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Após ficar interditada durante todo o dia desta quinta-feira (29) o trecho da BR-319 que dá acesso à ponte sentido Porto Velho à Humaitá/AM foi desbloqueado pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o inspetor Saraiva, da Polícia Rodoviária Federal, a manifestação dos garimpeiros causou transtornos à comunidade levando a um congestionamento de cinco quilômetros.

“A Polícia Rodoviária teve de intervir para desbloquear a BR, foi uma liberação pacifica e a estrada já está liberada para que a comunidade possa trafegar sem impedimentos”, disse o inspetor Saraiva.

Os manifestantes que reivindicavam a livre operação da extração de ouro na região do rio Madeira compreendida dentro da cidade de Porto Velho não conseguiram ter suas pautas atendidas e prometeram realizar um novo bloqueio.

Fonte: Rondoniaovivo.com
Foto: PRF RO - AC

BR - 319 EM PORTO VELHO É LIBERADA APÓS INTERVENÇÃO DA PRF

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Um motorista que dirigia com quantidade de álcool no sangue acima do permitido foi detido pela equipe de plantão da PRF na noite de ontem, quinta-feira (29), por volta das 20 horas. O fato se deu no quilômetro 15 da BR 174, no seu sentido crescente em Vilhena.

Foi abordado o veículo Honda/BIZ 125 ES, que era conduzido por um homem de 60 anos. Os policiais notaram que o homem apresentava visíveis sinais de embriaguez e, após a realização do teste do etilômetro, ficou contatado que a quantidade de álcool no sangue do mesmo ultrapassava o limite legal penal.

Sendo assim, o homem foi detido pela suposta prática do crime de embriaguez ao volante, previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil da região.

Fonte: PRF RO - AC
Foto: Arquivo Na Estrada RO

Motorista que dirigia sob a influência de álcool é detido pela Polícia Rodoviária Federal, na BR - 174 em Vilhena

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 675 mil maços de cigarro contrabandeados do Paraguai nesta quinta-feira (29) em Coronel Vivida, na região sudoeste do Paraná.

Avaliada em mais de R$ 3,3 milhões, a carga ilícita era transportada por uma carreta bitrem, abordada por uma equipe da PRF na BR-158.

Os policiais rodoviários federais desconfiaram inicialmente dos documentos apresentados pelo motorista, de 24 anos de idade.

A nota fiscal apresentada por ele apontava o transporte de milho. Ao fiscalizar os dois semirreboques, a equipe da PRF localizou apenas a carga de contrabando.

Tanto o caminhão-trator quanto os semirreboques portavam placas clonadas. As placas originais dos dois últimos têm inclusive restrição judicial de circulação.

Aos policiais, o homem preso declarou que trazia a carga de cigarro de Dourados (MS), e que tinha como destino Vacaria (RS).

A pena prevista para o crime de contrabando é de dois a cinco anos de reclusão.

A PRF encaminhou a ocorrência para a Delegacia da Polícia Federal em Guarapuava.

Fonte: PRF

PRF apreende carreta bitrem com 675 mil maços de cigarro no sudoeste do Paraná

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Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Eucatur, aconteceu por volta das 05h 30min desta sexta-feira (30), na altura do km 210 da BR-364, a aproximadamente 03 km do Posto da Polícia Rodoviária Federal em Pimenta Bueno – RO.

Segundo informações colhidas pela reportagem do site Pimenta Virtual, o ônibus transitava pela referida rodovia, no sentido Cacoal à Pimenta Bueno e por motivos ainda desconhecidos, o condutor acabou perdendo o controle do veículo, vindo a tombar às margens da via.

Por muita sorte, apenas três pessoas ficaram feridas, sendo rapidamente socorridas pelos profissionais do Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao HPS Ana Neta com algumas escoriações pelo corpo.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local controlando o transito e registrando o boletim de ocorrência.

Uma equipe da perícia técnica da cidade de Cacoal esteve no local, e logo após o término dos trabalhos periciais, o local foi liberado e o trânsito restabelecido.

Fonte: Pimenta Virtual

Ônibus da empresa Eucatur tomba na BR-364

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Uma em cada três pessoas mortas nas estradas é vítima de atropelamento. É o que aponta levantamento da Arteris, concessionária que administra 21 rodovias, entre elas a Fernão Dias e a Régis Bittencourt, em São Paulo, com base em casos registrados neste ano. Segundo o estudo, a maior parte dos óbitos acontece à noite e envolve adultos.

A pesquisa analisou 19.164 acidentes registrados entre janeiro e julho, com 361 mortos. O estudo aponta que os atropelamentos são responsáveis por 32% das vítimas em estradas de São Paulo, Rio, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

"Esse tipo de acidente representa 1% das ocorrências, mas quando se fala em gravidade é o que tem o maior porcentual", diz Elvis Granzotti, gerente de Operações da Arteris.

Ele também afirma que as principais vítimas em rodovias são pedestres (28%) e ciclistas (4%) que não estão montados na bicicleta no momento da colisão. Se o ciclista estiver pedalando, o acidente passa a ser classificado como "colisão traseira". Esse é o segundo tipo mais letal de acidente, com 16% das mortes.

Na visão do especialista, os atropelamentos estão relacionados a uma série de fatores, como o comportamento de motoristas, que desrespeitam limites de velocidade ou trafegam pelo acostamento. "Quando há concentração em uma área, podem ser feitas intervenções: passarela ou calçada", diz.

O metalúrgico Márcio Aparecido de Camargo, 40, entrou para a estatística de mortes por atropelamento na Fernão Dias. No domingo, 17 de junho, ele voltava para casa em Bragança Paulista de moto, quando o trânsito parou. Camargo não conseguiu frear e colidiu com o carro da frente.

O amigo João Alcides de Souza conta que a batida foi leve, mas Camargo caiu e, quando se levantava, acabou atropelado por um caminhão. O corpo ficou preso à roda do veículo.

"O motorista disse que não viu, só parou porque sentiu que algo estava travando a roda", relata. "O mais difícil foi avisar a família, especialmente a mãe dele. Ele estava em um momento especial, tinha se casado havia poucos meses e estava feliz."

Em julho, um homem morreu na Fernão Dias, em Atibaia, a 50 metros de uma passarela. "Há quem deixe de usar porque precisa percorrer distâncias curtas ou por questões de segurança, como assaltos", diz Granzotti.

A vítima não portava documentos e não foi identificada pela polícia. Segundo o estudo, 22% dos mortos por atropelamento são andarilhos.

A pesquisa também traça o perfil de veículos, horários e dias dos acidentes. Ao todo, 61% das mortes envolvem carros e 53,7%, motocicletas. Os casos normalmente acontecem entre 18 e 6 horas. "Além do sono, há diminuição de visibilidade", afirma Granzotti.

Já na divisão etária, o grupo que concentra a maior parte das mortes é de 35 a 44 anos, com 24,67%. Apenas 5% dos óbitos são de menores de idade.

Fiscalizar
Consultor de trânsito, Flamínio Fichmann diz que o número de acidentes nas rodovias da Arteris impressiona. Para o especialista, o número de acidentes em rodovias pode cair até 50% se houver fiscalização intensiva. "O que diminui acidente é a fiscalização, com blitze em estradas. Mas isso significa aplicação de recursos e aumento de contingente."

'Foi um milagre não ter morrido', diz ciclista vítima de acidente

Após colidir na traseira de um caminhão em uma rodovia paulista, o comerciante e ciclista profissional Rodrigo Padilla, 51, quase ficou tetraplégico. Teve a língua cortada e fraturou a coluna cervical em sete partes e o esterno --osso do tórax que ajuda a proteger coração e pulmões.

"Foi um milagre não ter morrido porque foram muitas fraturas. Também foi um aviso. Agora, só pedalo em estrada com uma turma grande. Nunca mais pretendo voltar a fazer sozinho", diz.

O acidente foi há cinco anos. Naquele dia, Padilla já havia pedalado 130 quilômetros e, cansado, baixou a cabeça para relaxar. Estava no acostamento, como manda a legislação de trânsito. "Não vi que um caminhão entrou de repente e bati na traseira. A culpa foi minha."

O ciclista conta que, antes de sair de casa, sua mulher pediu pela primeira vez que não fosse treinar. "Eu pedalava sozinho havia quase oito anos", diz. "No fim das contas, ela me salvou da morte. Nas lojas, capacetes de ciclista custam entre R$ 60 e R$ 1,5 mil. Minha mulher havia comprado o mais caro."

Educador físico, Ricardo Arap, 48, coordena grupos que pedalam em rodovias. Mesmo com regras rigorosas, como carro de apoio e equipe de profissionais, o treino não é 100% seguro. "Não é garantia, mas minimiza riscos", diz.

Para o diretor-geral da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Daniel Guth, falta infraestrutura nas estradas. "Não é capricho de um segmento. Estamos pedindo que o governo cumpra a legislação, que prevê a criação de um plano cicloviário", diz.

