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Dados da PRF são referentes ao período de janeiro a dezembro de 2015.
Em relação a 2014, rodovia registrou queda de 27% em acidentes.


A BR-364 é a rodovia federal que mais registrou acidentes em Rondônia no ano de 2015, segundo dados cedidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).  Ao todo, 1.606 acidentes foram notificados até novembro de 2015, o que corresponde a 82,74% de ocorrências. No quesito vítimas fatais notificadas nessa estrada, foram registradas 93, o que significa 93% de todas as ocorrências com morte.

Nas seis rodovias que cortam o estado, foram registrados 1.941 acidentes e 100 vítimas fatais. A segunda rodovia que teve mais incidência de acidentes é a BR-319 com 14,32%. Nesta porcentagem estão descritos 278 acidentes e 4 vítimas fatais.

A BR-174 ocupa o terceiro lugar com 2,37% das incidências. Foram 46 acidentes e duas vítimas fatais. Já a BR-429 teve 9 acidentes, 0,46% das ocorrências e uma vítima fatal. A BR-425 registrou 2 acidentes e nenhuma vítima fatal.

Comparativo 2014 e 2015
Os dados cedidos pela PRF são relativos ao ano de 2015, de janeiro a novembro.

Em relação a 2014, houve queda de 27% em acidentes na BR-364. Em 2014 foram registrados 2.186 acidentes enquanto que em 2015 se contabilizam 1.606.

Já na relação de vítimas fatais também houve queda de 5%. Este ano morreram 93 pessoas, enquanto em 2015 foram mortas 98 pessoas.

Já a BR-319 teve diminuição de 35%. Em 2015 foram registrados 278 acidentes, ao passo que em 2014 foram registrados 431. Na relação de vítimas fatais, 4 pessoas foram mortas em 2015 na rodovia, uma a mais que em 2014.

A BR-174 também diminuiu em 35%. Em 2015 foram registrados 46 acidentes, enquanto que em 2014 houve 71 ocorrências. Entretanto, neste ano houve duas vítimas fatais na rodovia. Em 2014 não houve registro de vítimas fatais.

Fonte; G1 RO

85% dos acidentes em rodovias de RO foram registrados na BR-364

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A proibição será válida somente para três tipos de caminhões: cegonha (que transportam veículos), portadores de Autorização Especial de Trânsito (AET) e os bi-trem.



Foi divulgada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (29), a portaria que informa a proibição do tráfego de alguns tipos de caminhões em rodovias federais durante os feriados de 2016, realizada pela Polícia Rodoviária Federal.

A proibição será válida somente para três tipos de caminhões: cegonha (que transportam veículos), portadores de Autorização Especial de Trânsito (AET) e os bi-trem. A medida vale para rodovias de pistas simples, nas demais a circulação está liberada. A exceção será no período de Ano Novo e Carnaval nos estados de Rondônia e Acre onde não haverá restrição de circulação.

O descumprimento da proibição constitui infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro.  Como justificativa, a PRF usou o aumento do fluxo de veículos durante os feriados e a lei que regulamenta a jornada de trabalho aos motoristas estipulando folga mínima de 11h consecutivas a cada 24h.

Confira as datas e horários das restrições:

Ano Novo
31/12/2015 (quinta-feira) – 16:00 às 24:00
01/01/2016 (sexta-feira) – 06:00 às 12:00
03/01/2016 (domingo) – 16:00 às 24:00

Carnaval
05/02/2016 (sexta-feira) -16:00 às 24:00
06/02/2016 (sábado) – 06:00 às 12:00
09/02/2016 (terça-feira) – 16:00 às 24:00

Semana Santa
24/03/2016 (quinta-feira – 16:00 às 24:00
25/03/2016 (sexta-feira) – 06:00 às 12:00
27/03/2016 (domingo) -16:00 às 24:00

Tiradentes
21/04/2016 (quinta-feira) – 06:00 às 12:00
24/04/2016 (domingo) -16:00 às 24:00

Corpus Christi
26/05/2016 (quinta-feira) – 06:00 às 12:00
29/05/2016 (domingo) – 16:00 às 24:00

Proclamação da República
11/11/2016 (sexta-feira) – 16:00 às 24:00
12/11/2016 (sábado) – 06:00 às 12:00
15/11/2016 (terça-feira) – 16:00 às 24:00
Restrição apenas nos Estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Festejos juninos
23/06/2016 (quinta-feira) – 12:00 às 20:00
24/06/2016 (sexta-feira) – 12:00 às 20:00
26/06/2016 (domingo) – 12:00 às 20:00
Restrição em trechos específicos no Estado do Rio de Janeiro
Restrição de Trânsito na BR 101, km 269 a 308, entre os municípios de Rio Bonito e Itaboraí. E na BR 493, Km 0 ao 26, entre os municípios de Magé e Itaboraí.

Carnaval
05/02/2016 (sexta-feira) – 06:00 às 19:00
06/02/2016 (sábado) – 06:00 às 19:00
10/02/2016 (quarta-feira) – 12:00 às 22:00
14/02/2016 (domingo) – 12:00 às 22:00

Restrição em trecho específico no Estado do Maranhão
Restrição de Trânsito na BR 135, do Km 00 ao 100 – entre os municípios de São Luis e Itapecuru-Mirim.

06/02/2016 (sábado) – 06:00 às 20:00
10/02/2016 (quarta-feira) – 06:00 às 20:00

Fonte: Informações do G1 e Diário da União / Portal O Carreteiro

Caminhões serão proibidos de rodar em rodovias nos feriados de 2016

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HORÁRIOS INICIAIS – SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

Transporte  iniciará os trabalhos na manhã desta terça-feira, 29 de dezembro de 2015.

Saindo da Cidade Alta/Residencial Jatobá

07h00min
13h00min

Saindo próximo/UNIR/Travessa da Relíquia/CTG

11h50min
18h15min

NOTA:

INICIALMENTE NÃO HAVERÁ ITINERÁRIOS AOS DOMINGOS E FERIADOS;
AOS SABADOS, SOMENTE ATÉ AS 13h00min

OBS: poderão ocorrer alterações e ajustes de acordo com a demanda de usuários.

ITINERÁRIO

IDA

RUA DR MIGUEL VIEIRA; AV. PRESIDENTE MEDICI- RUA U (CASAS POPULARES); RUA CASTELO BRANCO; RUA CECILIA MEIRELES; AV. 25 DE AGOSTO; AV. URUPÁ; AV. SÃO PAULO; AV. NORTE SUL;  AV. SÃO PAULO; AV. NORTE SUL; AV. SÃO PAULO;RUA RONDÔNIA; AV. 25 DE AGOSTO; TRAVESSA DA RELÍQUIA; AV. NORTE SUL; AV. CUIABÁ; RUA RIO MADEIRA; AV. 25 DE AGOSTO;

VOLTA

AV. 25 DE AGOSTO; RUA RIO MADEIRA; AV. CUIABÁ; AV. NORTE SUL; TRAVESSA DA RELÍQUIA; AV. 25 DE AGOSTO; RUA RONDÔNIA; AV. SÃO PAULO; AV. NORTE SUL;  AV. SÃO PAULO; AV. NORTE SUL; AV. SÃO PAULO; AV. URUPÁ; AV. 25 DE AGOSTO; RUA CECILIA MEIRELES; RUA CASTELO BRANCO; RUA U (CASAS POPULARES); AV. PRESIDENTE MEDICI- RUA DR MIGUEL VIEIRA;

NOTA

O sistema de Transporte coletivo Urbano quando em fase de implantação poderá ocorrer alterações em seus percursos de Linha e horários, após ser observado na operação, a maior viabilidade para os usuários deste transporte.

 Fonte: Inforondônia.com.br

Horários e rotas do Transporte Coletivo em Rolim de Moura

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As novas tarifas entram em vigor à 0h do dia 01/01/2016.



A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em (24/12), a 12ª Revisão Ordinária, a 8ª Revisão Extraordinária e o Reajuste da tarifa nas praças de pedágio das BR-116/RS e 392/RS, administrada pela concessionária Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (ECOSUL). As novas tarifas entram em vigor à 0h do dia 01/01/2016.

