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A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) publicou, no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (28), uma deliberação que trata dos dispositivos de identificação eletrônica dos veículos de carga (TAG). O equipamento é baseado em padrão nacional e deverá, obrigatoriamente, ser colocado no para-brisa dos veículos.

Conforme a Deliberação nº 302/2016, as Administradoras de Meios de Pagamento para Arrecadação de Pedágio (Amap) e as fornecedoras de vale-pedágio obrigatório, que possuam modelo operacional aprovado para utilização das TAGs, poderão comercializar o dispositivo. No entanto, devem respeitar as especificações preestabelecidas.

Essas empresas deverão garantir o processo de vinculação da TAG à placa do veículo, o fornecimento do dispositivo e o atendimento ao transportador, caso seja de interesse dele, podendo realizar os atendimentos mediante remuneração.

A implantação da TAG é a terceira etapa do RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas). O prazo para adequação dos veículos de carga será estabelecido pela ANTT.

A Agência publicará em seu site a lista das Amaps e das fornecedoras de vale-pedágio obrigatório aptas a fornecer o equipamento.

Leia aqui as condições técnicas para a utilização das TAGs.

Com informações da ANTT

Fonte: Agência CNT de Notícias

ANTT publica deliberação sobre identificação eletrônica de caminhões.

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A Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2016, realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), mostra que a crise na economia do Brasil tem impactado fortemente o setor de transporte. A maioria das empresas (60,1%) teve diminuição de receita bruta em 2016, e 58,8% precisaram reduzir o número total de viagens. Para 74,6%, houve aumento do custo operacional. Foram entrevistados 795 transportadores de todo o país, que atuam nos diferentes modais (rodoviário, ferroviário de cargas, metroferroviário, urbano de passageiros por ônibus, aquaviário e aéreo).

A maioria deles (90,7%) considera que a crise política também os afetou negativamente. Pelo menos 37,4% das empresas do setor reduziram o número de veículos em operação em 2016. Esse cenário refletiu na retenção de mão de obra. De dezembro de 2015 a setembro de 2016, foram demitidos 52.444 trabalhadores no setor. Somente nos últimos seis meses, 58,1% das empresas brasileiras de transporte tiveram de reduzir o quadro de funcionários devido à situação econômica do país.

Para 2017, 47,7% dos empresários esperam obter receita bruta maior e 48,8% confiam que haverá melhor desempenho da atividade econômica. O levantamento da CNT aponta que 53,5% dos transportadores aumentaram a confiança na gestão econômica do governo federal e 60,5% concordam com as medidas fiscais anunciadas. A Sondagem mostra também que 49,3% dos empresários acreditam que a retomada do crescimento na economia do país só será percebida em 2018. Para 23,6%, essa percepção ocorrerá em 2017.

“A crise econômica tem causado impacto negativo no setor de transporte. Acreditamos em um novo momento, com esse novo governo, que está fazendo o ajuste fiscal necessário e fortes investimentos em infraestrutura de transporte”, afirma o presidente da CNT, Clésio Andrade.

Conforme a Sondagem, a maioria dos entrevistados (83,5%) apoia a participação de investidores internacionais nas novas concessões da área de transporte. A CNT tem trabalhado fortemente com seus escritórios na China e na Alemanha para atrair investimentos estrangeiros para obras de infraestrutura de transporte no Brasil.

Principais dados dos diferentes modais

RODOVIÁRIO

77,5% revelam que tiveram aumento do custo operacional em razão da retomada da cobrança da Cide-combustíveis
Apenas 7,6% da arrecadação da Cide-combustíveis foi convertida em investimentos federais desde 2015
45,7% dos empresários do segmento rodoviário de passageiros afirmam que o número de assaltos cresceu
48,5% das empresas de transporte rodoviário de cargas registram aumento da quantidade de roubos


FERROVIÁRIO DE CARGAS

80% dos entrevistados afirmam que os aportes privados em infraestrutura ferroviária aumentarão em 2017
100,0% das concessionárias afirmam que a prorrogação dos contratos é a melhor forma de viabilizar investimentos em ferrovias no curto e médio prazos
80,0% têm interesse em prorrogar seus contratos


URBANO DE PASSAGEIROS POR ÔNIBUS

83,5% das empresas tiveram queda no volume de passageiros transportados
61,5% tiveram queda de receita bruta em 2016
83,0% não recebem nenhum tipo de subsídio para operar
56,5% dizem não ter faixas exclusivas disponíveis nas cidades onde operam


METROFERROVIÁRIO

50,0% revelam queda no volume diário de passageiros transportados nos últimos 12 meses
Para as que registraram queda, o percentual foi de até 7,0%
62,5% aumentaram a quantidades de carros de passageiros ou carros motores em operação


AQUAVIÁRIO

36,7% das empresas de navegação avaliam que o porto sem papel não foi capaz de reduzir significativamente a burocracia
Para empresas de navegação interior, o derrocamento do Pedral do Lourenço aumentará a participação da navegação na movimentação da produção nacional (75,0%)
Empresas de navegação marítima esperam por manutenção do nível dos investimentos privados nos portos (73,2%) e, também, da condição da infraestrutura (73,1%)


AÉREO

75,0% das empresas aéreas apoiam a ampliação da participação de capital estrangeiro no setor
100,0% perceberam queda no número de clientes transportados no último ano
75,0% declaram que a definição da alíquota máxima de 12,0% para o ICMS incidente sobre o QAV é importante para o setor
75,0% têm interesse em aumentar o número de rotas regionais


Fonte: Agência CNT de Notícias 

Crise afeta setor de transporte, mas há otimismo moderado para 2017

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A empresa Transitex do Brasil transportou a primeira carga de exportação de pescado amazônico desde o Brasil para o Perú. A carga, de dez toneladas, saiu do estado brasileiro do Acre, de onde foram levadas por um caminhão próprio para carga refrigerada até Porto Maldonado.

Esta exportação torna o Acre, um estado no interior do Brasil sem costa marítima, um exportador internacional de pescado. O cliente da Transitex, a empresa Peixes da Amazônia, já fornecia para mercados locais, mas desejava expandir o seu negócio internacionalmente.

Segundo Ricardo Montenegro, da Peixes da Amazônia, “Essa exportação abre definitivamente as portas do mercado internacional para a Peixes da Amazônia e seus produtos; os próximos passos agora, que estão bem adiantados, serão concretizar negociações com clientes no Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina e China. Estamos seguros que a parceria com a Transitex levará muito em breve o pescado amazônico para todo o mundo.”

A Transitex tem frota própria de caminhões refrigerados, que transitam regularmente pela Rota Interoceânica, transportando cargas perecíveis entre países da América do Sul.

Fonte: TransporteOnline

Transitex leva primeira carga de pescado amazônico para o Peru

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A Mercedes-Benz do Brasil se destacou em cinco categorias da premiação Best Trucks, promovida pela editora Motorpress Brasil: Caminhão Vocacional fora de estrada, com o Actros 4844; Caminhão Vocacional Urbano, com o modelo Atego, que também levou o prêmio na categoria Caminhão de Distribuição de PBT acima de 10 toneladas; Caminhão Urbano com PBT de até 10 toneladas, com o Accelo; e na categoria Furgão, o modelo Sprinter foi o vencedor.

best-truck-mercedes-2“É um grande orgulho para todos nós da Mercedes-Benz do Brasil receber mais uma premiação que reafirma a qualidade de nossos produtos. Isso demonstra que os clientes e admiradores da marca reconhecem o nosso compromisso de ouvir, cada vez mais, o que as estradas têm a dizer e permanecer trazendo soluções para todas as demandas do transporte”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz. “Continuaremos seguindo por esse caminho, aprimorando sempre nossos produtos e serviços”, complementa.

A fabricante foi prestigiada  também na categoria Best Brands como melhor fabricante de motores. A votação ocorreu pelo site da revista Transporte Mundial entre junho e agosto deste ano e contou com mais de dois mil participantes.

