PUBLICIDADE

Saiba como ajustar corretamente os retrovisores do caminhão



Quando se fala em segurança, o espelho retrovisor do caminhão é um item que merece receber atenção. Os retrovisores precisam estar sempre bem alinhados para auxiliar o caminhoneiro durante a viagem e evitar que acidentes aconteçam. Lembre-se: você deve ajustar o retrovisor enquanto o caminhão estiver parado. Os retrovisores laterais permitem que você veja os carros que estão se aproximando, pela direita ou pela esquerda, e são responsáveis para garantir a segurança da rodagem, já que o caminhão não possui retrovisor traseiro.

O espelho deve mostrar ao motorista a lateral do caminhão, não uma visão total do veículo, mas sim uma visão parcial da estrada e da carga. Você precisa conseguir enxergar bem a via para conseguir mudar de faixas. Alguns modelos possuem o retrovisor bipartido, no qual você tem uma opção a mais de ângulo para enxergar. Geralmente, a parte superior mostra a estrada e a lateral, enquanto a parte inferior pode ficar ajustada para mostrar as rodas ou alguma parte específica da carga, garantindo ainda mais segurança durante a viagem.

Vale ressaltar, também, que mesmo com o ajuste correto dos espelhos retrovisores, é impossível eliminar todos os pontos cegos. Por isso, tenha sempre cuidado nas mudanças de faixas e manobras, principalmente se tratando de um caminhão, que é um dos maiores veículos em movimento nas estradas.

Fonte: Volvo
PUBLICIDADE

Topo do site