A tarifa reajustada passa de R$ 7,40 para R$ 9,70 nas praças de pedágio. O objetivo da revisão tarifária consiste em manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e atender à Lei nº 13.103/2015. A alteração foi calculada a partir da combinação de três itens previstos em contrato: reajuste, revisão e arredondamento.

Revisões e reajustes

A ANTT, por força de lei, realiza, anualmente, o reajuste e a revisão das tarifas de pedágio das rodovias federais concedidas. Essas alterações tarifárias são aplicadas no aniversário do início da cobrança de pedágio.

As alterações de tarifa são calculadas a partir da combinação de três itens previstos em contrato:
·         Reajuste: tem por intuito a correção monetária dos valores da tarifa e leva em consideração a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Acontece uma vez ao ano, sempre no aniversário do início da cobrança de pedágio.
·         Revisão: visa recompor o equilíbrio econômico-financeiro celebrado no contrato de concessão.
Nas revisões ordinárias, são feitas as compensações, na tarifa de pedágio, por descumprimentos ou postergação de cláusulas contratuais, caso existam. Neste caso, pode haver, inclusive, decréscimo na tarifa básica, caso a fiscalização da ANTT verifique que a concessionária deixou de cumprir alguma obrigação prevista para aquele ano. Assim como o reajuste, a revisão ordinária acontece uma vez ao ano, sempre no aniversário do início da cobrança de pedágio.
As revisões extraordinárias podem ocorrer a qualquer tempo e abrigam os fatores de desequilíbrios derivados da inclusão de novas obrigações, não previstas inicialmente no contrato, a exemplo de inclusão de novas obras ou como foi o caso da Lei dos Caminhoneiros.
·         Arredondamento tarifário: tem por finalidade facilitar a fluidez do tráfego nas praças de pedágio e prevê que as tarifas devem ser múltiplas de R$ 0,10. Os efeitos econômicos do arredondamento são sempre compensados no processo de revisão subsequente. Ou seja, se neste ano a tarifa foi arredondada para cima, no próximo, o arredondamento será decrescente.

Os efeitos da “Lei dos Caminhoneiros” nas tarifas

Conhecida por “Lei dos Caminhoneiros”, a Lei 13.103/2015 entrou em vigor no dia 17 de abril, trazendo para o mercado regulado de rodovias dois impactos. Segundo a norma, se o caminhão estiver vazio e com eixo suspenso, não se cobra o pedágio. Até a edição da lei, as concessionárias podiam cobrar pedágio por eixo suspenso. Além disso, a lei aumenta a tolerância de peso por eixo, o que pode trazer um desgaste maior no pavimento.

Ambas as alterações resultaram no pedido de reequilíbrio do contrato pelas concessionárias. Este é um caso de revisão extraordinária, pois não havia como prever a edição de uma lei federal. Dessa forma, a recomposição das perdas de receita poderia ser feita a qualquer tempo ou junto com o reajuste, de modo a alterar a tarifa uma única vez ao ano.
O cálculo considera os fluxos históricos de caminhões em cada concessão e, por isso, apresenta resultados diferentes para cada rodovia. Esse cálculo será revisado posteriormente com base nos dados reais de isenção e de receita.

Concessão – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), criada em 2001, regula e fiscaliza a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre, inclusive contratos já celebrados antes da sua criação, resguardando os direitos das partes e o equilíbrio econômico-financeiro dos respectivos acordos.
Com 457,3 quilômetros de extensão, o trecho das BR-116/RS e 392/RS foi concedida para iniciativa privada com o objetivo de exploração da infraestrutura. A concessão teve início em 30 de novembro de 1998, pelo período de 25 anos. A licitação fez parte da 1ª etapa do programa de concessões rodoviárias.

Clique aqui e confira a resolução na íntegra.

Fonte: ANTT

ANTT autoriza alteração nas tarifas de pedágio das BRs-116/RS e 392/RS

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Superar a barreira dos 700 cv para realizar o transporte rodoviário de carga é um desafio que somente as marcas suecas, destemidas como são, se atrevem a fazer.Como pode acontecer, dúvidas e debates acabam surgindo acerca da rentabilidade desses autênticos bólidos do asfalto. Certamente que pela ótica do transporte, a maioria das operações não necessita desses monstruosos motores, mas também é correto reconhecer que, para algumas atividades mais específicas, manter essas máquinas na frota pode fazer toda a diferença.

Em muitos países europeus esses caminhões são usados para fazer o transporte que empregam conjuntos de 60 t a 90 t de PBT, como é o caso das atividades madeireiras. Países como Suécia (berço da Scania e da Volvo), Holanda, Dinamarca e, agora, mais timidamente, Noruega, têm leis que permitem fazer o transporte interno com esse tipo de veículo. Assim, é questão de princípios possuir um generoso motor para arrastar esses “megatrucks” a uma velocidade comercial também generosa.

Na Itália e na França é legal puxar 44 t de PBT em implementos convencionais, o que pode justificar a procura por essas supermáquinas. Outro nicho de mercado são os autônomos que querem ter prestígio no seu negócio, além, é claro, das empresas que fazem o transporte de equipamentos especiais, as chamadas cargas indivisíveis. Até pouco tempo, a equação era que alta potência estava associada a alto consumo. Contudo, a introdução de novas tecnologias de combustão e alimentação desmistificou tal afirmação, pois estão tornando possível novos parâmetros de consumo.

PINTA DE CAMPEÃO

Este é o caso do motor D16K Euro 6 da Volvo, que, apesar de respeitar sua tradicional arquitetura de 6 cilindros em linha e 16,2 litros de cilindrada, ainda inclui algumas novidades. Ele mantém o sistema de camisas úmidas e válvulas no cabeçote, mas a revolução está nos sistemas de injeção e sobrealimentação. Este colosso se alimenta agora dos tradicionais injetores-bomba para recorrer ao common rail de alta pressão que supera os 2 000 bares, com regulagem eletrônica o permite executar um tempo de injeção multiponto.

O sistema de sobrealimemtação é agora de duas etapas e está conformado a dois turbos, de baixa e alta pressão e geometria variável. A grande pressão de ar passa pelo primeiro turbo, no segundo é regulada a quantidade e a pressão antes de chegar ao condutor de admissão. Entre ambos os turbos está o intercooler que se encarrega de refrigerar o ar. O resultado é essa tecnologia de combustão rica em oxigênio e contida em consumo. Para alcançar os níveis da legislação Euro 6, o motor D16K está montado em um sistema misto de EGR e SCR com injeção de AdBlue no catalisador.
Mas o que atrai é a potência assombrosa de 750 cv constantes de 1 600 a 1 800 rpm e um torque de 362,2 mkgf entre 950 e 1 400 rpm. Se o motor entrega essa potência, o freio-motor não poderia ficara para trás. O VEB funciona por descompressão e nos brinda com aproximadamente 640 cv de retenção a 2 200 rpm. O modelo está combinado a caixa de câmbio I-Shift de 12 marchas e uma relação de 3,08:1, com pneus de série de 315/70 que permitem ao caminhão trafegar a 89 km/h a uma rotação de 1 200 giros.



SELO ECOLÓGICO
Os apreciadores de Scania apostam por décadas na arquitetura em V, já que ela equipa seus motores mais poderosos – em 1969 a Scania apresentou seu motor DC14, um V8 a 90°. A chegada do novo milênio trouxe consigo uma nova tecnologia para o V8, que possui cilindrada de 15,4 litros e 620 cv. Contudo, o passo seguinte foi desenvolver um motor com potência mais alta, que ultrapassasse os 700 cv.

O atual DC16 teve sua cilindrada elevada para os 16,4 litros, assim como o diâmetro dos cilindros, em 3 mm. Em sua versão EEV (de veículos amigáveis com o meio ambiente), o DC16 recorria exclusivamente à tecnologia SCR, mas para obter a demanda da Euro 6 é necessário aplicar o sistema EGR de recirculação dos gases de escape. Esta mecânica conta com sistema de alimentação de 4 válvulas por cilindro e um duplo comando de válvulas, uma para cada linha do cilindro. O DC16 possui um novo turbo de alta capacidade e geometria variável (VGT), assim como o sistema de injeção XPI de common rail, desenvolvido em colaboração com a Cummins e que alcança os 2 000 bares de pressão.

