeiçoamentos, apoio a proposta devido à alta quantidade de acidentes com pessoas embriagadas”, disse.
Já o deputado Hugo Leal (Pros-RJ), relator do projeto pela Comissão de Viação e Transportes, tranquilizou os deputados dizendo que não houve mudanças na pena para a prática do racha. “Houve mudanças apenas na definição dessa infração, sem mexer na pena”, afirmou.

O texto aprovado manteve a referência ao crime de racha apenas no artigo 308 do Código de Trânsito, que trata especificamente do assunto e prevê pena de detenção de seis meses a trê anos se da prática não resultar em morte ou lesão grave, cujas penas são maiores.
Além da definição de racha como disputa, corrida ou competição não autorizada, o substitutivo aprovado inclui no conceito a exibição ou demonstração de perícia no veículo automotor sem autorização.

Lesão corporal
Quando o condutor alcoolizado ou sob influência de substâncias que alterem sua capacidade psicomotora causar, com o veículo, lesão corporal grave ou gravíssima, a pena será de reclusão de dois a cinco anos. O único agravante previsto atualmente no Código de Trânsito Brasileiro é de aumento de um terço da pena para casos de homicídio culposo se o agente não possuir permissão ou habilitação; praticar o ato em faixa de pedestres ou na calçada; ou deixar de prestar socorro à vítima do acidente.
As novas regras entrarão em vigor após 120 da publicação da futura lei.

Íntegra da proposta:

Fonte: Agência Câmara 

TRÂNSITO: Câmara aprova pena maior para motorista que matar sob efeito de álcool

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Mais importante do que a entrega do frete ou a integridade do bruto, só a saúde do caminhoneiro. Se o amigo estradeiro não estiver bem ao volante, corre um grande risco de sofrer um acidente ou acontecer algo pior. O Ministério da Saúde fez um levantamento dos principais problemas de saúde que podem ocorrer com os colegas na estrada e como prevenir:

 1)      Sono no volante
Você pode vencer os desafios da rodagem com seu bruto, mas não consegue vencer o sono. Se os olhos ficarem pesados, não insista: encoste o caminhão em um lugar seguro e tire um cochilo por 20 ou 30 minutos. Organize sua rota para ter horários de descanso e respeite-os. Procure sempre dormir e acordar no mesmo horário e ter uma boa noite de sono. Evite também o uso de remédios ou rebites – eles mais fazem mal para você do que ajudam.

2)      Hipertensão
No seu caminhão, o que acontece quando há pressão demais? O bruto faz força em excesso e as peças se desgastam com mais facilidade. Com você é a mesma coisa: com pressão alta, os olhos, a cabeça e o coração são sobrecarregados. Dependendo da gravidade, pode causar a paralisação dos rins e até a morte. Fique atento a sintomas como dores no peito e na cabeça, tonturas, visão embaçada e sangramento nasal. Sempre que possível, vá a uma farmácia ou posto de saúde e verifique sua pressão.
Se você tiver hipertensão, fique atento. Ela não é uma doença que tem cura, mas tem tratamento. Seguindo as indicações do médico e evitando os fatores de risco – como fumar, beber, estar acima do peso, carregar demais no sal na comida e nervosismo – você fica longe da doença.

3)      Diabetes
O diabetes acontece quando o corpo não consegue mais processar o açúcar dos alimentos. O resultado disso pode ser cegueira, infarto, derrame cerebral e até mesmo amputação dos membros. O maior perigo desta doença é que você pode ter diabetes sem saber, pois ela só vai ser descoberta quando ocorre um problema mais grave.
Entre os sintomas do diabetes está a fome em excesso, perda de peso, tontura com visão embaçada, urina em excesso, cansaço, dormência nas pernas, dores no corpo e lesões de difícil cicatrização. Dores de cabeça, palpitações e zumbidos podem ser sintomas associados. Procure um posto de saúde se tiver algum destes sintomas e siga as orientações médicas.

Fonte: Volvo 

SAÚDE: Quais os principais problemas de saúde dos estradeiros?

