PUBLICIDADE

Modernização do DETRAN garante agilidade, economia e comodidade na emissão de documentos em Rondônia



Depois de 15 anos sem receber serviços de melhorias, o sistema de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO) está se modernizando para melhorar o atendimento ao público. O novo sistema, que foi adquirido através de acordo de cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, começou a ser implantado no dia 21 de abril, e já está emitindo carteira de habilitação em menos de uma hora, enquanto os Centro de Formação de Condutores estão abrindo os serviços de 1ª habilitação, mudança de categorias e renovação de habilitação, sem precisar se dirigir ao Detran/RO.

Em 15 dias de funcionamento do Detran/NET foram abertos mais de seis mil processos e 3.110 carteiras de habilitação foram emitidas. Cerca de 80% foram das autoescolas. O sistema, que é gratuito, reduz despesas, permite a comunicação com outros órgãos de trânsito espalhados pelo País, e prevê gerenciamento através do sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) relacionados a infrações de trânsito, emissão de documentos, registro de recursos, geração de débitos, controle e arrecadação.

Mas pelo fato de ser um sistema novo, conforme explicou Sidney Eduardo Filho, coordenador de Habilitação, o Detran/RO está acompanhando de perto qualquer eventualidade que possa acontecer. Por exemplo, ele citou que ocorreu um erro nos agendamentos de aulas que são realizados pelas autoescolas. “Para isso criamos um grupo de comunicação pelo whatsApp que está corrigindo e acompanhando qualquer erro que venha acontecer”, explicou Eduardo.

A nova ferramenta tem inúmeras vantagens para beneficiar usuários e servidores, pois além de agilizar o serviço prestado pela autarquia, disponibilizará recursos para que o usuário ganhe tempo na execução dos serviços solicitados. Acesso à informação via internet através do CPF, abertura do processo de habilitação pelos Centros de Formação de Condutores, lançamento dos resultados dos exames médicos e psicológicos poderão ser realizados pelas clínicas credenciadas e a baixa dos débitos pagos através do Banco do Brasil será feita no máximo em 15 minutos.

A partir do segundo semestre deste ano, motoristas que passarem da habilitação provisória para a definitiva não precisarão ir até uma unidade do Detran/RO para o novo documento. A emissão será automática, e a CNH será entregue em casa, pelos Correios.

Fonte: Secom RO
PUBLICIDADE

Topo do site