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A equipe de reportagem foi a procura dos familiares do motorista que morreu carbonizado,no acidente ocorrido no último sábado, (28), na BR 364, entre aos municípios de Itapoã do Oeste e Ariquemes.

O grave acidente frontal entre um caminhão tanque e uma carreta carregada com soja acabou tirando a vida do motorista do caminhão tanque, e deixando o outro motorista da carreta com várias queimaduras pelo corpo.

O motorista carbonizado foi identificado como Samuel Leite, de 29 anos, natural de Ouro Preto, Ele era casado e pai de dois filhos, um de (02) e outro de (04) anos de idade.

Além da dor irreparável, os familiares da vítima estão decepcionados com a morosidade da liberação do corpo para sepultamento. Segundo informações prestadas no IML - Instituto Médico Legal, os restos mortais do motorista serão submetidos a exames de DNA, mas infelizmente o estado não tem esse tipo de trabalho na cidade, sendo então encaminhado para a cidade de Manaus, para que seja realizado o exame.

O prazo para o resultado será em torno de dois à três meses para que a família possa sepultar o corpo do ente querido.

A família não tem dúvida de que o corpo seja de Samuel Leite, e afirma que vai tomar as providências cabíveis contra o estado, que segundo eles, é o maior causador da dor da perda.

Fonte: Rondonoticias

Motorista que morreu carbonizado em acidente na BR - 364 é identificado

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Nas últimas 72 horas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou nas rodovias federais de Rondônia 16 ocorrências de acidentes de trânsito que resultaram em 17 feridos e 01 óbito.

FISCALIZAÇÃO LEI SECA:
Foram fiscalizados 2805 veículos e 3553 pessoas, destas 1218 realizaram teste etílico, sendo que 24 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool e 05 presos.

FISCALIZAÇÃO RADAR:
Foram flagrados 159 veículos com velocidade acima da permitida para o local.

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO:
866 pessoas receberam orientações de educação de trânsito.

ATENÇÃO: Ao se deparar com alguma anormalidade, pessoa ou veículo em atitude suspeita, ligue para o 191 e comunique.

Fonte: PRF

BALANÇO DAS OPERAÇÕES DA PRF EM RO

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O Brasil está colhendo mais uma grande safra de grãos. Mas o preço do frete preocupa transportadoras e caminhoneiros em Mato Grosso.

Depois de quase uma semana com a colheita parada por causa da chuva, é hora de recuperar o tempo perdido na fazenda do agricultor Luiz Bortolini. Ele plantou dois mil hectares de soja em Lucas do Rio Verde e estava preocupado com a pausa forçada nos trabalhos.

Para colocar o cronograma em dia, Bortolini levou seis colheitadeiras para o campo e contratou mais caminhões do que o de costume para levar os grãos para o armazém. “Nós estamos com uma faixa de quatro a seis caminhões a mais. O frete, que estava na faixa de R$ 1,00, hoje ele já foi para R$ 1,40 para poder ter disponibilidade de caminhões”, diz.
O agricultor Gilberto Eberhardt também terceiriza o transporte da soja que sai da fazenda e até uma empresa que fica a 14 quilômetros de distância da propriedade. Ele paga R$ 0,80 por saca, que soma pouco mais de R$ 13 por tonelada.

A situação é diferente com o chamado frete longo, que é o transporte dos grãos dos armazéns para os portos. O valor cobrado até subiu nas últimas semanas, mas está mais barato que há um ano.
Atualmente, o preço para levar uma tonelada de soja de Lucas do Rio Verde para Paranaguá, no Paraná, gira em torno de R$ 200. São R$ 5 a mais que no início do mês, quando começou a colheita. Mas, são R$ 80 a menos que o valor praticado em janeiro do ano passado. A diferença, no entanto, não é percebido pelos agricultores. É o que diz Júlio Cinpak, vice-presidente de uma cooperativa que recebe grãos de mais de 80 produtores da região.

O baixo valor do frete em plena época de colheita é reflexo, principalmente, da super oferta de caminhões. Com mais gente disputando o serviço, os preços ainda não decolaram como o esperado, segundo Gilson Bataica, representante do Movimento de Transportadores de Cargas.

Há duas semanas as principais rodovias federais que cortam Mato Grosso foram bloqueadas por caminhoneiros. Eles querem a implantação de uma tabela mínima para o frete e um aumento de ao menos 15% no valor recebido atualmente. O motorista que cruza o país carregando a safra não esconde a apreensão. “Se você tem uma família para tratar e você precisa ter um emprego”, diz o motorista Joaquim dos Santos.

Na transportadora em Rondonópolis foi preciso dar férias coletivas aos funcionários. Os 180 caminhões ficaram mais de 40 dias parados.

A demanda por mais caminhões para o transporte da soja deve aumentar daqui a umas duas semanas, quando começa o pico da safra.

Fonte: Globo Rural

Preço do frete em MT preocupa caminhoneiros que transportam soja

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O anúncio da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) de que em 2017 o setor voltaria a crescer no país, registrando um aumento de 7,2% nas exportações e de 5,2% nas importações, sobre 2016, agitou o mercado brasileiro de transporte de cargas. Especialistas e grandes players do segmento reforçam as expectativas de retomada do setor e acreditam em um cenário positivo para este ano, mas alertam que ainda há muito a ser feito.

O Porto de Santos, por exemplo, o maior da América Latina, deve atingir uma movimentação recorde em 2017, em torno de 120,596 milhões de toneladas, superando o ano de 2015, o maior resultado até então, com 119,9 milhões. Esse resultado, se confirmado, implicará ainda em alta de 6,3% em relação ao previsto para 2016, de 113,475 milhões.

Para as exportações espera-se um crescimento de 8,2% (89 milhões de toneladas) e para as importações de 1,3% (31,596 milhões). “Entre as cargas mais transportadas os sólidos a granel devem apresentar desempenho 12,1% acima do verificado no ano anterior (60,698 milhões de toneladas), os líquidos a granel de 1,2% (15,882 milhões) e as cargas gerais de 0,9% (44,015 milhões)”, segundo José Alex Oliva, diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), responsável pela administração do Porto e que estará na Intermodal South America, entre 4 e 6 de abril, em São Paulo (SP).

“É muito possível que as exportações, de forma geral, cresçam em 2017 com relação a 2016, sobretudo no setor de commodities, uma vez que há um excedente de produção de soja do ano passado que migrará para este, além de uma produção agrícola mais favorável também”, analisa o diretor comercial da Allink no Brasil, empresa especializada no transporte de cargas consolidadas (marítimas e aéreas), André Gobersztejn. Ele acredita que o maior volume do setor de transportes virá, principalmente, por conta das exportações das commodities agrícolas.

Contrapartida – No entanto, Gobersztejn alerta que nem todos os segmentos conseguirão acompanhar essa evolução com a mesma facilidade. “A exportação de manufaturados, entretanto, tende a seguir em queda, pois muitos fatores podem influenciar neste movimento: um possível protecionismo norte-americano com o novo comando da Casa Branca, a valorização do dólar frente ao euro e, sobretudo, a contínua variação de nossa própria moeda frente ao dólar. Estabelecendo-se a moeda americana por volta de US$ 3,20 a US$ 3,50 e havendo maior facilidade na obtenção de créditos, acreditamos que os manufaturados possam voltar a apresentar acréscimo em suas exportações apenas em meados ou final de 2017”, ressalta o executivo da Allink, que também será uma das expositoras na Intermodal.