O gerente de segurança e sinalização da Agência de Transporte do Estado (Artesp), Carlos Campos, admite que o governo do Estado não tem um programa para implementar ciclovias em todas as rodovias de São Paulo e o equipamento só é instalado a partir da demanda.

"A quantidade de ciclistas é muito baixa e o custo para implementar todo sistema é muito alto." Campos diz que a agência não recomenda andar de bicicleta no acostamento de estradas. "Não é seguro." As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Fonte:Estadão

Atropelamento é a causa de 1 a cada 3 mortes nas estradas

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Um grupo composto por mais de 50 garimpeiros e familiares fecharam o trecho da BR 319 no cruzamento com a avenida Farquar em Porto Velho, onde protestam contra uma lei da Assembleia Legislativa, que proíbe a garimpagem no rio Madeira.

Os manifestantes estão com o bloqueio montado na rodovia desde as 6h e afirmam, que só vão liberar o trafego quando um representante do poder público for ao local e atender o pedido que estão fazendo.

Os garimpeiros dizem que depois que a lei foi imposta, proibição da garimpagem no rio, seus familiares estão passando necessidades pois é a única fonte de renda que possuem. Equipes da Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal estão no local mantendo a podem no protesto.

Fonte: Rondoniaovivo

PROTESTO - Garimpeiros fecham trecho da BR 319 em Porto Velho

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Uma empilhadeira de cerca de 40 toneladas caiu no Rio Madeira no último sábado (24), quando funcionários da FH Navegações, instalada no Porto do Milho Chicão, no quilômetro 3 da Estrada do Belmont, Bairro Nacional em Porto Velho.

De acordo com informações colhidas pelo Rondoniagora, o barranco não suportou o peso da empilhadeira e teria cedido. Desde sábado, a empresa tenta retirar o equipamento do local  mas ainda não conseguiu.

Marcelo Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal, informou que a empresa deveria ter acionado o órgão para fazer uma análise do local e se houver riscos, fazer a interdição. “Não fomos informados de nada, talvez porque eles não queiram ser interditados. Mas já estamos indo ao local”, garante Marcelo.

Em contato com o encarregado pelo serviço, ele informou que não está autorizado a falar sobre o assunto.

Outro caso

Este não é primeiro caso de barranco que cede por conta do peso que equipamentos instalados em portos às margens do Rio Madeira. No dia 13 de agosto, na Rua Belizário Pena, no Bairro Triângulo houve um desbarrancamento que engoliu no total 15 carretas, quatro motocicletas, uma caminhonete e um contêiner. A empresa Emam Asfalto, instalada no local, construiu barreiras para evitar que o material asfáltico que vazou se espalhasse pelo rio.

No dia seguinte, a Defesa Civil do Município e o Corpo de Bombeiros monitoraram a área de quase 100 metros. À época, o local foi isolado e os Ministérios Públicos Federal e Estadual recomendaram a retirada das famílias das áreas de risco.

Outra recomendação também expedida pelo órgão foi para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) suspender as autorizações de funcionamento de terminais portuários localizados em áreas com risco de desbarrancamento, além de passar a exigir todas as licenças de caráter ambiental, tributário, urbanístico, entre outras, antes de autorizar o funcionamento de novos portos.


Fonte: RondoniaAgora

Barranco cede e empilhadeira de 40 toneladas cai no Rio Madeira

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A acadêmica de medicina da faculdade São Lucas, Késia Natasha de Souza Martelli morreu vítima de um trágico acidente de trânsito na segunda-feira (26), em um trecho da BR 364 região do distrito de Vista Alegre do Abunã, distante 330 km da capital rondoniense.

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De acordo com informações colhidas junto a agentes da Polícia Rodoviária Federal, Késia estava sozinha no veículo modelo caminhonete, quando em determinado momento tentou desviar de um buraco, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou várias vezes. A acadêmica ainda foi socorrida, mas ao dar entrada em uma unidade médica do distrito acabou não resistindo aos graves ferimentos e foi a óbito.

Uma equipe do IML de Porto Velho foi acionada e fez a remoção do corpo para a capital, onde vai passar por exames de necropsia antes de ser liberado a família.

Fonte: RONDONIAOVIVO

Acadêmica de Medicina morre em capotamento na BR-364, em Rondônia

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Depois de discutir a elaboração do “Plano de desenvolvimento territorial da área de influência da BR-319”, numa oficina encerrada na semana passada, as principais instituições envolvidas no processo que analisa a viabilidade de pavimentação do trecho central da rodovia, conhecido como “meião”, devem começar a fechar as propostas com esclarecimentos consistentes para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se manifeste sobre o processo de pavimentação da rodovia que liga Manaus a Porto Velho (RO).

Na avaliação do Secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Antonio Stroski, a autorização para o asfaltamento da rodovia ainda deve demorar alguns anos para acontecer porque depende de estudos de impacto ambiental. No entanto, muitas ações propostas pelo “Plano de desenvolvimento territorial da área de influência da BR-319” estão sendo implementadas e outras continuarão sendo discutidas a fim de que subsidie a autorização do asfaltamento da rodovia.

“O nosso empenho é exatamente o de colocar garantias para que a rodovia traga os benefícios que queremos. O plano tem medidas imediatas e de médio e longo prazo. Uma das ações que estamos vendo com a Secretaria de Estado de Fazenda é a implementação da unidade de monitoramento em Humaitá, também estamos vendo a de Careiro, assim como o Plano de Conservação das oito Unidades de Conservação que ficam ao longo do meião”, revelou Stroski.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente destacou que o trânsito na BR-319 é uma realidade, muitas pontes foram refeitas e há linhas regulares de ônibus que fazem o trajeto Manaus-Porto Velho. É preciso garantir que haverá controle ambiental e ordenamento das atividades econômicas de forma sustentável, afirma Stroski. “Nós precisamos de parcerias e integração com os órgãos federais e sociedade para podermos dar tranquilidade e segurança para a pavimentação da rodovia”, completou.


Sustentável

A intenção da Sema e dos demais órgãos envolvidos na elaboração do plano é coletar informações com instituições das esferas federal, estadual e municipal e com a sociedade civil organizada, para criar uma política eficiente de governança da BR-319, tudo embasado em critérios de preservação e sustentabilidade para a restauração das condições plenas de trafegabilidade da rodovia e que assegure a conservação da biodiversidade do local.

“A rodovia BR-319 existe (desde os anos 70). Ela está entre duas calhas de rios importantíssimos, Purus e Madeira, e precisamos vencer o desafio de conciliar um plano que permita sua funcionalidade, mas que tenhamos assegurada a prevenção da fauna, biodiversidade e riquezas naturais que existem no trecho do meio”, avalia o secretário. “O Governo do Estado está focado nisso e trabalhando em conjunto com a sociedade civil chegaremos ao melhor resultado”, completou Antonio Stroski.

Eixos de debate

O encontro da última quinta-feira foi focado em quatro eixos com discussões em grupos temáticos: monitoramento ambiental e conservação da biodiversidade; atividades produtivas e geração de renda; fortalecimento institucional e formação de capacidades; planejamento territorial e ordenamento fundiário.

Nova matriz

A oficina de quinta-feira é uma iniciativa que integra a proposta do Governo do Estado para a criação e implementação da nova Matriz Econômica Ambiental, sendo uma de várias que serão realizadas nos próximos meses, a fim de fazer o mapeamento de ações e projetos para consolidar o plano para a BR-319.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente em parceria com a organização Conservação Internacional (CI Brasil), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro.

Ao todo, 22 municípios devem ser envolvidos no processo de discussão, uma vez que estão localizados na área de influência da rodovia. Os representantes devem participar após o período eleitoral.

Ipaam destaca parceria com órgão federal

A diretora-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo, destacou que o órgão está empenhado em auxiliar todo o processo de análise ambiental para que a rodovia seja, futuramente, pavimentada.

“A determinação do governador é que o Ipaam auxilie o Ibama em tudo que for preciso para que a estrada seja pavimentada. O Estado não se furtará e não medirá esforços para que a estrada seja pavimentada depois que todos os estudos e medidas ambientais sejam atendidos, conforme diz a lei”, ponderou.

Para o procurador do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) Rafael Rocha, o debate com os mais diversos órgãos é fundamental para elaborar o plano de governança adequado para a rodovia.

“Ninguém quer inviabilizar a rodovia. O que se quer é que ela seja pavimentada, mas que todos os aspectos ambientais e de sustentabilidade sejam muito bem analisados para impedir degradações como ocorreu no passado. Renovamos a disposição do MPF para o diálogo e o compromisso de colaborar em todo o processo”, afirmou.

Fonte: Acriticadehumaita

ASFALTAMENTO NA BR 319 NO AMAZONAS AINDA VAI DEMORAR ALGUNS ANOS

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A cabina do caminhão é praticamente a nossa casa, então nada melhor do que deixá-la sempre limpinha. Confira algumas dicas de como limpar adequadamente cada parte dela:

Painel

Esse é fácil e simples. Basta utilizar um pano úmido para tirar aquela camada de pó que fica por cima do painel. Mas atenção: nunca jogue água diretamente no console.