Fonte: O Carreteiro

Mercedes-Benz do Brasil vence cinco categorias do “Best Trucks 2016”

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Caminhoneiros voltaram a trancar no início da tarde de terça-feira (29) duas importantes rodovias que passam por Mato Grosso. No início da amanhã dois trechos da Br-163 em Nova Mutum e um trecho em Sinop foram trancados com pneus e fogo.

A rodovia foi reaberta no final da manhã, mas os protestos foram retomados e ganharam reforço dos motoristas de Alto Araguaia, que também fizeram barricadas na Br-364.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal a rodovia está parcialmente bloqueada no KM 02. Apenas caminhões de carga estão parados, outros veículos estão liberados. Até o momento, congestionamento passa de 2km. Ainda de acordo com a PRF, a pista deve ser totalmente liberada às 17h.

O objetivo da manifestação é pressionar deputados federais para que acelerem a votação do projeto de Lei 528. O chamado "Piso Mínimo de Frete”, que permite ao Governo Federal a implantação mínima do frete em caráter obrigatório em todo território nacional.

O protesto teria sido convocado pela o Movimento Independente União do TRC. A informação ainda não foi confirmada.

Fonte: PRIMEIRA HORA

Caminhoneiros bloqueiam rodovias em Alto Araguaia, Nova Mutum e Sinop

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Relatório internacional coloca Brasil no mapa mundial das estradas mais perigosas para transporte de carga



O crescente aumento no índice de roubos colocou as estradas brasileiras no mapa mundial das áreas de risco para transporte de carga. Segundo levantamento feito pelo JCC Cargo Watchlist, os trechos das rodovias BR-116 (Curitiba – São Paulo e Rio de Janeiro – São Paulo); SP-330 (Uberaba – Porto de Santos) e BR-050 (Brasília – Santos) são consideradas áreas com risco muito alto para a ocorrência de roubo de cargas.

O JCC Cargo Watchlist é um relatório mensal elaborado pela Joint Cargo Commitee, um comitê misto formado por representantes da área de avaliação de risco do mercado segurador de Londres (Inglaterra). Esse relatório monitora o risco para cargas transportadas, seja por via aérea, marítima ou terrestre em várias partes do mundo. Numa lista com classificações indicativas por cor, os países são avaliados em sete graus diferentes de risco, que vão numa escala de baixo a extremo risco. A lista considera riscos como guerras, greves, pirataria e roubo de carga.

Apesar de não sofrer com os fatores de risco ligados à guerra; as estradas brasileiras receberam pontuação 3,4, que as classificam com risco muito alto para ocorrências de roubo de carga. A classificação ficou semelhante à recebida pelo México, que ficou com pontuação 3,6 e a mesma classificação (risco muito alto).

Incidência

Segundo levantamento da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), houve 19.250 registros de roubos de carga em 2015 no Brasil, índice 10% superior aos 17.500 registrados em 2014. O número de casos e o prejuízo contabilizado pelos transportadores foram recordes. O dano, somente com as mercadorias perdidas, soma R$ 1,12 bilhão.

O Sudeste do país concentra 85,7% dos casos. O prejuízo estimado, na região, passa dos R$ 775 milhões. O estado de São Paulo é o que lidera a lista, contabilizando 44,1% das ocorrências. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, que respondeu por 37,5% dos ataques criminosos.

Entre os produtos mais visados estão alimentícios, cigarros, eletroeletrônicos, farmacêuticos, químicos, têxteis e confecções, autopeças e combustíveis. O levantamento indica, ainda, queda no roubo de metalúrgicos e aumento no de bebidas, especialmente no Rio de Janeiro. “Também temos percebido um aumento substancial na interceptação de cargas de produtos de higiene pessoal e limpeza. Em algumas regiões, o roubo de carga de gêneros alimentícios já supera outras categorias antes mais buscadas pelas quadrilhas”, afirma Adailton Dias, Diretor da área de Transportes da Sompo Seguros.

Fonte: Portal das estradas

Brasil entra no mapa das estradas mais perigosas do mundo para transporte de carga

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Um bebê de seis meses morreu nesta segunda-feira (28) após um acidente na BR-163, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, no sábado (26). Segundo a Rota do Oeste, concessionária que administra o trecho, o bebê e a mãe estavam em um caminhão carregado com portas de madeira que tombou a 20 metros de uma ponte naquele município. O corpo deo bebê foi velado e enterrado nesta segunda-feira.

A mãe e o condutor do veículo, que é pai do bebê, também foram encaminhados ao hospital e já receberam alta.

No sábado (26), o bebê – identificado como Bryan de Souza – foi levado em estado grave para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos. O Hospital Regional de Sinop não informou a causa da morte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher e o filho dela foram levados até a cidade por outros condutores que passavam pela rodovia no momento do acidente. Já na cidade, os bombeiros encaminharam a mulher e o filho até a unidade hospitalar.

Acidente
O pai do bebê, que conduzia o caminhão perdeu o controle do veículo, saiu da pista e tombou. Ele foi socorrido posteriormente e também encaminhado ao hospital. De acordo com a Rota do Oeste, o acidente ocorreu a 20 metros do Rio Nandico. O caminhão ficou no local do acidente até a remoção da carga.

Fonte: G1 MT

Bebê de 6 meses morre após sofrer acidente com os pais na BR - 163

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Na manhã deste domingo, 27, um reboque carregado com toras foi incendiado na zona rural de Alta Floresta,  por pessoas ainda não identificadas. Ainda não há informações que possam apontar quem ateou fogo no reboque, identificadas.  Ainda não há informações que possam apontar quem ateou fogo no reboque, o qual estava estacionado as margens da LH P-50 no Km 18 próximo a Vila Marcão.

O proprietário com ajuda de populares conseguiram conter as chamas a tempo, salvando as toras, queimando somente parte do reboque.

A ocorrência foi registrada na DPC de Alta Floresta como sendo Incêndio Criminoso.

Fonte: www.190online.com

REBOQUE É INCENDIADO NA P-50 KM 18 EM ALTA FLORESTA DO OESTE

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Depois de muitos testes teóricos e práticos, saiu o tão esperado resultado. O motorista que ganhou um caminhão R440 zero km, foi Luis Carlos do Santos. O participante que atua há 6 anos na profissão e é de Salvador (BA), ficou em primeiro lugar na competição após enfrentar seus 11 adversários, sendo eles do  Brasil, Argentina, Chile e Peru, na primeira final Latino-america do Scania Driver Competitions.

O vencedor participou pela primeira vez na 5° edição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil em 2014, onde não passou da etapa regional devido a prova de manobra. Apesar das dificuldades, decidiu continuar e participar do Scania Driver Competitions, com o objetivo de conquistar o tão almejado curso de Master Drive. Mas ele foi além! Emocionado,  Luis agradeceu muito o apoio da Scania por tornar possível toda essa união entre os países e motoristas e todo o foco em reconhecimento e treinamento que a marca se preocupa em passar para os profissionais.

Além do grande vencedor, tivemos um argentino e outro brasileiro no pódio entre os três melhores da competição.  Quem conquistou o segundo lugar foi o argentino Hugo Valdiviezo, e em terceiro lugar o brasileiro Ruy Hermes Gobbi.

Fonte: Scania

Brasileiro leva o título de melhor motorista de caminhão da América Latina

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Após a recuperação de uma carreta com placas clonadas que estava abandonada no setor Industrial em Sinop, os investigadores da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop conseguiram localizar na tarde de hoje (28) um desmanche repleto de caminhões e carretas em uma chácara no bairro Novo Jardim.

Esta já é considerada a maior apreensão (recuperação) de caminhões do estado, podendo ser a maior do Brasil, ao todo 20 veículos foram encontrados pelos policiais. Caminhões oriundos de vários estados do país.

No local os suspeitos adulteravam os veículos para que pudessem transitar com placas de outros veículos. Nenhuma pessoa foi presa até o momento.

Os investigadores começam a identificar os verdadeiros donos dos caminhões para devolver o bem.