Quem também acredita que, mesmo em um cenário melhor que no ano anterior, o setor de transporte de cargas ainda enfrentará algumas dificuldades é o presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (FENOP), Sérgio Aquino. “Dois fatores devem influenciar diretamente as movimentações portuárias, especificamente: a revisão do novo marco regulatório dos portos e a provável prorrogação dos contratos de arrendamentos. São pontos que influenciam a atividade, pois permitem mais estabilidade e segurança jurídica ao segmento empresarial, tendo em vista que é um setor que exige investimentos intensivos, além de incentivarem a continuidade da modernização do segmento”, observa.

“Mas essa não é a salvação, o poder público continua sendo devedor das soluções para os acessos, aquaviários ou terrestres, que são de sua responsabilidade. Além disso, seus intervenientes que atuam no comércio exterior precisam se harmonizar e se modernizar”, completa o presidente da FENOP, uma das entidades apoiadoras da Intermodal neste ano.

Players – Além da Allink, a Intermodal South America 2017 reúne mais de 20 agentes de carga, freight forwarders e NVOCC’s, que discutirão não somente o aumento no volume de cargas transportado mas também todos os assuntos que norteiam esta indústria, expondo ainda suas mais recentes soluções aos profissionais presentes. Empresas como a AEL Berkman, Blu Logistics, Craft Group, Delfin Group, MSL do Brasil, Panalpina e Worldwide Logistics também estão confirmadas.

O evento recebe também, além do Porto de Santos, outros 30 complexos portuários nacionais e internacionais, que debaterão o mercado aquaviário em todos os seus aspectos. Companhia Docas do Ceará, Companhia Docas do Rio de Janeiro, Complexo Portuário de Suape, Porto de Bremerhaven (Alemanha), Porto de Buenos Aires (Argentina), Porto de Ferrol (Espanha), Porto de Leixões (Portugal), Porto de Rotterdam (Holanda), Porto de São Francisco do Sul e Porto de Vitória são alguns dos que marcarão presença na feira.

Fonte: LogWeb

Commodities agrícolas devem puxar o crescimento do Transporte de Cargas em 2017

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Um caminhão carregado com garrafas de cerveja tombou na RO-481 em São Miguel do Guaporé (RO), a 520 quilômetros da capital do estado, neste final de semana. Conforme a Polícia Militar (PM), o acidente aconteceu depois do motorista perder o controle da direção do veículo e tombar na pista. O condutor e dois passageiros do caminhão ficaram feridos e precisaram ser resgatados ao Hospital Municipal.

Segundo testemunhas, o veículo trafegava na rodovia estadual, próximo da Linha 98, quando perdeu a estabilidade e tombou na pista. Por causa do acidente, as caixas de cervejas que estavam no caminhão ficaram espalhadas pela rodovia, que ficou parcialmente interditada.

A Polícia Militar compareceu ao local do acidente e evitou que populares roubassem a carga de cerveja. O motorista do caminhão e outros dois ocupantes ficaram feridos no acidente e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Municipal de São Miguel do Guaporé.

A pista de RO-481 foi totalmente liberada após as garrafas e embalagens de cervejas serem retiradas da pista. A equipe de perícia da Polícia Civil não se deslocou ao local para determinar as causas do acidente, segundo boletim de ocorrência.

Fonte: G1 RO
Foto: RotaComando /Reprodução

Caminhão carregado com cerveja tomba e carga fica espalhada na pista na RO - 481

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Mais um grave acidente foi registrado na BR - 364 cerca de 100 km de Porto Velho próximo a Itapuã do Oeste/ RO.  A colisão ocorreu na manhã deste sábado entre um caminhão tanque e uma carreta graneleira, com o impacto o caminhão tanque explodiu e o seu motorista morreu carbonizado. O motorista da carreta teve apenas ferimentos leves.
De acordo com informações da PRF os veículos seguiam em direção opostas e um dos caminhões invadiu a pista contraria onde ocorreu a colisão.  Equipes do Corpo de Bombeiros da capital esteve no local controlando o incêndio. 

O trânsito na BR - 364 está interditado em ambos sentidos para evitar outros acidentes. 

Em breve mais informações.

Da Redação Na Estrada RO 
Foto: Reprodução WhatsApp



CAMINHÃO TANQUE EXPLODE E MOTORISTA MORRE CARBONIZADO NA BR - 364 EM ITAPUÃ

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Os cuidados com a higiene bucal vão muito além de um belo sorriso e de um hálito fresco. Muitos não sabem, mas há diversas pesquisas que mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração.


As bactérias como as da bolsa periodontal migram por bacteremia, ou seja, entram na corrente sanguínea através da boca e vão para o coração; explica a Drª. Rosa Yana, Mestre em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo. Lá, proliferam-se e podem vir a ocasionar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana.

O Instituto do Coração (Incor) realizou uma pesquisa em São Paulo e constatou que 45% das doenças cardíacas tinham origem na cavidade bucal, devido a caries profundas com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos.

Para manter uma boca saudável é necessário escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as principais refeições, fazer uso do fio dental e quando indicado, de enxaguatórios bucais. Também é fundamental ir regularmente ao dentista.

“As visitas periódicas são importantes para todos, principalmente para cardiopatas, diabéticos, hipertensos e imunossuprimidos”, alerta Drª. Rosa Yana.

Fonte: O dia

Higiene bucal pode ser grande aliada da saúde do coração

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A Petrobras anunciou na noite desta quinta-feira (26) a redução do preço do diesel nas refinarias em 5,1%, em média, e da gasolina em 1,4%, em média. Os novos valores começam a ser aplicados a partir de desta sexta-feira (27). Esta é a segunda vez em janeiro que a companhia revisa os preços, sendo que ela elevou o diesel no dia 5 em 6,1%.

Segundo a companhia, “a decisão é explicada principalmente pelo efeito da valorização do real desde a última revisão de preços e por ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno e pela redução dos preços dos derivados nos mercados internacionais, especialmente do diesel, que registrou uma elevação de estoques em função de um inverno menos rigoroso que o inicialmente previsto no hemisfério norte”.

A estatal lembra, em comunicado, que “como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor”, sendo que este reajuste dependerá de repasses feitos pelas distribuidoras e postos revendedores.

Diante disso, a companhia destaca que, se o ajuste feito hoje for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode cair 2,6% ou cerca de R$ 0,08 por litro, em média, e a gasolina, 0,4% ou R$ 0,02 por litro, em média.

Fonte: InfoMoney
Foto: Arquivo Revista Na Estrada RO

Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel nas refinarias

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Em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei 5800/16, do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), concede anistia a multas e sanções aplicadas até 90 dias após a entrada em vigor da Lei 13.290/16, que tornou obrigatório o uso de farol aceso em rodovias durante o dia.

A lei entrou em vigor 45 dias após a publicação, em 24 de maio de 2016. O presidente da República vetou trecho que previa a vigência na data da publicação, a fim de garantir um prazo maior para divulgação e conhecimento das regras.

Como foi retirada a data para entrada em vigor, ficou valendo o princípio do vacatio legis, que estabelece prazo de 45 dias para a norma ter efeito prático.