Tapetes

Água e uma escova são suficientes para limpar um tapete. Evite utilizar produtos abrasivos e, no caso do tapete com carpete, é necessário secar um pouco ao sol.

Estofados

Os estofados devem ser limpos com muito cuidado. O excesso de água pode molhar a espuma e requerer secagem sob o sol. Portanto utilize apenas um pano úmido com um pouco de detergente.

Cantos e compartimentos

Utilize um aspirador de pó para remover migalhas, cabelos e outros resíduos de cantos e compartimentos em geral, como o porta copos. Passe um pano úmido depois para finalizar.

Vidros

A limpeza dos vidros na parte interna é diferente da externa. Na parte interna é preciso retirar a oleosidade que muitas vezes fica impregnada o tocá-lo, mas um limpa-vidros comum é suficiente para o serviço.

Já na parte externa a limpeza é necessária para que a água da chuva possa escorrer livremente e não fique empoçada. Utilize um pano limpo com água e um pouco de detergente para esse caso.

Atenção: não utilize álcool em vidros com película, pois isso pode provocar corrosão do material. Quando utilizar detergentes, tenha o cuidado de retirar completamente o produto para que não manche o vidro ou a lataria.

Fonte: Blog do Caminhão

Dicas de limpeza: confira 5 dicas para dar aquele talento na cabina do seu bruto.

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Com menos alarde do que ocorre com os automóveis, a indústria de caminhões e ônibus também prepara, para um futuro não muito distante, o início das operações de veículos de transporte de cargas e de passageiros sem motoristas, ou autônomos. A etapa que antecede esse processo, a de colocar no mercado veículos comerciais movidos 100% a eletricidade e totalmente conectados, com sistemas capazes de reconhecer pedestres ou de frear automaticamente na iminência de uma batida, começa a ser colocada em prática a partir de 2017 e 2018.

São essas tecnologias que estão à mostra no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), o maior do mundo no segmento, que ocorre até o dia 29 de setembro, em Hannover, na Alemanha. O evento reúne mais de 2 mil fabricantes de caminhões, ônibus, vans, autopeças e implementos e é a maior vitrine do que será o futuro da mobilidade que, como sempre, chegará primeiro nos países desenvolvidos.

A Mercedes-Benz já tem um ônibus sem motorista rodando, em fase de testes, em corredores de Amsterdã, na Holanda. O Future Bus, como é chamado, é uma das estrelas da marca no IAA, junto com um caminhão totalmente elétrico, o Urban e-Truck, e uma van conceito, a Vision que, além de autônoma, atua em conjunto com mini robôs e drones na entrega de mercadorias em grandes centros urbanos.

“Estamos abrindo as portas para o transporte sustentável, sem ruídos, sem emissões de poluentes e seguro”, diz o diretor global da área de desenvolvimento da Daimler/Mercedes, Sven Ennerst.

A indústria, segundo ele, está atenta às demandas dos grandes centros urbanos, onde há um movimento cada vez maior para restringir o acesso de veículos de grande porte, poluentes e barulhentos.

O caminhão e o ônibus elétrico devem ser produzidos comercialmente entre 2018 e 2020 na Europa, Estados Unidos e Japão. Já a Vision, por ser autônoma, depende de mudança nas regulamentações.

Pelo conceito mostrado no IAA, o veículo chega o mais próximo possível do seu destino e, se a rua estiver interditada, por exemplo, a entrega de pacotes será concluída por pequenos robôs transportados no compartimento de cargas, totalmente digital, ou por drones acoplados ao teto do veículo, que são controlados à distância por joysticks.

Revolução

Para o presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), Matthias Wissmann, veículos autônomos começarão a circular, em etapas, entre 2020 e 2030. “Nosso objetivo no longo prazo é uma direção livre de acidentes e mais eficiente”, explicou ele, durante a cerimônia de abertura do Salão Internacional de Veículos Comerciais ao público, na última quarta-feira.

“A indústria está preparada para uma revolução”, afirma Andreas Renschler, presidente global do grupo Volkswagen/MAN, que também expõe um caminhão e um ônibus elétricos no evento.

Fonte: Estadão Conteúdo

Indústria prepara início das operações de caminhões autônomos

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Com objetivo de dirigir várias horas seguidas, sem descanso, para cumprir prazos predeterminados ou até faturar um extra no final de cada viagem, alguns motoristas de caminhão optam em utilizar o rebite. A substância, chamada de anfetamina, é um estimulante do sistema nervoso central e faz com que o cérebro trabalhe mais depressa e cause nas pessoas a impressão de diminuição da fadiga – já que consegue executar uma atividade qualquer por mais tempo- de menos sono, perda de apetite e de aumento da capacidade física e mental. 

Essa mistura de falsas sensações faz com que os consumidores da droga percam parcialmente os reflexos. Assim, o motorista vê o perigo, sabe que tem de frear e ao invés disso pisa fundo no acelerador e aumenta as chances de provocar graves acidentes. Esses medicamentos podem causar dependência depois da segunda caixa, com danos irreversíveis à saúde e por serem tarja preta só podem ser vendidos sob prescrição médica e com a retenção da receita.

Confira os efeitos provocados pelo uso do rebite:

dilatação das pupilas
dor de cabeça
tontura
aumento de batimento cardíaco e de pressão arterial
nariz e boca ressecados
perda de peso
desnutrição
ansiedade
problemas gástricos
inquietação motora
sensações de pânico
lesões irreversíveis no cérebro
visão desfocada
confusão de pensamento, etc.
Em caso de consumo exagerado da droga o motorista pode ficar:

irritado
mais agressivo
com depressão
desorientação e descoordenação
ter delírios persecutórios (achar que os outros estão tramando contra ele)

Fonte: O Carreteiro 

Rebite: confira os efeitos provocados pela substância

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A Burg & Herdt Transportes LTDA localizada em Ponta Grossa, Paraná, abriu nesse último sábado (24) o processo seletivo para a contratação de motoristas profissionais. Segundo informações disponibilizadas pela própria empresa em sua página nas redes sociais, as vagas são para motoristas de bitrem tanque e graneleiro com início imediato.

Para concorrer a uma das vagas os candidatos deverão atender os seguintes requisitos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria E, Ensino Fundamental completo e experiência mínima de um ano e meio com bitrem. A empresa reforça ainda a preferência por candidatos que residam no Paraná.

Os motoristas interessados e que atendam os requisitos deverão comparecer na sede da empresa para preenchimento de ficha interna ou poderão enviar seu currículo pelo email: trans.burg1@hotmail.com . A Transburg disponibiliza ainda dois telefones para contato em caso de dúvidas, (42) 3228-1962 ou (42) 3223-5763.

A Transburg foi fundada em 2005 e hoje atua principalmente no Paraná, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso, transportando cargas secas e granéis.


Burg & Herdt Transportes LTDA
Endereço: Av. Tocantins, 605, bairro Cara-Cara, CEP: 84043610 - Ponta Grossa, PR
Telefone: (42) 3228-1962 ou (42) 3223-5763
Email: trans.burg1@hotmail.com

Fonte: Blog Caminhões e Carretas

TRANSBURG ABRE VAGAS PARA MOTORISTAS

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Freios desgastados, excesso de velocidade, peso e falta de manutenção – dentre outros fatores – contribuem para que o sistema de frenagem falhe e acidentes ocorram com os cargueiros nas descidas em finais de trechos de serras.

Por isso, para salvar vidas e aumentar a segurança do motorista, caso ele não consiga parar, algumas estradas como a Via Anchieta em São Paulo e a BR-277 e 376 no Paraná contam com rampas de escape para emergências. Levemente íngremes, essas áreas possuem pedrinhas de argila e uma certa profundidade, fazendo com que os brutos afundem e parem rapidamente, não importa o tamanho e peso. Para utilizar as rampas de escape, o estradeiro deve ficar atento às placas sinalizadas durante o trecho e se posicionar em direção aos quadrados brancos e vermelhos pintados no chão, semelhantes aqueles das pistas de corrida de F1. Na Anchieta, desde que foram construídas, as duas rampas de escape já evitaram 724 acidentes.

E você, amigo caminhoneiro, que tal conferir dicas de frenagem para deixar a viagem mais segura? Continue em nosso blog e veja como utilizar o freio motor, os perigos de ajustar as catracas de freio e de como o uso do freio na descida prejudica o seu caminhão.

Fonte: G1

Saiba como usar as rampas de escape em caso de emergência

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Pesquisa da Fiesp aponta que mercado ilegal movimenta R$ 13,2 bilhões. Em Araraquara, empresas apostam em terceirização e segurança.  


Um levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) aponta que o mercado ilícito movimenta cerca de R$ 13,2 bilhões no Estado de São Paulo e prejudica as empresas paulistas. Na região de Araraquara, há diversos relatos de companhias que sofrem com essa prática e procuram opções para reduzir os prejuízos.

