PUBLICIDADE

Mercedes-Benz mostra a Vision, a Van do ´depois de amanhã`


Conceito completo em uma cadeia de fornecimento totalmente interligada por meio digital

A Divisão de Vans da Mercedes-Benz está apresentando ao mercado a Vision Van, um estudo de veículo comercial leve revolucionário para o espaço urbano. Fruto da iniciativa estratégica para o futuro “adVANce”, o veículo foi projetado para atuar como parte de um sistema completo na cadeia de fornecimento, agrupando uma grande variedade de tecnologias inovadoras para entrega de encomendas e definindo requisitos de performance e soluções para as futuras gerações desses veículos.

Como resultado, a Vision Van se destaca por um grau de interconectividade de informações e tecnologias sem precedentes. Trata-se da primeira van do mundo a apresentar um conceito abrangente para uma cadeia de processos totalmente interconectada por meio digital, desde o centro de distribuição até o destinatário.

A Vision Van dispõe de um compartimento de carga totalmente automatizado, drones integrados para entrega autônoma pelo ar e um moderno comando por joystick. Graças a um potente propulsor elétrico de 75 kW com autonomia de até 270 km, a entrega de encomendas é feita sem emissão de poluentes. Além disso, como o propulsor elétrico funciona praticamente sem ruído, a Vision Van facilita as entregas mesmo à noite, até em áreas residenciais, na opção Same Day Delivery.

Sem volante e sem pedais – Com design futurista, a Mercedes Benz Vans oferece uma perspectiva das gerações de vans do “depois de amanhã”. Nelas se fundem a inteligência, a eficiência e a conectividade do veículo. O design frontal remete imediatamente o observador para um futuro distante. Sua aparência é definida pelo para-brisa extremamente amplo que, como uma viseira high-tech, se prolonga até as paredes laterais, pela grade frontal de painel preto e pelos avançados faróis com tecnologia LED.

Devido a sua extrema sintonia com a funcionalidade, o design aponta bem para o futuro. Internamente os projetistas prescindiram do volante da direção, dos pedais e do console central em prol de um comando Drive by Wire por meio de joystick, criando assim novas possibilidades de configuração. Daqui resulta um espaço interior único e centrado na comunicação inteligente entre o motorista e o veículo. Além disso, foi possível deslocar o banco do motorista mais para frente, aumentando a área útil do veículo.



O veículo se comunica com o motorista também por meio do piso da cabina. Graças a um efeito especial, indicadores de LED brilham no chão de aço inox, avisando o motorista, por exemplo, quando há pedestres ou ciclistas se aproximando. Na parede traseira da cabina do motorista estão a saída de pacotes e um quadro informativo que disponibiliza ao motorista todos os dados relevantes sobre o processo de entrega. Ele serve como meio de comunicação entre os sistemas da Vision Van funcionando autonomamente e o motorista, que pode se concentrar inteiramente na entrega manual. Além disso, ele atua como unidade de controle central para interligar o veículo inteligente, os sistemas automatizados e as informações das encomendas.

A concepção do espaço interno também assegura procedimentos de trabalho agradáveis para o motorista. A supressão do volante da direção, dos pedais e do console central proporciona maior liberdade de movimentos na cabina do motorista, bem como uma entrada e saída do veículo sem entraves. E com o motor elétrico, o veículo não precisa mais de um eixo de transmissão, tendo sido então possível equipar a cabina do motorista com um piso plano. A saída de pacotes no interior do veículo poupa esforço e tempo do motorista para procurar e reorganizar encomendas no compartimento de carga. Na saída, o motorista recebe os pacotes em uma posição ergonômica ideal.
PUBLICIDADE

Topo do site