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Uma carreta frigorifica carregada com carne bovina, tombou na madrugada desta terça - feira (31), na BR - 429 na curva da linha 06 sentindo Presidente Médici.

A carreta havia saindo do JBS em São Miguel do Guaporé. Parte da carga foi saqueada.  O motorista  foi socorrido para o Hospital Regional de  Ji-Paraná.

Vários outros acidentes foram registrados no local, por falta de uma sinalização mais visível.




Da Redação Na Estrada RO
Fotos: Reprodução WhatsApp

CARRETA CARREGADA COM CARNE TOMBA NA BR - 429 E TEM CARGA SAQUEADA

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O acidente segundo informações aconteceu na tarde desta segunda-feira (30) entre os municípios de Castanheira e Juruena – MT, próximo a uma Fazenda chamada Enco. Segundo informações todos os passageiros, sendo três adultos e quatro crianças que estavam no veículo Fiat Uno teriam morrido na tragédia.

Até o fechamento da matéria as vítimas não haviam sido identificadas, porém existem informações de que as vítimas seriam um pastor da Igreja Assembleia de Deus do Distrito de Agrovila, a esposa, os quatro filhos e um irmão do pastor, totalizando sete pessoas.

Altemir Antônio Alves, 31, o motorista do caminhão conhecido por PW voltava do município de Colniza onde teria feito trabalho de sonorização.

Dirigindo pela BR 174, em certo trecho da rodovia percebeu a aproximação do automóvel desgovernado, ele ainda teria tentado desviar o caminhão para a lateral da estrada, porém o motorista do Uno não consegui controlar a direção e acabou colidindo de frente.

Uma equipe de socorro seguiu para o local juntamente com a Polícia Militar.

 Fonte: Cleber Batista JNMT

Pai , mãe e quatro filhos morrem em acidente grave na BR 174

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Bandidos estão sequestrando os caminhoneiros nas estradas do Centro-Oeste. As quadrilhas estão atacando até nos pontos de descanso, aqueles lugares onde os motoristas pensavam estar seguros.
Com o aumento de casos de violência na estrada, a Associação dos Caminhoneiros exige mais patrulhamento nas rodovias, principalmente depois que anoitece.

A Polícia Rodoviária Federal disse apenas que vai aumentar o número de policiais que fiscalizam o roubo de cargas.

Assista a reportagem completa:


Fonte: TV Anhanguera

VÍDEO: BANDIDOS ESTÃO SEQUESTRANDO CAMINHONEIROS NO CENTRO-OESTE PARA ROUBAR PNEUS

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O cantor Renan Ribeiro, que morreu na noite deste domingo (29) em um acidente em Mogi Mirim (SP), dirigia em zigue-zague, segundo o motorista da carreta que atingiu o carro. Fotos feitas na delegacia mostram o interior do veículo do cantor, que ficou destruído. A perícia ainda vai confirmar a versão do motorista e o que pode ter causado o acidente.

O corpo de Renan saiu do Instituto Médico Legal de Mogi Guaçu (SP) na manhã desta segunda-feira (30). O enterro foi marcado para as 17h na cidade natal dele, Conchal, no interior paulista.


O cantor tinha 26 anos e lançaria nesta segunda (30) uma nova versão da música “Gatinha Manhosa”, sucesso de Erasmo Carlos na voz de Leo Jaime nos anos 80. A música era aposta do sertanejo para o ano. Ele participou da última etapa do programa “The Voice Brasil”, da TV Globo.

Motorista detalha acidente


Em entrevista ao G1, o motorista da carreta, que não quis se identificar, contou que o carro do cantor vinha na contramão, na Rodovia João Tozella (SP-147), e que piscou diversas vezes com o farol alto.
"Eu estava descendo a rodovia, aí ele veio na contramão, fazendo zigue-zague na pista, trocando de faixa. Aí de repente ele ficou de frente com a carreta. Quando eu vi que ele estava se aproximando muito rápido, tentei desviar, aí pegou na lateral", conta.

Renan Ribeiro também tentou desviar do acidente e saiu para o mesmo lado do acostamento que o motorista da carreta, o que causou a batida.
O motorista afirmou ainda que trabalha há 32 anos na área e que ainda não havia se envolvido em um acidente desse tipo. "Nunca aconteceu algo assim. A gente fica chateado, eu vi a mãe dele chegar. Apesar de a gente não ter culpa, choca muito, eu também sou pai", lamenta.

Despedida


O produtor e amigo do cantor, André Ricardo Nantes, disse que Renan, que era fã de Cristiano Araújo, "não queria acabar como o ídolo".
No Instagram oficial de Renan, a última postagem é um vídeo com um trecho do show realizado pelo cantor na sexta-feira (27), em Leme (SP). Na postagem, ele agradece ao público pelo carinho em seu último show: "Obrigado a toda galera que compareceu no #sinhôbarriga em Leme-SP vibe top demais!!"
No Instagram do fã clube "Teu Sorriso Renan Ribeiro", foram postadas fotos em homenagem ao cantor. Nas mensagens, as fãs lamentam o acidente e dizem não acreditar na morte de Renan.
Logo cedo, artistas lamentaram a morte do cantor. Em uma de suas postagens na internet,  César Menotti pediu conforto à família do jovem: "Meu Deus, nem dá pra acreditar. Que Deus conforte a família do Renan Ribeiro, esse irmão de estrada que infelizmente perdeu a vida em um acidente de carro. #renanribeiro"

Confira aqui fotos da participação do cantor no The Voice Brasil. 
Ele era da equipe de Michel Teló.