“É um problema para toda a sociedade. Existe uma estimativa de que no ano passado, em tributos federais, deixaram de ser arrecadados aproximadamente R$ 3 bilhões, e a mesma coisa acontece em relação aos tributos estaduais e municipais”, afirmou o auditor fiscal da Receita Federal de Araraquara, Osvaldo Magno Freixo. Segundo ele, por conta do comércio ilegal, deixam de ser gerados quase 11,6 mil empregos formais.

Para tentar diminuir esses índices, na última segunda-feira (19), foi validada uma lei que proíbe a atividade comercial de suspeitos flagrados comercializando produtos roubados ou furtados. “Inibindo a receptação de carga, nós vamos estar inibindo também o roubo”, explicou Natal Arnosti Júnior, presidente da Setcar.

Prejuízos
Segundo a pesquisa da Fiesp, realizada com mais de 300 indústrias paulistas dos setores alimentício, automobilístico, de higiene e de perfumaria, 27,1% dos crimes acontecem em sedes e filiais e 23,8% ocorrem durante o transporte. Somados, os prejuízos chegam a mais de R$ 5 bilhões.

Apenas em Araraquara, uma distribuidora de aço-carbono e aço-alumínio já foi vítima de ladrões por diversas vezes. A empresa é lesada pelo menos uma vez por ano e, para diminuir as perdas, decidiu abrir mão da própria frota e contratar uma transportadora terceirizada.

“Essa transportadora faz o seguro total da carga, porque hoje o transporte representa, na lucratividade da empresa, entre 1% e 2%, então não podemos ter esse risco”, disse o gerente comercial Eduardo Pedroso.

Em outra fábrica, de fertilizantes, os proprietários decidiram investir na segurança. As câmeras e os sensores de presença são monitorados por uma empresa contratada. São gastos cerca de R$ 500 mensais no serviço.

“A gente tem uma filial no Mato Grosso que depende do serviço de informática daqui porque eles trabalham remotos lá, então é um transtorno muito grande em questão de faturamento”, contou empresário João Carlos Costa.

Fonte: Globo

Roubo de Cargas Mercado de cargas roubadas gera perdas para empresários

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Todos os motores Euro 6 na nova linha de caminhões da Scania são equipados com os novos sistemas de gerenciamento do motor e as conexões foram inteiramente retrabalhadas. Capacidade de resfriamento melhorada e outras alterações abrem caminho para uma economia adicional média de combustível de 3%. A Scania também está apresentando uma versão atualizada de 500 cv do seu motor de 13 litros. Enquanto isso, uma nova função no câmbio que está sendo apresentada significa que a caixa automatizada Scania Opticruise agora troca de marcha mais rápido, e oferece uma experiência de direção que é tão dinâmica quanto harmoniosa.

Todos os motores de 13 litros da Scania da nova versão de 500 cv dependem exclusivamente do SCR para pós-tratamento.
“As atualizações mais recentes reduzem o consumo de combustível em 3% nas nossas plataformas de motor a diesel na nova linha de caminhões,” diz Björn Fahlström, vice-presidente mundial de Caminhões da Scania. “Isso significa que motoristas de caminhões de longa distância podem obter uma solução de transmissão eficiente que é perfeitamente adequada aos compromissos de entregas que assumem.”
Os motoristas de longa distância também podem contar com uma economia adicional de cerca de 2% graças à grande atenção dada às melhorias de aerodinâmica.

“Comparado com o Scania Streamline atual, nossos caminhões de longa distância extremamente frugais com motores Euro 6 geralmente permitem uma redução de combustível de 5%”, diz Fahlström. “Para um caminhão de longa distância que percorre 150 mil quilômetros por ano, isso representa uma redução de aproximadamente 2.200 litros de diesel e um montante significativo em termos de custos de combustível reduzidos.”

A Scania está introduzindo um sistema de frenagem do eixo secundário como padrão nas caixas de engrenagem automatizadas Scania Opticruise. Junto com um software revisado para controle da transmissão, o sistema de frenagem do eixo secundário faz a transmissão intermediária e o eixo principal sincronizarem um com o outro significativamente mais rápido, o que significa que a marcha seguinte pode engatar quase imediatamente.

“Com o sistema de frenagem do eixo secundário, a caixa de engrenagem mais comum da Scania para caminhões de longa distância, a GRS 905, pode trocar a marcha em 0,4 segundos, no máximo,” diz Fahslström. “Isso faz o tempo de troca de marcha cair quase pela metade. Resulta, portanto, numa experiência de direção especial, com a transmissão funcionando de maneira extremamente harmoniosa.”

Soluções sustentáveis
A Scania tem o programa de motor Euro 6 mais extenso de todos os fabricantes europeus. Além do propulsor diesel mais econômico, a Scania também tem a oferta mais ampla de motores para combustíveis alternativos, como biodiesel FAME e RME, gás natural e biogás e ED95, assim como biodiesel HVO na geração de caminhões atual.

“Iremos introduzir mais motores para combustíveis alternativos em estágios,” diz Fahlström. “A exceção, naturalmente, é o HVO que já pode ser usado em todos os nossos motores Euro 6, independentemente da geração do caminhão.”

FONTE: Scania

NOVO SISTEMA DE TRANSMISSÃO DA SCANIA REDUZ CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM 3%

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Em ação despachada na 1ª Vara Federal de Curitiba, o juiz determinou que, a ANTT se abstenha de inscrever o nome da autora da ação na SERASA.

Entre as alegações, constam a inexistência de prévia inscrição em Dívida Ativa da União, e a vacuidade da descrição da conduta infracional no auto em tela.

Para conferir a integra da decisão, clique aqui .

Fonte: NTC&Logística

ANTT não pode inscrever nomes na SERASA em decorrência de infrações

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O transporte clandestino interestadual ou internacional de passageiros pode ser considerado crime. Esse é o entendimento da Justiça Federal em Luziânia (GO), que determinou a prisão preventiva do motorista Richard Paulley de Oliveira, na semana passada, depois que ele foi flagrado praticando a atividade ilegalmente.

Na decisão, o juiz considerou que o motorista não tinha delegação do poder público para realizar o serviço de transporte remunerado de passageiros. Por isso, classificou a conduta do homem como usurpação de função pública (art. 328, §1º do Código Penal), que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão. Além disso, sustentou, na decisão, que o motorista expos a vida ou a saúde de outras pessoas a perigo em decorrência do transporte em desacordo com as normas legais (art. 132 do Código Penal), que tem pena de detenção de até um ano e quatro meses.

Esse entendimento da Justiça Federal agrava a punição pela conduta. Atualmente, motoristas que transportam passageiros clandestinamente são penalizados pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) com multa (a infração é média, com sanção de R$ 85,13) e retenção do veículo, que dura, no mínimo, 72 horas, segundo uma resolução em vigor desde 2014. O condutor também está sujeito a medidas administrativas impostas pela ANTT e pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). O condutor de Luziânia foi autuado pelos agentes em razão do transporte clandestino em condições precárias de segurança. Somando com outras infrações de trânsito, ele deve pagar R$ 15 mil.

Conforme o gerente executivo da ANTT, Edson Quadros, neste ano, foram apreendidos 255 veículos e aplicados 700 autos de infração no entorno do Distrito Federal por transporte clandestino. Ele salienta que a autarquia mantém um plano de combate a essa prática, de forma contínua e programada, com apoio de outros órgãos públicos.

O secretário-adjunto de Mobilidade do Distrito Federal, Fábio Damasceno, relata que, dentro do DF, a fiscalização é respaldada pela justiça estadual, onde os motoristas irregulares são enquadrados no art. 47 da Lei das Contravenções Penais, por exercer profissão ou atividade econômica sem preencher as condições às quais está subordinado o seu exercício. Para ele, o entendimento da Justiça Federal poderá servir de referências para novas decisões. “No Distrito Federal, ainda não houve uma decisão judicial neste sentido, temos que aguardar uma posição. Mas é claro que uma decisão da Justiça Federal ajuda a justiça do DF a ter uma jurisprudência sobre o assunto”, avalia.

Fonte: Agência CNT de Notícias

Transporte clandestino de passageiros pode dar pena de dois a cinco anos

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No Transporte Florestal é frequente encontrarmos cargas entrelaçadas, como destacado em amarelo nas ilustrações acima. Os pacotes de toras eventualmente não ficam bem regulares, com uma ou outra tora mais longa ou deslocada, e acaba ficando próxima do pacote vizinho.

Observando novamente as ilustrações acima, existe alguma diferença no Risco entre os Conjuntos 1 e 2, pelo fato das cargas estarem entrelaçadas?

Sim. A diferença é enorme. Se não percebeu, observe mais atentamente!

No 1º conjunto: o entrelaçamento das cargas não afeta a dirigibilidade do conjunto.

No 2º conjunto (CVC): o entrelaçamento impõe elevado risco e pode causar um acidente sério.

Nas manobras, as toras podem interferir uma com as outras. Se forem finas podem quebrar e cair na rodovia. Se foram grossas podem até tombar uma das unidades.