Outra novidade é o compressor de ar empregado que deixa de funcionar quando a pressão é correta, rendendo em economia de combustível. O DC16-103 desenvolve 730 cv a 1 900 rpm com o torque máximo de 357,1 mkgf entre 1 000 e 1 400 rpm. Veterana, eficiente e revolucionária, a caixa Opticruise prima pela perfeita harmonia com o motor, graças ao software mais evoluído e muito mais rápido em relação às gerações anteriores. Ela dispõe de vários programas para cada necessidade do motorista dee acordo com o trajeto, com os modos standard, econômico, potência e offroad.
A transmissão ainda conta com a função eco-roll que coloca o motor do caminhão em ponto morto, quando é possível rodar com o veículo em inércia. O retarder hidráulico integrado R4100 funciona por descompressão. A relação de diferencial é bem longa, de 2,92:1, que se completa com o perfil 70 dos pneus, fornecendo um resultado prático é um giro de 1 150 rpm a uma velocidade de 90 km/h.

Fonte: Transporte Online

BRIGA DE GIGANTES: VOLVO E SCANIA TRAVAM DUELO

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O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou a Resolução nº 575, de 16 de dezembro de 2015, que revogou a Deliberação CONTRAN nº 116/11, e restabeleceu os efeitos da Resolução CONTRAN nº 370/10, que dispõe sobre o Dispositivo Auxiliar de Identificação Veicular.
Desta feita, com o restabelecimento da Resolução CONTRAN nº 370/10, foram promovidas alterações nos seguintes dispositivos:

Art. 1º, caput
“Art. 1º Os veículos automotores de transporte de carga, reboques e semi-reboques com Peso Bruto Total (PBT) superior a 4.536 kg, novos, fabricados e licenciados a partir de 1º de julho de 2016, somente poderão circular e ter renovada a licença anual quando possuírem o sistema auxiliar de identificação veicular de acordo com as disposições constantes do Anexo desta Resolução.”

Art. 4º
“Art. 4º A obrigatoriedade do disposto nesta Resolução, para os veículos em circulação, obedecerá ao seguinte escalonamento:

Placas de final:

1 e 2 até 30 de setembro de 2016;

3, 4 e 5 até 31 de outubro de 2016;

6, 7 e 8 até 30 de novembro de 2016;

9 e 0 até 31 de dezembro de 2016.”

Esta Resolução entra em vigor nesta 6ª feira (18/12), data de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Veja na íntegra aqui.

Fonte: Setcarce

CONTRAN restabelece efeitos de Resolução sobre Dispositivo Auxiliar de Identificação Veicular

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Os custos de manutenção e operação são grandes preocupações para quem trabalha com transporte de carga. Entretanto, muitos não se dão conta da relação que um tem com o outro e, por diversos motivos, acabam adiando ou deixando de fazer manutenção para não encostar o caminhão.


É nessas horas que os custos operacionais decolam. Confira algumas dicas para você consumir menos combustível, evitar problemas inesperados e economizar uma grana:

1 – Esteja com a manutenção em dia.

Dentro de uma concessionária/oficina, o profissional consegue detectar pequenas falhas no caminhão que são imperceptíveis ao motorista. Quando observadas a tempo, essas falhas podem ser concertadas e evitar um gasto maior.

2 – Não abuse do retarder.

O retarder, na maioria das vezes, deve ser utilizado junto com os freios. Caso os freios não estejam funcionando adequadamente, procure uma oficina, pois usar retarder de maneira excessiva pode aumentar o consumo de combustível.

3 – Verifique os pneus

Utilize sempre os pneus ideais para o seu caminhão e verifique a pressão semanalmente. Dessa forma você evita qualquer atrito extra com a pista.

4 – Fique de olho no alinhamento.

Além de gastar seus pneus de forma errada, um caminhão desalinhado pode sofrer desacelerações indesejadas, levando ao aumento do consumo de combustível.

Fonte: Blog do Caminhão

Para diminuir o custo de operação, não economize na manutenção

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A ponte de 90 metros sobre o rio Machadinho, inaugurada nesta quarta-feira (23), na estrada RO 205, no município de Machadinho do Oeste, é mais um fator que vai contribuir para que esta região se transforme numa das mais produtivas do estado. Esta é a avaliação do prefeito Mario Alves, o Marinho da Caerd, que fez outras projeções otimistas para o município. O governador Confúcio Moura revelou que a partir do momento em que acontecer a regularização das terras ocorrerá a valorização imediata e serão reduzidos os conflitos agrários.

Com largura de 6, 80 metros, a ponte inaugura um novo formato neste tipo de obra. Ela é pre-moldada, mas construída no mesmo município. Esta tecnologia provocou, pelas contas do governo de Rondônia, economia de 31% do custo total, que ficou em torno de R$ 4 milhões. Após lamentar o atraso na entrega, que foi de cerca de dois anos, o governador de Rondônia explicou que o tempo não deveria ser superior a seis meses. As próximas serão concluídas e entregues mais rápido, segundo previu.

Confúcio também citou a construção da hidrelétrica de Tabajara, que será construída no mesmo rio, cujo leilão deve acontecer até o final de 2016, e outros fatores como responsáveis por um desenvolvimento que vai surpreender nos próximos 10 ou 20 anos. “Não se pode imaginar, ainda, a grandiosidade do que vai acontecer aqui”, argumentou num discurso que foi aparteado várias vezes por aplausos.

O governador disse que pela ponte passarão riquezas de interesse do Amazonas, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. É que a rodovia interligada faz a ligação com municípios de Mato Grosso e do Amazonas. Como tem feito nos últimos pronunciamentos, Confúcio Moura pediu que os rondonienses respondam com trabalho e confiança ao noticiário que informa sobre uma crise financeira no país. Segundo ele, produzindo riquezas o estado mostrará que é desta forma que se supera obstáculos.

O senador Valdir Raupp, que já foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), o órgão responsável pela contratação e fiscalização da obra, anunciou que realizará, em março de 2016, uma expedição para explorar a rodovia que tem outro traçado para interligar Rondônia ao Mato Grosso. O objetivo, explicou, é mostrar ao governo federal, através do Dnit, a necessidade de investimentos no trecho para que as riquezas do país circulem com segurança.

Para o prefeito Marinho da Caerd, a ponte é o resultado da administração do governador Confúcio Moura, que apoia incondicionalmente as prefeituras. Segundo ele, a queda de receitas é cada vez maior e a parceria com o governo de Rondônia é a solução para atender a população. E isto, destacou, acontece com as máquinas do DER, que realizam tapa-buraco nas ruas, fazem a manutenção das estradas, por exemplo. Marinho também pediu à população que não negocie suas terras que, segundo ele, serão muito valorizadas nos próximos anos, pois o município terá um papel mais importante no cenário estadual.

Durante a cerimônia, caminhões, ônibus e veículos menores trafegavam pela ponte, mostrando a importância da obra para o município, deputados estaduais que foram ao evento reiteraram que continuarão apoiando o município com emendas e gestões junto ao governo do estado. O deputado federal Lúcio Mosquini, ex-diretor do DER, apontou Machadinho do Oeste como o futuro celeiro agrícola do estado.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Ponte em Machadinho do Oeste vai escoar produção de quatro estados

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A Mercedes-Benz anuncia aumento de preços da linha 2016 de veículos comerciais e automóveis. Todos os modelos de caminhões da marca sofrerão reajuste de 5%, enquanto na linha de ônibus o aumento será de 3,5%. Os valores dos automóveis da marca também serão reajustados entre 6% e 10%.

Segundo Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, esse reajuste atinge toda a linha de caminhões, ônibus e automóveis a partir do próximo ano. “O reajuste é necessário para equilibrar os elevados custos operacionais da Empresa e o aumento do câmbio”, afirma Schiemer.

A Mercedes-Benz oferece ao mercado brasileiro a mais completa linha de veículos comerciais, atuando em todos os segmentos de caminhões: leves, médios, semipesados e extrapesados, além da forte atuação no transporte coletivo de passageiros, atendendo todas as aplicações urbanas e rodoviárias.

Com a linha de automóveis premium, a marca comercializa mais de 45 modelos no mercado brasileiro, para os mais diversos perfis de clientes, desde modelos compactos até os sofisticados sedãs e as versões Mercedes-AMG de alta performance.