Na avaliação do deputado, o prazo garantido pelo veto do Executivo foi “insatisfatório", diante da repercussão da medida. “A norma possui amplo alcance, pois afeta os motoristas que circulam em rodovias nacionais e os órgãos de  trânsito da Federação, exigindo, portanto, que tenha sua vigência iniciada em prazo que permita sua divulgação e conhecimento”, justifica Leitão.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Fonte: Agência Câmara Notícias'

Proposta dá anistia a quem dirigiu sem farol ligado em rodovias

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JACO RETÍFICA DE MOTORES

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A Comissão de Viação e Transportes aprovou projeto do deputado Assis do Couto (PDT-PR) que cria a política de preços mínimos do transporte rodoviário de carga (projeto de lei 528/2015). A proposta classifica os diversos tipos de carga, por quilômetro rodado e por eixo carregado, atribuindo ao Ministério dos Transportes a regulamentação da política de valores mínimos. Assim, os preços definidos terão natureza vinculativa, ou seja, as empresas serão obrigadas a cumprir os mínimos determinados. A publicação dos valores deve ocorrer até o dia 20 de janeiro e de julho e não observar o mínimo definido sujeitará o infrator a penalidades. O projeto já prevê valores mínimos até que seja editada a norma do Ministério dos Transportes: R$ 0,90 por quilômetro rodado para cada eixo carregado, no caso de cargas refrigeradas ou perigosas; e R$ 0,70 nos demais tipos de cargas. Para fretes considerados curtos, em distâncias inferiores a 800 quilômetros, os valores serão acrescidos em 15%.

O relator na comissão, deputado José Stédile (PSB-RS), ressaltou que atualmente não há nenhuma norma que regule o setor e a proposta vai dar providências que possam garantir a sobrevivência da categoria.

"Os caminhoneiros de todo o Brasil vem enfrentando o pior momento, o momento mais difícil. O baixo valor dos fretes, o valor do óleo diesel é muito alto, o valor dos pedágios, as estradas em más condições, o preço dos pneus, o valor das peças de reposição. Tudo isso está inviabilizando essa profissão. (A proposta) garante preços mínimos para os fretes, porque hoje não há nada que regule os fretes. E dá outras providências para que se possa garantir a sobrevivência com dignidade dessa categoria"

O projeto estabelece ainda que 40% dos recursos empregados pela União com o pagamento de transporte rodoviário de cargas sejam utilizados na contratação de fretes realizados por pequenas cooperativas de caminhoneiros.

O projeto tem caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.

Fonte: Radio Agência

Comissão aprova política de preços mínimos do transporte rodoviário de carga

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Uma grave acidente foi registrado por volta das 9 horas desta quinta - feira (26) na BR - 364 entre as cidades de Ouro Preto do Oeste e Ji - Paraná. Segundo as informações, a colisão ocorreu durante uma ultrapassagem, onde o condutor de uma caminhonete Hilux bateu de frente com uma carreta. Duas pessoas estavam na caminhonete, eles ficaram presos as ferragens e não restiram os ferimentos e veio a óbito ainda no local da acidente.

A PRF identificou as duas vítimas fatais era o casal Maria da Ros Nunes, 65 anos, e José Castro Nunes, 73 anos, que tiveram mortes instantâneas. O casal era morador do Km 45 da Linha 630, região de Tarilândia, em Jaru.

Da Redação Na Estrada RO, com informações do A Noticia Mais
Foto: A Noticia Mais

COLISÃO FRONTAL ENTRE CAMINHONETE E CARRETA MATA CASAL NA BR - 364, EM OURO PRETO

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Pouco mais de dois meses após ser entregue, uma parte das pistas do complexo do viaduto do Trevo do Roque deverá ser reconstruída, segundo o setor de engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Porto Velho. Na última terça-feira (24), rachaduras foram percebidas na pista superior, sentido Candeias do Jamari, e se não forem fechadas, a longo prazo podem representar riscos aos motoristas.

“O que aconteceu ali foi uma falha na compactação do bordo do aterro da pista, não se sabe se por pressa ou por incapacidade mesmo da empresa. Mas a curto e médio prazo não representam riscos. Por isso, ontem a mesmo a empresa já começou a fechar as fissuras para evitar que a água continue entrando e danificando mais ainda”, explica Alan Lacerda, coordenador de engenharia do DNIT.

O complexo do Trevo do Roque foi liberado para trânsito no dia 3 de novembro de 2016, após sete anos do início da obra, em junho de 2009. Segundo o DNIT, foram gastos cerca de R$ 8 milhões somente na obra do complexo do Trevo do Roque.

Conforme a explicação o engenheiro, a passagem dos veículos sobre a pista fez com o aterro fosse cedendo mais, por conta da falha da compactação. Com isso, abriram-se trincas que precisam ser fechadas agora. “A empresa está fechando as trincas. É como se tivesse torneiras abertas e agora precisam ser fechadas, senão o problema será maior. Esse trabalho é paliativo e depois a empresa precisará refazer o serviço, colocando mais aterro, compactando e refazendo o asfalto”, esclarece Alan Lacerda.

O RONDONIAGORA esteve na manhã desta quarta-feira (25) na pista do elevado do Trevo do Roque e constatou que a empresa estava fechando as trincas abertas pelo peso da passagem dos veículos. O local está sendo cimentado e a lateral do elevado também está sendo refeita. Os representantes da empresa não quiseram falar sobre o assunto.

Ainda conforme do Dnit, para que o serviço seja refeito é preciso haver alguns dias sem chuva e parte da pista deve ser interditada.

Fonte: Rondoniagora

Após aparecimento de rachaduras, pista do viaduto será reconstruída no Trevo do Roque, informa DNIT

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O número de casos com danos em automóveis decorrentes de alagamento triplica na estação de chuvas”, de acordo com Laur Diuri, diretor executivo de sinistros da Allianz Seguros.

– Fique atento às notícias sobre pontos de alagamentos. O rádio no carro ou a televisão, antes de sair de casa, são grandes aliados.
– Nos dias com chuvas intensas, evite circular por trechos com histórico de risco de alagamento.
– Se conseguir identificar que a altura da água ultrapassará o centro da roda, não tente atravessar o alagamento. Quando não for possível ver a profundidade, o risco de cair em um buraco, do carro parar ou até mesmo aquaplanar é grande.

– Ao dirigir em trechos alagados, mantenha a marcha reduzida, baixa velocidade, com rotação constante, em torno de 2.500 RPM. Isso melhora a aderência e a dirigibilidade do veículo.
– Se o carro apresentar aumento de esforço ao esterçar, anomalias das luzes de injeção eletrônica, bateria e ABS, além de variação na luminosidade do painel, mantenha a calma, redobre a atenção e desligue os equipamentos que não forem essenciais. Se alguma destas situações persistirem, encaminhe o veículo para uma revisão.

– Ao apresentar sinais de alagamento, não dê a partida e procure removê-lo até uma oficina. Isso reduz o risco de danificar o motor.
– Em veículos que sofrem danos por alagamento é necessário fazer uma revisão completa, ou seja, a verificação de todos componentes eletrônicos e mecânicos. Faça a troca do óleo e filtros, assim como a limpeza imediata do veículo, para não danificar estofamentos e carpete. O veículo pode não apresentar defeito no momento do alagamento, mas o contato da água com componentes eletro-eletrônicos pode gerar posterior anomalia, com a oxidação das peças.

– Verifique também o estado do óleo da transmissão, dos eixos diferenciais e do cânister, dispositivo que reduz a emissão de hidrocarbonetos dos tanques de combustível. Eles podem ter a vida útil reduzida e aumentar o risco de falhas na embreagem, suspensão e freios.
– É indicado também ao proprietário que faça uma limpeza do sistema de ventilação do veículo, que pode estar contaminado por fungos e bactérias.

