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O movimento dos caminhoneiros em Mato Grosso, que, entre fevereiro e abril deste ano, fechou diversas rodovias no Estado, não deve apoiar o protesto encabeçado pelo Comando Nacional do Transporte, que promete uma grande mobilização, por todo o país cobrando o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), a partir do próximo dia 9. “Não vejo nenhuma organização estruturada em Mato Grosso. Apenas comentários.

Somos contrários porque o objetivo é claramente político. Não representa os interesses dos transportadores de cargas”, afirmou, um dos representantes estaduais no Fórum Permanente de Transporte, Gilson Baitaca, empresário e vereador em Lucas do Rio Verde. Além da renúncia da presidente, os manifestantes também devem cobrar redução no preço do oléo diesel; criação do frete mínimo; anulação de multas das manifestações anteriores; aposentadoria com 25 anos de contribuição; salário unificado para a categoria; entre outras reivindicações.

Ele defendeu ainda o direito ao protesto, mas classificou como “radical” a intenção dos manifestantes de pedir a renúncia de Dilma. “É uma democracia e eles estão no direito deles. Mas não concordo em utilizar uma categoria como a nossa, fragilizada e endividada, para satisfazer interesses políticos. É um grupo radical e, até onde sei, dizem que não irão iniciar as negociações enquanto a presidente não renunciar. Por isso, não terão nosso apoio”, destacou.

De acordo com o empresário, que participou da comissão que negociou reivindicações com governo federal durante protestos anteriores, mesmo que ocorram bloqueios em rodovias de outros Estados, o abastecimento de produtos em Mato Grosso não deve ser afetado. “Não acredito que vá prejudicar a região. Eles (organizadores dos protestos) estão contando com o apoio massivo da população o que, na minha opinião, não deve ocorrer”.

Em Mato Grosso, no início do ano, foram feitos diversos protestos, nos quais os veículos com cargas eram obrigados a parar em vários pontos, principalmente da BR 163, entre Rondonópolis até Sinop. Devido a isso, vários municípios do Nortão ficaram sem produtos como combustíveis, gás, água e entre outros.

O manifesto só terminou quando o governo federal aceitou negociar a pauta de reivindicações dos motoristas, que, segundo o movimento, não foi efetivada ainda.
FONTE: Só Notícias

CAMINHONEIROS DO MATO GROSSO DESCARTAM APOIO A PARALISAÇÃO DO PRÓXIMO DIA 9

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A empresa está promovendo uma campanha que leva a conscientização pelas estradas


Assim como a Scania, a Viação Cometa, cliente da marca, também entrou na luta pela prevenção ao câncer de mama. Para celebrar o Outubro Rosa, a empresa está promovendo uma campanha que leva a conscientização pelas estradas, mais especificamente, a bordo de um ônibus Scania K 440 8×2 Double Deck que foi estilizado todo em cor-de-rosa.

O veículo é uma das 67 unidades com essa configuração adquiridas pelo Grupo JCA — composto, além da Cometa, pelas empresas Auto Viação Catarinense, Auto Viação 1001 e Rápido Ribeirão Preto — em 2014.

O câncer de mama é o segundo que mais incide sobre a população feminina brasileira e mundial, atrás somente do câncer de pele. Na Viação Cometa, o público feminino representa 15% do quadro de funcionários, mas o objetivo é atingir tanto o público interno quanto os clientes, inclusive os homens. “Embora com probabilidade muito menor, eles não estão completamente livres da doença. Além disso, são importantes agentes conscientizadores entre a própria família”, destaca o diretor Executivo da empresa, Fernando Guimarães.

A Viação Cometa também distribuiu broches em referência ao Outubro Rosa e também ao Novembro Azul — campanha de prevenção ao câncer de próstata.

Fonte: Scania

Outubro Rosa: Viação Cometa é estilizado em campanha de engajamento pela prevenção ao câncer de mama

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Veículo que saiu do Apuí (AM) foi abordado pela PRF em Ariquemes. Entre os passageiros que viajavam havia uma criança e três idosos.



Um ônibus irregular que transportava cerca de 20 passageiros foi apreendido na tarde desta quinta-feira (29) na BR-364, em Ariquemes (RO). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo havia saído de Apuí (AM) e tinha como destino a cidade de Ji-Paraná (RO).

Entre os passageiros que estavam no veículo havia uma criança e três idosos. Todos os ocupantes foram escoltados até a rodoviária de Ariquemes pela PRF, onde acabaram sendo embarcados em outro ônibus.

De acordo com a PRF, o condutor do ônibus clandestino foi autuado por um termo circunstanciado de ocorrência, mas logo depois acabou sendo liberado. O veículo permaneceu apreendido no posto da PRF local.

Fonte:Do G1 Ariquemes e Vale do Jamari
Foto: PRF

Ônibus irregular é apreendido com 20 passageiros na BR-364, em Ariquemes

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciará, a partir da zero hora desta sexta-feira (30), em todo o Brasil, a Operação Finados. 


A ação, que visa prevenir acidentes de trânsito e dar fluidez ao tráfego durante a movimentação do feriado de Dia de Finados, seguirá até a meia-noite da segunda-feira (02).
Devido ao fim de semana prolongado, há uma expectativa de aumento do fluxo de veículos nas rodovias federais. Nos anos anteriores, como o feriado ocorreu em finais de semana, não houve operação especial para o período.