Fonte: Divulgação

Caminhões e ônibus Mercedes-Benz terão preços aumentados em 2016

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Em 84% dos trechos com curvas perigosas em rodovias brasileiras têm falhas que comprometem a segurança dos motoristas. Em 42% desses pontos não há placas legíveis nem defensas completas, proteção lateral para evitar saídas de pista. Outros 33% dos trechos têm somente as placas, mas sem a proteção lateral. Em 8,8% dos trechos há defensas completas, mas não há placas legíveis.
Os dados são da Pesquisa CNT de Rodovias 2015, que analisou mais de 100 mil quilômetros de vias em todo o país. Em 35 mil quilômetros, foram identificadas curvas perigosas.

Segundo o diretor-executivo da entidade, Bruno Batista, os índices preocupam. “Isso mostra que nossos projetos viários são antigos. Lembrando que o número de veículos cresceu muito no Brasil. Sem a informação de que existe a curva perigosa e sem a proteção, no caso de o veículo não conseguir completar o trajeto, acaba contribuindo para o elevado número de acidentes no nosso país”, diz ele.

Conforme a Pesquisa CNT, os acidentes em curvas perigosas normalmente são associados a velocidades superiores às permitidas pelas condições geométricas, pelo estado de conservação do pavimento, pelas baixas condições de visibilidade, pela sinalização deficiente ou pela ausência da proteção contínua.
Para acessar a íntegra da Pesquisa CNT de Rodovias, acesse: http://pesquisarodovias.cnt.org.br/

Fonte: Agência CNT
Foto; Arquivo Na Estrada RO

MAIS DE 80% DAS CURVAS PERIGOSAS EM RODOVIAS TÊM FALHAS DE SEGURANÇA

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Um grave acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta terça-feira (22), a cerca de 10 km da Serra da Petrovina, na BR-364, no município de Pedra Preta. Três carretas se envolveram em uma colisão e pegaram fogo.

O motorista Adalton Antonio da Costa Alves, morador do Bairro Alto da Glória de Sinop, estava conduzindo uma carreta tanque envolvida no acidente.

Ainda não temos informações de como aconteceu o acidente, apenas que três pessoas morreram. A PRF e o Corpo de Bombeiros estiveram no local e prestam os primeiros socorros, porém três pessoas morreram carbonizadas.

A família de Adalton está se deslocando para o município de Pedra Preta para buscar informações e tomar as providencias sobre o caso.





Fonte: PC Sinop
Fotos: PRF

Caminhoneiro morre carbonizado em acidente na BR - 364

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Meta é reduzir a quantidade de acidentes graves no período de maior movimento nas estradas. Ação segue até 14 de fevereiro


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou na sexta-feira (18) a quinta edição da Operação Rodovida. A ação, simultânea em todos os estados brasileiros, é voltada para a prevenção e redução de acidentes de trânsito nas rodovias federais durante os feriados de fim de ano, férias escolares e Carnaval, - períodos característicos pelo aumento do fluxo de veículos e de passageiros nas estradas brasileiras.

A operação Rodovida é uma ação do governo federal, comandada pelo Ministério da Justiça, por meio da Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Presidência da República, Casa Civil e dos Ministérios das Cidades, Saúde e Transportes.

O principal objetivo da operação, que segue em todo o país até 14 de fevereiro, é reduzir a quantidade de acidentes graves nas rodovias federais e nos demais trechos críticos próximos a essas rodovias, sejam elas estaduais ou municipais., pois existe a integração com outros órgãos.

Focos – A Operação envolverá todo o efetivo da PRF. Nesta edição, a Rodovida estará focada nas principais atitudes dos condutores que acarretam acidentes graves: ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, embriaguez ao volante e falta de uso do cinto de segurança. Os motociclistas também receberão atenção especial. Nos últimos anos, esses motoristas têm sido as principais vítimas dos acidentes com mortes, principalmente na Região Nordeste.

O planejamento da Operação levou em consideração estudos estatísticos para direcionar as ações de prevenção, fiscalização, eriod às vítimas de acidentes e campanhas educativas. A Rodovida trabalha, também, com estudos dos horários e locais de maior incidência de acidentes com vítimas.

As ações da PRF, no entanto, não se restringem aos locais em que haverá o esforço conjunto. Elas ocorrerão ao longo de toda a malha viária federal com a atenção voltada, principalmente, para as ultrapassagens proibidas e forçadas, buscando prevenir as colisões frontais.

Trechos perigosos - As regiões com a maior quantidade de trechos críticos terão atenção redobrada, recebendo mais recursos para deslocamento de efetivo dentro do estado e, dependendo dos resultados, poderá receber reforço de efetivo de outras localidades.

Levantamento feito pela PRF apontou os dez trechos mais perigosos das rodovias federais, considerando os locais onde mais ocorrem acidentes graves, aqueles que resultaram em mortes ou feriram alguém gravemente. O período considerado foi de outubro de 2014 a setembro de 2015 e apresentou os seguintes trechos:


Custo social – De acordo com dados do Ministério da Saúde foram registradas, em 2014, 8.230 mortes somente nas rodovias federais. Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) realizados também em 2014 apontam que cada acidente sem vítima custou à sociedade R$ 23 mil, com vítima R$ 90 mil e com morte, R$ 646 mil.

Esforço conjunto - De acordo com a diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento, a meta da Operação Rodovida é a redução do número de acidentes por meio do aumento da presença e da disponibilidade da PRF nos períodos, locais e horários com maior concentração e registros de acidentes. "Essa ação tem sido um grande sucesso por ter uma filosofia de trabalho pautada em parcerias e cooperação, seja na esfera federal, com os ministérios das Cidades, Transportes, Saúde e da Justiça; seja nas esferas estaduais e municipais, com ações de fiscalização e educação para o trânsito, desenvolvidas de forma integrada e simultânea, com cada órgão trabalhando dentro da sua área de atuação, potencializando os resultados alcançados", destacou.

A Operação Rodovida integra, também, o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A meta prioritária desse pacto é reduzir em 50% o número de mortos e de feridos em decorrência de acidentes de trânsito.

Edição passada - Na edição passada da Operação Rodovida, a PRF fiscalizou 1.783.457 pessoas e 1.698.044 veículos. A instituição realizou 516.269 testes de alcoolemia, popularmente conhecidos como "bafômetro". Os exames apontaram que 10.188 pessoas estavam com alguma quantidade de álcool no sangue e 2.084 pessoas foram presas por apresentar quantidade de álcool superior a 0,6 decigramas por litro de sangue.

Reduções significativas - Desde a primeira edição da operação, realizada entre 2011 e 2012, a PRF registrou queda significativa de quase 40% no número de mortos em relação à frota. Para se ter ideia, somente na edição passada, a Rodovida conseguiu uma redução considerável no número de mortes nos estados do Paraná (67%), Minas Gerais (47%) e Bahia (39%).

Fonte; PRF

PRF inicia Operação Rodovida em todo o país

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Já imaginou ter em seu celular um aplicativo que te indique novas cargas de acordo com sua localização e rota? Assim, seu caminhão nunca viajaria vazio. Pois essa tecnologia existe e está ao alcance de alguns cliques.

Pesquisas revelam que esses aplicativos trazem de 10% a 20% de ganho para os motoristas, o que, na ponta do lápis, é muito significativo. Confira alguns desses aplicativos e cadastre-se!

- Sontra Cargo: lançado em dezembro de 2013, o Sontra Cargo é um aplicativo que conecta fretes e caminhoneiros autônomos. Já possui mais de 100 mil caminhoneiros e mais de 15 mil transportadoras cadastradas em todas as regiões do Brasil;

- TruckPad: com mais de 400 mil caminhoneiros cadastrados no Brasil, o TruckPad ajuda a localizar profissionais e contrata online. Você pode se cadastrar como empresa ou como caminhoneiro;

- BuscaCargas: nele, embarcadores cadastram suas cargas e rapidamente transportadores acham os fretes onde estiverem;

- Uship: de forma gratuita, o usuário anuncia sua remessa e milhares de transportadores são notificados. Assim, fica fácil localizar um trabalho, de acordo com cada região;

- Frete Brás: é uma plataforma online de divulgação de fretes, veículos, produtos e serviços do setor de transporte rodoviário de cargas. Nele, você encontra rotas, fretes e cargas de acordo com sua localização

Fonte: Iveco

Conheça alguns aplicativos que podem te ajudar a encontrar uma nova carga

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Antes de rodar, é sempre muito importante ter certeza de que está tudo bem com o seu caminhão. Manutenção em dia é uma forma de economizar, pois evita surpresas desagradáveis. Muitos consertos acabam saindo bem mais caros que as revisões e deixar o caminhão parado é prejuízo para o caminhoneiro, que usa o transporte como forma de trabalho. E mais: o caminhão revisado é muito mais valorizado na hora da revenda.

