PUBLICIDADE

SEGURANÇA NA ESTRADA: Cuidados necessários para dirigir com chuva


O verão costuma ser uma época em que a incidência de chuvas aumenta. São temporais rápidos e fortes, que também logo terminam, como chamamos: as famosas chuvas de verão! Mas é preciso ter muito cuidado ao dirigir em dias assim. Se ligue aqui nas nossas dicas para rodar com segurança!

Você precisa ter controle total do veículo. Por isso mantenha as mãos no volante o tempo todo! Se em dias de sol você já deve evitar distrações ao dirigir como falar ao telefone ou ligar o som muito alto, em dias de chuva é ainda pior e o melhor a fazer é se manter 100% atento.

Não corra! Dirija na velocidade da via e mantenha distância dos outros veículos, assim você tem tempo suficiente de desviar e de tomar decisões em caso de acidente na estrada.

Mesmo que seja de dia, dirija com os faróis acesos. Isso ajuda na visibilidade e evita que você deixe de perceber algum detalhe importante na estrada. Lembre-se de que com chuva, você não consegue ver buracos ou imperfeições na estrada, logo, todo cuidado é importante!

Mantenha seus pneus sempre em dia. Pneus velhos e carecas oferecem um risco muito maior. Portanto eles devem estar bem calibrados e com os sulcos no tamanho correto.

Além disso, ainda pode acontecer a aquaplanagem, que é quando a camada de água está muito espessa na pista. Nesses casos, o indicado é diminuir a velocidade e manter a direção reta.

Para os caminhões, o risco de dirigir com chuva é ainda maior, por ser um veículo mais pesado. Um dos principais riscos é o feito “L”, quando o motorista perde o controle do trem de força e a parte traseira se projeta para a frente (ficando em formato de L, por isso o nome). Portanto é preciso tomar cuidado, manter a velocidade constante e baixa e não fazer freadas bruscas, visto que a pista está escorregadia. E não faça ultrapassagens, pois aumentam as chances de acidente. Procure fazer o mesmo caminho que os outros motoristas estão fazendo, pois você já saberá que não tem buraco naquele trecho.

Fonte: Volvo
PUBLICIDADE

Topo do site