Observe na foto abaixo exemplo de cargas entrelaçadas em bitrem florestal:

Conjuntos articulados (“Romeu e Julieta”, bitrem, rodotrem e tritrem) devem manter o espaço entre as unidades totalmente livre, para não ocorrer interferências nas manobras.

Cuidado: nem tudo que parece igual, é igual. É preciso ter olhos de ver!

Fonte: Eng. Rubem Penteado de Melo

TRANSPORTE FLORESTAL: OS RISCOS DA CARGA ENTRELAÇADA

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A violência no trânsito brasileiro tem números alarmantes. Um deles refere-se às sequelas que são deixadas para toda uma vida: mais de 2,5 milhões de pessoas ficaram permanentemente inválidas em razão de acidentes registrados no Brasil ao longo de sete anos. Isso equivale, aproximadamente, à população de Belo Horizonte (MG) ou de Fortaleza (CE), por exemplo. O número foi levantado pela Seguradora Líder, que administra o DPVAT, seguro obrigatório do trânsito, e contabiliza as indenizações pagas por invalidez permanente entre 2008 e 2015. A invalidez é considerada permanente quando a funcionalidade do órgão ou membro é afetada integralmente ou em parte.

Os mais jovens correspondem à maior parte das vítimas: 52%, ou seja, 1,3 milhão de pessoas tinham entre 18 e 34 anos. Além disso, o recorte por sexo, feito desde 2011, aponta que de 75% a 78% dos indenizados em razão de invalidez permanente são do sexo masculino.

O impacto desses números é expressivo e recai sobre as famílias das vítimas, a seguridade social (saúde, previdência e assistência) e a economia do país. Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) sobre o custo social de todos os acidentes de trânsito aponta que o Brasil perde, anualmente, de R$ 40 bilhões a R$ 50 bilhões em razão da violência no trânsito. Conforme o levantamento, 41% desse montante corresponde à perda de produção. “Por exemplo, uma pessoa jovem, que vem a falecer ou que fica afastada em razão de lesões graves, o quanto ela deixa de produzir para a expectativa de vida dela ou naquele período de afastamento”, esclarece o pesquisador do Ipea, Carlos Henrique Ribeiro Carvalho.

Já para as famílias, o resultado, na maioria das vezes, é o empobrecimento. Carvalho explica: “eles tinham uma renda mensal com a atividade daquela pessoa. Depois do acidente, se a pessoa morre ou fica afastada do trabalho, mesmo tendo acesso programas de proteção social, percebemos que a renda cai. Ou seja, além do trauma emocional, tem o impacto financeiro. Muitas vezes você tem outros membros que não tinham a responsabilidade pelo sustento daquele núcleo e que passam a ter”.

Acidentes com moto correspondem ao maior número de casos

Do total dos pagamentos por indenização permanente feitos pelo DPVAT desde 2008, 75% corresponderam a acidentes envolvendo motocicletas, apesar de esses veículos responderem por apenas 26% da frota nacional. São quase 1,9 milhão de vítimas. “Isso é um problema seríssimo, porque o perfil do motociclista é formado por pessoas mais jovens, e quanto mais jovem for a vítima, maior é o impacto no cálculo da perda de produção. Além disso, impacta a família, com o empobrecimento, e a previdência, especialmente a seguridade social.

Para o engenheiro e sociólogo Eduardo Vasconcellos, assessor da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), o Brasil não se preparou para o crescimento expressivo desse tipo de veículo em circulação nas vias do país. Para se ter uma ideia, em 15 anos, a frota de motocicletas cresceu seis vezes, passando de quatro milhões para 24 milhões de unidades. “A capacitação dos motociclistas foi primária e os demais participantes do trânsito não foram avisados sobre a entrada em cena de outro veículo, rápido e difícil de localizar pelos espelhos retrovisores dos automóveis, ônibus e caminhões. Pedestres e ciclistas igualmente foram ignorados em relação ao alerta sobre a presença do novo veículo e as cautelas requeridas”, avalia.

Trânsito mais humano

Para o diretor-presidente do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), José Aurélio Ramalho, a formação de todos os condutores no país precisa mudar. Na avaliação dele, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é concedida pela decoreba de placas e dispositivos de trânsito. Ou seja, não se exige dos futuros motoristas uma compreensão maior sobre as consequências de condutas ilegais e arriscadas. “Hoje, o Brasil adestra as pessoas para tirarem a habilitação. É cobrado um conhecimento do cidadão que ele não precisa ter, porque não será fiscal de trânsito. O cidadão tem que saber que, de acordo com sua conduta, está colocando em risco a vida de alguém. É óbvio, mas o óbvio precisa ser dito”, reforça.

Carlos Henrique Ribeiro Carvalho, pesquisador do Ipea, aponta, também, a importância de um trânsito mais humano. Isso passa pela adoção de condutas menos agressivas por parte dos condutores, condições de infraestrutura que aumentem a segurança para todos (pedestres, ciclistas, pilotos e motoristas) e redução dos limites de velocidade, em especial nas vias urbanas.

Outros números

Indenizações totais por invalidez permanente por faixa etária no período de 2008 a 2015:

- 0 a 7 anos: 29.948. No período, o crescimento no número de casos foi de 562%.
- 8 a 17 anos: 115.436. No período, o crescimento no número de casos foi de 551%.
- 18 a 24 anos: 115.436. No período, o crescimento no número de casos foi de 490%.
- 25 a 34 anos: 610.599. No período, o crescimento no número de casos foi de 516%.
- 35 a 44 anos: 488.179. No período, o crescimento no número de casos foi de 481%.
- 45 a 64 anos: 457.838. No período, o crescimento no número de casos foi de 518%.
- Mais de 65 anos: 89.325. No período, o crescimento no número de casos foi de 133%.

O DPVAT

Criado em 1974, o Seguro DPVAT indeniza todas as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, sem necessidade de apuração da culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre. O Seguro DPVAT oferece cobertura para três naturezas de danos: morte (R$ 13.500), invalidez permanente (até R$ 13.500) e reembolso de despesas médicas e hospitalares (até R$ 2.700).

Para solicitar a indenização do Seguro DPVAT, basta seguir três passos:

1 - Escolher um ponto oficial de atendimento. A listagem completa por cidade pode ser acessada pelo site www.seguradoralider.com.br​ ou pelo telefone 0800 022 1204. Lembre-se: as agências próprias dos Correios também recebem gratuitamente pedidos de indenização do Seguro DPVAT.

2 – Reunir a documentação necessária de acordo com a cobertura – morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas e hospitalares.

3 – Preencher o pedido de indenização em um ponto oficial de atendimento e entregar a documentação.

O pedido vai gerar um número de protocolo, que pode ser utilizado para acompanhar o processo tanto no site, quanto no SAC, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A Seguradora Líder-DPVAT alerta: o pedido de indenização do seguro deve ser realizado, gratuitamente, em um ponto oficial de atendimento, sem ação de intermediários ou despachantes.

Fonte: Agência CNT

Violência no trânsito: Brasil tem 2,5 milhões de casos de invalidez permanente em sete anos

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Em fase de ampla reestruturação de suas operações em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para reduzir uma ociosidade produtiva que passa de 50%, a Mercedes- Benz do Brasil anunciou na quarta-feira, 21, no Salão Internacional de Veículos Comercias (IAA), que acontece na Alemanha, a construção de uma pista de testes e centro de desenvolvimento de novos produtos no País.

A companhia aproveitou as apresentações à imprensa internacional dos novos veículos e tecnologias que vão revolucionar o atual sistema de transporte global para fazer o anúncio.

Em construção na cidade de Iracemápolis (SP), ao lado da fábrica de automóveis que o grupo inaugurou neste ano, a pista, com 1,3 milhão de metros quadrados será a maior e mais completa do hemisfério sul, informou o presidente da Mercedes do Brasil, Philipp Schiemer. O projeto recebeu investimento de R$ 70 milhões e será inaugurado no fim de 2017 para testes de caminhões e ônibus, hoje feitos em pistas e áreas alugadas.

"Apesar da turbulência que estamos passando no mercado brasileiro, o maior da marca no mundo, esse investimento é um sinal de que continuamos acreditando no Brasil", disse o executivo. A pista também será usada para testes internacionais que vão, por exemplo, ajudar a adaptar produtos locais que serão exportados para países com condições de tráfego diferentes do Brasil, como África e Oriente Médio, com quem a unidade quer ampliar negócios.

Elétricos
Durante um painel do evento, o presidente global da área de caminhões da Mercedes-Benz, Stefan Buchner, disse que, no longo prazo, as fábricas do grupo no Brasil poderão produzir veículos elétricos, mas isso vai depender da demanda por esse tipo de produto, bem mais caro que o tradicional, e de mudanças na legislação local, por exemplo no sentido de proibir a circulação de veículos de grande porte nos grandes centros urbanos, a exemplo do que ocorre na Europa.
"A tendência para o Brasil ainda é o diesel, mas se ocorrerem mudanças poderá haver uma rápida reação voltada aos elétricos e poderemos oferecer esses produtos em nossas plantas no País", disse o executivo.