Serão priorizadas ações preventivas para a redução da violência do trânsito e de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, às ultrapassagens proibidas e envolvendo motocicletas e ciclomotores, devido ao índice elevado de letalidade.
Todo os recursos serão empregados na operação, reforço do efetivo, policiais da área administrativa estarão compondo as equipes de fiscalização, equipes táticas, motopoliciamento, além dos equipamentos como radares fotográficos e etilômetros.
O destaque será a presença do Cinema Rodoviário, na manhã de sexta-feira (30), no posto da BR 040. A ação educativa busca sensibilizar os condutores a partir da exibição de vídeos e ministração de palestras sobre educação no trânsito.

PERÍODO DE CHUVAS
A pista molhada e a redução da visibilidade exigem alguns cuidados. A PRF orienta:
Reduza a velocidade, a distância de frenagem é maior quando a pista está molhada.
Verifique as condições do pneus, os pneus “lisos” comprometem a aderência ao solo.
Cheque o sistema de iluminação.
Guarde distância de segurança dos demais veículos.
Transite com os faróis acesos.
Pare o veículo em local seguro quando não houver visibilidade e aguarde melhores condições para poder seguir viagem.

RESTRIÇÃO DE TRÁFEGO DURANTE O FERIADO
Para aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, maior parte da malha viária nacional, o tráfego de caminhões bitrens, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonhas sofrerá restrição durante o feriado. Nos dias e horários de maior movimento esses veículos não poderão transitar, independentemente de estarem carregados e ainda que possuam Autorização Especial de Trânsito (AET).
O motorista que descumprir a determinação será notificado pela PRF. Trata-se de uma infração média, gerando multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira de Habilitação. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final da restrição.
Confira os dias e horários das restrições:
Sexta-feira (30/10) – das 16h às 24h
Sábado (31/10) – das 06h às 12h
Segunda-feira (02/11) – das 16h às 24h

FONTE: Estradas.com.br

TRÂNSITO: CAMINHÕES TERÃO RESTRIÇÃO DURANTE O FERIADO DE FINADOS

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Incêndio teria começado após vasilhame de gasolina explodir.Mesmo queimando, um motorista conseguiu retirar o veículo para a rua.

As Chamas se espalharam por todo veículo após a vasilha explodir (Foto: Neide Alberto/ Arquivo Pessoal)
Um caminhão que estava sendo soldado em uma oficina pegou fogo nesta quarta-feira  (28), no Centro de Cujubim (RO), município da região do Vale do Jamari. De acordo com moradores, o incêndio começou depois que um vasilhame de gasolina que estava em cima do veículo explodiu, fazendo as chamas se espalharam rapidamente pelo local.

Segundo relato de uma moradora ao G1, o motorista havia levado o caminhão até a oficina para passar por uma soldagem. Em cima do veículo havia um vasilhame com gasolina, que acabou explodindo no local. Por causa da explosão, o fogo se propagou por toda carroceria.

Outro caminhão que estava estacionado no local quase pegou fogo. Preocupado, um motorista entrou na oficina e conseguiu levar o veículo em chamas para o meio da rua.

 Conforme os moradores, uma parte da oficina e da casa que fica ao lado do estabelecimento começou a queimar, porém o fogo foi controlado pelos moradores. Como não tem Bombeiros na cidade, vizinhos usaram mangueiras e uma pá-carregadeira com terra para tentar controlar as chamas.

Após alguns minutos, os moradores conseguiram combater o incêndio na oficina e na residência, porém o caminhão ficou totalmente queimado. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Do G1 Ariquemes e Vale do Jamari

Caminhão pega fogo enquanto era soldado em oficina de Cujubim

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 O novo sistema entrará em funcionamento no dia 16/11/2015 para início do período de recadastramento voluntário.




A partir desta quarta-feira (28/10), passa a vigorar a Resolução 4.799/2015, com as novas regras para operacionalização da inscrição, atualização e recadastramento do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

Para adequação da nova resolução, o sistema do RNTRC será substituído. O funcionamento do sistema atual será interrompido para as atividades de cadastramento, recadastramento alteração de dados e alteração de frota. As consultas públicas e a impressão de extrato e de certificados continuarão disponíveis. O novo sistema entrará em funcionamento no dia 16/11/2015 para início do período de recadastramento voluntário.

Procedimentos – O registro será realizado em três etapas: cadastro e renovação de informações em ponto de atendimento credenciado; identificação visual dos veículos (adesivo); identificação eletrônica dos veículos (TAG). Confira aqui o Guia do RNTRC para os Transportadores.
Para a primeira etapa, o transportador deverá comparecer a um ponto de atendimento indicado pela entidade conveniada com a ANTT. Cada sindicato ou entidade pode ter mais de um ponto dentro dos municípios que fazem parte de sua base territorial.

Cada ponto de atendimento autorizado pela ANTT receberá um número de identificação que será apresentado no banner de divulgação no local. Devem ser oferecidos os serviços de cadastramento e recadastramento de transportadores, alteração de dados do transportador, modificação da frota de um transportador para outro, reimpressão do certificado do RNTRC, comunicado de extravio de adesivo; alterações de dados do transportador, exceto de domicílio; consultas em geral.