Fonte: G1 Campinas e Região



Cantor sertanejo Renan Ribeiro do The Voice morre em acidente no interior de São Paulo

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Dois homens, que estavam em um veículo Fiat Strada de placas NDB-4649, de Ariquemes, morreram na manhã desta segunda-feira em um grave acidente na altura do Km 50 da BR-364. Eles foram identificados como Deivid Rodrigues Santos, 38 anos e Francisco dos Santos Menezes, 59 anos.

O carro colidiu de frente com uma carreta que seguia em direção a Porto Velho. Com o impacto, os dois veículos saíram da pista, entrando em uma mata.

De acordo com informações preliminares, outras duas pessoas ficaram feridas. Eles estavam na carreta bi-trem e foram socorridos ao Pronto Socorro João Paulo II.

Fonte: RondoniAgora

Dois homens morrem na BR-364 em acidente envolvendo Fiat Strada e carreta

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Os riscos da profissão podem até assustar, mas não desanimam as guerreiras da estrada! Tanto que cada dia é mais comum vermos mulheres caminhoneiras por aí! Confira aqui as dicas de algumas Volveiras para aquelas que desejam seguir essa profissão cheia de desafios.

Todas são enfáticas e unânimes em relação a um assunto: é preciso ter muito amor pela profissão. Pois, infelizmente, assaltos, motoristas imprudentes e preconceito são alguns dos problemas que rondam o dia a dia das motoristas.


“Com um pouco de cuidado e precaução, dá pra evitar certos perigos, como assaltos”, diz Aline Florencio, de Caruru. Para ela, andar em comboios também ajuda na prevenção de riscos, principalmente quando acontece algum imprevisto no caminho. E dá a dica: “é muito importante ter alguém conhecido pra dar aquela força. É como sempre digo, não temos amigos na estrada, temos irmãos da estrada”.

A Simone de Cassia destaca outra dificuldade: para as mulheres é muito mais difícil encontrar acomodação segura e banheiros femininos. Ainda assim a sua paixão pela estrada está acima de tudo: “Eu amo minha profissão, a ponto de não prestar atenção em contratempos como banheiros sujos nos locais de carga e descarga ou até mesmo a ausência deles”, comenta ela.


Outro problema citado por elas é o preconceito. Se por um lado há muitos homens que admiram as profissionais e as incentivam a continuar na batalha, existem aqueles que ainda acham que a estrada não é lugar para elas. A Bruna Amaral, de Patos de Minas, ressalta: “apesar de terem várias mulheres caminhoneiras no Brasil, ainda enfrentamos muito machismo”. Mas ela se mantém firme: “toda mulher que quer seguir a profissão sabe que vai enfrentar desafios, então tem que ter coragem e muita fibra! A vida na estrada não é brincadeira. Mas pra quem ama, cada obstáculo é um degrau para o sucesso! Esse espírito de liberdade não tem outra profissão no mundo que proporcione”.


A Daiane Miranda, de Santo Antônio das Missões comenta também: “A estrada é um grande desafio que deve ser superado todos os dias. Nunca sofri preconceito da parte dos colegas de profissão. Sempre têm brincadeiras, mas o profissionalismo nunca é deixado de lado. Para as mulheres que querem ingressar na estrada, sugiro conhecer bem o veículo e dirigir de forma defensiva, visando a sua segurança e a dos outros”.


Fonte: Volvo

CAMINHONEIRAS DESTAQUE: Mulheres estradeiras: paixão que vence as dificuldades do caminho

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 Novo modelo inclui logotipo do Mercosul à esquerda, bandeira do Brasil à direita e sete caracteres alfanuméricos

Por: Estadão Conteúdo


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou resolução no Diário Oficial da União desta sexta-feira que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no padrão disposto na Resolução Mercosul do Grupo Mercado Comum número 33/14.

A resolução estabelece o novo modelo de placas para veículos, no qual, após o registro no órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, cada veículo será identificado por placa dianteira e traseira, no padrão estabelecido para o Mercosul.

Segundo o texto, as placas deverão ter fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome Brasil. Além disso, as placas passarão a ter sete caracteres alfanuméricos.

A resolução determina que, até 31 de dezembro de 2020, todos os veículos em circulação deverão possuir placas de identificação no padrão Mercosul.

Fonte: Zero Hora

Contran determina que todos os veículos deverão ter placas no padrão Mercosul até 2020

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Da Redação Na Estrada RO

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Foi anunciado na 5ª Rondônia Rural Show, durante o Fórum de Logística da Amazônia, uma logística intermodal de transporte de produtos por um serviço semanal de cabotagem que vai conectar o porto de Porto Velho ao porto de Manaus seguindo uma rota que cruzará toda a costa brasileira, tendo como destino final Buenos Aires, na Argentina.

A notícia foi divulgada após a formalização de uma parceria envolvendo a Operadora Portuária SC Transportes de Porto Velho e a Log-In Logística Intermodal, que possui uma rede integrada de movimentação portuária por uma extensa malha intermodal com abrangência geográfica com todo o Brasil e o Mercosul.

Com essa rota, produtos de Rondônia poderão ser transportados através de balsas pela Hidrovia do Madeira até Manaus, de onde partirá um navio semanalmente com destino a Belém-PA, porto de Suape em Recife-PE, Fortaleza-CE, Salvador-BA, Rio de Janeiro - RJ, Santos-SP, Paranaguá-PR, Itajaí-SC, Rio Grande do Sul-RS e, por último, Buenos Aires.

O anúncio do serviço intermodal foi feito pelo diretor da SC Transportes Gilberto Maciel e pelos representantes da Log-In em Manaus, o diretor comercial Igor Teles, que é coordenador comercial para as regiões Norte e Nordeste, o gerente geral de operações Silvio Machado e o responsável comercial regional Leyson Nascimento.

