PUBLICIDADE

Especial pneus: dicas sobre manutenção e limite de segurança


O único ponto de contato entre a estrada e o veículo são os pneus. Por isso é muito importante que o motorista esteja atento a todos os itens que mantém os pneus em dia e com segurança.

Hoje vamos apresentar informações sobre os itens manutenção e o limite ideal de segurança para os pneus não serem considerados carecas e evitar, ainda, que seu caminhão seja apreendido:

Além de manter os pneus em dia, a manutenção dos itens abaixo irá garantir a estabilidade do caminhão:

Calibragem: ajuda a evitar vibrações e combater o desgaste precoce das peças de suspensão, direção, rodagem e dos pneus. É recomendado seguir as instruções do fabricante do veículo e observar a situação de carga (vazio ou máxima).
Alinhamento e Balanceamento: O balanceamento geralmente vem acompanhado do alinhamento. O balanceamento é realizado em conjunto do pneu e roda e existem duas maneiras de balancear: de forma estática e dinâmica. Estes sistemas medem as forças geradas pelo conjunto em rotação. Quando o equilíbrio dinâmico é conseguido, o estático é automático e não tem necessidade de realizar separadamente.
Estático: feito com o conjunto imóvel.
Dinâmico: requer que o veículo esteja em rotação e ajuda a corrigir problemas que o estático não consegue.
Rodízio: Neste caso, a recomendação é fazer rodízio dos pneus sempre com a ajuda de um especialista.
Respeite o limite de segurança:

O desgaste máximo do pneu é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca”.

De acordo com a resolução 558/80 do Contran trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal e o veículo pode ser apreendido. O limite de segurança vem com ressaltos na base dos sulcos.

Riscos

Os fabricantes de pneus alertam que o uso de pneus abaixo do limite pode ocasionar aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca; grande instabilidade em pistas molhadas já que não dão drenagem adequada de água e aumento de risco de estouros.

Na próxima matéria, vamos trazer dicas sobre pressão dos pneus. Outro item muito importante para garantir a sua qualidade e segurança nas estradas.

Fonte: Portal O Carreteiro
PUBLICIDADE

Topo do site