As entidades devem disponibilizar o Serviço de Atendimento ao Transportador (SAT) para fornecer informações adequadas e claras sobre os serviços que prestam relacionados ao RNTRC. As informações devem ser prestadas imediatamente e as reclamações devem ser respondidas e resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis, a contar do registro.
Os pontos de atendimento não poderão realizar: alteração de domicílio do transportador, que deve ser alterado junto ao Detran; cancelamento e reativação de registro, conforme instrução no site da Agência.

Para a segunda etapa, o transportador receberá, diretamente no ponto de atendimento ou pelos correios, os adesivos para identificação visual do veículo, que deve ser realizada conforme padrões definidos pela ANTT.
Para a terceira e última etapa, a identificação eletrônica será realizada pela colocação de um dispositivo, conhecido como TAG, no para-brisa dos veículos, de acordo com o prazo a ser estabelecido pela ANTT, após definições do Denatran.

Cronograma – A partir de 16/11/2015, os transportadores podem se recadastrar nos pontos de atendimentos indicados pelas entidades conveniadas. De 16/11 a 30/11/2015, serão atendidos os transportadores que voluntariamente se apresentarem nesses pontos. A partir de 1º/12/2015, o recadastramento iniciará de acordo com o final da placa do veículo, a começar pelo número 1.
As datas finais indicadas no cronograma apontam o prazo limite para que os transportadores que possuam veículos com o final de placa correspondente façam o recadastramento do transportador e dos veículos da sua frota com esse final de placa. Por exemplo, os transportadores que possuem veículos na sua frota com final de placa iguais a 1 devem procurar os postos de atendimento até 31/1/2016 para fazer o seu recadastramento e dos veículos com final de placa iguais a 1, pertencentes à sua frota. É facultado ao transportador inserir os demais veículos nesse mesmo prazo ou observar as datas limites para os demais placas.

Confira o cronograma completo.

Histórico – O RNTRC é o registro obrigatório destinado aos transportadores rodoviários de cargas no Brasil, instrumento importante para organização do mercado. O cadastro é obrigatório para todo transportador rodoviário remunerado de cargas, o qual presta serviço para terceiros mediante cobrança de frete.

O transportador de carga própria não é obrigado a se registrar.
Em 30/7, a ANTT publicou a Resolução n º 4.799, que regulamenta os procedimentos para inscrição e manutenção do RNTRC. A partir de 28/10, a norma entra em vigor, ficando revogada a Resolução nº 3.056/2009.

De acordo com o texto da norma, a solicitação de inscrição, atualização e recadastramento será efetuada pelo transportador ou por seu representante formalmente constituído e identificado, perante entidade que atue em cooperação com a Agência. Os transportadores já inscritos no RNTR deverão comprovar a adequação aos termos da nova resolução. O recadastramento desses transportadores deverá ter início de acordo com o cronograma divulgado pela ANTT.

O certificado do RNTRC terá validade de cinco anos, sendo emitido assim que efetivada a inscrição ou o recadastramento do transportador. O transportador rodoviário remunerado de cargas deverá providenciar a atualização cadastral sempre que ocorrerem alterações nas informações. A ANTT poderá, ainda, requerer a comprovação ou a atualização dessas informações a qualquer tempo.

Com informações da ANTT

TRANSPORTE RODOVIÁRIO: Entram em vigor novas regras para o RNTRC

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Por mais que o seu caminhão seja confortável, passar muito tempo sentado não faz muito bem a saúde. E acredite: o assunto já foi até tema de pesquisa. Na década de 1970, o médico Alf Nachemson, da Universidade de Gotëborg, na Suécia, decidiu se especializar e revolucionar os estudos sobre as cadeiras e bancos. Após a pesquisa, o médico descobriu que quando a pessoa está sentada, a coluna recebe 40% mais pressão do que quando a pessoa está de pé. Atualmente esse assunto já é óbvio para muitas pessoas, mas naquela época foi uma surpresa descobrir que ficar muito tempo sentado faz mal para a coluna.

Isso acontece porque quando estamos de pé, os pés e as pernas ajudam a sustentar o peso do corpo. Mas, quando estamos sentados, a coluna e a bacia precisam fazer esse trabalho sozinhas, e isso gera muita sobrecarga.  Esse problema acontece mesmo se você estiver sentado no mais confortável dos caminhões e mantiver uma postura perfeita.

Por este motivo, sempre que tiver a oportunidade, pare em algum local apropriado, estique as pernas, caminhe, faça alongamentos, se exercite. Afinal, cuidar da saúde é essencial para uma vida saudável.

Ficar muito tempo sentado pode prejudicar a saúde

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresenta, nesta quarta-feira (28/10), na sede em Brasília (DF), o projeto-piloto de ponto de parada e descanso dos caminhoneiros na BR-116/PR/SC. A iniciativa é da concessionária responsável pelo trecho, Autopista Planalto Sul, em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc).

A área de estacionamento e transbordo de carga perigosa será utilizada como ponto de apoio e parada para caminhoneiros no Km 145 da BR-116, no trecho que liga Curitiba (PR) até a divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Um dos objetivos é proporcionar maior segurança aos motoristas e preservar suas vidas, bem como atender à Lei nº 13.103/2015 (Lei dos Caminhoneiros) e à Portaria MTE n° 944/15, que tratam da jornada de trabalho e o descanso do motorista de caminhão.
Projeto – No evento, haverá exposição da maquete do projeto executivo, que será submetido à aprovação da ANTT. A apresentação contará com a presença do diretor-geral da Agência, Jorge Bastos, do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, além de autoridades de órgãos de transportes.