Fonte: Visão noticias

Derf realiza maior apreensão de caminhões roubados em MT

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Diante da procrastinação na tramitação e aprovação do Projeto de Lei 528, idealizado pelos deputados Assis do Couto (PDT/PR) e Celso Maldaner (PMDB/SC), o Movimento Independente União do TRC iniciou a convocação de todos os caminhoneiros, autônomos ou não, desde do dia 19 deste mês, a aderirem o protesto previsto para amanhã e quarta-feira (29 e 30 de novembro de 2016), em frente ao Congresso Nacional, em Brasília.

Aos que não estiverem em Brasília na data marcada, o pedido é que estejam aderindo o protesto por meio de uma paralisação nas rodovias, atingindo assim, toda malha rodoviária do país. Os caminhoneiros que se manifestarem desta forma devem obedecer aos horários: das 07h às 11h e das 13h às 19h. O tráfego será interrompido, permitindo passagem de veículos de passeio, ambulâncias, ônibus e cargas vivas, apenas. Caminhões e carretas serão retidos.

Paralisações na BR-163 já foram confirmadas nas proximidades do Alto da Glória, em Sinop, e simultaneamente nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

Como já noticiado pelo ExpressoMT no dia 21, o objetivo da manifestação é pressionar os deputados para que haja uma resposta urgente e favorável a reivindicação do setor. O protesto deverá acontecer de forma pacífica e ordeira em todo território nacional. De acordo com os idealizadores, o setor de transporte rodoviário exige uma tabela mínima que cubra os custos com o trabalho, não para lucratividade, mas para viabilizar a atividade, pois as próprias instituições e associações não estariam cumprindo com o objetivo de defender a classe, pelo contrário, estariam usando os caminhoneiros como ‘moeda de troca’ –  termo empregado no discurso dos manifestantes – portanto, medidas mais expressivas deveriam ser tomadas pelo setor que, neste momento, estaria pagando para trabalhar.

O “Piso Mínimo de Frete”.
O Projeto de Lei 528, idealizado pelos deputados Assis do Couto (PDT/PR) e Celso Maldaner (PMDB/SC) está paralisado nas comissões do Senado Federal.  Em seu texto, consta o chamado “Piso Mínimo de Frete”, que permite ao Governo Federal a implantação mínima do frete em caráter obrigatório em todo território nacional.  O objetivo é de que haja uma tabela mínima que favoreça o setor de transporte rodoviário e que cubra, no mínimo, o custo efetivo do frete.

Fonte: Expresso MT

Caminhoneiros organizam manifesto e devem paralisar rodovias

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A safra global de soja deverá atingir 348 milhões de toneladas no ciclo 2017/18, que começa em setembro, três milhões acima do volume aguardado para a temporada corrente, que caminha para o seu final. É o que aponta a última projeção do Conselho Internacional de Grãos (IGC).



De acordo com o IGC, o consumo na safra 2017/18 será de 350 mi/ton, três milhões a mais do estimado para o ciclo corrente. No que diz respeito ao comércio mundial, a expectativa é de crescimento de cinco milhões de toneladas, alcançando 146 mi/ton na temporada 2017/18.

Por outro lado, segundo o IGC, os estoques finais ao término da safra 2017/18 devem se situar em torno de 38 mi/ton, dois milhões a menos do previsto para o ciclo em vigor.

FONTE: DATAGRO

Safra global de soja 2017/18 deverá atingir 348 milhões de toneladas

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Um grave acidente foi registrado por volta das 18h30 desta sexta-feira, 25, há 70 Km de Vilhena, na BR-364, sentido Porto Velho. Segundo informações preliminares, um Fiat Doblô e um caminhão se envolveram na colisão, que matou o motorista do carro de passeio na hora e preso às ferragens.

Em breve mais informações

Fonte: Extra de Rondônia
Fotos: Divulgação WhatsSapp

Acidente na BR - 364 em Vilhena deixa um morto e dois feridos

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Na manhã desta quinta-feira(24), a equipe da PRF em Ariquemes realizou a segunda palestra direcionada aos cidadãos envolvidos em infrações graves e acidentes de trânsito.

Esta ação de iniciativa da PRF acontece com a parceria e apoio do Poder Judiciário e Ministério público de Rondônia e visa conscientizar os usuários dos riscos que envolvem determinadas práticas associadas à direção e a evitar a reincidência desses usuários em práticas como a embriaguez ao volante.

A palestra foi proferida na tenda do Cinema Rodoviário, no Posto da PRF, na altura do quilômetro 520 da BR 364.

Fonte: PRF RO 

PRF realiza palestra de conscientização no trânsito em Ariquemes/RO

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A Volvo lança seus novos veículos para sistemas de transporte da alta capacidade na FetransRio, realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 25 de novembro. Um articulado de 22 metros de comprimento e capacidade para até 210 passageiros, e um biarticulado de 30 metros e capacidade para até 300 pessoas. O novo biarticulado é o maior ônibus do mundo e reforça a liderança da marca no desenvolvimento veículos de alta capacidade destinados a BRTs (Bus Rapid Transit).

“Somos líderes em veículos para BRT e estamos disponibilizando ao mercado, o maior ônibus do mundo. Este veículo vai oferecer mais eficiência aos sistemas organizados de transporte, garantindo mais qualidade de vida aos passageiros e melhor custo benefício aos operadores”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

Com estes dois novos modelos, a Volvo disponibiliza a mais completa linha de ônibus para sistemas de transporte urbano de alta capacidade, os chamados BRTs (Bust Rapid Transit). Ao todo são quatro modelos, que receberam uma nova nomenclatura: o Artic 150, com 18,6m de comprimento e capacidade para até 150 passageiros; o Artic 180, com 21m e capacidade para até 180 passageiros; o Super Artic 210, com 22m e capacidade para até 210 passageiros; e o Gran Artic 300, com 30m e capacidade para até 300 passageiros.

“Com estes modelos, conseguimos oferecer aos gestores públicos e, principalmente aos operadores, uma solução completa de transporte, com um mix de veículos de média e alta capacidade com o menor custo por passageiro transportado, com segurança e alto grau de confiabilidade”, argumenta Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
O novo biarticulado foi batizado de Gran Artic 300. O modelo, com versões de 28 e 30 metros de comprimento, é o maior do mundo, e foi desenvolvido no Brasil especialmente para sistemas de transporte com alta demanda e corredores segregados.

“Temos orgulho de dizer que o maior ônibus do mundo é Volvo e que foi desenvolvido no Brasil”, afirma Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America. Ele lembra que o primeiro modelo de biarticulado, lançado no início da década de 90, também foi desenvolvido pela marca no país e hoje é vendido para sistemas de transporte de alta capacidade de todo o mundo.
O Gran Artic 300 transporta até 30 passageiros a mais que o modelo antecessor. “Esse ganho em número de passageiros representa um ganho em escala em eficiência, redução de frota  e redução de emissões”, explica Stival.

O novo articulado de 22 metros, que recebeu o nome de Super Artic 210, além da maior capacidade de transporte, oferece versatilidade à operação por possuir cinco portas. Esta porta extra aumenta a velocidade de embarque e desembarque de passageiros, e permite uma melhor distribuição dos passageiros dentro do ônibus. Outro diferencial do veículo manteve apenas três eixos.
“Desenvolvemos uma solução de um veículo maior, com maior capacidade de passageiros, mantendo os três eixos do modelo que temos em nossa linha de produtos. É um diferencial do nosso articulado que reduz o custo por passageiro”, destaca Stival.

O Super Artic 210 transporta mais passageiros que dois ônibus do tipo padrón. E o Gran Artic 300 substitui três veículos padrón. Essas substituições, além de oferecer mais eficiência ao transporte urbano, geram benefícios econômicos e ambientais, uma vez que reduz custos operacionais e a emissão de poluentes.

Programa dedicado
A Volvo conta com um programa dedicado a auxiliar os gestores públicos e operadores de transporte na escolha dos veículos e soluções mais adequadas para os sistemas organizados de transporte: o Programa Mobilidade Volvo (PMV)

A proposta do programa é reunir os envolvidos na gestão do transporte público das cidades e as empresas operadoras para avaliar e desenvolver soluções de transporte customizadas, de acordo com as características e necessidades de cada cidade.
“O principal objetivo do PMV é melhorar a qualidade de vida das pessoas através da disseminação de informações que levem maior produtividade, rapidez e qualidade aos sistemas de transporte urbano”, destaca Ayrton Amaral, especialista em Mobilidade Urbana da Volvo Bus Latin America.