Gilberto Maciel da SC explicou que, por essa rota semanalmente o frigorífico de peixes Zaltana Pescados, localizado em Ariquemes, vai enviar o pescado (tambaqui, pintado e pirarucu) para o Centro Sul do país, para abastecer as redes de supermercados dos grupos Pão de Açúcar e Wal-Mart; a Brazil Manganese Corporation (BMC) utilizará o serviço intermodal para enviar produtos de manganês extraídos das minas de Jaburi e Rio Madeira, próximas a Espigão d’Oeste para metalúrgicas em São Paulo e Salvador.

Segundo Gilberto Maciel, na volta do navio a parceria SC com a Log-In vai explorar o transporte de cargas para empresas de Rondônia que vão utilizar esse serviço para ter uma redução de custo significativa. A indústria de suplementos minerais Big Sal, de Ji-Paraná, está em negociação para utilizar o meio de transporte intermodal para trazer cargas de sal, e reduzirá no mínimo 70% do custo que atualmente é feito por transporte rodoviário, com carretas.

Os diretores das duas companhias se reuniram com o vice-governador Daniel Pereira e com Leudo Buriti, presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), e deram detalhes da nova rota de transporte hidroviário de produtos de Rondônia pela Costa Brasileira e o Mercosul.

Fonte: Do Rondoniagora

Rondônia terá navio para atender costa brasileira e a Argentina

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O setor logístico recebeu uma ótima notícia: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou as novas condições para clientes que desejem refinanciar créditos de diferentes linhas de financiamento.

Entre as linhas beneficiadas estão a do BNDES Procaminhoneiro além do programa de Sustentação do Investimento (PSI), que não estavam no pacote de fevereiro.
"O principal objetivo das medidas é dar fôlego financeiro para que as empresas, especialmente as de menor porte, possam atravessar o período atual, de dificuldades no cenário econômico", diz a nota divulgada pelo BNDES.

No BNDES Procaminhoneiro, antes só era possível refinanciar compra de ônibus e caminhões com no máximo três parcelas em atraso, com as novas condições o número de prestações subiu para até seis já vencidas, podendo ser refinanciadas em até 18 parcelas. Antes, só era possível refinanciar compra de ônibus e caminhões.

Agora, também podem ser refinanciados máquinas e equipamentos.
Essas medidas, sem dúvida alguma, trazem reais benefícios ao setor de logística, vez que ao lançar mão dos benefícios trazidos por esse programa de refinanciamento, não só as empresas podem contornar eventuais situações de inadimplência, como podem gerir de forma menos dramática seu capital de giro. Essa pode ser, inclusive, a chave para a sobrevivência em meio à crise.

Fonte: Maxpress
Foto: Divulgação Volvo

BNDES MELHORA CONDIÇÕES PARA REFINANCIAMENTO NO PROCAMINHONEIRO

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O condutor de caminhão deve sempre ter em mãos os documentos de porte obrigatório, como a CNH e o CRLV que devem estar dentro do prazo de validade.

Posto da PRF em Vilhena - Foto: Arquivo Na Estrada RO - Welton Silva 
A PRF alerta: documentos de porte obrigatório e equipamentos obrigatórios devem estar em dia. Quando o motorista se depara com fiscalizações da PRF em rodovias federais, deve ter sempre em mente que a abordagem é necessária para verificar o cumprimento do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e também para impedir crimes como entrada de armas, drogas e produtos de crimes em geral, além de interromper um possível sequestro em andamento.

O condutor de caminhão deve sempre ter em mãos os documentos de porte obrigatório, como a CNH e o CRLV que devem estar dentro do prazo de validade. Além desses documentos, deve portar a nota fiscal, caso o veículo esteja carregado. E em caso de transporte de produto perigoso, mais atenção ainda. É necessário o porte de todos os documentos, e os equipamentos de segurança que o produto transportado exigir. Neste caso, o motorista deve possuir o curso de movimentação operacional de produtos perigosos, conhecido por MOPP, que o habilita para o transporte.

Todos os equipamentos de uso obrigatório serão verificados e devem estar de acordo com o exigido pela legislação, exemplo, o tacógrafo deve estar homologado pelo INMETRO e o disco preenchido corretamente com os dados obrigatórios que são: nome do motorista, a placa do caminhão e a data do dia que o disco foi inserido.

Outro item importante são os pneus, os quais devem estar em bom estado de conservação, preservando suas características, pois o estado influencia a ocorrência de acidentes, principalmente em caso de pista molhada, que dificulta a aderência. Os para choques e as dimensões regulamentares dos caminhões também devem estar de acordo com a legislação, pois serão verificados.
E, o mais importante: é obrigatório o uso do cinto de segurança para todos os ocupantes. O limite de capacidade de passageiros deve ser respeitado, pois, em uma fiscalização, além da autuação também será necessário o transbordo e o veículo só será liberado com a capacidade permitida, o que pode causar transtornos ao motorista.

Algumas dicas:
– Nunca transporte pessoas em compartimentos de cargas. Além de ser proibido, em caso de acidentes aumentam os riscos de lesões graves e morte.

– Durante a noite, e sob chuva, mantenha sempre faróis acesos e todo sistema de iluminação funcionando corretamente.

– Vale lembrar que o extintor continua sendo obrigatório para caminhões. Sendo assim, o equipamento deve estar em perfeito funcionamento e dentro da validade.