A despesa é menor quando cuidamos do veículo preventivamente e essa precaução pode ser decisiva no dia a dia. Muitos acidentes que envolvem mortes nas estradas são causados pela falta de manutenção, por isso a importância de sempre checar o veículo, ainda mais para quem vive no trecho.

Além das revisões, preste sempre atenção aos sinais que o seu caminhão apresenta: fumaça escura, puxar mais para um lado e falta de balanceamento. Tudo isso pode ser a sinalização de algum problema. Na dúvida, consulte seu mecânico e tenha certeza que o seu caminhão está apto a rodar. Lembre-se que as más condições da estrada, pisos irregulares, excesso de peso e até a própria vibração do motor pode levar à fadiga o sistema do seu bruto.

Outro fator importante é fazer a reposição sempre com peças originais, que prolongam a vida útil do seu veículo, além de virem com garantia da montadora. Ainda é possível substituir por peças Reman, que são originais, contam com a qualidade e garantia da fábrica e podem ser até 30% mais baratas que as peças novas.

Não dar atenção aos sinais do caminhão e não manter a manutenção é um risco desnecessário. Por isso não se esqueça: mantenha seu caminhão sempre em ordem e rode seguro!

Fonte: Volvo

Manutenção em dia é economia no bolso

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Marca faz sua primeira venda de caminhões movidos ao biocombustível na América Latina; modelo reduz emissão de CO2 em 92%, na comparação com o veículo a diesel


A Clariant, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, e a Scania, referência mundial na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos, desenvolveram em conjunto projeto inédito de opção mais econômica e sustentável para o mercado de transporte de cargas: a utilização de caminhões movidos a etanol nas operações industriais da empresa em Suzano (SP). Com a compra de três veículos a etanol e em linha com o plano de priorizar a sustentabilidade em seus negócios, a Clariant torna-se a primeira empresa a utilizar esse produto da Scania na América Latina. A venda foi realizada pela Casa Scania Codema (SP).

Com a utilização de um aditivo exclusivo fornecido pela Clariant, os três caminhões Scania P 270 4×2 são capazes de reduzir em 92% a emissão de poluentes em comparação a veículos similares a diesel.

“Somos parceiros da Scania na busca por soluções mais sustentáveis. O caminhão a etanol foi a tecnologia escolhida por estar alinhada com um de nossos pilares estratégicos: criar valor com a sustentabilidade”, afirma Manfred Schwarz, diretor de Operações da unidade de negócios Industrial & Consumer Specialties da Clariant para a América Latina. “Com esses caminhões trabalharemos diretamente na redução de emissões de gases de efeito estufa, para o qual temos objetivos claramente definidos.”

“A Clariant faz história com essa escolha. Estamos muito satisfeitos que a empresa tenha reconhecido o potencial do caminhão a etanol. Acreditamos que essa venda se reflita em novas oportunidades para o mercado brasileiro”, diz Mathias Carlbaum, diretor-geral da Scania no Brasil. “A Scania prima pela sustentabilidade; por isso, tem foco em melhor eficiência energética com economia de combustível e redução de CO2. O caminhão a etanol é uma solução para empresas comprometidas em diminuir os impactos ambientais de suas operações de transporte.”

Operação de 35 mil movimentações por ano
Os três caminhões a etanol Scania P 270 4×2 estão trabalhando na fábrica da Clariant em Suzano (SP). Os Ecotrucks, como foram chamados na empresa, realizam o carregamento de isotanques, com capacidade para 25 mil litros de produtos químicos, levando-os até a frota rodoviária de caminhões que partem para as entregas aos clientes. Os três Scania P 270 trabalham 24 horas, divididos em quatro turnos nos sete dias da semana.

Nesse processo, cada um deverá fazer pouco mais de 11 mil movimentações por ano, ou seja, quase 35 mil ao todo levando em conta os três veículos. “Optamos por utilizar a frota Scania a etanol em substituição aos caminhões a diesel que faziam essa função. Tendo em vista a quantidade de movimentações e as distâncias percorridas diariamente, nossa expectativa é uma redução anual considerável de emissões. Temos certeza de que essa operação pioneira com combustível renovável será um sucesso”, completa Schwarz.

Aditivos para etanol combustível fornecidos pela Clariant
O etanol combustível ED95 utilizado pelos caminhões da Scania têm em sua composição o aditivo Master Batch ED 95, produzido pela Clariant no Brasil. A produção local foi fundamental para a viabilidade do projeto, otimizando custos e logística. O aditivo permite que motores desenhados para consumir diesel utilizem etanol hidratado ajustando as características do combustível às necessidades do motor para obter um bom funcionamento do veículo.

História do etanol para veículos comerciais no Brasil
Já reconhecida como provedora de soluções a etanol na Europa, a Scania anunciou em 2007 o início dos testes com ônibus movidos com o combustível no Brasil. Após um período de demonstrações em São Paulo, foram anunciadas as primeiras vendas de ônibus a etanol da história do País. A Viação Metropolitana, atual MobiBrasil, comprou 50 unidades, e a Tupi Transportes adquiriu 10 veículos, para operação pública urbana. Em outubro de 2011, durante a Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga), a Scania lançou o primeiro caminhão a etanol da América Latina.

Mundialmente, a Scania é provedora de soluções sustentáveis e oferece produtos movidos a combustíveis alternativos como biogás, gás natural, gás liquefeito, biodiesel, bioetanol, híbrido diesel e eletricidade, híbrido com ultracapacitor, híbrido etanol com bateria e híbrido Euro 6 diesel e biodiesel. No Brasil, além do etanol, a marca oferece chassi para trólebus e ônibus movido a biometano/GNV.

Fonte: Scania

Scania e Clariant desenvolvem projeto pioneiro de sustentabilidade para caminhões a etanol

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A partir de 1º de janeiro de 2016 terá início o emplacamento eletrônico pelo Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos). Com isso, todos os veículos do país deverão ser identificados com um chip, que terá informações como placa, chassi e código no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). No entanto, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ainda não divulgou o cronograma para adequação à medida.

O Ministério das Cidades, ao qual está ligado o Denatran, informou nessa sexta-feira (18), por meio da assessoria de imprensa, que “a resolução entrará em vigor em 1º de janeiro de 2016, juntamente com a publicação do cronograma”. Inicialmente, a obrigatoriedade teria passado a valer em junho deste ano, mas foi adiada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O chip deve ser posicionado no para-brisa e funciona como os dispositivos de cobrança automática utilizados nos pedágios. Ele envia os dados por radiofrequência para antenas instaladas ao longo das vias, que redirecionarão as informações para as centrais de processamento, onde será verificada a situação do veículo rastreado. A ideia é que isso ajude a combater crimes como furtos e roubos de veículos de passageiros e de cargas e ajude na fiscalização de trânsito.

Os proprietários é que deverão custear a compra e implantação do novo dispositivo, mas ainda não há um preço definido. A estimativa é que somente o chip custe em torno de R$ 40. Conforme a assessoria de imprensa do Ministério das Cidades, “a sugestão do Denatran é que saia para o consumidor pelo menor preço possível”.

A resolução que trata do tema é a 537/2015, do Contran. Ela foi publicada no Diário Oficial da União em 19 de junho de 2015.

Fonte; Agência CNT de Notícias

Identificação de veículos com chip entrará em vigor dia 1º de janeiro

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O caminhão basculante Mercedes Benz 2423  de placa NBP1410 de cor branca, foi furtado na madrugada desta quinta - feira (17), o veículo pertence a empresa Arealto do municipio de Alta Floresta D'Oeste /RO. As ultimas informações dão conta de que o caminhão foi visto no distrito de Migrantinópolis em direção á cidade de Alvorada do Oeste, quem tiver informações sobre o paradeiro deve entrar em contato a  Polícia Militar através do 190. 