FONTE: Volvo

VOLVO LANÇA MAIOR ÔNIBUS DO MUNDO

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A 20ª Pesquisa Rodoviária CNT divulgou as piores ligações rodoviárias brasileiras. São 109 trechos formados por uma ou mais rodovias, que têm importância para o transporte de cargas e de passageiros. A pior colocada passa pelos Estados do Tocantins e da Bahia. Trata-se da ligação Natividade (TO) – Barreiras (BA), formada pela BA-460, BA 460/BR-242, TO- 040 e TO-280. Em 2015, essa ligação ocupava o penúltimo lugar (108º).
Confira o Ranking:
POSIÇÃONOMERODOVIACLASSIFICAÇÃO
109ªNatividade/TO
Barreiras/BA
BA-460, BA-460/BR-242, TO- 040, TO-280Ruim
108ªJatai/GO
Piranhas/GO
BR-158Ruim
107ªMarabá/PA-Dom Eliseu/PABR-222Ruim
106ªRio Verde/GO – Iporá/GOGO-174Ruim
105ªSão Vicente do Sul/RS – Santana do Livramento/RSBR-158, RS-241, RS-640Ruim
104ªTeresina/PI – Barreiras/BABR-020, BR-135, BR-235, BR-343, PI-140, PI-141/BR-324, PI-361 
Ruim
103ªBrasilia/DF-Palmas/TOBR-010, DF-345/BR-010, GO-118/BR-010, TO-010, TO-050, TO-050/BR-010, TO-342Ruim
102ªMarabá/PA – Wanderlândia/TOTO BR-153, BR-230, PA-153/BR-153Regular
101ªBarracão/PR – Cascavel/PRBR-163, PR-163/BR-163, PR-182/ BR-163, PR-582/BR-163Regular
100ªBelém/PA – Guaraí/TOBR-222, PA-150, PA-151, PA-252, PA-287, PA-447, PA-475, PA-483, TO-336Regular

As 10 piores ligações rodoviárias brasileiras em 2016

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Um caminhão perdeu o freio e caiu no Rio Madeira no final da tarde desta quarta-feira (23), no Bairro da Balsa, em Porto Velho. O motorista disse que descia até a margem do rio para buscar água, quando não conseguiu frear ao descer a ribanceira e o veículo pesado foi em alta velocidade em direção ao rio.

Além do condutor, outras duas pessoas estavam no caminhão mais conseguiram se salvar ilesas. Um caminhão guincho foi chamado para tentar fazer a remoção do veículo.

Fonte: Rondoniagora

Caminhão perde freio e cai no Rio Madeira com três pessoas

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O nivelamento das águas do rio Madeira trouxe normalidade ao transporte de cargas fluvial no Amazonas. Segundo a Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), atualmente, 70% das atividades estão normalizadas e as embarcações operam com total capacidade de carga.

Um dos trechos que ainda apresenta dificuldades para o trajeto no horário noturno é a região do baixo Madeira a partir de Manicoré (distante 330 quilômetros), e próximo a Novo Aripuanã (229 quilômetros), onde há formação de bancos de areia e acúmulo de sedimentos criados pela extração em garimpos. A hidrovia do Rio Madeira é um dos principais corredores logísticos do país por fazer parte do Arco Norte, por onde são transportados grãos e outros alimentos, além de combustíveis.

De acordo com o representante de hidrovias da Fenavega e vice-presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma), Claudomiro Carvalho, o transporte de cargas, no Estado, retoma o ritmo normal após um período de forte estiagem. Ele afirma que o carregamento de combustíveis, cargas em geral e grãos ocorre plenamente.

Carvalho relata que ainda há problemas para a navegação noturna nos trechos entre Manicoré e Novo Aripuanã. Nessas áreas, as embarcações só conseguem transitar durante o dia devido a formação de bancos de areia e acúmulo de sedimentos gerados por balsas que sustentam bombas para a extração de minérios em garimpos. Outra área inviável, neste período para a passagem noturna é nas proximidades do município de Borba, onde ocorre a vazante do rio Amazonas.

“A navegação retoma o ritmo normal. Teoricamente temos navegação plena. Porém, com problemas em algumas áreas do baixo Madeira. Vemos que os problemas passaram e retornamos às atividades com 100% da capacidade de carga”, disse o representante. Conforme o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), nesta quarta-feira (23), a cota do rio Madeira na estação de Humaitá atingiu 12 metros.

Dragagem é a solução para a navegação

Conforme Carvalho, há esperanças de que no próximo ano o setor tenha um novo direcionamento sem oneração no transporte e paralisação na condução de produtos. A esperança está na execução da dragagem (procedimento para remoção dos sedimentos que se encontram no fundo do rio para permitir a passagem das embarcações em áreas mais assoreadas).

Neste mês, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), assinou o contrato de dragagem do rio Madeira, em Porto Velho (RO). O contrato prevê que os serviços aconteçam no período cinco anos a partir de 2017.

“Esperamos que em 2017 vivamos uma realidade diferente devido a dragagem. Que tenhamos uma navegação plena com no mínimo 2,5 metros a 3 metros de calado. Conforme a Ordem de Serviço assinada pelo Dnit, os trabalhos devem começar a partir de julho de 2017”, comentou.

O contrato, no valor de R$ 80 milhões assegurará que durante os próximos cinco anos seja feita a desobstrução do leito do rio, o balizamento e sinalização, entre outros serviços que possibilitarão melhores condições de navegabilidade na região também nos períodos de estiagem.

O Dnit anunciou que um trecho 1.086 quilômetros de extensão do rio Madeira, que vai da capital de Rondônia até o município de Itacoatiara (AM), receberão dragagem. O trecho é considerado crítico pelo próprio Dnit. Há dois anos o serviço não era realizado e a dragagem é uma das principais reivindicações das empresas de transporte aquaviário do Amazonas e de Rondônia.

Prejuízos da seca

Segundo Carvalho, devido às dificuldades de navegação, houve umento no tempo de viagem que de Manaus a Porto Velho normalmente ocorre entre sete e oito dias, na vazante chegou a até 12 dias. Enquanto de Porto Velho a Manaus, o trajeto que durava entre três e quatro dias chegou a sete dias de viagem.

“Onera o custo da viagem porque proporcionalmente se transporta menos carga em maior tempo de viagem. Reduz as cargas devido aos bancos de areia”, explica.

Fonte:Portalamazônia

Navegação no Madeira volta ao normal

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O trágico acidente aconteceu próximo ao município de Sapezal – MT, na madrugada desta quarta-feira (23), de acordo com informações, o motorista identificado com Marco Antônio morador de Vilhena, também conhecido como Marquiinho, conduzia seu veículo pela BR-364.

No momento do acidente chovia muito, segundo relatos o motorista perdeu o controle do veículo após o mesmo aquaplanar na BR-364, próximo ao balneário Puby, devido a este fato a carreta empurrou a cabine arremessando marcos para fora do caminhão.


Marco viajava em companhia de seus colegas que se comunicavam através rádio, conhecido com PX, ao perceberem que o amigo não respondia mais, os motoristas retornaram para ver o que havia acontecido, chegando no local reconheceram a carreta e observaram que marcos estava na pista e não apresentava mais sinais de vida.


Fonte: Inforondonia

Motorista vilhenense morre após caminhão aquaplanar em Sapezal

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Um motorista de 53 anos foi preso por embriaguez ao volante depois deixar o caminhão bitrem  que dirigia 'morrer' e não conseguir religar o veículo em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal de Ji-Paraná, região central do estado de Rondônia. A situação aconteceu na noite de segunda-feira (22). O motorista fez o teste do bafômetro, que apresentou o dobro do índice de teor alcoólico para se tornar crime.