Fonte: Mecânica Online

Alagamentos: fique esperto para evitar danos ao veículo

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O crescimento de casos confirmados de febre amarela em diversas localidades do Brasil é um alerta para a necessidade da vacinação contra a doença, especialmente para quem viaja para as áreas consideradas de risco pelo Ministério da Saúde (clique aqui para conferir a lista de municípios).

Segundo Luiz Fernando Alves de Carvalho, médico epidemiologista do Ambulatório de Saúde do Viajante do HRAN (Hospital Regional da Asa Norte) de Brasília, para os trabalhadores do setor de transporte, a importância da imunização é ainda maior: como são profissionais que transitam por diferentes estados, devem estar vacinados para evitar o contágio pelo mosquito que transmite o vírus causador da doença. “A vacina contra febre amarela é muito importante, porque a área endêmica é muito vasta. Então, todo mundo deve estar vacinado”, diz o médico.

No Brasil, desde 1942 não há registro de casos de febre amarela urbana, somente a silvestre, que ocorre nas florestas. O vírus circula entre macacos e é transmitido por mosquitos. Quando uma pessoa não vacinada é picada pelo inseto transmissor, é contagiada.

Conforme o epidemiologista, os surtos de febre amarela silvestre são cíclicos, ou seja, ocorrem periodicamente no Brasil. Isso aumenta a necessidade da imunização. Segundo o médico, bastam até duas doses da vacina para que se esteja protegido para a vida toda. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) já está preconizando uma única dose ao longo da vida, depois de uma longa observação da eficácia da vacina, que já é usada há 80 anos. O Ministério da Saúde no Brasil, por cautela, está recomendando duas doses”, explica. Gestante e idosos devem passar por avaliação médica (veja o quadro abaixo).

Os primeiros sintomas da febre amarela são febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. "A maioria das infecções são leves ou até mesmo passam despercebidas. Os casos graves, que podem levar à morte, são uma minoria, cerca de 10%. Mas, entre esses casos graves, em 50% ocorre o óbito", explica Luiz Fernando.

Nos casos graves, a pessoa pode ter febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos, levando à morte.

Quem identificar alguns dos sintomas, deve procurar um médico e informar sobre qualquer viagem para áreas de risco cerca de duas semanas antes. Também é importante informar se e quando tomou a vacina contra a febre amarela.

Não há tratamento específico contra a doença. O médico utiliza medicamentos para controlar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos, como AAS e Aspirina, devem ser evitados, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.


Fonte: Agência CNT

ALERTA: Caminhoneiros devem ter atenção especial com risco de febre amarela

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A Fórmula Truck volta a ter corridas fora do Brasil neste ano de 2017. Enquanto a categoria retorna à Argentina, a cidade de Rivera, no Uruguai, na fronteira com o Brasil, recebe pela primeira vez os caminhões mais velozes do mundo.

O calendário também tem o retorno de Caruaru, em Pernambuco, e a manutenção da corrida de Guaporé, em outubro, mês tradicional para a prova.
A abertura do 22ª temporada acontece no dia 19 de março, no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul.

“Demorarmos um pouco mais para soltar nosso calendário neste ano para definirmos bem as datas e tentar evitar mudanças de cidades, algo que independe da nossa vontade. Assim, estamos com tudo praticamente definido para este ano de 2017”, disse Neusa Navarro, presidente da Fórmula Truck.
Depois do Velopark, o circo da Fórmula Truck segue para Rivera, no Uruguai, cidade que faz fronteira com Santana do Livramento, no Brasil.

Com isso, a corrida do dia 9 de abril atenderá o anseio dos gaúchos, fanáticos por automobilismo, e dos uruguaios, que pela primeira vez na história acompanharão ao vivo uma corrida de caminhões. Muitos uruguaios e argentinos marcam presença nas provas da Truck, devido à proximidade, principalmente com o Rio Grande do Sul. Agora terão a oportunidade de ver ao vivo, com a possibilidade também dos brasileiros, pois a fronteira é aberta e se pode atravessar a pé.

A terceira corrida (dia 7 de maio) será em Londrina, que nos últimos dois anos fechou a temporada e viu os novos campeões da categoria.
Em seguida, no dia 4 de junho, acontece a prova em Cascavel, no Oeste paranaense, com a etapa de Interlagos, na capital paulista, marcada para o dia 9 de julho no mais tradicional autódromo do Brasil.
Em 6 de agosto será a vez de Goiânia, e no dia 9 de setembro está confirmada a volta a Caruaru, em Pernambuco, para a alegria do Nordeste, que tem na Fórmula Truck a única categoria nacional e sul-americana a correr na região.

De uma festa para outra. No dia 8 de outubro será a vez de Guaporé, que faz a maior festa da temporada para receber e acompanhar a corrida da Fórmula Truck.
Em 5 de novembro a categoria retorna à Argentina, em cidade ainda a ser definida, e finaliza 2017 na única dúvida do calendário, pois pode a prova ser disputada no dia 26 de novembro ou em 3 de dezembro no também tradicional Autódromo de Curitiba.

CALENDÁRIO DE 2017
19 de março – Velopark (RS)
9 de abril – Rivera (Uruguai)
7 de maio – Londrina (PR)
4 de junho – Cascavel (PR)
9 de julho – Interlagos (SP)
6 de agosto – Goiânia (GO)
3 de setembro – Caruaru (PE)
8 de outubro – Guaporé (RS)
5 de novembro – Argentina
26/11 ou 3/12 – Curitiba (PR)

Mais informações www.formulatruck.com.br
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instagram.com/formulatruckoficial

Fonte: Comunicação da Fórmula Truck:

Uruguai, Argentina e Pernambuco terão corridas da Fórmula Truck em 2017

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As CVC com Peso Bruto Total combinado maior que 74 t e até 91 t devem ter altura comprimento de 30 m, altura de até 4,40 m e largura de 2,60 e os pesos por eixo estabelecidos pela Resolução CONTRAN 210/06 ou outra que vier a substituí-la.

Os implementos rodoviários utilizados na composição com 11 eixos não devem sofrer nenhum tipo de transformação, sendo mantidas as características originais de fábrica, ou seja, não devem ser permitidas modificações em produtos existentes.

Não serão permitidas transformações dos rebocados existentes em rebocados para uso em combinações de veículos de carga com mais de 74 t até 91 t.

Deverão ser limitadas a uma distância de 100 km.

Estarão sujeitas a Autorização Especial de Trânsito.

Os interessados devem comprovar a viabilidade de homologação do sistema de freio segundo a Resolução CONTRAN no 519/2015.

Os acessos deverão ser projetados e executados pela-requerente de modo a garantir que os veículos adentrem as rodovias sem causar interferência no trânsito; incluindo faixas +de aceleração e desaceleração projetadas de acordo com as velocidades estabelecidas na via;

As travessias de vias só poderão ser realizadas nos locais predeterminados, estabelecidos de acordo com a distância mínima de visibilidade para o trecho, em função do tempo médio de travessia de 18 segundos);

A apresentação de rotogramas, que são representações gráficas da rota e averiguações dos trajetos utilizados, deverá contemplar todos os dados necessários para garantir a segurança de trânsito das composições, incluindo os cálculos de distância de ultrapassagens nos trechos permitidos

Um estudo das condições estruturais das obras de artes especiais quanto ao estado dede conservação e capacidade de suporte a rota proposta, estabelecendo medidas de reforço estrutural ou outras compatíveis com as cargas para as quais serão solicitadas

Caso os estudos apontem a necessidade de medidas mitigadoras, tais como o reforço estrutural de obras de arte, vitalização/adequação da sinalização vertical ou horizontal, implantação de terceira, faixa, execução de travessias, acessos, manutenção/reabilitação de pavimentos; dentre outras, estas correrão por conta do requerente da AET, que deverá assumir também os eventuais danos causados à infraestrutura viária decorrentes do tráfego das novas composições.

