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NA ROTA DA SOJA: NA ESTRADA RO ACOMPANHA O TRANSPORTE DA SOJA DE COMODORO /MT A PORTO VELHO/RO

De Comodoro/ MT até o Terminal de Grãos da Cargill em Porto Velho/RO o trajeto dos caminhões  carregado de soja e o embarque das barcaças no Rio Madeira .


O editor do Portal e Revista Na Estrada RO Welton Silva, esteve dos dias 11 a 13 de abril no trecho junto com os motoristas Anderson, Genielson e Ageu que trabalham para a Transpereira de Vilhena/RO que atua no transporte de grãos soja e milho. É o embarque da soja nas barcaças que levam pela Hidrovia do Madeira até Santarém/PA. 

Foi verificado também os trechos irregulares da BR - 364 RO, pois assim que deixamos o Mato grosso já vimos que em Rondônia a situação do pavimento é bem inferior, buracos e mais buracos, da ai pra frente são mais de 700km que precisa de muita atenção, pois o trafego de veículos e intenso, mas a situação da BR vamos falar na próxima matéria.

 A SAFRA DE GRÃOS RECORDE DE RONDÔNIA E DO BRASIL 

A estimativa da produção de grãos para a safra 2016/2017 em Rondônia é de 1,6 milhão de toneladas. O crescimento deverá ser de 1,8% em relação à safra anterior, ou 21 mil toneladas. A soja e o milho permanecem como principais culturas produzidas no estado. Os dois produtos correspondem a mais de 90% do que é produzido. A soja deve alcançar uma produção acima de 811,3 mil toneladas. Para o milho, a estimativa é de 640,2 mil toneladas, distribuídas entre a primeira safra (102,4 mil toneladas) e a segunda (537,8 mil toneladas). A estimativa de março para a safra de grãos de 2017 é ainda maior que a de 2016, e a produção total deverá ter expansão de 25,1%. Em fevereiro, os cálculos apontavam para uma produção maior: 2,7% no volume da produção (a maior da história) e 0,6% na área a ser colhida. Já a estimativa de produção nacional cresce e safra deve ser 25,1% maior. Os dados fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de março,  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

1º DIA DA VIAGEM 11/04



A carga é de soja, ordem de carregamento foi para  Comodoro/MT com destino ao Terminal Portuário da Cargill em Porto Velho/ RO, são cerca de 824 km. Saímos bem cedo de Vilhena/RO antes do sol sair percorremos a BR - 174/ MT e um trecho da 364/MT até a Cargill em Comodoro/MT, onde chegamos no amanhecer do dia, rapidamente abre se uma caixa de cozinha e o café da manhã está pronto.  A fila de caminhões se formam para o carregamento  e também e para a descarga da soja quem vem direto da lavoura, motoristas entram em ação cada um com capacete e calçado fechado e começam  abrir a lona das carretas e ai aguardam chegar a vez para carregar a carga e pegar nota e seguir viagem, feito isso é hora de pegar estrada. Fizemos uma parada para o almoço no patio do Posto JK  e seguimos viagem pela BR 174/MT.  Carimba as nota no Postos Fiscais de Comodoro e Vilhena. Daqui pra frente começa os buracos, pista de rodovia simples estamos falando da BR - 364/RO importante rota de ligação terrestre entre sul e o norte do país e via  para o escoamento da produção de grãos do Oeste do Mato Grosso e de Rondônia. A rodovia recebe em media mais de 800 veículos pesados com diversos tipo de carga.

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Em Vilhena/RO mais uma parada é feita desta vez abastecer e calibrar pneus e tomar um café, vamos percorrer 190 km até Pimenta Bueno neste trecho a muito buracos na pista, a velocidade que seguimos é de 80 km/h. Vimos dois caminhões tombados a margem da rodovia o que ocorre quase todos os dias na BR-364. Chega a noite estamos deixando Pimenta Bueno as próximas cidades são Cacoal e Presidente Médici onde paramos para consertar um pneu de uma das carretas e claro é hora de descansar o pernoite é por aqui.

