PUBLICIDADE

Saiba como usar as rampas de escape em caso de emergência


Freios desgastados, excesso de velocidade, peso e falta de manutenção – dentre outros fatores – contribuem para que o sistema de frenagem falhe e acidentes ocorram com os cargueiros nas descidas em finais de trechos de serras.

Por isso, para salvar vidas e aumentar a segurança do motorista, caso ele não consiga parar, algumas estradas como a Via Anchieta em São Paulo e a BR-277 e 376 no Paraná contam com rampas de escape para emergências. Levemente íngremes, essas áreas possuem pedrinhas de argila e uma certa profundidade, fazendo com que os brutos afundem e parem rapidamente, não importa o tamanho e peso. Para utilizar as rampas de escape, o estradeiro deve ficar atento às placas sinalizadas durante o trecho e se posicionar em direção aos quadrados brancos e vermelhos pintados no chão, semelhantes aqueles das pistas de corrida de F1. Na Anchieta, desde que foram construídas, as duas rampas de escape já evitaram 724 acidentes.

E você, amigo caminhoneiro, que tal conferir dicas de frenagem para deixar a viagem mais segura? Continue em nosso blog e veja como utilizar o freio motor, os perigos de ajustar as catracas de freio e de como o uso do freio na descida prejudica o seu caminhão.

Fonte: G1
PUBLICIDADE

Topo do site