A maquete detalha a área que contará com 120 mil metros e deve ser dividida em seis blocos, cada um deles com 21 vagas de estacionamento, sendo construído conforme a demanda de veículos na rodovia.

O local será especializado com equipamentos para atendimento a veículos acidentados ou com algum tipo de vazamento com produto perigoso. Além dos cuidados com a carga, a proposta é implantar atendimentos já oferecidos pelo programa SEST/SENAT, salas de apoio para a concessionária, ANTT e administração, assim como espaço para realização de eventos promocionais, palestras educativas, etc.

Concessão – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), criada em 2001, regula e fiscaliza a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre, inclusive contratos já celebrados antes da sua criação, resguardando os direitos das partes e o equilíbrio econômico-financeiro dos respectivos acordos.
Com 413 quilômetros de extensão, a BR-116/PR/SC foi concedida para iniciativa privada com o objetivo de exploração da infraestrutura, em 15 de fevereiro de 2008, pelo período de 25 anos. A licitação fez parte da 2ª etapa do programa de concessões rodoviárias.

SERVIÇO
Apresentação do projeto piloto do ponto de parada e descanso dos caminhoneiros na BR-116/PR/SC
Data: 28/10
Horário: 9h30
Local: Sede da ANTT, localizada no Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, lote 10, trecho 03, Projeto Orla Polo 8 - Cep: 70200-003 - Brasília (DF)

BR-116/PR/SC vai contar com primeiro ponto de parada e descanso para caminhoneiro

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As mudanças foram definidas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), órgão superior do Sistema Financeiro Nacional. 


O governo federal alterou as condições dos financiamentos do PSI (Programa de Sustentação de Investimentos). O volume total de recursos disponíveis caiu de R$ 50 bilhões para R$ 19,8 bilhões. Além disso, ficou estabelecido o dia 30 de outubro como prazo final para que as operações sejam protocoladas, ainda que a contratação possa ser feita até 31 de dezembro de 2015. As mudanças foram definidas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), órgão superior do Sistema Financeiro Nacional.

O PSI é desenvolvido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e tem o objetivo de conceder crédito mais barato para realização de investimentos por parte das empresas.
Conforme nota divulgada pelo Ministério da Fazenda, “a redução não deverá ter impacto negativo relevante sobre o programa, visto a contratação de financiamentos pelo BNDES ter alcançado apenas R$ 6,8 bilhões até o final de setembro de 2015”.

Com a mudança, os novos limites para aquisição de ônibus e caminhões por grandes empresas é de R$ 1,8 bilhão; por micro, pequenas e médias empresas passou para R$ 5 bilhões; o limite para o Procaminhoneiro, agora, é de R$ 151 milhões.

Ainda conforme o Ministério da Fazenda, não há alteração nas taxas de juros aplicadas. Elas se mantêm fixas ao longo do contrato.

FONTE: Agência CNT

GOVERNO FEDERAL ENCERRA FINAME PSI PARA CAMINHÕES

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O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN publicou a Resolução no 557/2015, que altera o artigo 16 da Resolução CONTRAN 182/2005 e ameniza as penalidades de suspensão do direito de dirigir.

Segue abaixo quadro comparativo entre as duas Resoluções.

RESOLUÇÃO 182/2005
RESOLUÇÃO 557/2015

Art. 16. Na aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir a autoridade levará em conta a gravidade da infração, as circunstâncias em que foi cometida e os antecedentes do infrator para estabelecer o período da suspensão, na forma do art. 261 do CTB, observados os seguintes critérios:




Idem

I – Para infratores não reincidentes na penalidade de suspensão do direito de dirigir no período de doze meses:


Idem

a) de 01 (um) a 03 (três) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais não sejam previstas multas agravadas;


Idem


b) de 02 (dois) a 07 (sete) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de três vezes;




b) de 02 (dois) a 06 (seis) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de três vezes


c) de 04 (quatro) a 12 (doze) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de cinco vezes.





c) de 04 (quatro) a 10 (dez) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de cinco vezes;




d) de 08 (oito) a 12 (doze) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de dez vezes.




II - Para infratores reincidentes na penalidade de suspensão do direito de dirigir no período de doze meses:


Idem

a) de 06 (seis) a 10 (dez) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais não sejam previstas multas agravadas;


IdI

     Idem
b) de 08 (oito) a 16 (dezesseis) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de três vezes;

I I






c) de 12 (doze) a 24 (vinte e quatro) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de cinco vezes.


c) de 10 (dez) a 20 (vinte) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de cinco.



d) de 16 (dezesseis) a 24 (vinte e quatro) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com o fator multiplicador de dez vezes

Fonte: NTC&Logística

CONTRAN ameniza penalidades de suspensão do direito de dirigir

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Dos mais de 8 mil chamados até outubro, 4,3 mil foram referentes a buracos na pista


O DNIT está divulgando o balanço do seu aplicativo móvel após um ano de seu lançamento. Até meados de outubro, o DNIT Móvel registrou cerca de 55 mil downloads para a versão Android e no sistema operacional IOS e  mais de oito mil notificações. Desse total a ocorrência mais informada é a de buracos na pista, com 4,3 mil chamados, seguida pelas de problemas de sinalização, com quase 770 ocorrências.

