PUBLICIDADE

ONSV alerta para as 10 principais causas de acidentes nas vias e rodovias

Ocorrências derivam de três fatores: humano, veicular e vias; compromisso com a condução segura é fundamental para evitá-las


A segurança no trânsito é fundamental. Ninguém, quando sai de casa para cumprir um compromisso, utilizando qualquer modal de transporte, ou mesmo se estiver a pé, pensa ser vítima de um acidente de trânsito. Mas eles acontecem em número expressivo nas vias e rodovias do país. Não adotar comportamentos que ponham em risco a sua vida, a de outros motoristas, de passageiros e de pedestres deve ser meta de cada um.

Tanto quanto isso, porém, alguns outros fatores interferem na condução segura.  A manutenção do veículo e as condições das vias influenciam sobremaneira a ocorrência de acidentes.  Desse modo, é possível concluir que eles derivam de três fatores:  humano, veicular e  vias.

Firme em seu propósito de contribuir para a redução de ocorrências de trânsito que em 2014, segundo dados do DataSUS, tiraram a vida de aproximadamente 44 mil pessoas, o OBSERVATÓRIO alerta para as 10 principais causas de acidentes no trânsito brasileiro.

Fator humano:

Excesso de velocidade.
Beber e dirigir.
Combinação celular/direção.
Não usar setas que indicam as intenções de manobras.
Não guardar distância do veículo que vai à frente.

Fator veicular:
Deixar de fazer a manutenção regular no veículo (com atenção especial aos pneus, freios, faróis, lâmpadas, luzes, limpadores de para-brisa, vela, filtros, correia dentada, radiador, sistema elétrico e combustível).

Vias:                                                        
O estado de conservação.
As condições da sinalização.
A falta de acostamento.
A falta de passarelas.

Fonte: OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA
PUBLICIDADE

Topo do site