PUBLICIDADE

Colesterol elevado é fator de risco para doenças do coração



Por Instituto Lado a Lado Pela Vida


O mau colesterol em taxas elevadas é considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.  Mas vale ressaltar que temos dois tipos de colesterol no organismo, um bom, chamado de HDL e outro ruim, o LDL. Por isso, é essencial saber como aproveitar o HDL e eliminar o LDL.

Sempre presente nos exames de sangue, o papel do HDL é reduzir o risco de formação das camadas de gordura e o LDL é o responsável pela má formação de camadas gordurosas no sangue. Quando o LDL tem taxas elevadas, o mau colesterol se torna um grande vilão e pode causar a obstrução das artérias e provocar um infarto.

A principal causa de altos níveis nas taxas de colesterol ruim é a alimentação inadequada. “Para combater o LDL, a dieta é o primeiro passo. É necessário excluir frituras, gorduras saturadas, produtos industrializados, carne vermelha e também o camarão”, explica Marcelo Sampaio, médico cardiologista integrante do board científico do Instituto Lado a Lado Pela Vida.

Já uma alimentação rica em fibras, ômega 3 e fitoesterois ajuda a diminuir o LDL e, de quebra, aumentar o HDL. “No cardápio diário, é importante manter verduras e legumes, frutas, carnes brancas como peixes e frango, sempre grelhados. A berinjela também é excelente para combater o colesterol”, destaca o médico. Outra dica importante é trocar o refrigerante por suco de frutas vermelhas.

Para prevenir doenças, o colesterol bom deve estar no sangue com valores iguais ou superiores a 60mg/dL. Essa informação é facilmente obtida por um exame de sangue.

Atenção para a atividade física

Praticar atividade física também ajuda a controlar as taxas do organismo, principalmente do colesterol e da pressão arterial, fundamentais para fazer o coração continuar batendo de forma saudável. Para prevenir doenças cardiovasculares, a caminhada já um excelente exercício e o ideal é praticar 30 minutos por dia. “Com a rotina corrida, nem todo mundo consegue fazer os 30 minutos em sequencia, mas se ela for do escritório ao almoço a pé e subir de escadas ao invés de usar o elevador, já ajuda um pouco”, finaliza.

Após um check-up criterioso é importante instituir uma rotina de exercícios que irão proporcionar ao coração melhor adaptação às agressões, resistência às mudanças pressóricas, equilíbrio nos níveis de colesterol e glicemia, considerados fatores de risco cardiovasculares também. Além disso, o exercício poderá diminuir a quantidade de gordura corpórea e combater a obesidade.

Quatro verdades sobre o coração

         1. Alimentação saudável deve começar na infância

O cardiologista Hélio Castello diz que é fundamental que a criança mantenha, desde a infância, uma alimentação equilibrada. “Assim ela terá menor chance de desenvolver obesidade, hipertensão, diabetes e doenças que colocam a saúde do coração em risco”.

Check-up anual evita doenças
 A melhor forma de tratar é prevenir. Um check-up rotineiro de acordo com a necessidade da  idade do paciente e de seus fatores de risco, faz com que o médico descubra algum problema em sua fase inicial, e nesta fase o tratamento costuma ser mais fácil.

 Anabolizantes e remédios para acelerar o metabolismo prejudicam o coração
Segundo os especialistas, eles aumentam o risco de depósitos de gorduras nos vasos, além de facilitar alterações do ritmo cardíaco.

Setembro Vermelho

A Campanha Siga Seu Coração e Tome Uma Atitude, lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2014, tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de agir de modo preventivo sobre as doenças cardiovasculares por meio da adoção de hábitos saudáveis.

Durante o ano todo, são promovidas ações mobilizadoras de homens e mulheres, crianças, pré-adolescentes e adolescentes, para que eles se tornem multiplicadores de informações e responsáveis pela adoção de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e acompanhamento médico.

No mês de setembro, a campanha Siga Seu Coração e Tome uma Atitude tem suas ações intensificadas ao promover o movimento nacional Setembro Vermelho. O mês foi escolhido em homenagem ao dia do coração, comemorado em 29 de setembro. Neste período, serão realizadas ativações em empresas e locais de grande circulação de pessoal, além de iluminação de monumentos, corridas e ações em estádios de futebol.

Mais informações: www.sigaseucoracao.com.br

PUBLICIDADE

Topo do site