De acordo com PRF, por volta das 22h quando o caminhão, com 57 toneladas de grãos, desligou em frente ao posto. Os policiais perceberam que o homem não conseguia religar o veículo e foram averiguar a situação.

Os policiais pediram para que ele estacionasse o veículo e ele não conseguiu. Segundo a policial Ângela Brondolo, eles pediram para que o caminhoneiro descesse do veículo e ao abrir a porta, os sinais de embriaguez eram visíveis.  "Nós  pedimos para ele descer do carro e ele não conseguiu descer. Cheirava muito forte a álcool", conta.

O homem disse à polícia que iria para Porto Velho, mas que passaria a noite em Ouro Preto do Oeste. Ele fez o teste de bafômetro que apresentou o índice de 0,69mg/l. "Entretanto, pela nossa experiência, parecia que ele estava com um índice bem mais alto. Ele não tinha as coordenações motoras básicas", explica Ângela. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Civil.

Fonte: G1 RO

Motorista é preso por embriaguez ao deixar caminhão desligar na BR - 364 em Rondônia

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No último Domingo, dia 20 de Novembro de 2016, aproximadamente 1000 pessoas participaram das 03 (três) celebrações realizadas na Igreja Católica da Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Rolim de Moura com a intenção de lembrar e homenagear as vítimas de acidentes de trânsito no município e no mundo.

A Equipe de Educação de Trânsito da CIRETRAN de Rolim de Moura participou das celebrações realizando orientações de segurança no trânsito na entrada da igreja e a distribuição de laços na cor preta, simbolizando o luto às vítimas.

Um texto de reflexão referente ao tema foi lido para fazer um apelo: “que os cidadãos respeitem as leis de trânsito e evitem acidentes, pois a sociedade, a comunidade, o município não suporta conviver com tantas mortes, com tantas vidas perdidas”.

A responsável pela educação de trânsito no município ressaltou “Outras comunidades e entidades religiosas também ofereceram preces e orações pelas vítimas, porque nesse dia nos lembramos de todas elas, choramos! Quantos ainda vão chorar por uma vida perdida na estrada? E por isso, esse também, é um dia para lembrar que a violência no trânsito tem que acabar!”

Géssica Muniz
Educação de Trânsito
CIRETRAN de Rolim de Moura

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO É LEMBRADO EM ROLIM DE MOURA.

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Acaba de ser confirmado pela família á reportagem do Rolnews, a morte da adolescente, Karolaine de Souza Macedo, vítima do atropelamento na tarde do último domingo no bairro Olímpico. A adolescente de 19 anos estava acompanhada da mãe e da irmã mais nova, quando um carro perdeu o controle e atingiu as três.

A adolescente mais nova, Karina de Souza Macedo, morreu no local. A mãe, Naide Gomes de Souza, e a filha mais velha Karolaine, foram encaminhadas para o pronto socorro. Karolaine não resistiu e morreu na UTI. O estado da mãe é gravissimo.

Fonte: Rolnews

Morre segunda adolescente do atropelamento na tarde de domingo em Rolim

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O comércio brasileiro e boa parte dos consumidores esperam ansiosos para a chegada do Black Friday, que em regra acontece na última sexta-feira de novembro, que neste ano ocorrerá no dia 29. Como é de costume, há promessas de grandes descontos. Mas, e se o preço variar durante o processo de compra? E se a loja demorar muito para entregar o produto? O Programa de Orientação, proteção e Defesa do consumidor (Procon) orienta como proceder.

Segundo o coordenador estadual do Procon-RO, Rui Costa, se a pessoa tiver algum problema ao fazer a compra ou se encontrar alguma loja com preços enganosos, pode reclamar no Procon de sua cidade. Em Rondônia há unidades do Procon em Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena

A primeira dica é acompanhar o preço dos produtos antes de comprá-los, visualizando o histórico de preços através de sites, como o JáCotei, Buscapé ou Baixou. Assim evita as promoções “tudo pela metade do dobro”, com preços inflados para o desconto parecer imperdível.

Caso o site da loja fique instável ou se o preço mudar durante a compra, a orientação é para que sejam salvas as informações e registrada reclamação na empresa. Sempre que possível guardar uma captura de tela.

Outra dica importante é salvar tudo o que possa comprovar a compra, incluindo oferta, pedido, comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários.

Direitos

O Procon lembra que o preço promocional não anula seus direitos. A empresa não pode desrespeitar o cliente só porque cobrou mais barato por um produto. Se tiver algum problema, tem que reclamar e a loja tem que responder e resolver o problema.

Se o cliente comprou um produto, mas depois se arrependeu, tem até sete dias para cancelar o pedido. A empresa deve estornar 100% do valor, incluindo frete.

E se a entrega demorar? E se o produto vier danificado? O Procon orienta para o cancelamento da compra ou troca da mercadoria. “Examine o produto assim que chegar para notar quaisquer problemas”, diz Rui Costa.

A última dica é acompanhar a lista “Evite esses sites”, com indicação de lojas online que já receberam muitas reclamações de consumidores e não responderam a notificações do órgão. No total, estão listados 449 sites, porém, a maioria já está fora do ar. No entanto, 39 sites continuam na ativa.

Listão

O Procon-SP mantém uma lista de sites não confiáveis, que já tem mais de 500 lojas registradas. São estabelecimentos que, segundo órgão, têm práticas consideradas ilegais de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. A lista pode ser acessada clicando aqui.
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As empresas na lista são fornecedores que tiveram reclamações de seus clientes registradas no órgão, foram notificadas e não responderam. Algumas empresas não foram encontradas, o que impediu o órgão de tentar resolver problemas ou abrir processo administrativo contra elas. A principal queixa contra os sites na lista do Procon-SP é não entregar o produto no prazo.
Há casos, também, de sites criados exclusivamente para enganar o consumidor, ou seja, de empresas que não fazem comércio eletrônico de produtos e serviços de verdade.

Fonte: Assessoria / Rondoniagora

Procon alerta para promoções do Black Friday; veja lista de sites não confiáveis

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Por volta das 16:40 deste domingo, dia 20, um grave acidente de trânsito, que resultou na morte de uma jovem e que deixou duas mulheres seriamente feridas, ocorreu na Rua Guaporé, no Bairro Olímpico em Rolim de Moura.


De acordo com as primeiras informações obtidas no local, Naide G. S., juntamente com suas filhas Karina de Souza Macedo e Karolaine S. M., caminhavam pela Rua Guaporé e em dado momento foram atingidas por um veículo Chevrolet Colbat.

Com o violento impacto, mãe e filhas foram arremessadas ao solo. Karina de Souza Macedo, de 18 anos, acabou morrendo ainda no local.

O resgate do Corpo de Bombeiros prestou os atendimentos pré-hospitalares as outras duas vítimas, que ficaram gravemente feridas.

Após o ocorrido, o condutor do veículo teria tentado se evadir do local, mas acabou interceptado por populares e posteriormente detido pela PM e conduzido a Delegacia de Polícia Civil.

Populares revoltados com o acidente tentaram incendiar o veículo envolvido. A PM interviu, sendo necessário apoio das guarnições de Novo Horizonte e Nova Estrela.

As últimas informações dão conta de que Naide e Karolaine, após serem atendidas pela equipe médica do hospital de Rolim de Mouras, as duas foram encaminhadas com urgência para o hospital regional de Cacoal.

Fonte:Alerta Rolim

Carro atinge três pessoas e mata jovem de 18 anos no Bairro Olímpico

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Após seis meses desenvolvendo uma solução para atender as exigências da operação da LM Frotas, que atua no segmento de terceirização de frotas corporativas, a Iveco entrega 273 unidades do Daily para a locadora e fecha a maior negociação do setor no ano. “Essa venda marca mais um importante momento para a montadora, que aumenta os esforços para continuar conquistando mercado em um período de instabilidade econômica”, afirma Osmar Hirashiki, diretor comercial da Iveco.