Neuto Gonçalves dos Reis, Diretor Técnico Executivo da NTC&Logística, membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do CONTRAN e presidente da 24ª. JARI do DER-SP.

Conheça alguns detalhes sobre o Rodotrem de 11 eixos e 91 toneladas

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A BR - 364 teve o trânsito liberado no km 43 por volta das 14h00m da tarde de sábado após ficar cerca de 06 horas interditada  e ter filas de congestionamento com cerca de 10 km no sentidos Vilhena e Pimenta Bueno.  A interdição ocorreu após um acidente com uma carreta bitrem que tombou na parte da manhã, deixando a pista totalmente interditada, a carga de soja se espalhou por toda a pista. Não houve feridos.


Da Redação Na Estrada RO
Fotos: Reprodução WhastsApp

VILHENA: TRÂNSITO NA BR - 364 É LIBERADO APÓS 06 HORAS INTERDITADO

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A Comissão de Trabalho aprovou proposta que cria exigências para o motorista profissional trabalhar na condução de ambulâncias. Pela proposta (PL 3553/15), do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), será necessário ter mais de 21 anos, ter concluído o ensino médio, além de estar habilitado nas categorias D ou E.

Outra exigência é ter recebido o treinamento especializado, o que já está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CBT – Lei 9.503/1997). A proposta ainda obriga que, nos atendimentos, o condutor de ambulância acompanhe a equipe de saúde no atendimento básico de suporte à vítima.

O relator da proposta, o ex-deputado Luiz Carlos Busato, recomendou a aprovação do texto. “O condutor de ambulância, além da responsabilidade na condução de veículo que transporta pacientes, muitas vezes entre a vida e a morte, auxilia a equipe de saúde no atendimento. Não pode ser equiparado a um motorista comum que transporta pessoas ou objetos”, afirma.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Com informações da Agência Câmara

Aprovadas exigências para exercer a profissão de motorista de ambulância

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Em 2016, mais de 14,6 milhões de multas foram aplicadas por excesso de velocidade em rodovias federais. É como se 40 mil condutores fossem flagrados acima do limite das vias a cada dia nas BRs. O número corresponde a 74% do total de infrações no ano passado, segundo o Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito), sob responsabilidade do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

O número de casos cresceu se comparado a 2015, quando foram 12 milhões de multas por excesso de velocidade, 71% do total de infrações daquele ano. Mas tanto em 2015 quanto em 2016, trafegar acima dos limites ocupou o topo do ranking das condutas que geraram multas de trânsito nas rodovias federais.

A infração por excesso de velocidade pode ser média (até 20% acima do limite da via), grave (de 20% a 50% acima do limite da via) ou gravíssima (mais de 50% acima do limite da via). Para cada uma delas foram registradas, respectivamente: 11,9 milhões, 2,5 milhões e 371,3 mil multas.

Também entre as infrações mais cometidas em 2016 esteve a ausência do farol baixo, de dia. Essa exigência entrou em vigor em julho do ano passado. Até dezembro, foram 403,4 mil multas aplicadas por descumprimento à regra, que é infração média. O número foi superior ao não uso de cinto de segurança (infração grave), com 388,7 mil multas.

No total, em 2016, foram aplicadas cerca de 19,5 milhões de multas em rodovias federais.

Desde novembro do ano passado, os valores das multas, por tipo de infração, são os seguintes:

Leve: R$ 88,38
Média: R$ 130,16
Grave: R$ 195,23
Gravíssima: R$ 293,47

Veja as 10 infrações mais cometidas em rodovias federais em 2016:

1º - Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% (média): 11.790.161
2º - Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50% (grave): 2.523.930
3º - Não acender a luz baixa em túnel ou rodovias (média): 403.468
4º - Não usar cinto de segurança (grave): 388.771
5º - Transitar em local/horário não permitido (média): 379.189
6º - Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50% (gravíssima): 371.344
7º - Avançar o sinal vermelho ou de parada obrigatória (gravíssima): 280.735
8º - Ultrapassar pela contramão em local proibido (gravíssima): 248.201
9º - Estacionar em local proibido (leve): 174.641
10º - Transitar em faixa exclusiva (gravíssima): 163.903

Fonte: Agencia CNT


Mais de 14 milhões de multas aplicadas por excesso de velocidade em BRs

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Uma reunião entre o setor do transporte de cargas de Mato Grosso, Abiove, Famato e Aprosoja Mato Grosso deverá ser realizada na próxima segunda (23) ou terça-feira  (24) em Cuiabá. O encontro para tratar um preço mínimo de frete está sendo intermediado pelo Governo de Mato Grosso. A audiência ficou acordada durante reunião do setor com o vice-governador, Carlos Fávaro.

Os caminhoneiros liberaram as rodovias em Mato Grosso na manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro, após reunião com o senador José Medeiros é o superintendente da PRF, Arthur Nogueira. Em torno de 10 mil caminhões estão parados desde o dia 13 no Estado.

De acordo com Gilson Baitaca, um dos representantes dos transportadores, a reunião entre o setor do transporte, agricultura, tradings e Abiove servirá para definir diversos pontos, como as políticas para o transporte que deve ser implementada, além da tabela, incentivos fiscais, tributação, entre outros.

"O importante é que a Abiove se comprometeu a estar aqui", pontua Gilson Baitaca.

O vice-governador Carlos Fávaro, destaca que a pauta do transporte de cargas é uma pauta de “problemas” vividos pelo setor hoje. “E são problemas gravíssimos inviabilizando um setor importante para Mato Grosso, que roda a economia do Estado que é o transporte. Nós temos a sensibilidade de dizer que precisamos encontrar uma solução. A principal pauta seria um tabelamento mínimo de frete, mas há uma inconstitucionalidade, segundo a Sefaz, para estabelecermos isso. Porém, não há problema nenhum de momentaneamente acharmos outras alternativas”, pontua o vice-governador Carlos Fávaro.

Segundo Fávaro, a reunião na próxima semana servirá para entender que todos os elos precisam estar juntos para não deixar um elo quebrar e causar grandes danos em um futuro próximo. “Vamos começar a discutir uma pauta positiva para que possamos superar esse momento difícil que vive o transporte mato-grossense e brasileiro”.

Fávaro ressalta ainda que apesar de estar ligado a um setor econômico de Mato Grosso, a pauta dos caminhoneiros e empresários do segmento é uma pauta federal. “O principal problema deles é que a pauta é federal. Existe um projeto de lei do Governo Federal que está tramitando no Congresso e que daí pode resolver a situação, que é a pauta do preço mínimo de frete. Enquanto isso não ocorre no Governo Federal, o Governo de Mato Grosso buscará algo emergencial e vamos passar a discutir. O Governo nunca foi omisso de estar discutindo nas outras paralisações. Nós recebemos, nós demos encaminhamentos naquele momento, mas a pauta principal depende de uma legitimidade, de uma lei que precisa ser feita no Congresso nacional para garantir o preço mínimo do frete. Enquanto isso não tem nós precisamos trabalhar pautas emergenciais dentro do Estado”.