Fonte: O Carreteiro
Foto: Na Estrada RO

QUAIS OS PRINCIPAIS ITENS VERIFICADOS PELA PRF NOS CAMINHÕES

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O estudo econômico-financeiro de viabilidade de concessão da BR-364 no trecho de 806 quilômetros que compreende Comodoro, no Mato Grosso até Porto Velho, encomendado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) será concluído no mês de agosto. A informação foi repassada na 5ª Rondônia Rural Show, durante o Fórum Internacional de Logística e Modais pela palestrante Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica da Comissão de Logística e Infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O estudo financeiro-econômico consolidará os resultados dos estudos de tráfego de engenharia e meio ambiente e será apresentado em audiências públicas que ocorrerão no Estado e em Brasília (DF).

A técnica da CNA revelou dados do DNIT e IBGE sobre a frágil estrutura da malha viária de Rondônia que ocupa a 22ª em densidade de rodovias pavimentadas. Segundo o estudo apresentado pela assessora da CNA, 49,4% do trecho de 913 quilômetros da rodovia apresentam alguma deficiência, gerando um acréscimo de 24,1% do custo operacional devido às condições de pavimento.

A consultora detalhou que para melhorar a logística é necessário melhorias de infraestrutura que incluem a construção de terminal de carga em Vilhena, Porto Chuelo, Cabixi, Guajará-Mirim, Costa Marques, Pimenteiras e Machadinho do Oeste, e realizar obras de adequação de Hidrovia (estudos, dragagem e sinalização) e portos. Segundo Elisangela Lopes, em 3 anos houve uma evolução na produção de grãos de 56 milhões de toneladas para 104 milhões de toneladas, porém os portos do Arco Norte não acompanharam, e somado a deficiências de infraestrutura das estradas 80% da produção desce para portos do centro sul do país.

O senador Valdir Raupp de Matos, que faz gestão junto ao governo federal para melhorar as rodovias no Estado, afirmou que a questão do processo de concessão da BR-364 está na fase de finalização dos procedimentos, e na próxima semana estará em audiência no Ministério dos Transportes para tratar do processo de concessão e do projeto da ferrovia interligando o Mato Grosso a Rondônia.

Fonte: Rondoniagora
Foto: Na Estrada RO

Estudos para concessão da BR-364 entre MT e RO serão concluídos em agosto

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 Uma carreta carregada com milho, tombou no inicio da manha desta quinta - feira (26) próximo ao Rio São Miguel na BR - 429  em São Miguel do Guaporé. O veículo seguia para a cidade de São Francisco do Guaporé.

O motorista disse a reportagem que o caminhão apresentou uma falha na direção, e que não foi possível mais controlar o veiculo na pista, sendo inevitável o tombamento, o motorista não se feriu, a carga ficou toda espalhada as margens da rodovia. O motorista disse que havia saindo da cidade de Vilhena e iria descarregar em São Francisco.

A Policia Militar esteve no local registrando a ocorrência e controlando o tráfego.




Da Redação Na Estrada RO
Fotos: Reprodução WhatsApp

ATUALIZADA: CARRETA CARREGADA DE MILHO TOMBA PRÓXIMO AO RIO SÃO MIGUEL, NA BR - 429

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A Transpanorama Transportes, sediada em Maringá e integrante do Grupo G10, está com 50 vagas para motoristas de caminhão. A empresa tem 1.550 colaboradores e conta com 1.600 caminhões. Para concorrer a uma vaga é necessário o candidato ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria E e experiência mínima de seis meses.

Como parte do processo de seleção, após passar pela entrevista, o candidato passará pelo teste prático, que consiste em uma volta de caminhão na rodovia, junto de um avaliador. Caso o motorista seja aprovado no teste, mas precise de qualificação, o G10 oferece um curso no Centro de Treinamento e Qualificação no Transporte (CTQT).

De acordo com o supervisor Fabio Valério, da Transpanorama, conhecimento de estrada é um diferencial no currículo para a vaga. “Muitos chegam a ter experiência, mas falta uma ciência mais profunda sobre como dirigir pelas rodovias brasileiras e ter noção das tecnologias que os novos modelos de caminhão trazem”, conta.

Claudio Adamuccio, diretor Administrativo da Transpanorama, diz que as vagas são para aumento de quadro. “Mesmo com o país vivendo um momento complicado, é importante dar oportunidades para que as pessoas estejam empregadas. Temos voltado os nossos olhos para dentro da empresa, analisando procedimentos, e enxergamos uma oportunidade de aumento no efetivo. Torcemos para que bons profissionais se candidatem”, diz.
Nos setores internos, há três vagas para auxiliar administrativo, uma para auxiliar de compras, uma para zeladoria e uma para gerente de Qualidade.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve preencher o currículo em:

http://www.transpanorama.com.br/trabalheConosco.php

Fonte: Divulgação

TRANSPANORAMA ABRE 50 NOVAS VAGAS PARA MOTORISTAS DE CAMINHÃO

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O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) convoca 167 aprovados para vagas de oficial de manutenção e operário, remanescentes do Processo Seletivo Simplificado (Emergencial) realizado em 2015. Esta é a 7ª chamada do concurso do Edital nº 001/DER-RO, de 27 de janeiro de 2015. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Os convocados deverão procurar o DER, de 30 de maio a 1º de junho, nos respectivos locais de apresentação, para  manifestar interesse quanto ao aceite ou não da vaga. Em caso de aceite, terão dois dias, a partir da manifestação, para apresentação dos documentos exigidos no edital do concurso.

Os convocados, conforme o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, atenderão à demanda de serviço do governo de Rondônia nas 15 Residências Regionais do DER instaladas em todo o estado, e também nas quatro usinas de asfalto. O diretor destacou que nos próximos dias será realizada nova convocação.