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A fiscalização deveria ter se iniciado dia 2 de setembro, mas, de acordo com a diretora geral da PRF, não há locais adequados para os motoristas descansarem nas rodovias.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não tem prazo para começar a fiscalizar o cumprimento da Lei 13.103 (a Lei do Caminhoneiro). A fiscalização deveria ter se iniciado dia 2 de setembro, mas, de acordo com a diretora geral do órgão, Maria Alice Nascimento Souza, não há locais adequados para os motoristas descansarem nas rodovias. “Aplicar multas aos caminhoneiros seria penalizá-los duplamente”, afirmou.
A diretora participou na última terça-feira (15), em Brasília, do 9º Congresso Brasileiro de Rodovias &Concessionárias (CBR&C), promovido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). Questionada pela Carga Pesada, ela disse que a fiscalização só acontecerá quando “houver condições”. Afirmou também que a PRF é um órgão de “execução”, dando a entender que a decisão de não fiscalizar a lei é do governo.

A 13.103, publicada dia 2 de março, estabelece o tempo de direção para caminhoneiros autônomos e empregados e a jornada de trabalho dos empregados. As sanções para o descumprimento dessas regras devem ser implantadas de forma gradativa. Em 180 dias, o governo deveria publicar a primeira relação dos trechos rodoviários onde a fiscalização vai acontecer. Novas listas de estradas precisam ser publicadas conforme forem sendo detectadas as condições para o cumprimento da lei. Somente em três anos (março de 2018) é que ela valerá para todas as estradas.

A primeira relação foi publicada no site do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT) no dia 2 de setembro, com 8 trechos federais não pedagiados e 19 pedagiados. Mas a fiscalização não teve início nesses locais e a Carga Pesada questionou  o Ministério dos Transportes sobre quando isso irá ocorrer.  A resposta, por e-mail, foi de que o órgão vai se reunir com a PRF e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e divulgar alguma definição até o próximo mês.
Vale lembrar que, antes da lei 13.103, havia a 12.619, que vigorou de março de 2012 a março deste ano, com regras mais rígidas. Mas, com exeção de uma ou outra operação feita pelo País, ela nunca foi fiscalizada de fato.

Se o governo federal ainda não tomou a iniciativa, imagina os órgãos de trânsito das 27 unidades da Federação, que são responsáveis pelas estradas estaduais.

Fonte: Revista Carga Pesada 

TRANSPORTE RODOVIÁRIO: PRF não vai fiscalizar cumprimento da Lei do Caminhoneiro

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Conectividade a serviço do motorista e a confiabilidade no motor Euro 6 são destaques da fabricante sueca durante o SAE Brasil 2015


A Scania participa do Congresso SAE Brasil 2015, evento de engenharia e mobilidade urbana realizado de 22 a 24 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). “É sempre importante apresentar o que temos de mais inovador para a cadeia do setor automotivo. São tecnologias que têm oferecido ganhos expressivos de rentabilidade para nossos clientes no mercado global”, diz P.O Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.

Na edição deste ano, a Scania apresenta o que há de mais avançado em termos de tecnologia, seja ela aplicada no desenvolvimento de motores eficientes e sustentáveis ou em dispositivos que tornam a direção do motorista mais segura e com custo operacional menor para o cliente.  “A qualidade de nossa engenharia reflete diretamente em nossas soluções, que, por sua vez, ditam os padrões de qualidade no mercado. Exemplo disso é a introdução do motor Euro 6 na Europa”, ressalta Svedlund.

Entre as tecnologias desenvolvidas pela Scania, terão lugar de destaque no evento sistemas inteligentes como o Opticruise e o Retarder, aplicações que ajudam no desempenho do veículo e na atuação do motorista, e repercutem de forma positiva na operação do transportador. O primeiro é um sistema automatizado de troca de marchas que oferece opções de tração de acordo com cada aplicação. O segundo é um freio auxiliar hidráulico que atua de forma integrada com o freio motor.
À frente na tendência de mobilidade aplicada ao segmento de transporte, a fabricante traz uma nova tecnologia com foco no motorista, o Scania Watch. Um relógio moderno e preciso que demonstra em tempo real as informações relativas à performance da condução, como dados de combustível, distância percorrida e tempo.

Também estará em exposição o Scania WIC Kit, plataforma eletrônica que leva informações sobre o desempenho do veículo para os instrutores de treinamento de motorista, por meio de um tablet. “Usamos conectividade para aumentar a produtividade de nossos clientes em todo mundo”, explica Svedlund. “Estamos evoluindo da posição de fabricante de produtos para ser um fornecedor de soluções em transporte sustentável, ou seja, estamos construindo a ponte para o futuro.”