2º DIA DA VIAGEM 12/04 


Carreta carregada BR - 364/RO Foto: Welton Silva 
As 05 horas da manhã nossos amigos motoristas já estão pegando estrada de novo para percorrer mais 416 km até Porto Velho, passamos pelas cidades de Ji - Parana e Ouro Preto do Oeste onde paramos para o café da manhã. No trecho de Ouro Preto passando por Jaru até próximo a fazenda nova vida é preciso redobrar a atenção por conta dos buracos pois são muitos e qualquer descuido pode ocasionar um acidente. Uma empresa esta realizando o tapa buracos neste trecho, mas o serviço não tem boa qualidade e logo os buracos aparecem de novo.

caixa de cozinha Foto: Welton Silva 

Trecho da BR - 364 entre Ouro Preto e Jaru/RO Foto: Welton Silva 
A viagem continua agora por Ariquemes, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari até Porto Velho, neste trecho o asfalto é bom e tem acostamento. Por volta de meio dia chegamos no patio do Posto Miriam em Porto Velho. Aqui o caminhoneiro pega nota e apresenta no guichê da empresa a qual esta levando a carga e pega uma senha eletrônica para descarregar, e equipe de motoristas que estamos acompanhado pegaram suas senhas, porém a muitos na frente e o descarregamento fica para o dia seguinte, o motorista acompanham por um painel eletrônico a chamada das senhas. Agora é estacionar as carretas e aguardar a vez, almoçamos  e passamos a tarde e noite no posto. O posto Miriam em Porto Velho recebe os motoristas que vão descarregar no terminal da Cargill, nosso editor conversou com vários motoristas que carregam em várias cidades de Rondônia e do Mato Grosso, o pessoal esta animado este ano com a safra recorde, tem caminhoneiro que veio do Paraná, São Paulo, Santa Catarina pra puxar grãos aqui em Rondônia e estão por mais de 60 dias longe de casa.

Caminhões no patio do Posto Mirian Porto Velho Foto: Welton Silva 

3 DIA DA VIAGEM 13/04 


caminhões esperando para descarregar - Foto: Welton Silva 
Por volta das 06 horas os caminhoneiros, Anderson ( Pintinho), Genielson (Maradona) e Ageu ( Caipira) já estão a caminho do Terminal de Grãos da Cargill que fica as margens do Rio Madeira, para descarregar a carga. Antes de entrar com o caminhão no patio do terminal, o caminhoneiro apresenta a nota e senha em seguida entra para o patio onde aguarda o sinal para a pesagem e a descarga, o tempo de espera para descarregar leva em media de 02 há 03 horas, feito isso o caminhão saí do terminal onde é feita uma nova pesagem e ai contrato encerrado, agora é ir em busca de uma nova ordem para realizar mais um carregamento.

Caminhões na fila de espera para descarregar -  Foto: Welton Silva 
A media de viagens dos transportadores de soja e milho da região oeste do Mato Grosso e Cone Sul de Rondônia é de 02 carregamentos por semana e por mês de 08 até 10. No retorno para casa encontramos o caminhoneiro Marquim de Rolim de Moura que também havia feito o carregamento de soja para um outro terminal na capital e juntou se a nós para seguirmos viagem até Rolim de Moura.

Motoristas que participaram da 1ª Serie Na Rota da Soja. Da direita pra esquerda Marquinhos, Genielson, Anderson, Editor do Portal Welton Silva e Ageu. Agrademos todos pelo apoio. Foto: Fernanda

Do Terminal para barcaças na Hidrovia do Madeira ao Porto de Santarém(PA) 
Carregamento de uma barcaça no Rio Madeira no Terminal Cargill em Porto Velho/RO - Foto: Welton Silva 
O terminal  de grãos da Cargill em Porto Velho (RO) em operação desde 2002 recebe em média 200 caminhões de 40 toneladas de grãos por dia, originários do Oeste do Mato Grosso e interior de Rondônia. A capacidade de embarque é de sete mil toneladas por dia, e a carga segue em barcaças cujo destino é o Porto de Santarém (PA). Nesse porto, a Cargill opera um terminal que transborda a carga das barcaças carregadas em Porto Velho para navios de grande porte, destinados à exportação para Ásia e Europa. Essa operação é responsável por transportar cerca de 20% do volume de milho e soja da Cargill no Brasil, que exporta também por outros seis portos. ( Reprodução Cargill).

Em breve mais matérias da serie na Rota da Soja
Texto e Fotos: Welton Silva
Da Redação Na Estrada RO





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