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Montadora americana cria protótipo de caminhão híbrido do futuro


A Nikola Motor Company (NMC), pequena montadora de veículos elétricos nos Estados Unidos, apresentou recentemente o protótipo do seu caminhão híbrido elétrico-GNV (gás natural comprimido) Nikola One. Juntos, seu trem de força gera 2.000 cavalos e é capaz de transportar quase 36,5 mil toneladas.

Trevor Milton, presidente da empresa, acredita que seu super-caminhão vá atender uma parcela significativa dos frotistas norte-americanos. “Ao trabalhar em conjunto com algumas das principais empresas de engenharia nos Estados Unidos, fomos capazes de projetar veículos que antes eram impossíveis de conceber”, diz.

O caminhão ainda está em desenvolvimento, mas a maioria dos componentes já está em produção. “A Meritor é nossa parceira no projeto das suspensões independentes do Nikola One, além de outras empresas de vanguarda do setor”, afirma Milton.

O excecutivo prevê que o custo operacional do novo caminhão será algo entre 20-30 centavos de dólar por milha, aproximadamente metade da maior parte dos concorrentes movidos a diesel, mas o seu preço de compra deve variar entre US $ 350.000 e US $ 415.000, dependendo das opções. Os primeiros 5.000 pedidos serão inscritos em um programa de combustível livre, na qual os motoristas receberão subsídio de 100.000 galões de gás natural comprimido (GNC) para ser utilizado em qualquer posto de abastecimento NMC.





O propulsor elétrico, de 335 cavalos de potência, trabalha individualmente em cada uma das seis rodas do caminhão. Utilizando uma caixa de redução de dupla engrenagem, o conjunto atinge 2.000 cv de potência e mais de 510 mkgf de torque, disponíveis instantaneamente, o que confere ao bruto acelerações e retomadas de velocidade muito rápidas.

Ao remover o motor a diesel e a transmissão tradicional, e utilizando fibra de carbono na fabricação da cabine, o Nikola One é muito mais leves do que os modelos convencionais, além de apresentar maior estabilidade, já que todos os componentes mais pesados estão localizados abaixo do chassi estrutural, tornando o centro de gravidade mais próximo ao chão e aumentando a segurança.

“O Nikola Um pesa cerca de uma tonelada menos do que os modelos com motorização a diesel”, diz o CEO da empresa, “porque removemos motor, transmissão e todos os líquidos que vão nesses componentes. Todas as baterias juntas pesam menos do que o motor diesel sozinho. Sem transmissão, o Nikola One só precisa dos pedais do freio e acelerador.


Equivalente a seis motores – O motor elétrico do Nikola One é alimentado por uma bateria de lítio-ion com refrigeração líquida, otimizado por uma turbina, que carrega automaticamente as baterias quando necessário. A turbina queima cerca de 25 litros de combustível por hora e, quando combinada com as baterias, dá o caminhão uma autonomia de cerca de 2.000 quilômetros entre as paradas.

Para sextuplicar a potência do motor, o Nikola One utiliza um software que faz o controle dinâmico de cada roda. Um vetor de torque controla a velocidade e torque de cada uma das seis rodas, independentes uma das outras, em tempo real.

Fonte: Transporte Online
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