Os Estados com maior número de comunicações do aplicativo são Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal e Bahia. As cinco rodovias com maior registro no aplicativo são BR-365 (MG), com 326 ocorrências; BR-262 (MG), com 252 ocorrências; BR-080 (GO), com 245 ocorrências; BR-116 (CE), com 246 ocorrências e BR-101 (PE), com 175 ocorrências.

O DNIT Móvel elenca os nove principais problemas que o usuário poderá encontrar nas rodovias, como buracos na pista ou problemas na sinalização, por exemplo. As questões são apresentadas por meio de ícones e, em um mesmo registro, podem ser informadas até cinco ocorrências diferentes. Os chamados, encaminhados para as equipes locais, foram solucionados ou estão em fase de resolução, informa o órgão.

A Ouvidoria do DNIT – para onde todas as ocorrências são encaminhadas – avalia que o tempo aproximado de resposta é de três dias úteis. A estimativa de prazo corresponde ao tempo para as comunicações entre a sede do DNIT, em Brasília, e as Superintendências e Unidades Locais, postos avançados no interior dos estados.

Confira o quantitativo nacional atualizado de ocorrências registradas no DNIT Móvel*:
Ocorrência                                        Total
Acidente                                            494
Animais na pista                              742
Buracos                                               4381
Capim Alto                                          646
Defeito em ponte                          386
Obra paralisada                               331
Queda de barreira                          267
Sinalização                                         767
Trecho interditado                         375
TOTAL                                                  8389
* dados coletados até 21/10/15 pela Ouvidoria e CGMI/DNIT

Fonte: O Carreteiro 

RODOVIAS: Buraco na pista é a notificação mais recebida pelo DNIT

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A nova paralisação esta marcada para o dia 09 de novembro


Está prevista para o próximo dia 9 de novembro uma nova paralisação nacional dos caminhoneiros. Através de um vídeo publicado nas redes sociais, Ivar Luiz Schmidt, líder dos caminhoneiros na greve que ocorreu no início do ano e representante do Comando Nacional do Transporte, convoca a todos para uma nova paralisação da classe e explica os motivos desse novo movimento.

Segundo Ivar Schmidt, a principal reivindicação dessa nova paralisação será a saída da Presidente Dilma e de seus demais subordinados dentro do governo. Ivar ressalta que o não atendimento de algumas reivindicações da greve anterior por parte do governo é o motivo dessa nova paralisação. Dentre esses pedidos não atendidos está a exclusão das multas que foram aplicadas aos caminhoneiros que participaram da última greve.

No vídeo, o líder do Comando Nacional do Transporte ressalta ainda uma nova pauta de reivindicações visando atender toda a classe de caminhoneiros. Segundo ele, caso um novo governo seja empossado, a regulamentação da profissão de motorista será o principal ponto dessa nova pauta. Nessa regulamentação será pedido o direito de aposentadoria após 25 anos de profissão, devido a alta carga horária de trabalho. Será pedido também nessa regulamentação a desoneração da folha de pagamento.



Confira o vídeo acessando o link abaixo : 

https://www.facebook.com/comandodetransporterodoviario/videos/413105608882312/

Nota-se que não esta sendo reivindicado nenhum absurdo, mas sim algo extremamente necessário para toda a classe de caminhoneiros. Resta saber agora se essa nova paralisação terá uma grande adesão como no início do ano.

Diante desse vídeo, você apoia uma nova paralisação e as reivindicações que estão sendo colocadas em pauta? Deixe um comentário com sua opinião.

TEXTO: Lucas Duarte
Fonte: Blog Caminhões e Carretas

NOVA PARALISAÇÃO DE CAMINHONEIROS É MARCADA E NOVAS REIVINDICAÇÕES SÃO ESTABELECIDAS

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De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rondônia tem expectativa de produzir 3,5% a mais de soja que na última safra. 



Segundo informações da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), a área com plantio de soja no estado vem crescendo a cada safra. Na safra 2014/2015, houve produção de soja em 234.173, 35 hectares. Já na safra 2013/2014, 186.781, 58 hectares foram utilizados para o cultivo da planta e 156.906,06 na safra 2012/2013.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rondônia tem expectativa de produzir 3,5% a mais de soja que na última safra. No Brasil, o crescimento da produtividade está estimado em 2,2%. Na safra 2014/2015, o estado produziu 732,9 mil toneladas. Já na safra 2015/2016, Rondônia deve produzir 758,9 mil toneladas.

Ainda conforme a Conab, a produtividade média de Rondônia na safra 2014/2015 foi de 3.166 kg/ha, sendo maior que a média brasileira de 2.999 kg/ha. Estas médias devem aumentar para 3.278 kg/ha no estado e 3.066 kg/ha no país.

A soja é o segundo produto mais exportado de Rondônia, representando 36,7% das exportações rondonienses, perdendo apenas para a carne bovina. Entre janeiro e setembro deste ano, a soja movimentou mais de 286 milhões de dólares. “A soja tem uma contribuição econômica na vida do produtor e do estado, que tem características de exportar produtos primários”, fala o diretor executivo da Idaron, Avenilson Trindade.

Uma das medidas que contribuem para produção da soja em Rondônia é o vazio sanitário, período em que a produção de soja fica proibida com o objetivo de evitar a ferrugem asiática da soja, doença capaz de causar prejuízo de até 90% da lavoura. “O vazio sanitário é o método mais eficiente para o controle desta praga porque interrompe o ciclo de vida do fungo. Ele só sobrevive em uma planta”, explica a gerente de Defesa Vegetal da Idaron, Rachel Barbosa.