Todas as tecnologias desenvolvidas pela Scania são disponibilizadas globalmente e implementadas de acordo com as demandas dos mercados onde a marca está presente.

Tecnologia garante liderança da Scania em transporte sustentável

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A comissão externa relativa à paralisação nacional dos caminhoneiros realiza audiência pública nesta quinta-feira (24). Em debate, a fiscalização de caminhões nas rodovias. O encontro foi solicitado pelo deputado Covatti Filho (PP-RS).
 
O deputado pretende que sejam esclarecidas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como as que tratam da instalação de para-choque no cavalo mecânico; do posicionamento e conservação das faixas refletivas; da posição e simetria dos pneus de cada eixo; das plaquetas de identificação; e do uso de faróis de milha ou neblina, entre outras. “Os esclarecimentos são importantes, pois a interpretação dúbia das resoluções resulta em multas aos caminhoneiros”, disse Covatti.

LEIA: Reunião discutirá a fiscalização abusiva nas rodovias federais 

Foram convidados para a audiência:
- O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Contran, Alberto Angerami;
- A diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento Souza;
- O presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno;
- O representante do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas, Janir Bottega.

O local da audiência, marcada para as 9h30, ainda não foi definido.
 
FONTE: Agência da Câmara

Nesta quinta-feira reunião discutirá a fiscalização abusiva nas rodovias

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Uma das maiores dificuldades de quem lida com a legislação de pesagem é definir claramente quem paga a multa por excesso de peso. 


 
Os parágrafos 5º, 6º e 7º do artigo 257 do CTB deixam muitas dúvidas sobre o assunto. 
Buscando, pelo menos, reduzir tais lacunas, o CONTRAN acaba de baixar a Resolução no 547, de 19 de agosto de 2015. A norma contém quadro prático (ver abaixo) que permite um enquadramento menos difícil da responsabilidade pela infração.
 
QUEM PAGA A MULTA (RESOLUÇÃO 547/15)
Possibilidades
Responsável pelo excesso no PBT/PBTC
Cód 683-11
Responsável pelo excesso nos eixos
Cód 683-12
Responsável por excesso simultâneo nos eixos e PBT/PBTC
Cód. 683-13
Mercadoria sem documento fiscal
Transportador
Transportador
Transportador
Único remetente
Peso declarado inferior ao aferido
Embarcador
Embarcador
Embarcador
Peso não declarado
Transportador
Transportador
Transportador
Peso declarado superior ao limite legal
Embarcador e Transportador
Solidariamente
Embarcador e transportador Solidariamente
Embarcador e Transportador Solidariamente
Vários remetentes
Independe de qual o peso declarado
Transportador
Transportador
Transportador
 
Fica claro, por exemplo, que o transportador é sempre o responsável pela infração quando a mercadoria estiver desacompanhada por documento fiscal ou quando o documento fiscal não tiver peso declarado. Cabe ao transportador, portanto, zelar para que a carga esteja acompanhada da documentação necessária e que a nota fiscal do embarcador contenha sempre o peso da carga.
 
O transportador é sempre responsável pelas infrações tanto no peso bruto quanto nos eixos, quando a mercadoria tiver mais de um remetente.
O embarcador é responsável pelas infrações de excesso de peso tanto no PBT/PBTC quanto nos eixos quando o peso declarado for inferior ao aferido. Presume-se que  o transportador aceitou de boa fé a informação do embarcador.
 
O transportador e o embarcador são solidariamente responsáveis (o agente de trânsito pode apenar um ou outro) quando o peso declarado for superior ao limite legal. Presume-se que o transportador sabia do excesso e, mesmo assim, aceitou a carga.
A norma difere ligeiramente do disposto no parágrafo 6º do artigo 257 do CTB, que prevê a solidariedade apenas para o peso bruto total, deixando no limbo o peso por eixo, no caso de embarcador único.
 