Da Redação Na Estrada RO

CAMINHÃO BASCULANTE É FURTADO EM ALTA FLORESTA DO OESTE

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No Brasil, 86% das rodovias são de pista simples e mão dupla. E, em trechos de subida, 83% não têm faixa adicional, o que é importante para permitir ultrapassagens seguras nesses pontos. Os dados são da Pesquisa CNT de Rodovias 2015, que analisou mais de 100 mil quilômetros de vias federais e estaduais, públicas e concedidas.

Essas condições elevam o risco de acidentes graves. “A maior parte das colisões frontais, que são os acidentes mais graves, com maior quantidade de mortos, ocorre em pista simples. São ultrapassagens em locais proibidos, ou até em locais onde ela é permitida, mas o motorista não visualiza o outro veículo vindo em direção contrária”, diz o chefe do Núcleo de Estatística da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Marcus Vinícius Moreira. Em 2014, nove em cada dez colisões frontais nas BRs foram em trechos de pista simples. Esse tipo de acidente representou 4% das ocorrências nas rodovias federais, mas provocou 33% das mortes.

Além da insegurança, esse cenário causa outros transtornos. “Para o transporte, a pista simples gera perda de produtividade, o transporte fica mais lento e aumenta o custo operacional”, explica Vander Costa, diretor da CNT.

Conforme a Pesquisa CNT, nas rodovias administradas pelo poder público, 94% têm pista simples. Nas pedagiadas, o índice cai para 54%. onforme a Pesquisa CNT, nas rodovias administradas pelo poder público, 94% têm pista simples. Nas pedagiadas, o índice cai para 54%.

Outro dado que preocupa é que 40% das rodovias não têm acostamento, o que aumenta o risco aos motoristas e passageiros já que, diante de imprevistos, os condutores não têm área de fuga.

Fonte: Agência CNT de Notícias

Infraestrutura da maioria das rodovias brasileiras eleva risco de acidentes

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Com a temporada das festas de fim de ano em pleno andamento, a preocupação das entidades de segurança viária redobra com os riscos do uso do álcool na direção. O aumento do consumo de bebidas nesta época é grande e potencializa as ocorrências no trânsito. Mas vale destacar que beber e dirigir é crime e, ainda assim, muita gente se arrisca, colocando todos em perigo.

Existem, também, muitos mitos em torno da questão de beber e dirigir. Tem gente que aposta que comer, tomar café  ou tomar banho podem reduzir os efeitos do álcool. O OBSERVATÓRIO comprova que isso não passa de mito, pois para uma direção segura, o motorista deve ficar longe das bebidas.

O  também esclarece que não existem limites seguros de consumo de bebida na direção. O melhor, se for beber, é não dirigir sob nenhuma hipótese. Use alternativas como pegar carona com pessoas que  também não bebam, usar táxis ou o transporte coletivo.

Uma questão a ser lembrada é que mesmo para o pedestre, o risco com a ingestão de bebida é grande, pois ao perder reflexos e a atenção com o álcool, ele pode sofrer atropelamentos e causar acidentes.

Fonte: OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA 

Cuidado com o álcool durante as festas. Se for dirigir, não beba!

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou reajustes de tarifas de pedágio em rodovias administradas pelas concessionárias de infraestrutura Arteris e Triunfo Participações, segundo resoluções publicadas no Diário Oficial da União nesta quinta-feira.

A tarifa básica de pedágio para automóveis da rodovia BR-116/SP/PR (São Paulo-Curitiba), administrada pela Concessionária Autopista Régis Bittencourt, da Arteris, passou de 2 para 2,50 reais, com vigência a partir de 29 de dezembro.

A agência também aprovou o reajuste da tarifa básica de pedágio da rodovia BR-381/MG/SP, trecho Belo Horizonte - São Paulo, da Autopista Fernão Dias, da Arteris. A tarifa de automóveis passou de 1,60 para 1,80 real nas praças de Mairiporã (SP), Vargem (SP), Cambuí (MG), Careaçu (MG), Carmo da Cachoeira (MG), Santo Antônio do Amparo (MG), Carmópolis de Minas (MG) e Itatiaiuçu (MG), a partir do dia 19.

Também houve reajuste na rodovia BR-116-PR/SC, trecho Curitiba - divisa SC-RS, explorado pela Autopista Planalto Sul, da Arteris. A tarifa para automóveis foi reajustada de 4,10 reais para 4,80 reais, nas praças de Mandirituba (PR), Campo do Tenente (PR), Monte Castelo (SC), Santa Cecília (SC) e Correia Pinto (SC), também a partir de 19 de dezembro.

Houve ainda reajuste na rodovia BR-153/SP, trecho Divisa MG-SP - divisa SP-PR, explorado pela Transbrasiliana, da Triunfo Participações. A tarifa para automóveis passou de 3,70 reais para 4,30 reais nas praças de Onda Verde, José Bonifácio, Lins, Marília (SP) a partir de 18 de dezembro.

A Transbrasiliana também poderá aplicar novo reajuste após a submissão de projeto executivo para a obra de duplicação de pista do trecho da rodovia BR-153/SP entre os quilômetros 0 e 51,7 e da travessia urbana de São José do Rio Preto, com respectiva análise e aprovação da agência. Após essa medida, a tarifa passará de 4,30 e 7,70 reais nas mesmas praças de pedágio.

Fonte: Reuters

ANTT APROVA REAJUSTE DE PEDÁGIOS NAS BRS 116, 381 E 153

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O Seguro DPVAT não será reajustado em 2016, informou – nesta quarta-feira (16) – o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), ligado ao Ministério da Fazenda.

O pagamento do seguro obrigatório é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo e sua data de vencimento é a mesma do IPVA, sendo pagos juntos.

Confira os valores do DPVAT para o ano que vem:

– Caminhões e caminhonetes: R$ 110,38
– Automóveis: R$ 105,65
– Motocicletas: R$ 292,01
– Ônibus e micro-ônibus com cobrança de frete e lotação de mais de 10 passageiros: R$ 396,49
– Ônibus e micro-ônibus sem cobrança de frete ou lotação de até 10 passageiros, com cobrança de frete: R$ 247,42
– Ciclomotores de até 50 cilindradas (nova categoria em 2016): R$ 134,66.

Qual papel do DPVAT?

O seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país. O recolhimento do seguro é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos.

O pagamento para beneficiários de vítimas fatais é de R$ 13.500. Nos casos de invalidez permanente, o pagamento pode chegar a R$ 13.500, de acordo com a gravidade das lesões. Já o reembolso hospitalar e médico pode chegar a R$ 2.700.

Fonte: O Carreteiro

Seguro DPVAT sem reajuste em 2016

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Muito se fala sobre os cuidados que devemos ter com o caminhão antes de viajar, mas muitas vezes falta informação para aumentar a segurança na hora de trafegar com o caminhão carregado.  


Fique de olho nas dicas abaixo:
1 – Não faça ultrapassagens desnecessárias / perigosas. Além de aumentar o risco de acidentes, manobras mais bruscas podem balançar excessivamente a carga.

2 – Em trechos de declive, nunca trafegue na “banguela”. O caminhão perde o freio motor e a aderência ao solo, diminuindo a capacidade de frenagem.

3 – Verifique o funcionamento da quinta roda, do pino rei e do gavião. O mau funcionamento de um deles pode desengatar a carreta do cavalo.

4 – Fique de olho no acondicionamento da carga. Cargas mal posicionadas podem levar ao tombamento do veículo.

5 – Em caso de transporte de produtos perigosos, confira o kit de emergência e os EPIs.

6 – Faça paradas regularmente, de preferência a cada duas horas. Porém, programe para que suas paradas sejam feitas em locais seguros.

7 – Evite comentar o conteúdo da carga ou qual é o seu destino.

Fonte: Blog do Caminhão

SEGURANÇA NA ESTRADA: 7 dicas para diminuir os riscos do transporte de carga

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As novas exigências da Lei nº 13.103, conhecida como Lei dos Caminhoneiros, entrarão em vigor em março de 2016. A principal mudança é a obrigatoriedade da realização de exames toxicológicos para motoristas das categorias C, D e E – regidos pela CLT ou autônomos – na admissão e desligamento das empresas, assim como na retirada da primeira carteira habilitação e na renovação.