O vazio sanitário, fiscalizado pela agência em Rondônia, é adotado em mais 11 estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Tocantins. Em Rondônia, 1.122 propriedades rurais produtoras de soja foram fiscalizadas na última safra, representando 96,38% das áreas produtoras.

O diretor executivo da Idaron explica que a fiscalização é importante para garantir a qualidade do produto e consequentemente a exportação. “O controle sanitário garante o mercado, ou seja, a Idaron, além de promover o controle de pragas, garante a qualidade do produto comprado”.

CADASTRO DAS PROPRIEDADES RURAIS

O coordenador do Programa Estadual de Monitoramento de Pragas da Idaron, João Paulo Quaresma, lembra que os produtores de soja do Estado devem fazer o cadastro de suas propriedades até 30 de dezembro em uma unidade da Idaron ou pelo site www.idaron.ro.gov.br. “O cadastro tem o objetivo de conhecer as áreas produtoras e tornar o controle sanitário mais eficiente”.

    Fonte: Secom - Governo de Rondônia  
    Foto: Idaron
   

AGRONEGÓCIO: Produção de soja em Rondônia tem expectativa de crescimento acima da média nacional para próxima safra

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Quem ainda não está com o Registro em dia pode fazer a inscrição ou manutenção até o dia 27/10/2015.


O RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) é um documento obrigatório para quem atua no transporte rodoviário de cargas, e pode ser solicitado junto à ANTT.

O pedido de inscrição  e manutenção do RNTRC deve ser feito pelo transportador ou por seu representante legal, através do preenchimento de um formulário eletrônico junto ao agente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) ou à entidade que atua em cooperação com a Agência.

Quem ainda não está com o Registro em dia pode fazer a inscrição ou manutenção até o dia 27/10/2015.

Fonte: Blog do Caminhão

TRANSPORTES: DATA LIMITE PARA INCRIÇÃO OU MANUTENÇÃO DO RNTRC É DIA 28/10.

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Não está excluída a fiscalização quanto ao quesito que envolva a segurança viária, ou seja, a profundidade do sulco quando este estiver com medida inferior ao TWI permitido para o modelo de pneu.



Segundo a Nota Técnica Conjunta DTF06/2015 da DPRF, fica suspensa toda fiscalização punitiva quanto à exigência de regularidade do desenho ou dos sulcos da banda de rodagem dos pneumáticos dos veículos automotores nas áreas de competência da PRF.

Não está excluída a fiscalização quanto ao quesito que envolva a segurança viária, ou seja, a profundidade do sulco quando este estiver com medida inferior ao TWI permitido para o modelo de pneu.

Apesar de anterior ao atual CTB, a Resolução CONTRAN no 558/1980 é  a norma que estabelece atualmente os requisitos técnicos de fabricação e reforma de pneumáticos, com indicadores de profundidade.

A Resolução determina ainda que os veículos automotores só podem circular em via pública quando equipados com rodas, aros e pneus novos ou reformados que satisfaçam a determinadas exigências.
O artigo 3º da Resolução 558/1980 diz que todo pneu deverá ser fabricado ou reformado com indicadores de desgaste, com indicação de capacidade de carga, com exceções nela previstas.
O artigo 4º da mesma Resolução diz que fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores, ou cuja profundidade  seja inferior a 1,6 mm.
O parágrafo 2º do artigo 4º afirma que:

Quando no mesmo eixo e simetricamente montados, os pneus devem ser de idêntica construção, mesmo tamanho, mesma carga e serem montados em aros de dimensões iguais, permitindo-se a assimetria quando originada pela troca de uma roda de reserva, nos casos de emergência.

Em razão da literalidade da expressão “idêntica construção”, surgiram duas correntes dentro da doutrina do trânsito. A primeira corrente considera que, além das demais especificações dos pneus, tais como tamanho, capacidade de carga, simetria dos aros e das dimensões, seria igualmente necessária a simetria em relação aos desenhos das bandas de rodagem dos pneus de um mesmo eixo.

Alegam que esta condição se refere às características construtivas dos pneumáticos que tais desenhos definem a área de contato do pneu com o pavimento e, consequentemente, o grau de aderência e de tração, capacidade de remoção de água pelos sulcos, o nível de ruído, a durabilidade do conjunto, o grau de aquecimento e desempenho, com diversas implicações na dirigibilidade do veículo.
A segunda corrente, por sua vez, entende que, quando a norma fala em “idêntica construção”, está se referindo à estrutura dos pneus (radial, diagonal ou diagonal cintado, tamanho, carga e aro).

Alega ainda que o desenho da banda de rodagem é um conceito citado nas normas técnicas, mas que não foi explicitado pela Resolução CONTRAN no 558/1980; de modo que não haveria norma proibitiva para os veículos circularem com bandas de rodagem diferentes, mas simetricamente em um mesmo eixo. Bastaria, para tanto, ter idêntica construção: radial, diagonal, diagonal cintado, mesmo tamanho, mesma carga  e meso aro.