O executivo destaca ainda que os investimentos realizados nos últimos anos, na qualidade dos produtos, no atendimento da rede e no treinamento dos colaboradores, mantiveram a Iveco com força no setor. “A flexibilidade do complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) para produzir as unidades dentro do cronograma também foi decisiva para atendermos os prazos de entrega”, finaliza Hirashiki.

As unidades serão utilizadas nos estados de Minas Gerais e São Paulo atendendo segmentos específicos de clientes da empresa. Para Marcelo Taveira, diretor de compras e distribuição de frotas da LM Frotas, a aquisição dos veículos aumenta a competitividade da locadora com tecnologia e baixo custo operacional. A LM Frotas é uma das maiores empresas do segmento no país, líder nas regiões Norte e Nordeste, com mais de 21 mil veículos terceirizados em operação.

A parceria entre as empresas comprova a capacidade da Iveco de atender a diversos segmentos do mercado, com uma linha completa de produtos. Seja para o transporte de cargas ou para operações em centros urbanos, os veículos da marca estão prontos para qualquer tipo de desafio, ao mesmo tempo em que oferecem prazer na condução e segurança para os motoristas.

Mozart Murier, gerente comercial da Iveco, diz que a LM passa a contar com um veículo que se destaca no mercado pela variada gama de aplicações comerciais. “A versatilidade da linha Daily, juntamente com a durabilidade e o baixo consumo de combustível, serão de grande valor para o dia a dia da LM Frotas e de seus clientes”, afirma Murier. O executivo ressalta ainda que o Banco CNH Industrial foi peça-chave para a conclusão da operação, já que a liberação dos recursos foi feita em tempo recorde para atender a demanda do cliente com agilidade. A venda teve o apoio da concessionária Possoli, da Bahia.

Linha Daily

O sucesso da linha Daily tem sólidas explicações. Uma delas é a capacidade de carga, que começa na faixa das 3,5 toneladas, modelo liberado para rodar na zona de restrição, também com opções nas categorias de 4, 5,5 e 7 toneladas, que atendem ao segmento de VUC.

Agora, com a atualização da lei de VUCs para a cidade de São Paulo, que aumentou o comprimento máximo dos veículos de 6,3 para 7,2 metros, a Iveco passa a disponibilizar mais duas versões para esse segmento, o Daily 70C17 cabine simples e cabine dupla, com entre-eixo de 4.350 mm.

O Daily também chama atenção por seu interior confortável e ergonômico, pois o câmbio é acoplado ao painel, próximo ao volante. Outro ponto de destaque é sua robustez, que o torna capaz de carregar volumes superiores aos transportados pelos seus competidores diretos. A Iveco buscou deixar a condução do veículo mais semelhante à de um automóvel, ou seja, mais confortável.

Fonte: Iveco

Iveco concretiza a maior venda de caminhões de 2016

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A data foi instituída em 1993 pela Road Peace, uma organização do Reino Unido, em prol das vítimas de acidentes rodoviários; e, em 2005, adotada pela ONU – Organização das Nações Unidas – para mobilizar países de todo o mundo para lembrar essas vítimas e também conscientizar sobre os prejuízos de toda ordem com os acidentes rodoviários. De acordo com a ONU, mais de 1,3 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano, em todo o mundo.

No Brasil são mais de 40.000 pessoas mortas em acidentes de trânsito, 6.850 somente em rodovias federais. Em 2015, foram 121 óbitos registrados nas rodovias federais que cortam o estado de Rondônia.

A proposta da PRF para este domingo é a reflexão sobre nossa conduta no trânsito: as principais causas de mortes são condutas dos motoristas que poderiam ser evitadas.

Excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, uso de álcool ao volante, falta de atenção e de dispositivos de segurança (cinto de segurança, capacete etc) são estas condutas.

Pare, reflita e mude se comportamento. Nós podemos mudar essa triste realidade do trânsito brasileiro.

Fonte: PRF

20 DE NOVEMBRO DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

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Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) trocaram tiros com uma quadrilha de assaltantes de cargas na madrugada de quinta-feira (17) nas imediações da BR-116 em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. Nenhum dos policiais foi atingido. O caminhoneiro, que era mantido refém, foi libertado ileso.

Cerca de 80% da carga, formada por roupas, brinquedos e outros produtos, foi recuperada. Os bandidos conseguiram fugir e ainda não foram localizados.


O motorista, que transitava na pista sentido São Paulo da Rodovia Régis Bittencourt, foi abordado com o caminhão em movimento, por cinco homens que ocupavam um automóvel Fiat Palio de cor branca. Pelo menos três deles estavam armados.

A abordagem dos criminosos ocorreu na altura do quilômetro 40. Sob a mira de um revólver, o caminhoneiro foi obrigado a levar o caminhão para uma estrada de terra, conhecida como Estada da Figueira, na altura do quilômetro 31, onde os assaltantes abriram o baú e começaram a saquear a carga.

Por volta das 4 horas da madrugada, a Unidade Operacional Taquari da PRF recebeu informações acerca de um possível assalto no trecho paranaense da rodovia, que liga Curitiba a São Paulo.

Os policiais rodoviários federais imediatamente se deslocaram para o local, onde se depararam com o roubo ainda em andamento. Assim que avistaram os agentes da PRF, os assaltantes efetuaram disparos de armas de fogo. Os policiais revidaram e o grupo de criminosos fugiu em direção a uma área de mata.

O motorista, de 24 anos de idade e morador de Guaramirim (SC), era mantido refém dentro da cabine. O valor total da carga era de R$ 120,8 mil. O caminhão saiu de Joinville (SC), com destino a São Paulo (SP).

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil em Campina Grande do Sul.

Fonte: PRF

PRF troca tiros com assaltantes, liberta caminhoneiro refém e recupera carga roubada na Régis Bittencourt

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inaugurou na manhã de quarta-feira (16) a Cobertura do Posto de Fiscalização (UOP) e sede da Delegacia PRF de Vilhena (RO).
Compreendendo a cobertura de uma área de 1.338 metros quadrados, a obra, iniciada em maio de 2016, custou cerca de R$ 272.910,00.

A construção da cobertura da delegacia é resultado da doação efetuada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Vilhena/RO para a PRF. Trata-se de uma obra estratégica, uma vez que a unidade da PRF está localizada no quilômetro 1 da Br 364, na entrada do Estado de Rondônia, sendo conhecido também como o Portal da Amazônia. A cobertura sobre a pista facilitará os trabalhos de fiscalização protegendo os policiais e os usuários das intempéries.


A Delegacia de Vilhena é responsável pela fiscalização das seguintes rodovias:
- BR 435, BR 364, BR 174/RO, BR 174/MT
Deste o inicio deste ano, a Delegacia da PRF em Vilhena já apreendeu mais de 70 mil itens de contrabando, quase 58 quilos de cocaína, 15 armas de diversos calibres, mais de 20 veículos foram recuperados, cumpriu 55 mandados de prisão, dentre outros diversos ilícitos que diariamente.a PRF esta atenta.

O Inspetor Alvarez Simões, Superintendente da PRF em Rondônia ressaltou durante a solenidade que essa nova estrutura beneficiará diretamente a população de Vilhena, pois permitirá fiscalização com muito maior qualidade e frequência. Deste modo, a percepção de segurança e a tranquilidade dos usuários e da população lindeira serão majorada

Ainda segundo o Inspetor Alvarez Simões, as ações de repressão ao tráfico de drogas e armas ganham reforço, pois a vigilância será muito mais assertiva. Vale ressaltar que essa nova estrutura está à disposição dos demais órgãos de segurança para Operações Integradas.

