PUBLICIDADE

APOSENTADORIA ESPECIAL PARA CAMINHONEIROS: TIRE SUAS DÚVIDAS!


Com a mudança das regras da previdência, muito se falou sobre aposentadoria nos últimos meses. Muitos trabalhadores temem a demora no processo de descanso tão esperado e planejado. Mas a categoria dos caminhoneiros não tem com o que se preocupar, já que tem garantido seu direito à aposentadoria especial.

Pela lei, o motorista poderá encerrar suas atividades tão logo complete 25 anos de contribuição à previdência, independentemente de sua idade e sem a influência do fator previdenciário nos valores.

Para um caminhoneiro que começou sua carreira ainda jovem, a sonhada aposentadoria pode chegar por volta dos 45 anos. Nessa idade, é provável que ele já tenha atingido o tempo de contribuição exigido.


VEJA COMO BAIXAR App do Na Estrada RO no seu celular. 

Pode parecer mais complexo com as mudanças na lei, mas vamos esclarecer algumas dúvidas para que fique mais claro:

O fator previdenciário tem como objetivo evitar aposentadorias precoces. Ele leva em conta o tempo de contribuição e também a idade do trabalhador;

Desde 1995, é exigida a comprovação de que sua atividade é prejudicial à saúde, para dar entrada na aposentadoria;

Para fazer essa comprovação é necessário o preenchimento do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). O modelo foi instituído pelo INSS e deve conter registros de saúde, laudos médicos, registros ambientais e outros;

É preciso também validar o tempo que você esteve na ativa. Isso pode ser feito com a apresentação de notas de frete, no caso dos motoristas autônomos e/ou a carteira de trabalho assinada pelas empresas para as quais prestou serviços.
Se ainda tiver dúvidas, acesse o site da site da Previdência Social.

Fonte: Blog Iveco
PUBLICIDADE

Topo do site