PUBLICIDADE

Motoristas de caminhão têm risco alto de ter problemas no coração, aponta levantamento


A Campanha Bate Coração, promovida pela Renovias, realizou exames e consultas médicas gratuitamente para 384 motoristas. Desse total, 58% eram motoristas de caminhão. A iniciativa integra o Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre a segurança no trânsito. No levantamento realizado pela concessionária junto aos caminhoneiros foi constatado que:

63% desses profissionais têm alimentação irregular
38% estão fora do peso normal, sendo 37% com quadro de obesidade mórbida
63% deles não têm como hábito a prática de atividades físicas
57% ingerem bebida alcoólica regularmente
15% são fumantes
17% dormem menos de oito horas diárias
29% usam algum tipo de medicamento
36% dos caminhoneiros a aferição de pressão arterial sugeriu atenção
Do total, 35% têm idade acima de 51 anos e 7% apresentaram alteração no teste de glicemia, que pode indicar risco de diabetes.
O coordenador da campanha, o médico Eli Paulo Colombo Filho, aponta que o alto índice de motoristas como a pressão arterial alterada mostra que a doença requer cuidados redobrados. “Cerca de trezentas mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta. O sobrepeso e a obesidade, bem como o sedentarismo e a ingestão excessiva de sal são fatores de risco que podem contribuir para que a pessoa desenvolva a hipertensão arterial”, acrescenta.

Cinto de segurança

Durante a campanha, também foi realizada ação com o simulador de impacto de velocidade, utilizado pela Artesp para conscientizar os usuários sobre a necessidade de usar o cinto de segurança, especialmente no banco traseiro. O equipamento se movimenta a 5 km/h e simula um choque entre dois veículos.

Fonte: O Carreteiro
PUBLICIDADE

Topo do site