O objetivo é o combate do uso de drogas por parte de motoristas – previsto desde 1998 no Código de Trânsito Brasileiro (CBT) em seu artigo 165 – e promover maior segurança nas estradas.

Mediante coleta de fio de cabelo ou de pelos, o exame poderá detectar o consumo de substâncias ilícitas que implicam risco para o motorista e, consequentemente, para a população em períodos que podem se estender por pelo menos 90 dias e chegar a um ano.

Com “janela” de detecção maior do que a urina, a coleta de pelos permite a identificação do uso de maconha, cocaína, anfetaminas, benzodiazepínicos, opióides, barbitúricos, ecstasy, antidepressivos tricíclicos, fenciclidina e ETG. A validade do exame toxicológico será de 60 dias a partir da data de coleta da amostra.

Clique  aqui e acesse o documento oficial do MTE

Fonte: Portal o Carreteiro

Exame toxicológico para motoristas entra em vigor em março

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Resolução que tornava facultativo o uso do item de segurança foi suspensa; para deputado, Contran agiu de forma unilateral com a medida


A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados suspendeu a resolução 556/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornava facultativo o uso de extintores de incêndio em automóveis, utilitários, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

Para justificar a anulação, o deputado Hugo Leal (Pros-RJ), relator da comissão, defendeu o fato de que o Contran agiu de forma unilateral, causando transtornos aos proprietários de veículos que já haviam adquirido os extintores do tipo ABC e aos fabricantes e vendedores do equipamento, que passaram a sofrer com o encalhe dos produtos.

Em setembro, o Contran justificara a desobrigação do extintor com um estudo que constatou a baixa incidência de incêndios dentro do volume total de acidentes com veículos. O estudo também concluiu que o uso do extintor sem preparo representaria mais risco ao motorista do que o próprio incêndio em si.

O deputado Leal, por sua vez, diz que “não parece razoável a súbita mudança no entendimento havido por décadas quanto à importância e à obrigatoriedade desse equipamento de segurança”. Além disso, não foram apresentadas justificativas para a medida imposta, o que causou “perplexidade e desconfiança” sobre o Contran.

O deputado também se lembrou do acordo sobre a regulamentação básica unificada de trânsito, assinado por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai em 1992, que já previa a obrigatoriedade do extintor. “Enquanto o país for signatário do referido acordo, não há como o item passar a ser facultativo nos veículos de passeio”, observou.
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito, antes de ser votada pelo Plenário da Câmara.

Fonte: Quatro Rodas

EXTINTOR PODE VOLTAR A SER OBRIGATÓRIO PARA VEÍCULOS DE PASSEIO

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Em 2016, a Ford irá lançar a caminhonete média Nova Ranger em vários países da América do Sul, incluindo o Brasil. As fotos divulgadas pela montadora apresentam a versão topo de linha Limited. A linha da Nova Ranger será montada na fábrica de Pacheco, na Argentina, como parte de um ciclo de investimentos de US$220 milhões na unidade industrial.

Externamente, o modelo se destaca pelo design agressivo da dianteira que inclui o capô e a nova grade trapezoidal, alinhada com a tendência global de design da marca para veículos utilitários. Os faróis têm um desenho afilado, no qual se destacam os projetores internos. Na versão da foto, sobressaem também os para-choques e faróis de neblina com novo formato. A cor selecionada é o vermelho Toscana, que valoriza o grafismo de muita personalidade da Nova Ranger.

Fonte: Transporte Online

Ford divulga imagens da Nova Ranger

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Segmento tem grande potencial de crescimento no País; ampliação de frota da empresa visa a atender mercado de cargas de alto valor


A Scania anuncia a venda dos seus primeiros oito caminhões blindados no Brasil. A Prosegur, empresa líder de segurança privada no Brasil e única do setor presente em todo território nacional, adquiriu os veículos apostando no segmento de cargas especiais com alto valor agregado. Com os oito novos caminhões, a Prosegur aumenta para 27 sua frota destinada a esse tipo de transporte.

Os modelos Scania escolhidos foram dois cavalos mecânicos P 310 4×2 e seis semipesados P 310 6×2, que trazem como vantagens a alta robustez dos eixos dianteiros e traseiros, uma capacidade técnica de 7.100 kg de transporte e suspensão pneumática nos eixos traseiros de fábrica. A suspensão a ar garante dois benefícios: maior proteção e facilidade no embarque e desembarque da carga com quatro alturas diferentes.

A Casa Scania Codema foi a responsável pela negociação, e a MTX Blindados está fazendo a adaptação dos caminhões e carretas. A Prosegur também adquiriu programa de manutenção para tornar a operação ainda mais rentável. Todos os veículos da Prosegur são blindados com tecnologia embarcada de segurança avançada com GPS, sistema de videomonitoramento, botão de pânico, fechadura randômica, sensores de portas e sirenes.

“São os primeiros caminhões blindados da história da Scania no Brasil. Estamos muito satisfeitos por ter vencido essa concorrência, oferecendo nossas soluções para uma empresa da importância da Prosegur”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. “Para trafegar com o peso dessa cabine blindada são necessários chassis de maior robustez, uma característica consagrada da marca Scania. Impressionamos o cliente com a capacidade de nossos eixos dianteiros e traseiros. Um caminhão nesse tipo de trabalho não pode quebrar, e a qualidade e confiabilidade do produto Scania são diferenciais.”

“Procuramos oferecer a melhor solução da engenharia da Scania para a Prosegur. Fizemos um estudo completo de projeto e disponibilizamos um grande leque de configurações e opcionais para atender às necessidades do cliente”, explica Hugo Souza, gerente de Produto de Veículos Especiais da Scania Latin America. “Nossa produção em sistema modular permite encontrar a melhor alternativa, ou seja, buscar sempre algo diferente para aumentar a rentabilidade e a disponibilidade da frota do cliente.”

A ampliação na frota vem atender a um crescimento na demanda pelo serviço de transporte de cargas especiais, oferecido pela Prosegur desde 2011, quando montou uma solução que reunisse todas as fases da operação em um único fornecedor. A frota está preparada para transportar desde cargas com alto valor como joias, relógios, papel-moeda, barras de ouro, até itens com alto índice ou risco de sinistralidade, como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos, cigarros, microprocessadores, cartões telefônicos, entre outros. A área especial para atender a esses clientes foi criada após a publicação da Portaria 781/2010, que regulamenta esse tipo de transporte pelas empresas de segurança. Desde que foi iniciado, o departamento de cargas especiais da Prosegur teve crescimento de 320% no número de clientes, e de 418% em faturamento nesse setor.

De acordo com Alessandro Abrahão, diretor-geral de Logística de Valores da Prosegur no Brasil, são vários os fatores que aumentam a procura pelo transporte de cargas especiais. Um deles é a expressiva e crescente participação do modal rodoviário no transporte de cargas no Brasil, que atingiu 59% em 2014. Apesar de ser um modal importante para o transporte de cargas, a rodovia apresenta maior vulnerabilidade a ataques e roubos, com os criminosos agindo cada vez mais de maneira ostensiva e equipada.

A estimativa da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística indica que o Brasil chega a perder por ano cerca de R$ 1 bilhão com o roubo de cargas. Somente em 2014, foram registrados 17,5 mil roubos, número 42% maior do que em 2010 (12,3 mil). “Nesse contexto, cresce a necessidade de uma solução que ultrapasse a expectativa do serviço convencional, oferecendo itens de segurança que dificultem a ação criminal”, ressalta o diretor da Prosegur. Com a solução desenvolvida pela companhia, o cliente conta simultaneamente com transporte, escolta, seguro, rastreamento, monitoramento, gestão de risco e intervenção remota, reduzindo os custos do cliente e aumentando a segurança para a operação. Dentro de um procedimento padrão, uma empresa de eletroeletrônicos, por exemplo, precisa contratar várias companhias terceirizadas para cada uma dessas fases da operação.

Em pouco mais de quatro anos, a Prosegur já realizou mais de 2.750 operações em todo o País com sinistralidade zero, o que corresponde a R$ 2,5 bilhões em cargas de alto valor transportadas no período, sem nenhuma incidência de sinistro. “O bom resultado tem feito com que o segmento ganhe cada vez mais importância para a operação da Prosegur no Brasil. Já investimos mais de R$ 6 milhões entre 2011 e 2014 somente em frota. A previsão é que mais R$ 11 milhões sejam destinados até 2017, já incluindo essa parceria com a Scania, o que amplia nossa frota neste ano”, destaca Abrahão.