Para Schiemer, presidente da Mercedes do Brasil, porém, há um grande passo a ser dado nos próximos anos, já que o País tem uma situação paradoxal. "Primeiro será preciso tirar das ruas os caminhões com mais de 20 anos", que representam cerca de 30% da frota atual. As montadoras brasileiras vão levar novamente ao governo federal pedido para a retomada do projeto de renovação da frota antiga de veículos.

O IAA, realizado a cada dois anos em Hannover, abre as portas ao público hoje, a maioria formada por frotistas e empresários do ramo de transporte. O evento, em sua 66a edição, tem mais de 2 mil expositores e vai até dia 29. A versão do evento deste ano está focada no lançamento comercial, a partir do próximo ano, de veículos comerciais 100% movidos a eletricidade.

FONTE: Estado de Minas


MERCEDES-BENZ ANUNCIA PISTA DE TESTES NO BRASIL

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Disputa para escolha do melhor motorista de caminhão do Brasil e da América Latina fez a primeira final regional em 10 cidades diferentes, no último fim de semana

A primeira final regional da competição Scania Driver Competitions (SDC) foi realizada no último fim de semana em 10 localidades diferentes. Integrante da fase 3, a etapa selecionou 30 motoristas para a semifinal. Outros 30 sairão vencedores da segunda final regional marcada para os dias 7, 8 e 9 de outubro, também em 10 municípios simultaneamente.

Nas finais regionais, realizadas dentro de Casas Scania, os classificados (mais bem colocados nas fases 1 e 2) tiveram quatro horas de treinamento gratuito sobre legislação, preocupação ambiental e condução responsável, defensiva e econômica. Foram aplicadas provas teórica e de checklist (checagem de itens necessários antes de ser iniciada uma viagem), em três dias de competição (sexta, sábado e domingo). Para chegar aos 30 campeões das 10 cidades, cada um dos três dias contou com 20 motoristas em cada local – aprovados dentro do ranking de pontuação da própria região, nas fases 1 e 2, – e a cada dia apenas um saiu vencedor.

Os 30 primeiros classificados para a fase 4 são: Cezar Alencar Zottis, Edgar Luis Zeni Junior e Antonio Dauri Copetti (Etapa de Caxias do Sul (RS) – Casa Scania Brasdiesel), Carlos Eduardo Mantovanelli Pagani, Nivaldo Aparecido Morais e Antonio Gilberto Rocco (Maringá (PR) – P.B.Lopes), Rodrigo Patrício Alberto, Leandro Aparecido Marques e Fernando Alves dos Santos (Guarulhos (SP) – Codema), Luciano Biegai, Vitor Sniegovski e Alexandre Borges de Oliveira (São José dos Pinhais (PR) – Battistella), Luciano Carlos Francisco, Alberto Fernandes e Vagner Ribeiro (Sumaré (SP) – Quinta Roda), Marcos Araldi, André Ferrazzo e Diogo Nichele (Eldorado do Sul (RS) – Suvesa), Juliano Antonio Paglioza, Wilson Eduardo Frigeri e Felipe Gavazzoni (Concórdia (SC) – Cavese), Wellen Diogo da Costa, Fabio Ferreira Veras e Thiago Alex Vicente (Rondonópolis (MT) – Rota-Oeste), Guilherme Francisco da Rocha Filho, Bueno Pessoa da Silva e Luis Fabiano Vitorino de Arruda (Jaboatão dos Guararapes (PE) – Movesa Trux) e Thiago Augusto Silva, Alessandro Ricardo dos Santos e Welder Santana Carneiro (Aparecida de Goiânia (GO) – Varella).

“Parabéns aos 30 vencedores, pois tivemos disputas acirradas e emocionantes na primeira final regional. Mais uma vez o espírito do SDC esteve presente: valorizar a profissão, a importância do treinamento dos caminhoneiros e a segurança nas estradas”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do Scania Driver Competitions Brasil.

Todos ganharam um curso presencial “Programa Caminhão Escola Avançado” de 40 horas, ministrado pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) ou pelo Centro de Treinamento de Motoristas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Centronor). Além de uma formação online da Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest-Senat ( Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT)).

Os 60 melhores da fase 3 disputam a semifinal (fase 4) nos dias 8 e 9 de novembro. Depois de provas teóricas, de checklist, de percurso e de manobras, restarão os 27 melhores, que no dia seguinte fazem a final nacional (10/11), a fase 5. As provas eliminatórias serão de manobras e habilidade ao volante numa corrida contra o tempo. Os 27 melhores da semifinal ganharão um curso presencial “Master Driver Scania” de 40 horas. O vencedor da final brasileira receberá um prêmio no valor de R$ 40.000. O segundo colocado ganha R$ 20.000, e o terceiro, R$ 10.000. Os três podem usar o montante para compras em rede conveniada e ainda levam para casa um kit de produtos Ipiranga. Os três primeiros da final brasileira vão disputar o caminhão zero km com os três melhores motoristas de caminhão da Argentina, do Chile e do Peru, na final América Latina (fase 6). Os 12 duelam no Brasil nos dias 26 e 27 de novembro. O vencedor ganhará um Scania Streamline R 440 6×2 zero km.

“Depois de recebermos 42.516 inscrições, já estamos afunilando a competição. Em outubro, teremos mais 30 classificados. Na semifinal, estarão juntos os 60 melhores motoristas do Brasil. Não será fácil garantir uma das três vagas brasileiras para a final América Latina. Afinal, vale um caminhão 0 km”, salienta Machado.

As cidades que vão realizar a segunda final regional, em outubro, serão: São Luís (MA), Tubarão (SC), Governador Valadares (MG), Rio de Janeiro, São José do Rio Preto (SP), Contagem (MG), Joinville (SC), Feira de Santana (BA), Ji-Paraná (RO) e Viana (ES). A central de atendimento da competição vai convocar os participantes classificados.

“A Scania é referência em transporte sustentável e se orgulha do legado que deixa a cada edição da disputa. É por isso que investimos tanto em treinamento e somos a única fabricante a promover uma competição entre motoristas focada na qualificação”, afirma Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil. “Acreditamos que o condutor é o elo na cadeia de transporte que pode mudar as estatísticas de acidentes nas estradas. A experiência de edições anteriores comprovou que um motorista capacitado tem papel fundamental para tornar as viagens mais produtivas, reduzindo o consumo de combustível e contribuindo para o meio ambiente.”

O Scania Driver Competitions conta com o patrocínio da Rede Graal, Librelato e Ipiranga. Os parceiros são C&A, Cargill, Danone e Grupo Pão de Açúcar, além do Centronor, Fabet, NTC&Logística, Pamcary, Polícia Rodoviária Federal, Sest-Senat e WCF, como apoiadores.

Competição da Scania que vale um caminhão 0 km já tem 30 classificados

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A partir de outubro, a Volvo inicia um programa de visita à fábrica, em Curitiba/PR , para motoristas de caminhões e ônibus. Chamado de “Visita de Amigo, conheça a nossa fábrica e viva esse sonho”, o projeto é uma das ações da campanha de valorização do motorista que a fabricante iniciou em junho deste ano, para chamar a atenção da sociedade para a importância do profissional das estradas. Este ano, as visitas serão realizadas nos dias 06, 07, 10 e 11 de outubro; 04, 16 e 18 de novembro; e 05, 06 e 07 de dezembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.visitadeamigo.com.br 

Podem participar motoristas de caminhões e ônibus de todas as marcas. Basta apenas ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D ou E.  O deslocamento até o complexo fabril da empresa, em Curitiba, é por conta do motorista. “Estamos abrindo as portas da nossa casa atendendo a um pedido dos próprios motoristas, feito por meio das nossas redes sociais. Além disso, é uma forma de nos aproximarmos ainda mais desse público.

Vamos recebê-los muito bem, para que sintam-se como como se estivessem visitando um amigo”, conta Daniel Homem de Mello, gerente de marketing de Caminhões e Ônibus do Grupo Volvo América Latina.  Durante a visita, os visitantes vão conhecer a estrutura da empresa, as novidades da marca, visitar a fábrica, fazer teste drive, ter uma experiência nos simuladores de direção de caminhões e do ônibus híbrido, e ainda conhecer o Memorial de Segurança no Transporte, que será aberto no início de outubro.

Fonte: O Carreteiro

Volvo abre inscrições para visita de motoristas na fábrica

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Jessica Santos, de 19 anos, filha de Edson dos Santos, de 39 anos, morto no acidente de ontem, após caminhão sair da pista e cair de ribanceira de seis metros, na Serra de Maracaju, no quilômetro 516, da BR-060, postou nas redes sociais indignação diante da ação do grupo que carneou a carga de bezerros que o pai transportava.

A imagem do corpo do pai próximo ao grupo de pessoas que pegavam a carga foi registrada por fotos e vídeos e circulou pelas redes sociais.

“A pior coisa do mundo é sentir uma perda tão querida de modo trágico e pessoas sem humanidade não dão a mínima importância e respeito à própria pessoa e a família. Vocês que compartilharam e ajudaram a propagar este vídeo e fotos, lembrem-se, amanhã pode ser você. Desculpa a quem não merecer ler, mas a revolta é muita”, desabafou a jovem em uma das postagens.

