PUBLICIDADE

Bolívia e Paraguai apostam em ferrovia que possibilitará saída para o Pacífico e Atlântico


O início do ano de 2017 foi marcado pela assinatura de um memorando de entendimento entre os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes, e da Bolívia, Evo Morales, no dia 2 de janeiro,  para que sejam realizados estudos preliminares que permitam a interconexão ferroviária entre os dois países, possibilitando uma saída até o Oceano Pacífico ao Paraguai, através do Peru, e à Bolívia uma abertura para o Atlântico, pela hidrovia Paraguai-Paraná.

“O desenvolvimento dos países latino-americanos passa por esse tipo de parceria que beneficia de forma integral os envolvidos”, explica Cláudio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas de MS (Setlog MS). Para ele, o Brasil deveria tomar esse exemplo da Bolívia e do Paraguai, países que são menos favorecidos economicamente, para colocar em prática ações que possibilitem a viabilidade da tão almejada Rota Bioceânica, que permitirá ao país, uma saída para o Pacífico pelo Chile.


No caso da ferrovia, que contará com cerca de 500km entre a cidade boliviana de Roboré (Santa Cruz) e Carmelo Peralta (Py), os estudos preliminares determinarão a viabilidade técnica e econômica do projeto.

Para Cavol, tanto Roboré quanto Carmelo Peralta podem se tornar Hubs internacionais, que fomentará a integração e a economia dos países envolvidos.

Fonte: Setlog/MS
PUBLICIDADE

Topo do site