Fim da paralisação e impactos

A paralisação encerrou ao final da manhã desta quarta-feira, após o senador José Medeiros garantir levar a pauta para o presidente Michel Temer durante audiência nesta quinta-feira, 19. Medeiros garantiu ainda aos caminhoneiros e empresários que apoiará o Projeto de Lei 528/2015 a partir do momento em que o mesmo chegar no Senado.

Foram seis dias de paralisação na BR-364 em Rondonópolis. O movimento levou as multinacionais a operarem em seu limite. A Bunge informou a reportagem do Agro Olhar que a unidade durante o período operou com "limitações, já que o bloqueio está na portaria de veículos, tanto na entrada quanto na expedição de caminhões".

Já a ADM chegou a paralisar suas operações na unidade fabril de processamento de grãos localizada em Rondonópolis. "A empresa continua atendendo clientes de diferentes locais, mas está com navios esperando para serem carregados no Porto de Santos (SP), e a greve está impactando significativamente a cadeia de produção na área local. A ADM espera que o problema seja resolvido o mais rápido possível para que possa retomar normalmente suas operações", disse por meio de nota a ADM.

Crise

O setor do transporte de cargas, principalmente de grãos, vem passando por uma crise há três anos aproximadamente, tendo o seu “enterro do segmento” com a quebra da safra 2015/2016, onde somente entre soja e milho foram quase 9 milhões de toneladas a menos produzidas .

Em 2015, como acompanhado pelo Agro Olhar, os caminhoneiros em Mato Grosso chegaram entre os meses de fevereiro e março a bloquear as principais rotas de escoamento da produção de grãos. Em todo o país foram realizados manifestos em prol de melhores condições de trabalho e um frete que cubra os custos de produção.

O projeto de lei 528/2015 foi criado após as paralisações realizadas no primeiro semestre de 2015, aonde em Mato Grosso todas as principais rotas de escoamento da produção agropecuária com destino aos portos chegaram a ficar bloqueadas. O texto visa o estabelecimento de uma tabela de preço mínimo para o frete, que hoje não cobre os custos de operação do setor de transporte de cargas.

Fonte: Agro Olhar
Foto: Agora MT

Após 6 dias de protesto, Abiove e agricultores se comprometem a conversar com caminhoneiros

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Mais um boato pegou muita gente de surpresa no Whatsapp, aplicativo de troca de mensagens por smartphones. Trata-se de uma nota, informando que uma nova cobrança de R$ 298,47 sobre uma anuidade para a CNH, estaria sendo colocada em prática a partir de 01 de Fevereiro. A imagem, contendo o brasão da República, deixou muita gente assustada.

Porém, trata-se apenas de um boato, criado justamente para criar pânico na população. O texto se aproveita da grande quantidade de novas regulamentações que estão sendo anexadas ao código de transito, e muita gente compartilhou a imagem como se fosse real, o que ajuda a viralizar tais boatos.

O Detran-PR publicou uma nota na sua página do Facebook onde informa:

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) informa que são falsas as mensagens que estão sendo enviadas por meio do whatsapp, comunicando que a partir de 1º de fevereiro será cobrada uma taxa de anuidade dos portadores da Carteira Nacional de Habilitação.”

O texto é tão mal feito, que já começa errado. Dia 18/01 foi quarta, e não terça-feira, como está escrito. Também afirma que a cobrança seria para beneficiar o governo e acabar com a crise econômica no país. Esse tipo de texto, sem comprovação, em geral é boato. POR ISSO NÃO COMPARTILHE. Caso seja solicitados por alguém, não informe seus dados, números de documentos e etc. Pois também pode ser usado para golpes.

Fique atento!

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Detran nega boato sobre cobrança de anuidade da CNH

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Em um ano, o preço médio do óleo diesel subiu oito vezes em Mato Grosso, segundo um levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP). O valor pago pelo petróleo em janeiro deste ano é o maior preço no período. Os reajustes, de acordo com o Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso), são feitos após avaliações mensais, que levam em conta, por exemplo, a análise cambial do mês.

Em janeiro de 2016, o preço pago pelo litro do combustível era de R$ 3,266. Em contraponto, o valor pago em janeiro deste é de R$ 3,361.
De acordo com o representante do órgão, Nelson Soares, os aumentos foram maiores nos últimos 90 dias. Com o aumento no preço do diesel, os preços são repassados paras distribuidores e chegam até as bombas.

Para o caminhoneiro Gilmar Marinho, a categoria é a mais prejudicada com o aumento, que é repassado no valor do frete. “Tem que ser passado para frente, caso contrário, o motorista não ganha nada”, afirmou.

Segundo ele, o valor gasto com o combustível chega a consumir 60% do lucro final. “Antes você gastava 35% com o diesel. Hoje é esse valor desumano”, disse, explicando, que o aumento do insumo é o que mais impacto o preço do frete.

Já para o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso, Miguel Antônio Mendes, o maior problema é que o aumento do diesel não é repassado no valor do frete. “O transportador não tem poder de negociação e quando lançam um preço para o serviço o trabalhador acaba aceitando. Por isso, cada aumento é absorvido pelos transportadores”, afirmou.

De acordo com Mendes, os custos são maiores que as receitas, atualmente. “Estamos lutando agora para conseguir uma tabela mínima para cobrir os gastos e ainda haver lucro”, disse.

Para protestar contra a queda no preço do frete e o aumento no combustível, os caminhoneiros fecharam três rodovias federais que cortam o estado. Ao todo, são cinco trechos das BRs 264, 163 e 070, em Rondonópolis, Nova Mutum e Primavera do Leste.

Fonte: G1 MT

Preço do diesel sobe 8 vezes em um ano, aponta ANP

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No dia 16 e 17 deste mês, a caravana do programa Siga Bem Caminhoneiro, esteve em Vilhena.

O evento foi realizado no pátio de um posto de combustível as margens da BR-364, no perímetro urbano da cidade.

O evento que é voltado aos caminhoneiros de todo o Brasil, contou com a participação dos patrulheiros rodoviários federais.

Foram realizadas palestras com orientação e educação no trânsito, cinema entre outros. Além de palestras voltadas as mulheres dos caminhoneiros e diversões e blindes para crianças.

Fonte: Extra de Rondônia

Motoristas participam da caravana Siga Bem Caminhoneiro

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Terminou agora a pouco o bloqueio das BR: 163/364 em Rondonópolis/MT. Lideranças do movimento dos transportadores de grãos, governo e embarcadoras chegaram a um entendimento após varias rodadas de negociações. A pista foi liberada para os caminhões graneleiros que estavam  retidos. As negociações agora prosseguem com o governo.

Os transportadores do Mato Grosso estava há 06 dias realizando protestos em várias partes do estado, eles pedem por um aumento no preço do frete e criação de uma tabela com preços minimo de fretes.

Em breve mais informações.


 Da Redação Na Estrada RO com informações do Amigos Da Estrada
Fotos: Reprodução Amigos da Estrada

APÓS NEGOCIAÇÃO BLOQUEIOS DAS BR - 364/ 163 É ENCERRADO EM RONDONÓPOLIS

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A ponte de concreto com 120 metros de extensão, com mão dupla de trânsito e passagem para pedestres nas duas laterais, será construída pelo governo de Rondônia sobre o rio Jamari, na BR-421 na saída de Ariquemes para os municípios de Monte Negro, Campo Novo e Buritis, e também garantirá o acesso aos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.  O investimento no projeto será superior a R$ 5,2 milhões com recursos próprios do Estado.

