PUBLICIDADE

A importância de manter exames em dia para a sua saúde


Para renovar a carteira de habilitação, um exame médico simples é obrigatório, porém não é suficiente para ter certeza de que a saúde está em dia. O ideal é fazer um check-up ao menos uma vez por ano!

Os exames para a renovação da CNH são realizados a cada 5 anos para pessoas com menos de 65 e a cada 3 anos a partir desta idade. Durante a consulta, o médico faz uma avaliação geral do paciente e realiza exames de audição, visão, avalia a pulsação e a respiração; verificando se não há nada que possa colocar em risco a segurança do condutor e de outras pessoas. Motoristas que guiam profissionalmente precisam fazer também o exame psicotécnico, que é uma bateria de testes que avalia se ele tem as habilidades e o temperamento adequado para ser um condutor profissional. Se o médico perceber algum problema durante seus exames, procure um especialista!

Além disso, em março deste ano entrou em vigor em todo o Brasil uma nova resolução do Conselho Nacional do Trânsito, que exige a apresentação de exames toxicológicos de larga detenção aos motoristas de caminhão, ônibus e vans. O teste, que identifica se o motorista usou drogas nos últimos três meses, passa a ser obrigatório para obter ou renovar carteira de habilitação nas categorias C, D e E. Enquadra-se nessa situação um contingente de cerca de 13 milhões de motoristas por todo o país, sendo um terço deles autônomos.

Entretanto, não espere a renovação da sua carteira para ir ao médico. Fazer no mínimo um check-up anual é uma das melhores formas que você tem de prevenir doenças como diabetes, câncer de próstata e até mesmo DSTs. Cuide bem da sua saúde e esteja atento a qualquer sinal. Seu corpo é o seu principal veículo, e é a ele que você deve dar mais atenção!

Fonte: http://www.guiadedireitos.org/; manualdohomemmoderno; http://congressoemfoco.uol.com.br/
PUBLICIDADE

Topo do site