É mister render as mais altas homenagens à Justiça do Trabalho, Vara do Trabalho de Vilhena, bem como a Ministério Público do Trabalho pela confiança e parceria, finaliza o Inspetor Alvarez

A inauguração contou com a presença das seguintes autoridades: Dr.Andre de Sousa Pereira (juiz do Trabalho); Dra Fernanda Antunes M. Junqueira (Juiza do Trabalho); Dr Marcos Cutrim (Procurador Chefe do MPT 14ª Região); Dr. Leonardo Hernandes S. Soares (Juiz Federal); Edson Silva (Sinprf/RO);Dr. Fábio Henrique F. Campos (Delegado Regional da Polícia Civil); Regina Marta (Chefe do IBAMA); Dr. João Gilmar (Chefe da Pericia Técnica);Dr Estevan Soleti (OAB); Ten Coronel PM Rildo (Comandante de Vilhena); Dr Bruno Zane Sanches (Delegado Polícia Federal); Dr.Flori Cordeiro (Delegado Polícia Federal); Capitão BM Guedes; Coronel PM Paulo André; Sr. Eloi Maria (Acivi -Associação Industrial e Comercial de Vilhena); Sargento Denizar (Tiro de guerra); Sr. Antônio José (Chefe Ciretran Vilhena) e Insp Ribeiro Chefe da Delegacia PRF em Ji-Paraná, Insp Alencar Chefe da Delegacia PRF em Ariquemes; Insp Saraiva Chefe da Delegacia PRF em Porto Velho e o Insp Getúlio Chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da PRF em Rondônia.

Fonte: PRF RO
Fotos: Reprodução PRF

PRF inaugura em Vilhena a primeira cobertura de pista em RO

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É lei: 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados devem ser reservadas a idosos e 2% a deficientes, mas na prática quem precisa ter esses direitos assegurados reclama do desrespeito. Para o vice-presidente da Associação de Deficientes Visuais de Rondônia (Asdevron), Alberto Alencar, falta educação e sobra desrespeito.

‘‘Eu mesmo quase fui atropelado. As pessoas estacionam até em frente aos pontos de ônibus. Desta forma os ônibus têm que parar no meio da rua, e nós corremos risco’’, desabafou Alberto, pedindo mais rigor na fiscalização de trânsito.

Para o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), José de Albuquerque Cavalcante, é preciso despertar a mudança de atitude no trânsito de Rondônia.

E é essa a proposta da campanha Multa Moral lançada nesta sexta-feira (18) com a presença de representantes de instituições de deficientes físicos, de órgãos de assistência social e empresários da capital. A ideia já existe em outros estados brasileiros e os bons resultados obtidos estimularam a adoção da prática também em Rondônia. A proposta consiste na aplicação de multa, mas não com penalidade financeira e, sim, educativa, para aqueles que estacionarem inapropriadamente em vagas para idosos e deficientes.

SENSIBILIZAÇÃO

Mais de 200 mil blocos da ‘‘Multa Moral’’ serão distribuídos no estado por agentes de trânsito e monitores de vagas de shoppings e supermercados. A sociedade civil também terá a missão de alertar os infratores a respeitarem vagas dos idosos e deficientes. O panfleto com a multa traz a mensagem: ‘‘Não cobramos dinheiro, cobramos atitude’’. Uma forma gentil e bem-humorada de sensibilizar a todos sobre o respeito à acessibilidade.

‘‘A campanha faz parte da proposta que o governador Confúcio Moura tem de que o Detran trabalhe a educação no trânsito. Há a necessidade de o condutor respeitar o direito do outro e a legislação de trânsito. A Multa Moral vem para educar porque nós vemos insistentemente pessoas estacionando em locais reservados para idosos e deficientes, assim também como em frente às rampas de acessibilidade, dificultando a vida daqueles precisam desse apoio’’, destacou o diretor.

Para ele, a educação é fundamental para a segurança no trânsito. ‘‘A educação no trânsito avançou significativamente em Rondônia. Esta semana nós formamos 40 alunos da escola Major Guapindaia com o ‘Anjos do Trânsito’’, programa que estamos implantando nas escolas para alunos do 2° e 3° anos do Ensino Médio com aulas teóricas sobre a legislação de trânsito. Também temos inúmeras palestras em escolas e empresas, e nosso objetivo é investir maciçamente nas crianças para formamos os futuros condutores que respeitem as leis de trânsito’, afirmou o diretor.

MAIS RIGOR

A Lei n° 13.241, criada em 4 de maio de 2016, e que entrou em vigor neste mês, trouxe mais rigor para os infratores que não respeitam os direitos à acessibilidade. Ela determina que os que estacionarem em vagas reservadas a deficientes ou idosos, seja o local público ou privado, sem a credencial que comprove a tal condição, responderão por infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 e menos sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para o agente de trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) de Porto Velho, Fábio do Carmo, é preciso que todos se empenhem em resguardar os direitos garantidos. ‘‘É preciso se colocar no lugar do outro, abraçar essa causa e ter consciência que o menor mal é a multa financeira e o pior é o dano moral. Se colocarmos a proposta da campanha em prática, obteremos grande sucesso’’, acredita.

‘‘Os condutores precisam entender que a vaga não é dele nem por um minuto, é para quem precisa. A campanha vem fortalecer a inserção social e chamar a atenção daqueles que insistem em cometer o erro, e a ideia é que a própria sociedade seja educadora e é uma resposta ao pedido do governador de que trabalhe com empenho na educação e acessibilidade’’, afirmou o diretor de Habilitação, Medicina e Educação de Trânsito do Detran, Acácio Figueira


Campanha Multa Moral é lançada em Rondônia

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A Portaria de n° 308, de 2016, da secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), proíbe a prática da pesca profissional e amadora de todas as espécies de peixes nos rios e afluentes do Estado de Rondônia durante o período de defeso, que iniciou na quarta-feira (15) e vai até 15 de março do próximo ano. Segundo a gerente de Pesca, Aquicultura e Manejo da Fauna da Sedam, Marli Lustosa Nogueira, fica liberada a cota de cinco quilos de peixe por dia, por família, para subsistência das comunidades ribeirinhas. Neste caso, a pesca deve ser feita com apetrechos permitidos pela legislação, ficando proibida a comercialização.


Marli Lustosa explicou que a proibição da pesca de todas as espécies de peixes no estado foi um pedido da própria Federação de Pescadores de Rondônia, que teme que a escassez de peixes nos rios e afluentes do estado comprometa o trabalho de centenas de pescadores profissionais, principalmente porque no ano passado uma liminar liberou a pesca de todas as espécies no período de piracema, “ou seja, o período de reprodução das espécies não foi respeitado e isso pode causar a escassez dos peixes nativos que são comuns na região”, afirmou Marli.

Ela explicou que houve consenso em proibir a pesca de todas as espécies nos próximos 120 dias. Marli Lustosa também lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a liminar que liberava a pesca. Ao contrário do período da piracema passada, os pescadores profissionais vão receber o seguro defeso, que é o auxílio de um salário mínimo por mês, pago pelo governo federal.

Quem comercializa o pescado deve fazer a declaração do estoque junto à Sedam até o próximo dia 25. Marli Lustosa ressaltou a importância de todos os estabelecimentos do ramo fazer a comprovação de estoque, sob pena de ser punidos durante a fiscalização, se não apresentar o documento que comprove a procedência do estoque e quando que foi pescado.

Fonte: Secom

Defeso começou nesta semana e pesca de todas as espécies está proibida em Rondônia

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A safra brasileira deve fechar 2017 com uma produção de 209,4 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, 13,9% acima da safra prevista para este ano. Segundo o primeiro prognóstico para a safra de 2017, divulgado, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior aumento deverá ocorrer no Nordeste (51%).


As demais regiões deverão ter as seguintes taxas de crescimento de 2016 para 2017: Norte (7%), Sudeste (10,3%), Sul (5,5%) e Centro-Oeste (18,7%).

O IBGE também divulgou hoje (10) mais uma estimativa para a safra deste ano. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de outubro, 2016 deve fechar com uma produção de 183,8 milhões de toneladas, uma queda de 12,3% em relação a 2015.

As três principais lavouras brasileiras deverão ter queda neste ano, em relação ao ano passado: soja (-1,5%), arroz (-15,5%) e milho (-25,5%).

A área colhida neste ano também deve ser 0,7% inferior à do ano passado. Entre as três principais lavouras, apenas a soja fechará o ano com um aumento na área colhida (2,8%). O milho terá queda de 1,3% na área colhida e o arroz, de 10,2%.