A ordem de serviço autorizando a empresa Trol (vencedora da licitação) a iniciar os trabalhos foi assinada na manhã do último sábado (14) pelo governador Confúcio Moura e entregue ao engenheiro e empresário Eduardo Barbosa Júnior, em evento na cabeceira da atual ponte construída no início da década de 80. A empresa executora do projeto assegurou que nesta semana já inicia a mobilização para a contratação de profissionais e montagem do canteiro de obras.

Confúcio Moura afirmou que a nova ponte é de extrema importância para o desenvolvimento da região do Vale do Jamari. O governador recordou do período (final de década de 70 e início dos anos 80) em que fazia a travessia do rio Jamari de canoa ou balsa para trabalhar como médico no garimpo Massangana. Relembrou que os moradores sonhavam com a construção de uma ponte e que diante das dificuldades, alguns partos ocorreram num barracão nas margens do rio Jamari.

O então governador Jorge Teixeira construiu uma ponte mista em ferro, concreto e madeira, porém, com a passagem apenas para um veículo por vez, mas já era um grande feito para aquele período. “Mas as cidades cresceram, a população aumentou e a frota de veículos é imensamente maior. Precisamos acompanhar o desenvolvimento dos municípios”, destacou Confúcio.

Não é duplicação, é ponte nova

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, destacou que se trata de uma ponte nova, e não da duplicação ou ampliação da atual plataforma. “O DER fará construirá uma nova ponte com mão dupla de trânsito e passagem para pedestres nas laterais. A atual ponte mista em concreto, metal e madeira será reformada e permanecerá no local como segunda opção para pedestres e ciclistas”, detalhou.

O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, falou do momento econômico desfavorável em todo o Brasil e enalteceu a administração estadual por manter as contas e a folha de pagamento em dia, e ainda investir em projetos prioritários, citando a ponte sobre o rio Jamari.

Para o prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, o município jamais recebeu tantos investimentos quanto nos últimos cinco anos. “É gratificante saber que a população ariquemense pode continuar contando com o governador Confúcio Moura, que já foi prefeito da cidade por duas vezes”, ressaltou.

Também participaram do evento o deputado Geraldo da Rondônia, o vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Follador, prefeitos e vereadores dos municípios vizinhos, assessores do governo em Ariquemes e cerca de 300 moradores da região.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Nova ponte de concreto sobre o rio Jamari terá mão dupla de trânsito e passagem para pedestres nas laterais

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Por Ed Trevisan: Muito tem se falado sobre a criação de uma tabela de frete, com valores mínimos aceitáveis para que o transportador possa lucrar.  



No momento em que escrevo este artigo, a notícia mais recente é de que um projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, que cria a Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas.

Porém isso não quer dizer que já temos uma lei, porque para isso acontecer é preciso que o projeto seja aprovado em 3 instâncias:

Câmara dos deputados
Senado federal
Presidência da República
Ou seja, antes que se pense na possibilidade de isso acontecer, a melhor sugestão que eu posso te dar é te mostrar como você mesmo pode criar a sua tabela de frete.

Mas Ed, do que adianta eu criar uma tabela de frete se o mercado não paga?
Nós dois sabemos que o mercado não vai bem, mas nem por isso você precisa deixar de fazer seus cálculos, porque do contrário você ficará totalmente cego no seu negócio, sendo conduzido pelo mercado e não por suas ações.

Além disso, uma tabela de frete pode te ajudar com:

Facilidade ao passar uma cotação para um cliente
Comparação com a concorrência, para entender como você está no mercado em termos de preços
Comparação entre os tipos de carga, mostrando quais podem trazer uma melhor rentabilidade
Rastreamento de valores históricos, comparando seus números em relação ao preço dos insumos por exemplo
Viu como é importante?

Se você concorda, então continue lendo este artigo, para saber mais sobre tabela de frete, e colocar em prática as sugestões postadas aqui, o mais breve possível.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre:

Quais são os tipos de tabela de frete que você pode criar, para uso no dia a dia
Como colocar e organizar cada ingrediente da tabela de frete
Qual a diferença entre uma tabela de frete do autônomo e da transportadora
Exemplos de tabela de frete
Que formas você pode utilizar para fazer o reajuste da sua tabela de frete
Qual diferenciais você precisa ter para justificar os preços da sua tabela de frete

TIPOS DE TABELA DE FRETE



Tipos de tabela de frete

Existem diversas formas de se criar tabela de frete, cada uma delas tem um propósito, que é entregar ao cliente os custos da forma mais clara possível.

Além disso, o objetivo da tabela de frete é te ajudar na hora de entregar uma cotação, e para isso você pode contar com algumas maneiras que vou te mostrar aqui.

Tipo de carga

Uma tabela de frete, para estar com os valores condizentes com a realidade, não pode ser genérica, ou seja, não dá para comparar a entrega de remédio com a entrega de grãos.

Por isso, se você tem uma transportadora e tem diferentes tipos de equipamentos, precisa criar uma tabela para cada tipo de carga.

Tipo de veículo

Muitas cargas diferentes podem usar um mesmo tipo de veículo, porém algumas delas exigem do equipamento adaptação.

Nestes casos, com base no investimento que foi feito e também no tipo de serviço, é necessário cobrar valores diferentes do cliente.

Viagem/rota (destino)

Muitas regiões possuem características diferentes, e é muito importante considerá-las na hora de fazer uma tabela, pois isso pode envolver custos.

Se você precisa seguir uma rota de estradas em péssimas condições, por exemplo, isso impactará num aumento com manutenção, além do tempo de viagem.

Faixa de quilometragem

É o meio mais comum de se criar uma tabela de frete, considerar um valor por faixa de quilometragem te permite fazer qualquer cotação muito rapidamente, pois basta saber a distância da entrega.

É claro que outros custos precisarão ser embutidos, os quais veremos mais a frente, mas ter a possibilidade de fazer uma cotação com base na quilometragem ajuda bastante no dia a dia.

Unidades da carga (ton, m³, litro, container)

Além da distância em km, é fundamental saber qual e quanto é unidade da carga, ou seja, os valores da tabela de frete precisam aumentar à medida que a unidade da carga aumenta.

Se um frete a ser cotado, por exemplo, é de 5 toneladas, o preço será menor que um frete cotado, na mesma distância, para 10 toneladas.

Os motivos para isso são o tempo de carregamento e viagem, além do impacto maior em manutenção por causa do peso.

OS INGREDIENTES DA TABELA DE FRETE



Ingredientes para uma tabela de frete

Ao longo desta série sobre cálculo de fretes, nós passamos por todas as etapas para chegar ao preço final.

Por isto, se você ainda não viu a série completa, eu sugiro que dê uma olhada com calma, para entender no detalhe como funciona.

Uma vez entendidos os conceitos, você só precisa saber exatamente como organizar estes ingredientes para compor a sua tabela de frete.

É importante frisar aqui, que cada frete cotado tem suas peculiaridades, seja pelo:

Risco de roubo à carga
Risco de acidentes na rota escolhida
Número de entregas a serem feitas (carga lotação ou fracionada)
Horário pré-definido de entrega (risco de atraso e não entrega)
Por isto, na tabela de fretes a sugestão é colocar somente os custos relacionados ao frete peso, que são:

Custos variáveis: combustível, arla 32, pneus, manutenção, lubrificantes e lavagens no veículo
Custos fixos: diretos e indiretos
Com isso, você terá todos os custos de transporte, seja no veículo em si, ou na estrutura administrativa que suporta a operação.