Já nos casos de peso declarado inferior ao aferido ou de vários remetentes, a Resolução nada mais faz do que repetir o que consta dos parágrafos 4º e 5º do CTB.
A Resolução tem o mérito de atribuir sempre a um mesmo responsável as infrações de excesso no peso bruto e nos eixos. No CTB, como a solidariedade no peso por eixo (embarcador único) não está prevista, pelo menos em tese, havia a possibilidade de que os infratores fossem diferentes. No entanto, a Resolução 258/07 prevê a lavratura de um único auto de infração, o que impede tal possibilidade na prática.
 
De qualquer maneira, tudo seria mais prático se a legislação (CTB) atribuísse a responsabilidade pela infração ao transportador no caso de mais de um remetente e ao embarcador se fosse o único expedidor.
Nem tudo foi esclarecido. Uma das lacunas do CTB é não prever que, para se comparar o peso declarado com o aferido ou com o limite legal, é preciso somar ao peso declarado a tara do veículo ou dos veículos, no caso de uma combinação.
Isso, em tese, obriga o agente de trânsito, antes de fazer o enquadramento, a realizar uma trabalhosa operação de cálculo, pois tem que buscar informações não só na nota fiscal, como também nas plaquetas dos veículos.
 
Quase sempre, estas informações sobre tara e peso declarado não constam dos autos de infração, dificultando os julgamentos de recursos.
Para driblar esta dificuldade, a Resolução 547/15 determina que o auto de infração seja encaminhado ao proprietário do veiculo acompanhado de um Formulário de Identificação do Responsável pela Infração (FIRI), quando não for imediata a identificação do infrator.
 
O proprietário terá quinze dias (prorrogáveis a pedido por mais 45 dias) para identificar o verdadeiro infrator, que deve  também assinar o FIR.
Resta saber se o proprietário, geralmente, a parte mais fraca da relação, terá poderes para convencer o embarcador a assumir a multa.
 
Na mesma situação está o artigo 18 da lei 13.103/2015 (lei do descanso), determinando que o embarcador indenizará o transportador por todos os prejuízos decorrentes de infração por transporte de carga com excesso de peso em desacordo com a nota fiscal, inclusive as despesas com transbordo de carga.
 
Aparentemente, esta indenização será devida se o embarcador (único) declarar peso inferior ao aferido e o agente de trânsito, equivocadamente, autuar o transportador, contrariando o parágrafo 4º do artigo 257 do CTB.
 
Embora a tendência dos órgãos de trânsito seja de autuar o embarcador, isso pode acontecer, pois a maioria dos agentes de trânsito não tem o cuidado de comparar o peso aferido com o peso declarado pelo embarcador somado com a tara do veículo.
Outra novidade da norma é a revogação pura e simples do artigo 16 da Resolução 258/07, que tornava obrigatória a presença do agente de trânsito nos postos de pesagem.
Presume-se que continua em vigor, o artigo 7º da Resolução 459/13, que prevê esta dispensa apenas no caso de utilização de sistema automatizado e integrado de fiscalização e que não foi expressamente revogado.
 

TRANSPORTE RODOVIÁRIO: Quem paga a multa por excesso de peso?

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 Medida faz parte das ações de prevenção à peste suína clássica

 

Foram estabelecidas novas normas para trânsito nacional de suínos, seus produtos, subprodutos e material genético com destino ao Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins e aos municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do município de Canutama e sudoeste do município de Lábrea, ambos no Amazonas. A medida foi divulgada nesta segunda-feira (21) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e faz parte das ações de prevenção à Peste Suína Clássica (PSC) no território brasileiro.

De acordo com o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, não é permitida a entrada de carnes frescas com ou sem osso, de linguiças frescais, de produtos enformados (hambúrguer, almôndega e outros), de produtos de curta ou média cura (salame, copa e outros) e de miúdos in natura e salgados (língua, fígado, rins, coração, pulmão, pés e outros) e gorduras nessas unidades da Federação e regiões.

A entrada dos demais produtos e subprodutos de origem suína nas unidades da Federação e regiões
relacionadas só será permitida desde que estejam acompanhados de documento de Certificado de Inspeção Sanitária modelo "E" (CIS-E), Documento de Transporte de Resíduos Animais, Guia de Trânsito de Produtos (GT) ou eventual documento que venham a substituí-los e que sejam elaborados em estabelecimentos sob fiscalização veterinária oficial ou que integrem o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Os demais produtos também devem ser processados para garantir a destruição do vírus da PSC, de acordo com um dos tratamentos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e publicados em seu Código Zoossanitário para os Animais Terrestres. Segundo o DSA, o tratamento e as precauções tomadas para evitar o contato com possíveis fontes do vírus da PSC deverão ser declarados pelo emitente no documento de transporte de produtos e subprodutos de origem suína.