Fonte:  Agência Brasil

Safra brasileira deverá crescer 13,9% em 2017, diz IBGE

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A cabine de um bitrem (marca e modelo não confirmados) ficou completamente destruída em um incêndio na MT-491, nas proximidades do município de Ipiranga do Norte (150 quilômetros de Sinop), ontem. O veículo transportava uma carga de adubo, porém, as chamas não chegaram a atingir os vagões.

O produto foi transferido para outros veículos da mesma empresa de transporte. Na carreta estava apenas o motorista que teria percebido o princípio de incêndio na parte elétrica. Ele estacionou o bitrem na lateral da rodovia, desceu e tentou conter o fogo com um extintor. No entanto, isso não foi suficiente.

A concessionária que administra a rodovia estadual informou, ao Só Notícias, que o incêndio foi controlado com auxílio de dois caminhões-pipas. O prestador de serviços, Gustavo de Oliveira, registrou o momento em que as chamas consumiram toda a estrutura da cabine do bitrem.

Veja o Vídeo 

Fonte: Só Notícias/Cleber Romero (foto: reprodução)

cabine de bitrem é destruída por incêndio no Nortão

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Parece que dessa vez a BR 364 será duplicada em definitivo. Já está marcado para 2017 o processo licitatório de concessão da rodovia, que será repassada ao setor privado. No edital consta a necessidade de duplicação integral da BR, que liga o Mato Grosso ao Acre, passando por Rondônia.

A BR 364 é uma das principais artérias da região Norte do país.

A informação foi repassada pelo deputado federal Luiz Cláudio e confirmada pelo presidente Michel Temer.

Conhecida como “rodovia da morte”, devido ao alto número de acidentes, a BR 364 tem 4.325 quilômetros de extensão.

A BR-364 é uma rodovia diagonal do Brasil que se inicia em Limeira-SP, no km 153 da SP-330 adentrando pela SP-310 até o km 292, onde entra na SP-326 indo até a divisa com Minas Gerais, depois passa por Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, acabando em Rodrigues Alves, no extremo oeste deste último estado, sendo assim uma rodovia de fundamental importância para o escoamento da produção das regiões Norte e Centro-Oeste do país.

Foto: Pugás / DNIT
Por Painel Politico

BR 364 será privatizada e duplicada

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Nas últimas 24 horas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou nas rodovias federais de Rondônia ocorrência de 05 acidentes de trânsito que resultaram em 04 feridos e nenhum óbito.

FISCALIZAÇÃO LEI SECA:
Foram fiscalizados 595 veículos e 713 pessoas, destas
198 realizaram teste etílico, sendo que nenhum condutor foi autuado por dirigir sob efeito de álcool.

FISCALIZAÇÃO RADAR:
Nenhum veículo foi flagrado com velocidade acima da permitida para o local.

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO:
173 pessoas receberam orientações de educação de trânsito.

ATENÇÃO: Ao se deparar com alguma anormalidade, pessoa ou veículo em atitude suspeita, ligue para o 191 e comunique. A PRF estará pronta a atender e fará a devida abordagem policial.

Fonte: PRF RO

CONFIRA O BOLETIM DA PRF NAS RODOVIAS DE RONDÔNIA E ACRE NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

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Entre os dias 19 e 25 de novembro ocorrerá a segunda fase da Pesquisa Origem e Destino, que realizada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em parceria com o Exército Brasileiro. Serão montados 58 postos de pesquisa em rodovias federais de 12 estados, nos quais são feitas classificação dos veículos e entrevistas a motoristas.

O levantamento é uma das ações estratégicas do PNCT (Plano Nacional de Contagem de Tráfego), que produz o diagnóstico socioeconômico das rodovias federais. O diagnóstico de tráfego é importante para a identificação dos principais corredores de transporte rodoviário e da necessidade de expansão ou adequação de capacidade das rodovias. Também é considerada ferramenta fundamental para as atividades de projeto, construção, manutenção e operação rodoviária.

Aproximadamente 2.400 militares foram treinados para esta fase, similar à anterior, executada em julho deste ano, quando oficiais e soldados do Exército Brasileiro realizaram contagens manuais e entrevistas. Servidores do Dnit também participaram, acompanhando os procedimentos.

Os postos serão instalados nos seguintes estados: Rondônia, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina.

A Pesquisa Origem Destino coleta informações acerca da classificação do veículo; tipo de carroceria; ano de fabricação; número de passageiros e tipo de combustível aceito; propriedade; motivo de escolha da rota; dados da viagem; motivos da viagem; e dados da carga transportada. Além disso, o condutor do veículo é convidado a sugerir, dentro da rota seguida, os melhores municípios para criação de um local de parada obrigatória de descanso.

O levantamento completo será realizado em quatro fases. Na primeira, em julho, foram classificados 3.549.768 veículos e entrevistados 210.984 condutores.  Outras duas ocorrerão em 2017.

Fonte: Agência CNT de Notícias

Dnit inicia segunda fase da Pesquisa Origem e Destino nas rodovias federais

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O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcos Pereira, afirmou que o programa de renovação de frota que está sendo discutido entre o setor automotivo e o governo pode sair do papel já no primeiro semestre do ano que vem.

O ministro participou nesta quinta da abertura do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, e disse que as vendas de veículos na primeira semana de novembro passaram de dez mil, segundo números da Anfavea, sinalizando um ’ânimo e otimismo’ para o setor, que vive um de suas piores crises, com os níveis de produção regredindo a 2003.

“Nós queremos apresentar ao presidente o projeto de renovação de frota no início de dezembro, dependendo da conclusão dos estudos, e vamos avaliar se é melhor fazer por Medida provisória ou Projeto de Lei. Acredito que ele pode sair do papel no ano que vem, mais tardar no fim do primeiro semestre” afirmou Pereira.

Pereira disse que a ideia é renovar entre 800 mil e um milhão de veículos por ano, entre leves, caminhões e motos. Primeiro, a renovação atingiria veículos com mais de 30 anos de uso, e depois 25 anos e assim sucessivamente, disse o ministro, que não deu detalhes de como o programa será financiado, já que diversas propostas estão em discussão.
“Mas não posso dar mais detalhes porque isso ainda está em estudo” afirmou o ministro, lembrando que a frota atual do país é de 50 milhões de unidades

Pereira também afirmou que o governo está conversando com os bancos públicos para melhorar as condições de financiamento, especificamente para motos. Há um pleito da Abraciclo, entidade que reúne os fabricantes, de que não há financiamento para motos.
“Há uma demanda do setor de que não existe financiamento, já que os bancos privados resistem. Eu fiz a interlocução entre os bancos públicos e associação” afirmou.

O ministro afirmou ainda que o governo discute com o Paraguai a proibição de importar veículos usados, que é feita por aquele país. Segundo o ministro, o Paraguai informou que trata-se de um decisão complicada interromper essa importação, e que a redução poderá ser feita aos poucos. Pela via da exportação, Pereira informou que estão sendo concluídos acordos com a Colômbia e o Peru.

O presidente da Anfavea, associação que reúne as montadoras, disse durante a abertura do Salão do Automóvel que várias tecnologias nos veículos que estão sendo apresentados saíram do programa do governo Inovar Auto, que tem como objetivo dar mais competitividade à indústria automobilística. Foram investidos pelas empresas R$ 15,3 bilhões no programa entre 2013 e 2015 em pesquisa e desenvolvimento, segundo o ministro Marcos Pereira.

“Precisamos ter uma nova política industrial, com visão de longo prazo, de mais de dez anos. Não podemos viver ano após ano sem recursos para financiar máquinas agrícolas, ou linhas de financiamentos para caminhões. Ou ter regras que mudam a toda hora” disse Megale, durante a abertura do evento.

Megale afirmou que entre os 540 veículos apresentados no salão, cem deles são lançamentos, entre eles alguns modelos mundiais, com tecnologia de ponta. A expectativa é que pelo menos 700 mil pessoas visitem o salão até o dia 20 de novembro.

FONTE: O Globo

PROGRAMA DE RENOVAÇÃO DE FROTA DEVE SAIR DO PAPEL EM 2017

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