Aí, ao fazer uma cotação, você precisa adicionar ao valor do frete peso, os custos adicionais, tais como:

Ad valorem
GRIS
Pedágio
Generalidades
Por fim, e como ingrediente mais importante, você precisa adicionar a sua margem de lucro.

TABELA DE FRETE DE TRANSPORTADORA E AUTÔNOMO, DIFERENÇAS



Diferença entre caminhoneiro autônomo e a transportadora

É sabido que os custos diretos, aqueles gastos diretamente no veículo, nós não temos como fugir, independentemente de ser um caminhoneiro autônomo ou uma empresa de transportes.

Porém o caminhoneiro autônomo não tem alguns custos indiretos, tais como:

Aluguel de escritório
Energia elétrica e água
Telefone fixo
Colaboradores na administração
Por isto, a sugestão que eu dei logo acima sobre como montar uma tabela de fretes também vale para o autônomo, apenas excluindo a parte dos custos indiretos.

Agora, após calculada a tabela de frete com os custos do frete peso, o caminhoneiro autônomo não precisa se preocupar com os demais itens porque, teoricamente, ele não os terá.

Mas que itens são esses?

Ad valorem
GRIS
Pedágio
Generalidades
Esses itens são responsabilidade da empresa de transporte, que irá contratar os seguros necessários, além de prover o pagamento de pedágio ao caminhoneiro autônomo (na verdade quem deve pagar o pedágio é o embarcador, salvo em cargas fracionadas).

O único item que o caminhoneiro autônomo pode observar é com relação às generalidades, afinal ele também poderá ter custos com isso e deve repassá-los.

EXEMPLOS DE TABELA DE FRETE




Vou relacionar aqui 4 exemplos de tabela de frete, encontrados no site da Betalabs.

Tabela referencial de custos do transporte rodoviário de carga

Tabela de frete por região

Tabela de frete por estado brasileiro

Tabela de frete - carga fracionada

FORMAS DE REAJUSTE DA TABELA DE FRETE



Reajuste na tabela de frete

Ter uma (ou mais) tabela de frete é fantástico, poupa tempo na hora de fazer uma cotação, e te deixa livre para pensar em outras frentes do seu negócio.

Porém, eventualmente você terá que fazer o reajuste desta tabela, principalmente em função do aumento de alguns insumos, como óleo diesel, pneus, etc.

Por isto, você precisa estar preparado e atento aos seus custos, para que na medida do possível possa repassá-los ao seu cliente.

Mesmo com a crise no mercado, e com os preços de frete no chão, você precisa ficar muito ligado nisso, porque do contrário a sua margem de lucro vai para o ralo.

Vamos ver então 3 formas que você pode utilizar para fazer este reajuste na tabela de frete:

Aumento nos custos mais importantes

Toda vez que você sentir o aumento nos custos com:

Combustíveis
Pneus
Mão de obra
Eu recomendo fortemente que você já faça o repasse na tabela de preço, isto porque estes 3 custos representam mais da metade de todos os custos de uma transportadora.

Análise dos custos no final do mês

É fundamental olhar para os 3 custos mais importantes, citados acima, principalmente porque é fácil e visível.

Porém, custos menores também impactarão na sua margem de lucro, e por isso uma das formas de fazer o reajuste é analisando os resultados de um mês fechado.

Se a sua rentabilidade está caindo em função no aumento (inevitável) de custos, então a sugestão é fazer o repasse na tabela de frete.

Utilização de índices econômicos nacionais

A NTC Logística divulga com frequência o INCT (Índice Nacional do Custo do Transporte), dividido entre carga fracionada e carga lotação, clique aqui para conhecer o índice.

Além disso, a Fundação Getúlio Vargas também divulga índices que podem ser usados como referência no reajuste de tabela de frete.

COMO JUSTIFICAR UM REAJUSTE? COM DIFERENCIAL



Diferenciais no cliente

Está tudo muito bom, muito fácil de calcular, e se você seguir certinho minhas recomendações, não terá dificuldades em criar a sua tabela de frete.

Mas e aí? Como passar essa tabela aos seus clientes sem que eles entortem o nariz?

Com a crise terrível que o país enfrenta nos últimos anos, você deve saber melhor do que eu que não é fácil impor preços, sem que ao menos o seu cliente deixe de pensar numa 2ª opção de fornecedor.

E aí eu te digo que a única forma que eu conheço de fidelizar os seus clientes, conseguindo mantê-los na carteira mesmo com um aumento na tabela, é se diferenciando dos demais.

Existe uma teoria de administração, voltada para a indústria manufatureira, que sugere existir apenas dois caminhos estratégicos que uma empresa pode utilizar para crescer:

Volume: produzir em larga escala permite reduzir custos e lucrar mesmo com preços baixos
Diferenciação: produzir em escala menor, mas agregando o máximo de valor possível ao produto
Aí eu te pergunto, como você pode baixar custos com escala em transporte rodoviário?

Não tem como, a operação de transporte rodoviário é complexa, e se você não tiver diferencial pode esquecer de lucrar como gostaria.

Por diferenciação eu quero dizer:

Agir com extremo compromisso e competência junto ao cliente, não atrasando entregas e não avariando parte da carga;
Criar uma relação em que o cliente confia nos seus serviços (médio e longo prazos);
Oferecer pequenos serviços adicionais, que podem poupar custos do cliente;
Ser incansável na redução dos custos do embarcador, através de sugestões (sempre que possível) no processo.
Apenas fazendo uma comparação, mesmo que não seja o seu caso, imagine o que você espera da sua equipe, de cada pessoa que trabalha contigo.

Se essa equipe busca todos os dias situações de melhoria no processo, você sabe que pode contar com ela em qualquer situação, e que haverá motivação mesmo nos momentos mais difíceis.

Agora, se você tem uma equipe que apenas cumpre o que é pedido, e não vê a hora de ir embora as 18 horas, então a sua confiança será diferente.

No caso de um embarcador em relação à transportadora é a mesma coisa.

Se você é do tipo que só transporta e pronto (igualzinho ao funcionário que quer ir embora as 18 horas), então chegou a hora de fazer algo a mais, de realmente se diferenciar do senso comum.

CONCLUSÃO – TABELA DE FRETE

Uma tabela de frete pode te ajudar bastante no dia a dia do negócio, pois traz as referências de valores necessárias para as cotações.

Se você está precisando de fretes, como eu acredito que a maioria esteja, então faça uso de uma tabela com valores preestabelecidos.

Aproveite que você tem os números na mão e vá em busca de embarcadores, pois te garanto que dificilmente eles baterão à sua porta.

Pense nisso 😉

Forte abraço
Ed Trevisan

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O pai do prefeito José Ribamar de Oliveira morreu nesta terça-feira, 17, num grave acidente entre carros na rodovia no interior do Ceará.

Segundo informações, a vítima é Alcides Mandu de Oliveira, de 87 anos, que morreu minutos depois da colisão entre os veículos. O carro teria invadido a pista contrária, colidindo frontalmente no veículo do idoso.

Um vereador do município de Farias Brito (CE), mesma cidade onde Ribamar nasceu e seu pai morava, ocupava um dos veículos e foi hospitalizado com ferimentos.

O acidente foi registrado no Crato, interior do Ceará. Ribamar viajou para o Ceará para dar o último adeus ao pai.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: G1 CE

Pai de prefeito de Colorado morre em acidente no interior do Ceará

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