O segmento de cargas de alto valor inclui desde joias, relógios, bolsas, medicamentos, celulares, chips, cartões, ingressos de eventos a eletroeletrônicos, como monitores, TVs e computadores. Os eletroeletrônicos representam 80% do transporte das cargas especiais. A Região Sudeste, especialmente São Paulo (interior e capital), é a que mais contrata esse tipo de serviço.

Fonte: Scania

Scania vende para Prosegur seus primeiros caminhões blindados

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Enquanto no exterior os preços do petróleo caiu, no Brasil segue em alta. 


A conta é dos especialistas do setor de óleo e gás: os motoristas brasileiros estão pagando a gasolina e o diesel mais caros do mundo. Com isso, já tem gente deixando o carro na garagem para economizar combustível.

Já está virando relíquia. O carro da família só sai da garagem uma vez por semana. E não é para passear não, é simplesmente para Ângela jogar uma água no piso. Com a gasolina tão cara, o casal puxou o freio de mão.

"A gente avalia tudo. Se vai comprar alguma coisa, se é muito longe, já avalia o valor do combustível, se compensa ou não. Se vai ao clube, diminui um pouquinho para poder economizar o combustível", diz a administradora Angela Aparecida Nocera.
"O carro está virando artigo de luxo mesmo, para passear não está dando mesmo, está tendo que ser de ônibus", diz o técnico de informática Carlos Censi. Nos postos de combustíveis, o dia a dia é movido a trocados.

O brasileiro está pagando a gasolina e o diesel mais caros do mundo. O valor da gasolina está 32% acima do praticado no mercado internacional. E o do diesel está ainda mais alto: 45%. Como a oferta de petróleo está maior que a demanda, o preço do barril no mercado internacional caiu muito nos últimos meses.

E segundo o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, a Petrobras está aproveitando esse cenário para recuperar o prejuízo de caixa acumulado nos últimos anos.
“Enquanto o mundo está se aproveitando de petróleo barato para segurar a inflação e melhorar o crescimento econômico, nós estamos na contramão. Eu brinco que a Petrobras é a única petroleira do mundo que ganha dinheiro enquanto o barril de petróleo fica barato", explica Adriano Pires.
Em uma transportadora que tem 800 caminhões, o prejuízo este ano vai bater nos R$ 2 milhões. E quem trabalha como caminhoneiro autônomo também sofre com o preço do diesel. “Tem muitos fretes que não dá para cobrir o custo. Ele acaba às vezes tirando do bolso para poder ir naquele lugar e carregar um pouco melhor", diz o caminhoneiro Ademir Guedes.

Tem motorista que já nem quer saber mais de carro: “Inclusive eu estou economizando para poder comprar uma bicicleta para poder andar com ela", afirma um motorista.
A Petrobras declarou que segue uma política para alinhar os preços nacionais com os internacionais.

Fonte: Bom dia Brasil

BRASIL TEM A GASOLINA E O DIESEL MAIS CAROS DO MUNDO, DIZEM ESPECIALISTAS

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Trecho da BR-163, entre Itaquiraí e Eldorado, está completamente destruído e interditado. 


Foto: WhatsApp / Correio do Estado
Vai levar pelo menos dez dias a recuperação do trecho da BR-163, em Eldorado, bloqueado desde sábado em razão de uma cratera aberta pelas chuvas constantes na região sul do Estado. A informação foi divulgada hoje pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A previsão tem base no que A CCR MSVia, concessionária que administra o trecho, informou à Agência reguladora dos serviços.

O texto da ANTT ressalva que a intenção da empresa é restabelecer o tráfego o mais rápido possível, “o que depende das condições climáticas na região nos próximos dias”. O projeto da CCR MSVia é triplicar a capacidade de vazão da água sob a BR-163/MS naquele ponto.

Segundo foi divulgado, máquinas e operários estão no local trabalhando na preparação do terreno para as obras. As equipes já realizaram a demolição da estrutura danificada, para que seja iniciado o trabalho de preparação da base da nova drenagem. Serão colocadas tubulações pré-fabricadas para passagem das águas pluviais e, por fim, será feito o aterramento. Concluídas essas etapas, será feita a reconstrução da pista.

Rotas alternativas
Enquanto a recuperação do trecho é feita, a CCR MSVia está informando caminhos alternativos para que os veículos circulem na região. O tráfego da BR-163/MS flui normalmente entre Campo Grande e Eldorado até o ponto de interdição do tráfego, no km 52. O mesmo acontece entre Mundo Novo e Eldorado até o km 41.

Os motoristas que seguem com destino ao Paraná e se encontram entre Campo Grande e Nova Alvorada, devem sair da BR-163/MS na altura do km 364, em direção à BR-267.

Os motoristas que estão na BR-163/MS com destino ao Paraná e se encontram entre Rio Brilhante e Dourados, o desvio pode ser feito na altura do km 270, em direção à BR-376.

Para os motoristas que estão na BR-163/MS com destino ao Paraná e se encontram entre Dourados e Mundo Novo, a orientação é acessar a MS-156 e a MS-295, no km 206 da BR-163/MS. Para este percurso, o motorista acessará novamente a BR-163/MS no km 40,3, na região de Eldorado. Quem segue no sentido contrário, entre Mundo Novo e Dourados, pode usar esta mesma rota.

Fonte: Midia Max

Recuperação de trecho bloqueado da BR-163 vai levar pelo menos 10 dias

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Nos locais em que o asfalto é considerado péssimo, o acréscimo chega a 91,5%




As condições gerais ruins das rodovias brasileiras reduzem a segurança de quem circula por elas e também aumentam consumo de combustível, tempo de viagem e custos de manutenção dos veículos, de lubrificantes, de pneus e de freios. Nas vias onde o pavimento é considerado péssimo o aumento chega a 91,5%. Em rodovias ruins, o aumento é de 65,6%; em regulares, 41,0%. Nas rodovias com pavimento bom, o incremento foi calculado em 18,8%. Quando o pavimento é considerado ótimo, não há aumento do custo operacional. Os dados são da Pesquisa CNT de Rodovias 2015.

Ao considerar a média de toda a extensão de rodovias avaliadas no Brasil, o impacto nesse custo operacional é de 25,8%, sendo que nas vias públicas o percentual é de 29,3% e nas concedidas, de 11,3%. O maior incremento no custo ocorre nas rodovias públicas da região Norte (36,7%), que tem muitos trechos com problemas graves no pavimento. E o menor se dá na malha concedida do Sudeste (7,6%).

Como o custo do transporte, com destaque para o rodoviário, impacta diretamente no preço final dos produtos comercializados no mercado nacional, consequentemente, o nível de preços do país é influenciado pelas condições não ideais da infraestrutura das rodovias.

Investimentos em 2015

Os recursos para melhorar a infraestrutura de transporte são insuficientes e, além disso, o montante autorizado não é aplicado na velocidade necessária devido ao excesso de burocracia e outros problemas gerenciais do poder público. Em 2015, até o mês de setembro, o governo federal havia realizado apenas R$ 4,47 bilhões (43,3%) dos R$ 10,34 bilhões autorizados para ações de adequação, manutenção e construção de rodovias.

Conforme o último Plano CNT de Transporte e Logística, de 2014, são necessários pelo menos R$ 293,88 bilhões e 618 projetos para solucionar os problemas das rodovias brasileiras. Se considerar todos os modais, o plano indica 2.045 intervenções e quase R$ 1 trilhão. Entretanto, em 2014, o Brasil investiu apenas R$ 9,05 bilhões em rodovias. A expectativa é de que, em 2015, esse percentual apresente um valor ainda menor diante dos cortes provocados pelo ajuste fiscal do governo federal na tentativa de restabelecer as contas nacionais.

As possíveis consequências dessa contração dos recursos para o transporte são a paralisação de obras essenciais ao progresso do país e à retomada do crescimento das atividades produtivas, a deterioração adicional das condições da infraestrutura instalada do setor por falta de manutenção e o aumento do custo operacional dos transportadores.

Fonte: Agência CNT de Notícias

Má qualidade das rodovias deixa transporte, em média, 25% mais caro

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