Ezequiel frisou que além da divulgação no site do DER, redes sociais e nos veículos de comunicação, o Recursos Humanos do órgão está mantendo contato com os convocados via telefone informado para informa-los da convocação.

APRESENTAÇÃO 

Os convocados deverão se apresentar nas Residências Regionais, conforme endereço no edital de convocação, com exceção aos convocados para apresentação na Sede do DER, em Porto Velho. Estes deverão se apresentar na Coordenadoria de Ações Urbanísticas (CAU), na rua Uruguai, 3557, bairro Industrial (atrás da empresa Eucatur, na avenida Jorge Teixeira).
Confira a lista de convocados em anexo para download. 
Anexo: 7ª-CONVOCAÇÃO.pdf

Fonte: Secom/RO 


DER /RO convoca mais 167 aprovados em concurso para cargos de operário e oficial de manutenção

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Parece irônico taxar uma obra esperada por anos e tida como uma redenção para todo o povo do Vale do Guaporé de armadilha, e pior ainda, de mortal. Mas é exatamente assim que vemos a situação de determinados pontos desta importante rodovia federal que une toda região do Vale do Guaporé ao centro do estado e proporciona acesso á todo o país através da BR 364.

Vamos focar nossa matéria a um ponto específico, a obra de construção de uma ponte no Km 42 desta rodovia, 429, no sentido Costa Marques/São Francisco do Guaporé. Não que este seja o único ponto a ser considerado uma armadilha mortal, temos também a obra sobre o rio Manoel Correia, no Km 140, a sobre o rio Preto próximo á São Miguel e tantas outras que também detém um trágico e nefasto histórico de acidentes fatais; Mas a do km 42 é campeã em acidentes que ceifaram vidas inocentes e causaram danos permanentes a pessoas. Sendo o ultimo registro, a morte do pároco da igreja católica de Costa Marques, o que causou muita comoção em toda a comunidade.

Mas, contudo, independente deste vasto rol de mazelas e mortes provocadas nestes trechos a classe politica regional se mantem insensível ao sangue derramado e as lágrimas de quem viu ali acabar muitas vidas e sonhos serem enterrados. Alheios aos apelos da comunidade, muitos destes apelos traduzidos por matérias veiculadas por nosso Jornal Correio do Vale e outras mídias da região, os detentores do poder nada fazem para concluir as obras destas pontes e acabar de vez com estes perigos.

Pasmem!!!  Em alguns casos fazem é ignorar nossos pedidos de melhor sinalização, de construir redutores de velocidade e ao contrário, agravam a situação com obras que fazem é potencializar os riscos. No caso, provavelmente máquinas a serviço do DNIT, fizeram o patrolamento dos trechos inacabados nas cabeceiras da ponte do Km 42, criando a falsa impressão ao motorista desatento ou que desconhece a “armadilha” que está todo bem. Assim, escondem o perigo, camuflam os risco e deixam a ponte praticamente invisível e apta a continuar engrossando as estatísticas de fatalidades.




Fonte: Jornal Correio do Vale

BR - 429 Uma armadilha mortal para quem tráfega pela rodovia

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Nova regra do Código de Trânsito está no Diário Oficial da União desta terça-feira (24)


Foi publicada, no Diário Oficial da União desta terça-feira (24), a lei que obriga os motoristas que trafegam em rodovias manter os faróis acesos, na luz baixa, durante o dia. A medida, aprovada pelo Congresso Nacional, tem o objetivo de aumentar a segurança nas estradas. A ideia é que os faróis acesos podem aumentar a visibilidade dos veículos, reduzindo o risco de colisões.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou, em 1998, uma resolução na qual recomendava a prática. No entanto, por não ter força de lei, poucos motoristas adotam a medida.

Sobre o uso dos faróis, o CTB prevê, também, a obrigatoriedade de o condutor manter a luz baixa durante o dia em túneis, mesmo que tenham iluminação pública, e à noite. Além disso, o motorista deve utilizar a luz alta em vias não iluminadas, exceto ao cruzar ou trafegar atrás de outro veículo. Em caso de chuva forte, neblina ou cerração, deve manter acesas pelo menos as luzes de posição. O não cumprimento dessas determinações representa infração média, que acarreta multa de R$ 85,13 e soma quatro pontos na carteira.

Fonte: Agência CNT de Notícias

TRÂNSITO: Publicada lei que obriga faróis acesos, durante o dia, em rodovias

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Foram 121 recuperações no primeiro trimestre, contra 154 entre janeiro, fevereiro e março de 2015.  


O número de veículos pesados recuperados após roubo ou furto no país, no primeiro trimestre de 2016, caiu 27,27%, comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Grupo Tracker – maior empresa do segmento de rastreamento e localização de veículos do país. Foram 121 recuperações nos três primeiros meses, contra 154 entre janeiro, fevereiro e março de 2015.

Já no comparativo com o último trimestre de 2015, o índice caiu 6,61%. Foram recuperados 129 caminhões ou carretas roubados/furtados entre outubro, novembro e dezembro de 2015, contra 121 nos três primeiros meses deste ano.

O levantamento mostrou também que o Grupo Tracker realizou 1.352 recuperações no primeiro trimestre – entre automóveis, caminhões, motos e utilitários – contra 1.265 no mesmo período de 2015. Uma média de 15 ocorrências por dia, número recorde na empresa, que atua há 15 anos no Brasil. A modalidade “Automóveis” apresentou alta de 7,73%; “Utilitários” permaneceu praticamente estável (-1,97%) e “Motos” subiu significativamente (50,41%).