Jessica é namorada de Weslen da Costa Silva, de 20 anos, que viajava no caminhão com o pai dela e que ficou gravemente ferido após acidente. Ele foi socorrido e segue internado na Santa Casa de Campo Grande, onde passou por cirurgia e respira com ajuda de aparelhos, segundo o Sidrolândia News.

ACIDENTE

Edson morreu depois de perder controle de direção e caminhão boiadeiro cair em ribanceira de seis metros. Vários animais também morreram em acidente de trânsito que aconteceu por volta das 5h de ontem.

Weslen está internado em estado grave na Santa Casa depois de ser submetido a cirurgias na cabeça e no tórax. Assessoria de comunicação informou que Weslen chegou às 12h10 de ontem no hospital e foi imediatamente encaminhado para o centro cirúrgico. Em seguida, foi levado para Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde permanece em estado grave, sedado e entubado.

Segundo informações repassadas por equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Edson conduzia caminhão, placas de Sidrolândia, carregado de bois em direção a Nioaque.

A suspeita da polícia é de que caminhão apresentou problema no sistema de freio, condutor perdeu controle da direção, veículo invadiu a contração, colidiu em guard rail e caiu em ribanceira. Edson morreu no local do acidente, enquanto Weslen sofreu ferimentos graves, foi socorrido e encaminhado para unidade de saúde.

Fonte; Correio do Estado

Filha de motorista morto ao cair de ribanceira se indigna com saqueadores

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NA 03ª Edição da Revista Na Estrada RO a matéria de capa traz tudo sobre o processo para ser motorista de caminhão profissional. 

Foto: Arquivo Na Estrada RO - Welton Silva 
Rodar por essas estradas Brasil afora é o sonho de muita gente por aí. Mas, mais que vontade, é preciso ter muita força e paixão para ser caminhoneiro. E, como em toda profissão, alguns requisitos são necessários para se dar bem na boleia e na direção.

As dicas são para quem pretende iniciar na profissão, mas para quem já tá cansado de saber as especificações para ser caminhoneiro, vale a leitura como lembrança e até para conferir se está tudo certinho, né? Vamos lá.

Primeiro, a carteira de habilitação: é preciso ser habilitado na categoria C e, em alguns casos, na categoria E (para veículos maiores com articulação).
O primeiro pré-requisito para exercer a profissão é ter uma Carteira de Habilitação Nacional (CNH) da categoria “C” e, em alguns casos, categoria “E” – para conduzir caminhões maiores com articulação. Mas não é só isso. Você precisa ter um tempo certo de habilitação:
- categoria C: estar habilitado por, no mínimo, há um ano na categoria B;
- categoria D: estar habilitado há dois anos na categoria B ou já um ano na C e ter 21 anos completos;
- categoria E: estar habilitado há um ano na categoria C ou na D e também ter 21 anos;
- se a CNH D foi obtida a partir da C, nem é preciso esperar o prazo de um ano: dá para ir da categoria D para a E direto.

Lembrando que para realizar o processo de mudança da CNH, ela deve estar em situação regular, sem nenhuma infração grave ou gravíssima, e sem reincidente em infrações médias no último ano. Mas como solicitar essa mudança? Você vai precisar ir até o Departamento de Trânsito (DETRAN) mais próximo, agendar um horário e:
- fazer a coleta biométrica (assinatura, foto e digitais), apresentando o protocolo de agendamento, os originais e cópias do RG, CPF e comprovante de endereço.
- passar pelo exame médico e pela avaliação psicológica (é necessário informar ao médico que você exercerá atividade remunerada na área, para que a observação conste no documento);
- participar de 20 horas de aulas práticas de direção veicular;
- fazer e obter aprovação na prova prática de direção veicular.
Lembrando que todos os testes devem ser feitos em qualquer autoescola autorizada pelo Detran.

Feito tudo isso, agora você vai precisar de um curso especializado. Isso mesmo! Um curso que vai te auxiliar na capacitação de acordo com o ramo que escolher atuar. O curso é oferecido em escolas autorizadas pelo Detran. Lá, você vai se informar e especializar.

Da Redação Na Estrada RO

REVISTA NA ESTRADA RO: Quer ser motorista de caminhão profissional? Conheça o processo.

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A Petrobras deve anunciar até o fim do ano uma redução no preço da gasolina. Segundo apurou João Borges, editor de economia da GloboNews, a redução do preço está em estudo na companhia.
A intenção é anunciar a medida junto com uma nova política de preços para os combustíveis, cujo critério será o alinhamento do preço praticado no Brasil com os do mercado internacional.

Atualmente, a gasolina comercializada no Brasil está até 30% mais cara que na média dos preços no exterior, de acordo com cálculos de economistas que acompanham esse mercado.
O último aumento nos preços dos combustíveis nas refinarias foi anunciado em setembro do ano passado: 6% para a gasolina e 4% para o diesel.

Desde então, a Petrobras vem obtendo elevada margem de lucro com a venda de combustíveis, permitindo à empresa recuperar parte das perdas que teve no período em que o governo a obrigou a manter os preços artificialmente represados.

Política de preços
A nova política de preços para os combustíveis está sendo preparada pela diretoria da Petrobras. O princípio será a paridade com os preços internacionais.

Se essa política for de fato adotada, os preços passarão a flutuar, para baixo ou para cima, de acordo com a variação do dólar e com a cotação do petróleo no mercado internacional.
A política de preços para os combustíveis que está em estudo na Petrobras se propõe a ser transparente. A intenção é atrair parcerias para investimentos no refino de petróleo, hoje praticamente um monopólio estatal.

Essas parcerias poderiam envolver tanto as refinarias já em operação quanto os projetos ainda não concluídos.

Com uma política de preços transparente e investidores privados em parceria, a direção da Petrobras acredita que não haveria mais espaço para manipulação de preços pelo governo – os preços passariam a ser regulados exclusivamente pelo mercado.

Fonte: G1


Petrobras deve anunciar ainda neste ano redução no preço da gasolina

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CTR Cooperativa de Transportes de Rondônia é destaque na 03ª Edição da Revista Na Estrada RO. 


Há 12 anos, na cidade de Vilhena foi criada a Cooperativa de Transportes de Rondônia. Pois, foi exatamente no dia 28/11/2003 que estiveram reunidos 22 empresários do ramo de transportes local para compor a assembleia de constituição da Cooperativa.

Hoje este número de cooperados aumentou e muito, chegando a ultrapassar a casa dos 160. E, são estas pessoas que junto com a diretoria, colaboradores e parceiros da CTR fizeram e fazem com que esta cooperativa cresça e se fortaleça cada vez mais.


E é graças a muita luta e perseverança que a Cooperativa hoje é referência no estado e está cada vez mais trazendo maiores benefícios aos seus cooperados. Pois, a mesma tem a sua própria garagem de abastecimento, que além de oferecer combustíveis aos veículos dos cooperados que hoje totalizam cerca de 600 caminhões, oferece também vários outros insumos como filtros, lonas, pneus, baterias e outros, sendo todos com valores mais acessíveis devido o cooperativismo.

Atualmente a cooperativa também está realizando agenciamento e manifesto de cargas, cujas ações propulsionam ainda mais o transporte e comércio da região. E, através de negociações a CTR hoje está com excelentes parcerias, inclusive com a empresa Trading Glencore, que estão oferecendo fretes nas cidades de Mato Grosso, partindo de Sinop para Miritituba e Santarém, no qual muitos dos cooperados estão aproveitando a oportunidade e se deslocando para esta região, temporariamente.
Ao analisar os progressos da Cooperativa o Sr. Presidente, Jorge Roberto Rott Baumgratz, conhecido como Marreta, afirma: “Hoje temos nossa garagem de abastecimento, a filial em Comodoro e em breve mais uma filial em Porto Velho, ficamos muito felizes com estas conquistas, pois só nós sabemos o quanto é difícil idealizar algo e conseguir por em prática nos dias de hoje”.

E se ao fim desta matéria você se questionar: qual o segredo do sucesso desta cooperativa? A resposta é simples, e está explicita desde o início de sua criação, pois estes guerreiros escolheram e tem como lema até os dias de hoje, a seguinte frase: A união faz a força. “Eu sempre digo que se temos algum objetivo temos que nos unir e lutar pra conquistar”, finaliza Marreta, presidente da cooperativa há mais de 11 anos.

Por Debora Gerola

REVISTA NA ESTRADA RO: CTR Cooperativa de Transportes de Rondônia completa mais um ano

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A safra de grãos no Estado registrou um crescimento de 3,6%, de acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), fornecidos pela superintendência regional em Rondônia, com base em pesquisas realizadas nas culturas de milho, soja, arroz e feijão. A produção total é de 1.582.500 milhão de toneladas, com destaque para a soja (765 mil toneladas) e o milho (segunda safra), com 551.300 toneladas.