Diante de tais circunstâncias, a Divisão de Fiscalização de Trânsito da DPRF entende que existe dúvida razoável na aplicação desta norma, de modo que seria necessário encaminhar a questão ao CONTRAN, órgão ao qual compete não só zelar pela uniformidade da aplicação das normas de trânsito, como também apreciar os recursos interpostos por instâncias inferiores.
Fica, portanto, suspensa toda fiscalização punitiva quanto à exigência de regularidade do desenho ou dos sulcos da banda de rodagem dos pneumáticos dos veículos automotores nas áreas de competência da PRF.

FONTE: NTC&Logística

SUSPENSA A MULTA POR DESENHO DESIGUAL NA BANDA DE RODAGEM

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Audiência pública detalhou o programa. Investimentos serão de aproximadamente R$ 2 bilhões


O DNIT realizou na quarta-feira (14) audiência pública para a contratação do Novo Plano Nacional de Controle de Velocidade – PNCV, que prevê a instalação, operação e manutenção de equipamentos eletrônicos para controle de velocidade nas rodovias federais.

Na abertura do evento, o Coordenador Geral de Operações Rodoviárias, Alexandre Fernandes, detalhou o Plano e ressaltou a importância dessa iniciativa da autarquia para aumentar a segurança dos usuários das rodovias federais. “O novo programa é uma ferramenta fundamental para a redução do número de acidentes e também a de vítimas nas rodovias federais”, enfatizou.

Com investimentos na ordem de R$ 2 bilhões, o Novo PNCV contará com cerca de 3.500 equipamentos e 7 mil faixas monitoradas. Essa nova etapa do programa contará com o Sistema Integrado de Operações Rodoviárias – SIOR, um sistema de pré-processamento que dará maior agilidade e eficiência no envio de dados dos equipamentos ao DNIT.

No novo programa os locais onde estão atualmente instalados os equipamentos foram mantidos e eliminados aqueles que integram as rodovias do Programa de Concessões de Rodovias Federais ou que não produziram o resultado esperado, constatado a partir de um Estudo de Monitoramento da Eficácia. Além disso, foram avaliados e introduzidos outros locais com grande potencialidade de ocorrência de acidentes, segundo os anuários do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

Implantado em 2011, o atual PNCV conta com 3.659 equipamentos eletrônicos distribuídos nos 52 mil quilômetros de rodovias federais sob responsabilidade do DNIT. São três tipos de equipamentos, sendo que dois deles funcionam em áreas urbanas (Controlador de avanço de sinal vermelho e os REVs, também conhecidos como Lombada Eletrônica). O outro tipo são os radares discretos, instalados nas áreas rurais das rodovias, com o objetivo manter os veículos dentro dos limites de velocidade considerados seguros para a via.

Fonte: DNIT

RODOVIAS: Novo Plano Nacional irá incrementar Controle de Velocidade nas rodovias federais

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Deputados condenaram Contran por ter tornando facultativo o uso do extintor de incêndio para automóveis e caminhonetes 


Deputados condenaram o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) pela Resolução 556, de 17 de setembro de 2015, que tornou facultativo o uso de extintor de incêndio para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Eles participaram de audiência pública, nesta terça-feira (20), promovida pelas comissões de Defesa do Consumidor, Finanças e Tributação e de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

Nove deputados assinaram o pedido para realização do debate. O deputado Jerônimo Goergen (PV-RS), um dos requerentes, não poupou críticas ao presidente do Contran, Alberto Angerami, ausente na reunião, e afirmou que não poupará esforços para levar um projeto de decreto legislativo ao plenário a fim de revogar a decisão. “A decisão técnica não está contemplando o que o Congresso Nacional espera. Se o governo tem a convicção de que não precisa mais ter o extintor, é melhor que ele trate de nos convencer aqui dessa medida”, disse.

Já o deputado Marcos Rotta (PMDB-MA), outro requerente, definiu as medidas tomadas pelo Contran como “trapalhadas”. “Acho que é mais uma política desastrosa e que atinge de morte o bolso do consumidor brasileiro, dos empresários brasileiros e da sociedade brasileira. Eu torço pra que essas ações do Contran não venham a macular, cada vez mais, a imagem de um órgão extremamente importante”, declarou.

O conselheiro Rodrigo Fontan, representante da OAB, e o subprocurador geral da República, Roberto Thomé, representante do Ministério Público, disseram estar atentos às decisões que geram ônus à sociedade, principalmente àquelas que não foram discutidas adequadamente com os cidadãos, como é o caso da resolução do Contran.

Tendência mundial
O representante do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Milton Frantz, defendeu a Resolução 556/15 do Contran ressaltando que, em geral, a obrigatoriedade do uso de extintores em veículos já caiu em desuso no mundo. Para ele, tornar facultativo o uso do equipamento segue o princípio legal da motivação e da razoabilidade que norteiam os atos da administração pública, no sentido de impedir danos e prejuízos ao proprietário do veículo pela dificuldade de cumprir a norma de trânsito.

“ Além das informações a respeito da não obrigatoriedade e da dificuldade do uso, há o entendimento do Denatran e do Contran de que o extintor de incêndio está no veículo para salvar o patrimônio e não vidas”, declarou.

Representantes de fabricantes de veículos e engenharia automotiva são favoráveis à medida. Segundo eles, os testes constantes realizados pelas montadoras nos automóveis e os avanços tecnológicos aplicados garantem a segurança em casos de emergência e, consequentemente, suprem a necessidade do extintor veicular.