A entrada de material biológico ou agente infeccioso de origem suína nessas unidades da Federação e regiões, com a finalidade de pesquisa ou diagnóstico, ficará condicionada à autorização prévia do Mapa, exceto quando encaminhado pelo Serviço Veterinário Oficial.
As normas não são válidas para o trânsito de suínos, seus produtos, subprodutos e material genético com destino a essas unidades da Federação e regiões quando procedentes dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em maio deste ano, a ministra Kátia Abreu participou, em Paris, da 83ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal, que reconheceu Santa Catarina e Rio Grande do Sul como áreas livres de peste suína clássica. Os dois estados respondem por 68% das exportações do produto. A mesma condição está sendo solicitada para os principais estados produtores de suínos.
As novas regras estão na Instrução Normativa (IN) nº 27, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (21).

SANIDADE ANIMAL: Mapa institui novas regras para trânsito de suínos no país

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A 12ª Semana Nacional do Peixe, que será realizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), de 28 de setembro a 16 de outubro, já tem local e atrações definidos pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Rondônia (SFPA-RO).



Em reunião com todos os órgãos parceiros, na quinta-feira (17), no auditório da Associação de Municípios de Rondônia (Arom), em Porto Velho, ficou definido que a ‘estrela’ desta edição é o pirarucu e foram detalhadas as atividades e incumbências de todos os órgãos envolvidos com o evento, que terá como ponto alto, em Porto Velho, uma série de atividades a ser desenvolvida nos dias 9 e 10 na praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).

A campanha foi criada pelo MPA com a proposta de estimular o consumo e a produção de pescado no País, considerando que se trata da proteína animal mais saudável do mercado, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“O pirarucu é o peixe mais exótico da região amazônica (possui guelras e pulmões trabalhando em conjunto) e é protegido contra pesca predatória, por estar em extinção. Somos o estado campeão na sua criação em cativeiro”, disse Ilce Oliveira, superintendente da Pesca em Rondônia, justificando a escolha dessa espécie como ‘estrela principal’ da Semana Nacional.
Ilce explicou que no início será feito apenas trabalho de panfletagem, enquanto que nos dias 9 e 10 haverá intensa atividade na EFMM, a partir das 14h, com a abertura oficial, seguida da procissão de São Pedro (padroeiro dos pescadores), com flutuantes e barcos no rio Madeira. Logo após, será aberta a programação cultural, com apresentação da dança indígena que ‘pede’ a boa pesca, encerrando com shows de artistas regionais.
No dia seguinte, pela manhã, haverá o Concurso de Ticagem de Peixes, e o produto (pescado) será preparado pelos cozinheiros do caminhão da “Cozinha Brasil” para degustação dos presentes. Em seguida, haverá visita aos estandes das instituições parceiras, que prestarão serviços aos pescadores, piscicultores, ribeirinhos e à comunidade em geral, nas áreas da saúde, alimentação, licenciamento e legislação ambientais, inscrição no Registro Geral da Pesca e Aquicultura (RGP) do Ministério da Pesca, entre outros.

 A programação inclui também apresentação das crianças da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) com um jogo de capoeira, chamado ‘Puxada de Rede’, ‘Prova da Rabeta’, a Fórmula 1 do pescador e do aquicultor, com direito a prêmios e podium; visitas aos estandes e, ao final da tarde, terá a apresentação da ‘Lenda do Boto’ e da ‘Dança do Boi” com grupos de artistas de Porto Velho.

O governo de Rondônia será representado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Superintendência Estadual de Turismo (Setur) e Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom).

A prefeitura de Porto Velho cuidará da adequação do ambiente e da logística, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric). Já a concessionária Santo Antônio Energia providenciará as barracas e palco; o Serviço Social da Indústria (Sesi) se responsabilizará pela programação cultural e pela “Cozinha Brasil” e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoverá palestras sobre boas práticas e a prova de ticagem de peixes.

 
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Foto: Imprensa - MPA



Pirarucu é a estrela da 12ª Semana Nacional do Peixe em Rondônia

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