A produção de soja teve aumento de 4,4% em relação à safra anterior. Conforme o superintendente regional da Conab, Anderson Gomes, a cultura da soja predomina no Cone Sul do Estado, mas já começa a expandir-se para os demais municípios, inclusive Porto Velho. Segundo ele, a produção de soja só não foi maior por conta do clima seco decorrente da falta de chuvas.

O preço tem sido um fator determinante. No momento a saca de soja de 60 quilos está sendo comercializada a R$ 70,00. O milho também apresenta preço muito atrativo. A saca de 60 quilos é comercializada a R$ 34,00. A produção de milho na primeira safra é direcionada apenas para a subsistência dos pequenos produtores (102 mil toneladas). Na segunda safra de milho, de acordo com Anderson Gomes, já é utilizada tecnologia diferenciada e, por conta disso, a produção é maior (551 mil toneladas).

A falta de milho no mercado, por conta da estiagem que resultou na quebra de safras em alguns Estados, tem contribuído para tornar o preço mais atrativo. Em Rondônia, o milho da segunda safra totaliza uma receita anual de R$ 270 milhões, enquanto a soja contribui com uma receita anual de R$ 769 milhões.

Até o final deste mês deverá ser divulgado o resultado de novo levantamento da safra de café conilon (Rondônia é o segundo maior produtor nacional). Levantamento divulgado em maio indicava uma produção de 1.626 milhão de sacas beneficiadas, com uma previsão de queda de 5,6% em relação à safra anterior. A produção do café conilon tem registrado uma receita anual de R$ 425 milhões. No momento, a saca de café conilon de 60 quilos é comercializada a R$ 390,00 (Cacoal).

Brasil colhe 186 milhões de toneladas de grãos

A safra brasileira de grãos 2015/2016 soma 186,4 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 10,3% ou 21,4 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior (207,8 milhões t). Os números estão no 12º e último levantamento divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com exceção das culturas de inverno e amendoim, houve queda na produção dos grãos devido às adversidades climáticas, como estiagens prolongadas e altas temperaturas. O trigo, principal cultura de inverno, manteve o crescimento de produção (+11,4%), chegando a 6,2 milhões t, mesmo com uma área 14,4% menor. A produção da soja, no entanto, encolheu 0,8%, passando de 96,2 para 95,4 milhões de toneladas. O milho total caiu 20,9%, fechando o ano agrícola em 67 milhões de toneladas aproximadamente.

A área plantada fechou o ano agrícola 2015/2016 em 58,3 milhões de hectares, aumento de 0,7% ou 397,1 hectares. A maior responsável por incremento foi a soja, que responde por 57,12% da área total de grãos cultivada do país. O acréscimo na área desse produto foi de 3,6%, passando de 32,1 milhões na safra passada para 33,2 milhões de hectares na safra atual.

O milho segunda safra também registrou ampliação de área de 10,3%, chegando a 10,5 milhões de hectares. Já o milho primeira safra teve perda de área de 12,3%, atingindo cerca de 5,4 milhões de hectares. O mesmo ocorreu com o feijão primeira safra, cuja área caiu 7,1%, registrando 978,6 mil hectares. No caso do feijão segunda safra, a perda foi de 0,4% e a área plantada ficou em 1,3 milhão de hectares. Já o feijão terceira safra teve queda de 16,5%, fechando em 545 mil hectares.

Fonte:Diário da Amazônia

Safra de grãos em Rondônia registra crescimento de 3,6%

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Um caminhão caçamba Mercedez, cor azul, de placa CHT 1919 foi roubado no último dia 28 de agosto, nas mediações do posto de gasolina Dom Bosco no município de Ouro Preto do Oeste.

O proprietário do caminhão está buscando a localização de seu patrimônio e oferece recompensa de R$ 15 mil (Quinze Mil Reais) para quem der informações que levem ao real paradeiro do veiculo.

As informações podem ser repassadas para o telefone (69) 99233-3546.  O caminhão tem um adesivo com o nome "Malaquias" no parabrisa frontal

Fonte: Rondoniaovivo.com

RECOMPENSA – Dono de caminhão roubado oferece R$ 15 mil por localização

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Sete pessoas morreram na tarde deste domingo, 18, em um acidente na BR-364, próximo ao Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia. Cinco delas eram de uma mesma família. O episódio envolveu três veículos, sendo dois carros de passeio e um caminhão caçamba.

De acordo com informações repassadas pela PRF, 11 pessoas se envolveram no acidente. Seis morreram na hora e outros cinco ficaram feridas e foram encaminhadas ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado grave. Horas depois, o motorista do caminhão veio a óbito, contabilizando a sétima vitima fatal.

De acordo com informações de testemunhas, o condutor de um veículo Fiat Uno branco que estaria seguindo sentido Porto Velho/Rio Branco dormiu ao volante, fazendo que o seu carro invadisse a contramão, indo de encontro com um caminhão. O motorista do caminhão ainda tentou desviar o veiculo, mas acabou atingindo além do Fiat branco, um outro veiculo de cor cinza, que seguia logo atrás. Tanto o caminhão quanto os carros saíram da pista e caíram numa ribanceira.

A movimentação no local foi intensa durante a tarde e a noite deste domingo. Policia Rodoviária Federal, Bombeiros e paramédicos do Samu trabalharam exaustivamente para retirar os corpos das ferragens e realizar atendimento médico de emergência. As vitimas fatais foram encaminhadas ao instituto Médico Legal da capital.


Fonte: ACREAOVIVO

Sete pessoas morrem em trágico acidente na BR-364; cinco eram da mesma família

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Um convênio firmado entre Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) e Caixa Econômica Federal vai permitir que todas as casas lotéricas do estado recebam, a partir da próxima semana, todas as taxas e IPVA da autarquia.

A compensação do valor pago pelo usuário, conforme o contrato, será feita em 15 minutos. Ao final deste tempo, o pagamento estará lançado on line no sistema do Detran. “É benefício para o usuário e avanço nos nossos serviços”, avalia o diretor geral do Detran, José Albuquerque.

Na prática, já é possível fazer na Caixa Econômica o pagamento do IPVA, DPVAT, taxa de expedição e multas vencidas, entre outras taxas. O contrato estabelece que as lotéricas, que estão presentes em todo o estado, também prestarão o serviço.

Segundo o diretor geral do Detran, é mais uma facilidade oferecida ao usuário, pois em algumas localidades não há agência bancária, mas em quase todas há lojas lotéricas. A escolha, conforme Albuquerque, foi feita através de chamada pública e a Caixa Econômica ofereceu a melhor proposta.

Estão em fase de ajustes os sistemas de Detran e da Caixa Econômica para que a compensação seja agilizada. A previsão é de que até o final da próxima semana o processo esteja funcionando plenamente.

A frota de Rondônia é de cerca de 870 mil veículos, dos quais 240 mil estão em Porto Velho. A inadimplência é maior na capital e Guajará-Mirim e um dos fatores pode ser a falta de opção fácil para o pagamento das taxas. Há usuários que reclamam da demora nas filas das agências bancárias. As lojas lotéricas passam a ser alternativa a esta sobrecarga.

A frota cresceu com a extensão dos financiamentos ocorrida nos últimos anos, o que fez com que a idade média fosse reduzida. “Mas ainda há muito carro circulando”, explica Albuquerque.

TECNOLOGIA

O investimento em tecnologia promovido pelo governador Confúcio Moura é o caminho para melhorar o trânsito, na avaliação do diretor da autarquia. Ele diz que um dos avanços é o estabelecimento do registro biométrico nos centros de formação de motoristas, que passaram a ser uma extensão do Detran.

Com o sistema biométrico, as fraudes foram reduzidas. “Antes, o controle era menor e o aluno podia assinar a lista de presença e mandar outra pessoa fazer os testes”, diz Acássio Figueira, diretor técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito.

Como as presenças são registradas digitalmente, o aluno tem que estar presente. O mecanismo obrigou os centros de formação a passarem por um processo de modernização para acompanhar as inovações.

Figueira destaca que, em um ano, 15 autoescolas fecharam ou foram descredenciadas porque não conseguiram se adaptar ao sistema que oferece mais segurança à concessão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O reflexo imediato é a qualificação dos motoristas que vão às ruas com habilitação emitida pelo Detran. O processo inclui a reciclagem dos formadores e renovação do banco de provas. “Em algumas autoescolas, bastava o aluno decorar três exames apresentados pelos professores e acabava aprovado”, explica Figueira.

MEDICINA

Até os médicos credenciados para os exames obrigatórios dos candidatos a obterá CNH têm que se qualificar. A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) trouxe para Porto Velho um curso de pós-graduação, que está aberto aos profissionais do setor.

Inicialmente, o curso, que passará a ser obrigatório por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), seria ministrado em Cuiabá/MT, mas veio para Rondônia por intervenção direta de José Albuquerque. “Trabalhamos para melhorar o trânsito e tudo isto faz parte do processo”, conclui Acácio Figueira.

Fonte: Secom RO

Taxas do Detran poderão ser pagas em casas lotéricas

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