Também solicitaram a realização da audiência os deputados Vinicius Carvalho (PRB-SP), Marcos Rotta (PMDB-AM), Esperidião Amin (PP-SC), Evair de Melo (PV-ES), Mauro Pereira (PMDB-RS), Leandre (PV-PR), Andres Sanchez (PT-SP) e Flávia Morais (PDT-GO).


Fonte: Agência Câmara Notícias

TRANSPORTE E TRÂNSITO: Deputados contestam Contran pela não obrigatoriedade do extintor de incêndio em veículos

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Desde o surgimento dos cavalos-mecânicos 8x2 em 2013, popularmente conhecidos como "Substitutos dos bitrens", surgiram diversas polêmicas relacionados a fiscalização da PRF diante da circulação desses conjuntos. multas, apreensões de documentos e até mesmo apreensão dos veículos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram registradas nos últimos meses.


LEIA: Substituto do bitrem

Diante dessa situação transportadores passaram a entrar na justiça para garantirem os licenciamento de seus veículos. Entidades do setor de transporte também tomaram medidas em apoio aos transportadores, como por exemplo o SETCEPAR que em junho desse ano conseguiu uma liminar na justiça que determinou a imediata devolução ao proprietário, do CRLV  dos cavalos mecânico 8x2 apreendidos pela PRF, bem como que a PRF não criasse mais empecilhos para a circulação do referido veículo.

LEIA: Setcepar consegue liminar para liberar caminhão trator 8x2

Devido a grande repercussão, a configuração 8x2 chegou a ser tema central de discussão no Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Carga. Durante a reunião foram relatados todos os casos de apreensão de documentos e até mesmo de ações na justiça. Foi alegado também que as montadoras estão autorizadas a fabricarem e já fabricam caminhões com essa configuração, sendo assim, não há motivos para tais medidas administrativas. Como resultado da reunião foi solicitado ao DENATRAN documento que deixe claro que, a atual legislação de trânsito autoriza a circulação desse tipo de configuração e também o envio de um ofício a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para orientar os agentes sobre a legalidade desse tipo de configuração.

LEIA: Configuração 8x2 é discutida no Fórum do TRC

Mas só agora essa "novela" pode estar próxima do fim. No dia 1º de outubro a Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu uma nota técnica que suspende as medidas fiscalizatórias sobre os cavalos mecânicos 8x2 (Confira abaixo). Segundo o documento cavalos mecânicos 8x4 que apresentarem o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) com a configuração descrita não deverão ser autuados em nenhuma hipótese por alteração de característica. O mesmo vale para os cavalos mecânicos que receberam a inclusão de 2º eixo direcional ou autodirecional. Quando constar no CRLV todas as alterações realizadas, o policial não deverá autuar em nenhuma hipótese.




A decisão de suspender as autuações foi tomada após levar em consideração o parecer favorável do Contran em relação a esse tipo de configuração, as decisões judiciais em Mandado de Segurança favoráveis aos proprietários desses veículos e também a necessidade de se evitar, por parte dos proprietários um possível pedido de responsabilização civil.

Prejuízos também para fabricantes e implementadoras de 2º Eixo
Em conversa com o sócio da empresa RETRUCK, Fabiano Gomes, contou que tanto a empresa quanto os transportadores da região do Espirito Santo onde a empresa está localizada, foram severamente prejudicados desde o início de 2015, quando ocorreram as primeiras abordagens da PRF. Segundo ele a empresa deixou de implementar uma média de 300 veículos e como consequência foi obrigada a reduzir seu quadro de funcionários, devido a essa fiscalização errônea. Ele ressalta ainda que a empresa sofreu grande difamação sendo acusada de estar fabricando um produto ilegal. Indignado com a situação ele contou ainda que a empresa entrou com várias ações judiciais e ganharam todas em primeira instância, mas só agora, depois de nove meses a fiscalização foi suspensa.

TEXTO: Lucas Duarte
Fonte: Blog Caminhões e Carretas

PRF DIVULGA NOTA TÉCNICA QUE SUSPENDE MULTAS PARA CAVALOS MECÂNICOS 8X2

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Antes de iniciar a viagem, o estradeiro deve cuidar dos pneus do caminhão. 



Os cuidados com os pneus do caminhão estão entre uma das tarefas mais importantes antes de iniciar o frete. A escolha dos modelos certos para o cargueiro é fundamental para viagens seguras para o condutor e, também, para a carga que está sendo transportada.

Antes de cair na estrada, é importante estar informado sobre qual tamanho recomendado pela fabricante do seu caminhão, já que a utilização de pneus com tamanhos inadequados acaba diminuindo o rendimento e lucratividade do bruto.

Além do tamanho, o condutor também precisa levar em conta o tipo de aplicação. Para isso, esteja atento a banda de rolagem, que fica diretamente em contato com o solo, pois existem modelos específicos para cada tipo de uso. As operações fora da estrada, por exemplo, requerem pneus off-road, devido a carga elevada e percursos mais severos.

A distribuição dos pneus é essencial para manter o caminhão em equilíbrio. O estradeiro pode optar pelos modelos com aplicação geral em todas as posições ou, então, aqueles que são específicos para cada eixo. Verifique sempre os indicadores das bandas de rodagem, evitando riscos que podem ocorrer nas estradas. O uso de pneus calibrados também diminuem o consumo de combustível e a aumentam a segurança durante a viagem.

MANUTENÇÃO: Cuidado com os pneus antes de iniciar o frete

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