PUBLICIDADE

Como cuidar do coração de seu caminhão



A Cummins South America, maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e Grupos Geradores, marca presença durante as etapas da 26ª Temporada da Gincana do Caminhoneiro e, além de promover o torneio “Cummins Poupa Diesel” realizado em parceria com a MAN, leva aos participantes informações com a palestra “Como cuidar bem do coração do seu caminhão”.

Informativa, didática e voltada ao público presente, no conteúdo algumas vantagens como a atual legislação de emissão, que atingiu redução de 95% de NOX e 97% de material particulado do Euro 1 para o Euro 5. A Cummins South America, única fabricante a fornecer para o mercado a solução completa e integrada que vai desde a entrada do ar até a saída dos gases de escape, atende este mercado com versões no ciclo Euro 5, com os motores ISF 2.8 e 3.8; ISB 6.7 de 226 cv e 286 cv, ISL 8.9 de 420 cv e o motor ISB 4.5 de 160 e 186 cavalos de potência.

Uma das grandes vantagens do sistema Euro 5 da Cummins é a redução de até 8% no consumo do Diesel quando comparado com a os motores Euro III, resultado de otimização da combustão, incluindo o sistema SCR produzido pela Cummins Emission Solutions, e os controles eletrônicos.

Ainda durante a palestra, os caminhoneiros presentes são alertados sobre os devidos cuidados com o sistema, como inserir combustível adulterado ou não adequado. Neste caso, há a obstrução do catalisador com máscara de enxofre, a perda da eficiência de conversão dos níveis de emissões, indicação da luz no painel de mal uso (LIM) e redução de torque do motor após 48 horas de operação.

Já a introdução do Arla-32 adulterado afeta todo o sistema de dosagem, incluindo o catalisador, a perda de eficiência de conversão dos níveis de emissões e a LIM será ativada e também haverá a redução de torque após 48 horas de funcionamento.

É importante ressaltar que o sistema apesar de ser robusto, precisa operar conforme as orientações do manual do proprietário, para garantir uma operação segura sem interrupções e atender aos níveis de emissões estipulados pela Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Cummins ReCon

A Cummins South America oferece ao mercado a linha de remanufaturados Cummins ReCon com as principais premissas: economia, agilidade e confiabilidade. Os produtos remanufaturados Cummins passam por todo um processo de reindustrialização, o qual segue as especificações de qualidade dos equipamentos genuínos e exigidos pelas montadoras. Neste processo, o produto é completamente desmontado e todos os seus componentes passam por testes individuais de qualidade. Quando possuem algum desgaste ou defeito, são substituídos peças 100% genuínas. Depois de montado, o produto é novamente testado, aprovado e garantido pela fábrica.

É de extrema importância o uso dessas peças genuínas no caminhão, pois são definidas por atenderem aos requisitos e especificações de engenharia e certificadas pelo Sistemas de Qualidade do fabricante.

Ao compararmos peças genuínas com não genuínas, devemos sempre nos atentar ao material que é utilizado, pois ao não atender especificações de fábrica, poderão haver discrepâncias de peso e medida, fatores que acarretarão diretamente na performance do motor.

O pistão não genuíno, por exemplo, pode ter acúmulo de carvão entre seus anéis, além de elevar o sopro. Como consequência, o efeito do consumo excessivo de óleo lubrificante, perda de potência, contaminação do óleo lubrificante, desgaste prematuro de outros componentes e custos desnecessários aos usuários.

O uso da bomba de água não genuína pode também acarretar graves problemas para todo o sistema, como a entrada de impurezas que danificam o selo de vedação e rotor. Os anéis de vedação de baixa qualidade causam danos prematuros ocasionando vazamento e possível superaquecimento do motor.

Os produtos remanufaturados Cummins ReCon são indicados já na primeira reforma (aproximadamente após 5 anos de uso), quando o motor apresenta sinais como consumo excessivo de óleo, perda de potência, quilometragem elevada e outros. E também podem ser utilizado nas demais reformas considerando os mesmos sinais apresentados.

A Cummins oferece motores remanufaturados para toda a linha de produtos: motor básico e parcial. Vale acrescentar que a linha Cummins ReCon oferece a mesma cobertura de assistência técnica de um produto novo, sendo realizada por meio de Distribuidores Cummins, concessionários dos fabricantes originais dos veículos e Centros de Serviços Cummins em todo o território nacional.

Fonte: Cummins
PUBLICIDADE

Topo do site