A empresa oferece diversos produtos específicos para veículos pesados, como o Tracker Carreta, o Tracker Log, o Tracker Log Carga e o Tracker Log Carreta.O Grupo Tracker é a única do mercado que oferece cobertura em todo território nacional e em países vizinhos para radiofrequência. São 700 antenas instaladas de norte a sul do Brasil, equipes de rastreamento aéreas e terrestres (helicópteros, aviões, carros e motos); relacionamento com as principais autoridades de segurança do Brasil e América Latina; e Comando de Operações 24h por dia.

Fonte: Transporte Online

Cai número de caminhões recuperados após furto ou roubo

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Dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) indicam que 4% das mortes em acidentes de trânsito estão associadas a problemas de saúde dos motoristas. Anormalidades no sistema cardíaco são os principais. O problema é que, muitas vezes, eles passam despercebidos, até gerarem um dano mais grave. Em outras situações, os sinais de que algo não vai bem são desprezados pela pessoa.

É o caso das arritmias cardíacas, por exemplo. “Elas são frequentes na população em geral e, assim, também é comum em quem está dirigindo. O problema é que nem sempre os acidentes são associados a esse problema, porque parece que a pessoa teve uma sonolência ou falta de atenção”, explica o médico Enrique Pachón, especialista no assunto. “A arritmia pode causar uma palpitação, que é uma alteração do batimento cardíaco, perda de consciência, tontura, escurecimento da vista. Também pode ter consequências mais graves, como a perda dos sentidos. Se a pessoa está dirigindo nesse momento, ela pode se acidentar com facilidade, ao cruzar uma via inadequadamente, não parar no sinal, ir para a contramão, sem o indivíduo nem perceber que teve uma alteração nos batimentos”, complementa.  

Conforme o médico, ainda que a arritmia cardíaca ocorra repentinamente, alguns sinais dados pelo organismo merecem atenção. “Eventos de tontura, palpitação, escurecimento visual são alertas importantes para que a pessoa procure um médico e investigue se tudo está bem. Geralmente, quando passa por isso, o paciente encara como um breve mal-estar e, quando se sente melhor, não toma providências. Alega que foi porque comeu ou dormiu mal. Mas não se pode esperar até que algo mais grave ocorra”, reforça Enrique Pachón. 

Visitas periódicas ao médico para um check-up ajudam a identificar e tratar fatores que aumentam o risco desse tipo de situação, como hipertensão ou diabetes. Quem sabe que tem esses problemas, deve aumentar a frequência desses exames. Além disso, monitorar os batimentos cardíacos e estar atento ao que o corpo manifesta também é fundamental. Em caso de qualquer alteração, mesmo que leve, é importante procurar profissionais de saúde. 

As arritmias cardíacas em motoristas profissionais será um dos temas debatidos durante o 37º Congresso da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), que ocorrerá no dia 27 de maio, em São Paulo (SP).​

Fonte: Agência CNT de Notícias

Motoristas devem estar atentos ao risco de arritmias cardíacas

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Por força dos §5º e 6º do artigo 11, da Lei 11.442, de 05 de janeiro de 2007, alterada pela Lei 13.103, de 02 de março de 2015,  todos os contratos firmados para carga e descarga deverão ser reajustados a partir de 17/04/2015, aplicando o percentual de 9,83%, que é o resultado da variação anual (abril/15 a abril/16) do INPC/IBGE.

Este percentual deve ser aplicado sobre o valor vigente de R$ 1,38 (um real e trinta e oito centavos) que passa a ser de R$ 1,49 (um real e trinta e nove centavos) por tonelada ou fração.
Lembrando que para o cálculo do valor da hora parada deverá ser considerada a capacidade total de transporte do veículo.

Tabela Meramente Exemplificativa

                                  Capacidade          Valor da Hora Parada      
Tipo de Veículo           (toneladas)
Toco                                   6                              R$   8,94
Truck                                14                              R$ 20,86
Carreta                             30                              R$ 44,70
Bitrem 7 eixos                   39                              R$ 58,11
Bitrem 9 eixos                   50                              R$ 74,50


FONTE: NTC&Logística

REAJUSTE DA HORA PARADA PARA CARGA E DESCARGA

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A Diretoria da Expoagro, feira agropecuária de Rolim de Moura, se reuniu na tarde desta segunda-feira, 23, para avaliar a possibilidade de trazer atrações musicais na 31ª edição da festa. Entre os nomes mais cotados para agitar o palco de shows da Arena das Emoções está Guilherme e Santiago como primeira atração, e Felipe e Ferrari ou João Lucas e Marcelo, indefinidos ainda, como segunda atração. Outro assunto discutido foi o sorteio de carros, que ficou garantido pela organização.

A Associação Rural de Rolim de Moura, a ASROLIM, passou a ter nova diretoria este ano. A nova presidencia vem trabalhando incansavelmente para a organização do Parque de Exposição e programação para Expoagro. Devido a crise, houve um risco do evento não ser realizado em 2016. Mas com o empenho dos diretores a festa começa a ganhar seus moldes.

No Início deste mês de maio uma comissão foi montada na ASROLIM para avaliar as condições do Parque de Exposição. Ao Rolnews, o diretor da comissão, Leomar Wentz, disse que a associação está fazendo o possivel para que a Expoagro aconteça e garantiu que haverá diminuição no valor do passaporte e ingresso.


Texto:Maycon Pavin
Fonte: Rolnews

Expoagro poderá ter shows de Guilherme e Santiago e Felipe e Ferrari

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Esse Scania Highline R440 foi um projeto desenvolvido especialmente para o Hospital do Câncer de Barretos-SP, objetivando resolver a logística no  transporte médicos e enfermeiros, agilizar o atendimentos  de urgência e minimizar custos. Nele será colocado um baú com uma unidade hospitalar  móvel para atendimento externo. Antes  parte da equipe médica   tinha que ir de avião ou em outro veículo e agora com a cabine dupla poderão ir todos de uma vez e juntos.

Esse Scania Highline R440  teve a cabine alongada em 94 cm (todo em chapa de aço),a capacidade de passageiros foi elevada para 06 (condutor + 5) e foi alterado a posição da torre da cabine para maior conforto. Foi feito isolamento térmico (tratamento anti-corrosão), sistema de bascular permanece original, teto pré-moldado. 

O cliente optou por não ter portas traseiras e que os vidros das janelas laterais fossem fixos. Além dos bancos traseiros serem individuais e reclináveis ele  possuem trilhos corrediços isso garante maior conforto aos passageiros e todos com encosto de cabeça e cinto de segurança . Os bancos podem ser revestido com tecido ou couro ecologicamente correto e suas cores podem ser personalizadas conforme o desejo do cliente.

Essa duplagem é ideal para empresas que necessitam otimizar a logística no transporte de vários funcionários e transporte de cargas ao mesmo tempo. Os resultados são economia e agilidade no transporte de pessoas e equipamentos.

Essa duplagem é facilitada por meio da linha de crédito do Banco Nacional Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), órgão do governo federal. Todo o procedimento é feito pelo nosso departamento financeiro, por meio da cópia do cartão BNDES e pode ser dividido em até 48 X.








Fonte: Mascarello Cabines

MASCARELLO CABINES ENTREGA MAIS UMA SCANIA HIGHLINE CABINE DUPLA

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Alteração não implica no aumento do peso por eixo, o que provocaria danos ao asfalto.


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) vai analisar pedido do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná (Setcepar) para autorizar novos modelos de combinação de veículos de carga. É uma forma encontrada para o uso do cavalo mecânico de quatro eixos, popular bitruck, com a carreta de três eixos afastados, conjunto não regulamentado.

Para a liberação, é preciso modificar os limites do peso bruto máximo nas composições, hoje de 54,2 toneladas, para 59 toneladas. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), um estudo foi encaminhado ao órgão, destacando que a mudança, se implementada, não deve gerar prejuízos às rodovias.

Segundo o engenheiro Rubem Melo, a alteração não implica no aumento do peso por eixo, o que provocaria danos ao asfalto. Como a combinação é longa, também não oferece prejuízos na estrutura de pontes e viadutos. “O problema é quando a composição é curta, porque concentra mais o peso bruto e aí sim representa um risco para a infraestrutura”.

Por conta do peso bruto máximo de 54,2 toneladas, o cavalo mecânico de quatro eixos só pode tracionar carretas de três eixos, o que impede o aproveitamento do bitruck. Melo explica que, com a alteração nas regras, o transporte rodoviário de cargas pode ganhar mais eficiência. “A composição permite que se reduza o custo por tonelada transportada, porque é um veículo mais eficiente, levando carga maior e baixando o custo do transporte”.

Outro pedido é a alteração nos limites de tamanho para as combinações de veículos de cargas maiores. Hoje, o mínimo estabelecido nas condições da infraestrutura rodoviária é de 25 metros. A demanda é reduzir para 22 metros. A ideia é aumentar a segurança nas estradas, facilitar a convivência com os carros de passeio e diminuir os riscos de acidentes em ultrapassagens.

Fonte: Transporte Online

LEGISLAÇÃO: Denatran pode autorizar novas combinações de veículos de carga

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A maioria dos motoristas de caminhão se preocupa em cuidar de seus veículos, afinal, além de ser o instrumento para se ganhar o pão é também dentro da cabine que passam boa parte do tempo. Porém, um grande número de motoristas ainda insiste em deixar de lado os cuidados básicos com a máquina, atitude que pode ocasionar um final infeliz nesta história.

A PRF tem como missão a segurança com cidadania. Por isso, age ostensivamente nas rodovias federais com a finalidade de assegurar a fluidez do trânsito e a fiscalização de veículos, além da documentação relativa.

Mesmo com todo o empenho na fiscalização e na prevenção aos acidentes de trânsito, esse esforço se torna em vão se o motorista não cuidar da manutenção do seu caminhão. Esse descuido pode lhe custar a própria vida, além da vida de terceiros inocentes.

A manutenção vai desde o item mais básico, como a chave, até um dos mais importantes que são os freios. A má conservação ocasiona muitos acidentes com resultados trágicos. A PRF, nesse sentido, realiza fiscalizações específicas para verificação da manutenção de veículos, para a prevenção de acidentes.

Nestas fiscalizações são verificadas as condições dos pneus, sistema de iluminação, sistema de frenagem, presença de equipamentos obrigatórios, além da documentação do motorista e do caminhão. Por fim, é verificado se o motorista ingeriu álcool e estava dirigindo.

A multa para o carreteiro que trafega com o veículo em mau estado de conservação é grave, com 5 pontos na CNH e R$ 127,69, além da retenção do caminhão para regularização. Até ser regularizado, o veículo não pode circular, podendo ser apreendido se o saneamento não for realizado. Por exemplo, se o Agente da PRF verificou que o caminhão está com pneus que não ofereçam segurança, ele vai ter que substituir o item para poder continuar a viagem.

Portanto, quando o motorista faz a manutenção preventiva, realiza a checagem periódica dos itens de segurança, além de economizar no tempo ele terá uma viagem segura, sem contratempos ou frustrações e, numa fiscalização, evita o aborrecimento de ter o veículo retido e ser multado por algo que é seu dever.

Fonte: Portal O Carreteiro

Trafegar com caminhão em má condição pode gerar multa grave

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Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que até 30% das mortes ocasionadas em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) faz um alerta sobre os perigos de dirigir cansado e sonolento.“Com o ritmo estressante e agitado do trânsito nas cidades e até mesmo a rotina pesada de caminhoneiro nas rodovias, os motoristas estão dirigindo cada vez mais cansados.

Com sono, o condutor não consegue agir a tempo para desviar de uma batida ou corrigir a direção do seu veículo”, aponta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.Segundo a Neurologista da ABS, Marcia Assis, o estresse é um dos fatores que mais refletem na qualidade do sono e que podem trazer prejuízos no trânsito.“O estresse provoca um estado de hiperatividade em que os pensamentos estão acelerados e prejudicam o início do sono. Quando não dormimos o suficiente as nossas funções diárias, sejam sociais ou profissionais, ficam prejudicadas pela sonolência, alterações na memória e atenção.

Dessa forma, ficamos mais sujeitos à acidentes graves”, explica.Para Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) dormir mal pode reduzir 50% a concentração do condutor no trânsito. Os motoristas e motofretistas que excedem horas de trabalho são considerados os mais vulneráveis ao sono na direção.ATENÇÃO – O sono costuma aparecer a cada doze horas devido à produção de um hormônio chamado melatonina.

Existem vários sinais que indicam o sono e que os motoristas devem ficar atentos, como bocejar, ter dificuldades de manter os olhos abertos, sair da faixa de direção e começar a invadir a pista contrária.“Diversos medicamentos podem antecipar a sonolência, por isso, é importante que antes de ingerir a medicação esse fator seja levado em conta. Os especialistas recomendam que as pessoas tenham entre 7 a 9 horas de sono por noite. Entretanto, a variação desta quantidade de horas é variável de uma pessoa para outra, sendo assim, devemos obedecer uma rotina de horas de sono que seja suficiente para estarmos alerta e dispostos durante o dia”, lembra Traad.

LEGISLAÇÃO – A Resolução 425/2012 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tornou mais rígido o exame médico para quem vai tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).Todos os candidatos que pretendem conquistar habilitação de motoristas profissionais, registrados com as categorias C, D e E devem passar, além da avaliação cardiológica, auditiva, neurológica e oftalmológica, por uma avaliação específica para se detectar possíveis distúrbios do sono.Para tanto, é utilizada uma escala mundialmente aceita no setor científico, chamada escala de sonolência de Epworth. Nesta escala, o candidato irá responder sobre a chance de cochilar em situações corriqueiras.Caso haja indícios de apneia do sono, o médico do tráfego poderá solicitar avaliação com o médico especialista na área e o exame de polissonografia. Dependo do resultado, o tempo de validade da CNH pode ser reduzido ou a categoria reclassificada até que o condutor busque o tratamento.

Fonte: Detran do Paraná

Sono é causa de 30% das mortes em rodovias brasileiras.

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Um grave acidente ocorreu no km 20 da BR 364 em Vilhena no início da noite deste sábado, 21. Dois veículos caíram na ribanceira, porém as cinco pessoas envolvidas saíram ilesas do local.

Segundo informações cedidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que efetuou o registro do acidente, uma pick-up rebocava um Uno na rodovia, quando no km citado o veículo que estava sendo rebocado perdeu o controle e puxou o veículo da frente para a ribanceira.

Apesar do impacto dos veículos, as cinco pessoas – dentre elas uma criança de três anos e uma de nove meses de idade – saíram sem ferimento algum e mesmo assim quatro foram socorridas para o pronto socorro do Hospital Regional e um ficou no local do acidente acompanhando o trabalho policial.


Fonte: 

Cinco pessoas saíram ilesas de grave acidente na BR 364, próximo ao Friboi em Vilhena

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O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), informa aos seus usuários, que o sistema de emissão e adição de categorias da Carteira Nacional de Habilitação C,D e E, encontra-se liberado.

Após diversas reuniões entre Detran e sindicatos de motoristas com o objetivo de unir forças contra a decisão, na ultima semana o Diretor Técnico de Habilitação da Autarquia, Acássio Figueira durante uma visita a Brasília esteve no Ministério das Cidades, Advocacia Geral da União e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para solicitar o cumprimento da Tutela Cautelar Antecedente, expedida pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região em 28 de abril deste ano em favor do Sindicato das Auto Escolas de Rondônia (Sindar).

A Tutela prevê a suspensão da exigência de exame toxicológico em motoristas profissionais para renovação ou adição de categorias em sua CNH, contida na deliberação 145 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

“Devido à exigência do exame vários usuários ficaram com processos bloqueados, o que causou grande transtorno no Estado de Rondônia”, explicou Acássio, informando que a liberação do sistema já foi efetivada e que a partir desta quarta-feira (18), quem estiver com o processo em andamento pode procurar o Detran-RO para dar continuidade aos procedimentos.

Entenda a obrigatoriedade do Exame Toxicológico:

A Lei nº 13.103 entrou em vigor em março de 2016 e determina que condutores de veículos de grande porte, como caminhão e ônibus, que circulam pelas estradas federais, realizem previamente um exame toxicológico em caso de habilitação ou renovação da CNH nas categorias C, D e E.

O exame verifica se o motorista fez uso de substâncias psicoativas nos últimos 90 dias e somente pode ser realizado por laboratórios autorizados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Para o teste, são coletados materiais biológicos, como cabelos, pelos ou unhas.

Fonte:DETRAN-RO

Detran e Sindicatos fazem cobrança e sistema de emissão de CNH categorias C,D e E é liberado

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